Yerevan é a chamada “cidade rosa”, mas não é uma cidade que nos conquista à primeira vista. Neste texto irá encontrar a maioria das atracções turísticas que há para ver em Yerevan. E além disso, a partir de Yerevan poderá visitar lugares inesquecíveis como o Mosteiro de Khor Virap e o Lago Sevan.
A capital da Arménia não é muito grande, mas é rica em história e cultura e, tal como os países vizinhos Geórgia e Azerbaijão, a Arménia também viveu dias de conquista, opressão cultural e devastação económica.
Yerevan é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, remontando ao século VIII. A capital da Arménia, é considerada a “Cidade Rosa” devido à cor das pedras usadas na construção de grande parte do compacto centro da cidade.
Poderá ver em Yerevan praças, parques, monumentos históricos, muitos bares, cafés e espaços verdes. A estes acrescem interessantes ruas pedestres, museus, mercados e uma localização geográfica perfeita para explorar tudo que há para ver na Arménia.
Este guia reúne os destaques da minha viagem a Yerevan. E também lhe conto que é possível visitar o melhor da Arménia usando a capital como base para explorar o resto deste país que pertenceu à ex-União Soviética. E até pode combinar uma viagem a Yerevan com umas férias na Geórgia, já que a partir de Tbilisi é muito fácil visitar Yerevan.
O que há para fazer e visitar em Yerevan
Praça da República
A Praça da República foi o principal centro da Revolução de Veludo Arménio de 2018. É o coração da cidade e está rodeada por alguns dos edifícios mais impressionantes. Construída durante várias décadas, ocupou o lugar da zona histórica, era um lugar de desfiles militares e originalmente chamada Praça Lenine.
Agora, a Praça da República é um local de encontro das gentes locais e uma zona particularmente apelativa para beber um café ou comer um gelado. À noite, a praça enche-se de gente que fica horas à conversa nos bancos ou esplanadas. Aqui irá encontrar vários cafés e esplanadas para relaxar.
A Praça da República fica no centro da cidade, oferece um excelente vislumbre da vida quotidiana local e é onde pode também encontrar vários museus. Espreitar a Praça da República é uma das primeiras coisas a fazer em Yerevan.
A igreja mais antiga e a única mesquita de Yerevan
A Igreja de Katoghike remonta a 1264, tornando-a a igreja ortodoxa mais antiga de Yerevan. Embora seja agora mais discreta, por estar ofuscada por blocos de apartamentos, continua a ser um local de culto utilizado pelos arménios.
Mas a história da Arménia (país esmagadoramente cristão) e os contínuos fluxos migratórios proporcionaram que Yerevan tivesse uma mesquita. A Mesquita Azul – a única mesquita em Yerevan – é o que muitos consideram ser um sinal de tolerância religiosa da Arménia e da relação com o país vizinho – Irão.
Restaurada com ajuda iraniana, a mesquita xiita do século XVIII, é usada como escola de línguas, museu e local de culto.
Memorial do Genocídio Arménio
Todos os anos a 24 de Abril, a Arménia homenageia no Memorial do Genocídio de Tsitsernakaberd as vítimas do genocídio arménio (pelos otomanos). Os eventos de 1915 deixaram uma cicatriz no país e estão sempre presentes na memória de todos.
É um dos museus onde se aprende bastante sobre um dos períodos mais negros da história da Arménia. Demorei perto de duas horas a visitar o Memorial e poderia ter ficado mais tempo, pois a exposição está bastante completa e bem estruturada.
As 12 lajes de cimento representam as 12 províncias arménias que agora se enquadram na Turquia moderna, enquanto a chama eterna colocada a 1,5 metros de profundidade é uma homenagem ao milhão e meio de pessoas que padeceu no conflicto na altura da Primeira Guerra Mundial. O homicídio nunca foi reconhecido pela Turquia e de pouco se fala nas lições de história, ao contrário do Holocausto Judeu e de Auschwitz.
A entrada é gratuita e o museu está aberto diariamente.
Museus e galerias de arte
Com dezenas de museus e galerias de arte, há imenso em termos culturais para ver em Yerevan. Os destaques são o Museu de História e a Galeria Nacional da Arménia, mas há outros locais que também vale a pena dar uma espreitadela numa viagem à capital. Por exemplo, a Casa Museu Sergei Parajanov dedicada a esse cineasta arménio, considerado um dos mais importantes do século XX.
Destilaria de aguardente Ararat
O prédio da destilaria de aguardente Ararat (ou conhaque) é facilmente reconhecível em Yerevan e é um excelente local para aprender mais sobre a forte bebida, o método de engarrafamento, o processo de produção e, claro, para a provar. Esta bebida espirituosa é produzida há mais de 100 anos, feita com uvas brancas locais.
Alegadamente, Estaline terá oferecido esta bebida a Winston Churchill na Conferência de Yalta, em 1945, e o governante inglês terá gostado tanto que se tornou consumidor habitual.
Além da aguardente, já que está na Arménia prove também vinho de romã.
Cascade em Yerevan… e Monte Ararat
Outro dos grandes destaques para ver em Yerevan é o complexo Cascade. O complexo em cascata é essencialmente uma enorme escadaria com vários terraços adornados e estátuas artísticas. Foi finalizado em 1980 e tornou-se num dos pontos indispensáveis para visitar em Yerevan.
Do topo tem vistas incríveis de 360 graus da cidade e… do Monte Ararat – sobretudo ao pôr-do-sol. Se for apreciador de arte, então pode também visitar o Cafesjian – Centro de Artes, num dos patamares da escadaria.
Pode subir a pé ou de elevador e não há qualquer custo para visitar este local. Nas imediações há imensos restaurantes, cafés e bares e pode aí ficar a saborear a comida arménia depois do sol desaparecer no horizonte.
Cerveja artesanal
Continuando no tema do álcool, recomendo que prove as cervejas artesanais produzidas em Yerevan. Este é um mercado em crescimento e existem locais dedicados a saciar o paladar dos apreciadores de cervejas com alma e paladares distintos.
Um dos locais onde estive – e recomendo – é um bar chamado Dargett. Fica situado no centro de Yerevan e é um lugar perfeito para passar um par de horas a conversar e a saborear diversos tipos de cerveja artesanal.
Vardavar – o festival molhado de Yerevan
Apesar do calor sufocante de Yerevan, no Verão, há vantagens em visitar a cidade nesta altura. Todos os parques e praças se enchem de gente e o ambiente é festivo. E se estiver na capital da Arménia na altura do Vardavar – o festival da água – vai adorar, pois é uma experiência memorável.
Todos os anos, num domingo em Julho, os habitantes da capital (e um pouco por todo o país) enchem baldes de água e usam mangueiras para molhar as vítimas, ou seja, toda a gente que se atreve a sair à rua.
A água vem de todos os lados, de frente, pelas costas e das varandas dos prédios. Todos participam na brincadeira: novos, velhos, locais e visitantes. E vale tudo, desde pistolas de água, garrafas, baldes ou mangueiras. Tenha atenção aos equipamentos electrónicos, pois ninguém vai reparar se tem um telemóvel ou câmara na mão ou na mochila.
Vardavar é comemorado 98 dias após a Páscoa e, embora agora seja uma tradição cristã, as origens remontam aos tempos pagãos e estão associadas a Astghik, a deusa da água, do amor e da família.
É um dia bastante divertido, mas prepare-se para ficar encharcado até aos ossos. Foi isso que, aliás, me aconteceu. Mas gostei bastante dos banhos inesperados, pois com temperaturas de 40 graus a água fresca veio a calhar. Se puder faça a sua viagem à Arménia coincidir com este festival que vale mesmo a pena ver em Yerevan.
Outros lugares para ver em Yerevan e na Arménia
- Catedral de Zvartnots
- Mercado Vernissage
- Estátua da Mãe da Arménia
- Templo de Garni
- Mosteiro de Geghard
- Mosteiro de Noravank
- Mosteiro de Tatev
- Parque Nacional de Dilijan
Lugares que visitei a partir de Yerevan
Devido à falta de infra-estruturas e más condições das estradas chegar a outros locais a partir de Yerevan é sempre uma aventura. No entanto, existem formas e transportes para visitar outros destinos na Arménia, como o Mosteiro de Khor Virap ou o Lago Sevan. E se está de visita a Yerevan, então tem mesmo de colocar pelo menos estes dois locais na sua lista.
As marshrutkas, são a forma mais barata de viajar na Arménia, mas como existe meia dúzia de estações de onde partem esses veículos, a aventura começa ainda antes de sair de Yerevan. Há táxis partilhados também disponíveis para alguns lugares, mas o melhor é mesmo usar o Yandex, Bolt ou Uber para simular o preço da viagem. E muitas vezes compensa ir num tour organizado.
Mosteiro de Khor Virap e Monte Ararat
O Monte Ararat, em pano de fundo, com o Mosteiro de Khor Virap em primeiro plano é a imagem de marca da Arménia – além do Lago Sevan. O fabuloso local – onde supostamente a Arca de Noé terá sido encontrada – é visível desde Yerevan, mas ao perto, enquadrado com o mosteiro é absolutamente fenomenal e uma das minhas viagens favoritas enquanto estive na Arménia.
Khor Virap é um mosteiro que fica a uma curta distância de Yerevan (40 minutos) e é uma visita obrigatória para quem está de visita ao país. Chegar a Khor Virap é simples e pode ir de táxi, ou num tour organizado.
Lago Sevan
O Lago Sevan é enorme, mas é muito, muito bonito. E é daqui que são extraídos 90% dos peixes consumidos pela população. O Lago Sevan, é o maior lago do país e um dos maiores lagos do Cáucaso, com cerca de 5000 km² e um dos mais altos do mundo, já que se encontra a 1900 metros de altitude. Em redor deste mar de água doce, existe mais de uma dezena de praias.
O lago é um refúgio perfeito para os amantes da natureza, pois está cercado por montanhas cobertas de neve. A melhor vista é de junto do Mosteiro Sevanavank, para onde pode caminhar a pé desde o lago.
Se fugir ao principal centro do lago, onde estão as barracas de feirantes a vender comida e bugigangas, vai pensar que está numa praia num lugar paradisíaco. Embora possa visitar o Lago Sevan a partir de Yerevan, eu recomendo que passe lá pelo menos um dia, pernoitando na pequena localidade adjacente ou num dos hotéis em redor do Lago Sevan. Eu fiquei alojado no Central Studio Apartment e recomendo, mas o Lord XXL é também um boa alternativa – com praia privada.
Pode também visitar o Lago Sevan a partir de Yerevan num passeio organizado.
Mapa dos locais a visitar em Yerevan e na Arménia
Informação extra
Estive no Azerbaijão. Posso visitar a Arménia?
Arménia e o Azerbaijão não têm relações diplomáticas, todas as fronteiras estão fechadas e os arménios não podem sequer entrar no Azerbaijão e vice-versa.
É provável que possa ser questionado de forma mais detalhada antes da entrada na Arménia, se tiver um carimbo no passaporte do Azerbaijão, mas nada mais do que isso. Não haverá nenhum obstáculo à sua entrada na Arménia.
Não se esqueça, porém, se viajar para a Arménia e entrar na região de Nagorno-Karabakh, não vai conseguir entrar no Azerbaijão, pois o pedido de visto Azeri será automaticamente rejeitado.
Quanto tempo necessito para visitar Yerevan
Reserve pelo menos dois dias inteiros para visitar Yerevan e mais dois dias, no mínimo, para ver outros locais a partir de Yerevan, como referi anteriormente. Uma das vantagens de umas férias na Arménia é que se pode chegar a qualquer lado do país num só dia.
Quando visitar Yerevan
Yerevan é uma cidade sufocante no Verão e muito fria no Inverno. Estive em Yerevan no Verão e o calor era praticamente insuportável, com temperaturas e sensibilidade térmica a rondar os 40 graus.
Na minha opinião, a melhor época do ano para visitar a Yerevan é nos meses de Primavera – meados de Março, Abril, Maio e Junho – e depois no Outono, entre Setembro e Outubro.
No Inverno, a neve é frequente e as temperaturas negativas também. Muitas estradas da Arménia ficam também intransitáveis.
Visto para a Arménia
Os cidadãos portugueses e brasileiros não necessitam de visto para a Arménia para um período até 180 dias, mas o passaporte deve ter, no mínimo, seis meses de validade.
Dinheiro em Yerevan
A moeda oficial é o Dram arménio (AMD) e existem em circulação notas de 500 1000, 10000, 20000 e 50000 dram. Também estão em uso moedas de 10, 20, 50, 100, 200 e 500 dram. As mesmas notas e moedas são aceites em Nagorno-Karabakh.
Por toda a cidade existem caixas ATM para levantamento de dinheiro e alguns restaurantes aceitam pagamento com cartão, mas nem todos. Para pagar os transportes, como bilhetes de comboio é prudente ter sempre dinheiro consigo.
Não precisa de trocar dinheiro para viajar para a Arménia.
Eu uso o cartão Wise e o cartão Revolut para evitar taxas e comissões bancárias. Viajo sempre com ambos.
Transportes em Yerevan – e como chegar
Avião
Existem voos para Yerevan desde Portugal, com escala em Itália, embora haja opções mais económicas com escala noutras cidades. Pode consultar os horários e preços no Skyscanner.
Uma vez em Yerevan, pode passear a pé pela maioria dos lugares no centro da cidade, de metro ou usar uma das aplicações como o Yandex para se deslocar sem gastar muito dinheiro.
Comboio desde a Geórgia
Pode chegar a Yerevan facilmente desde Tbilisi de comboio. A ligação entre a capital da Geórgia e a capital arménia percorre os cerca de 500 km durante a noite e é uma forma bastante conveniente de atravessar a fronteira.
O comboio parte de Tbilisi Central e chega à Estação Ferroviária de Yerevan, localizada a cerca de 3 km da Praça da República. Para chegar do centro da cidade, apanhe o Metro até à estação Sasuntsi David.
Carro desde Tbilisi para Yerevan
Também existem táxis partilhados a sair das imediações da estação de Metro Avlabari em Tbilisi, que o deixam no centro de Yerevan. Existem cerca de cinco ou seis partidas diárias, normalmente a partir das 8h00. A viagem demora entre cinco e seis horas, incluindo a travessia terrestre da fronteira entre a Geórgia e a Arménia.
Ao chegar a Avlabari irá ver uma praça onde estão estacionadas várias carrinhas que indicam o horário e apenas partem quando todos os lugares estão ocupados.
Onde ficar em Yerevan
Em Yerevan, optei por ficar nos InnCity Apartments by Picnic, um apartamento pequeno, mas bem localizado e moderno.
Outros locais que recomendo são o Regard Hotel com restaurante, acesso Wi-Fi gratuito e bar. Destaco ainda o L’image Art Hotel, a 600 metros da Praça da República e o Holiday Inn Express – Yerevan. Todas as unidades que aqui falo apresentam preços baratos, até porque Yerevan não é uma cidade cara.
Outros hotéis para dormir em Yerevan
- Republica Hotel Yerevan
- Ani Grand Hotel Yerevan
- Moscow Boutique Hotel
- Yerevan4you Terrace
- Paris Hotel Yerevan
- Ramada Hotel & Suites by Wyndham
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Yerevan ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.