• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Lugares
  • Planear
  • Promoções
Início Dicas de viagem Como visitar o Parque Nacional Snowdonia (em Gales)
Lagos topo Monte Snowdon, Gales
A vista do topo do Monte Snowdon é arrebatadora. O esforço de uma longa caminhada montanha acima é pago com as vistas. Foto: Jorge Duarte Estevão

Como visitar o Parque Nacional Snowdonia (em Gales)

Dicas de viagem Inspiração Viagens Europa País de Gales
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 28/12/2020
Comentar este artigo

A natureza é uma constante numa viagem pelo País de Gales, onde 20 por cento do território é ocupado pelos três principais parques: Pembrokeshire, Brecon Beacons e Parque Nacional Snowdonia. O maior — e mais dramático — é Snowdonia, que abrange cerca de 2130 km2. 

Nessa vastidão de terreno conseguem-se visitar e vislumbrar belas praias, montanhas imponentes, cidades e vilas pitorescas, castelos e vales. A área inclui o Monte Snowdon (o pico mais alto do País de Gales).

Snowdonia é o nome dado à área montanhosa no condado de Gwynedd, no País de Gales, uma região com 14 picos montanhosos. O parque estende-se desde as zonas montanhosas até à costa entre Penmaenmawr e Caernarfon, passando por Bethesda até ao Lago Bala (Llyn Tegid) e Llanfairfechan.  

Em pouco tempo estamos a subir montanhas e minutos depois a pisar a areia suave das praias de Gales, como em Harlech, Dinas Dinlle ou Black Rock Sands. Há caminhadas para fazer junto à costa ou no interior do parque, cascatas e lagos para fotografar.

Uma viagem ao Parque Nacional Snowdonia é uma das melhores road-trips do Reino Unido — melhor só mesmo na Escócia.

Conteúdo do artigo esconder
1 O que existe no interior de Snowdonia
1.1 Principais cidades e vilas
1.2 Castelos em Snowdonia
1.3 Monte Snowdon
1.4 Snowdon Mountain Railway
1.5 Caminhadas em Snowdonia
1.6 Vales e lagos
1.7 Praias em Snowdonia
2 Outros locais para visitar no Parque Nacional Snowdonia
3 Informação extra
3.1 Dicas adicionais e avisos
3.2 Quanto tempo para visitar o Parque Nacional de Snowdonia
3.3 Quando visitar o Parque Nacional de Snowdonia
3.4 Dinheiro em Snowdonia
3.5 Como ir para o parque Snowdonia
3.5.1 Avião
3.5.2 Comboio
3.5.3 Carro
3.6 Hotel no Parque Nacional de Snowdonia
3.7 Seguro de viagem

O que existe no interior de Snowdonia

Visite uma ilha, faça um passeio de barco ou de comboio, pois na Snowdonia há actividades e cenários arrebatadores para explorar em qualquer altura do ano. 

Além das atracções naturais, Snowdonia também possui uma infinidade de pontos de interesse cultural ou histórico como vilas e aldeias (como Llanberis e Beddgelert), castelos, lagos e até museus. 

No interior do maior parque do País de Gales, é também possível praticar várias actividades de aventura, como tirolesa, rafting, escalada ou parapente.

Principais cidades e vilas

Rio em Betws-y-Coed, Snowdonia, Gales
Betws-y-Coed é um dos principais destinos em Snowdonia, Gales. Encontra-se num vale perto do ponto onde o rio Conwy se junta ao rio Llugwy e ao rio Lledr.

A maior parte da população de Snowdonia escolheu a área ao longo da costa para habitação permanente, concentrando-se principalmente entre Barmouth e Harlech. No interior do parque há vilarejos que vale a pena espreitar como Betws-y-Coed. 

Betws-y-Coed é um bom ponto de partida para as muitas aventuras ao ar livre e para subir ao Monte Snowdon. Esta é também a porta de acesso a Swallow Falls e Fairy Glen (Ffos Anoddun).

Outro lugar muito apelativo é a colorida vila de Portmeirion, desenhada por Sir Clough Williams-Ellis que pretendia uma vila privada e atraente que funcionasse como “propaganda de boas maneiras”.

As ruas da vila apresentam casas inspiradas na Riviera e jardins ornamentais. A vila não é grande, mas dá para passar algumas horas em ambiente relaxado, para descobrir e fotografar o Pavilhão Gótico, a Colunata de Bristol, Hercules Hall e Belvedere. 

Enquanto estiver a visitar o Parque Nacional de Snowdonia, aproveite também para dar uma vista de olhos em Aberdyfi, um antigo porto naval que é agora uma estância balnear no estuário do Rio Dyfi.

Beddgelert é uma bonita e popular aldeia, construída em pedra, onde existe uma ponte medieval perfeita para uma boa fotografia.

Castelos em Snowdonia

Castelo de Caernarfon, Gales
O Castelo de Caernarfon é uma fortaleza medieval em Caernarfon, Gwynedd, no noroeste do País de Gales. Foto: Jorge Duarte Estevão

Há dezenas de castelos no País de Gales e, claro, alguns do mais bonitos figuram dentro do Parque Nacional Snowdonia. O Castelo de Dolbadarn está num local elevado com vista para as águas de Llyn Padarn, entre Caernarfon e Snowdonia. A localização é absolutamente fabulosa.

O castelo foi construído por Llywelyn, o Grande com o objectivo de bloquear qualquer movimento de forasteiros e vigiar a rota estratégica desde o interior de Caernarfon até ao Vale de Conwy — um eixo fundamental para ligar o restante país. Durante a revolta dos príncipes galeses contra os ingleses, o castelo foi capturado pelo exército inglês. 

Outro dos castelos em Gales muito relevante é o Castelo de Caernarfon — Património Mundial da UNESCO. Esta fortaleza, nas margens do Rio Seiont, está agrupada com os outros castelos de Eduardo I, em Conwy, como são os castelos de Beaumaris e Harlech.

Caernarfon, 700 anos depois, ainda desperta a imaginação como nenhum outro. O bilhete de acesso custa cerca de 5£.

Vale a pena também explorar o Castelo de Penrhyn, o Castelo de Gwydir, Castelo de Penrhyn ou Castell y Bere.

Monte Snowdon

Fotografar Monte Snowdon, País de Gales
Início da caminhada e primeiras fotos da subida ao Monte Snowdon, o ponto mais alto do País de Gales e Inglaterra. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Monte Snowdon é a montanha mais alta do País de Gales e de Inglaterra — maior no Reino Unido só mesmo o Ben Nevis, na Escócia. 

Quando estive em Gales tive a possibilidade de fazer uma caminhada extenuante até ao topo do Monte Snowdon. Há vários trilhos que pode tomar para chegar ao cume: Llanberis, Pyg Track, Miners ’Track, Watkin Path, Rhyd-Ddu Path ou Snowdon Ranger Path. (veja mais abaixo detalhes sobre caminhadas).

Snowdon é a jóia da coroa do Parque Nacional Snowdonia e é imperdível. Mesmo que não queira caminhar há várias formas de apreciar esta beleza natural. 

Uma das melhores vistas para as montanhas é a partir da vila de Capel Curig, mas os cumes do Parque Nacional de Snowdonia, também podem ser vistos desde Porthmadog e do Vale de Nantlle. 

Outra opção é ir até aos 1085 metros de altitude de comboio.

Snowdon Mountain Railway

Snowdon Mountain Railway, Gales
Snowdon Mountain Railway é uma ferrovia no País de Gales que transporta turistas até o cume de Snowdon, em Snowdonia, o pico mais alto de Gales e Inglaterra — 1085 metros.

Snowdon é o ponto mais alto do País de Gales e estar no topo da montanha é uma sensação espantosa. Aliás, ainda melhor que lá estar é o sentimento de ter feito o esforço para lá chegar, caminhando durante várias horas. 

Todavia, bem sei que há quem não tenha tempo ou não possa por motivos físicos fazer actividades deste tipo. Por isso, o Snowdon Mountain Railway é a solução perfeita.

Até ao século XIX havia quem chegasse ao cume do Monte Snowdon montado num burro. No entanto, desde 1896, a Snowdon Mountain Railway permite subir a bordo de um comboio a vapor.

Leia também

Brecon Beacons — um dos parques naturais mais bonitos de Gales

Quem fez a viagem diz que é muito bonita, algo que eu não duvido, pois, quando caminhei até ao topo fiquei muitas vezes sem fôlego com as paisagens inesquecíveis. A viagem percorre cerca de sete quilómetros, passando pelas estações de Hebron, Halfway e Clogwyn até chegar ao centro de visitantes de Hafod Eryri.

Durante o início da temporada (Março e Abril), o destino é apenas a estação de Clogwyn, demorando cerca de 45 minutos desde Llanberis. Entre Maio e Outubro, o destino final é o centro de visitantes de Hafod Eryri, no cume do Monte Snowdon.

A viagem de ida e volta ao cume da montanha mais alta do País de Gales demora cerca de 2h30, incluindo uma paragem de 30 minutos no topo. 

O comboio parte regularmente de Llanberis a cada meia hora — a partir das 9h00. O comboio não funciona entre Novembro e Março. O bilhete pode ser comprado no site oficial e custa pouco mais de 30£ (ida e volta) e cerca de 23£ (ida). 

Caminhadas em Snowdonia

Miner's Track, Snowdonia, Gales
A Miner’s Track leva-nos até ao topo do Monte Snowdon, mas não é uma tarefa fácil cumprir os 13 km de caminhada em Snowdonia. Foto: Jorge Duarte Estevão

Como já referi anteriormente, fazer caminhadas é uma das actividades preferidas para quem vai visitar o Parque Nacional Snowdonia. 

Eryr (galês para Snowdonia) ou “Terreno da Águia”, é um dos lugares mais populares para caminhadas nas ilhas britânicas, devido ao dramatismo das montanhas, dos verdejantes vales e da bela zona costeira.

Há centenas de quilómetros de boas caminhadas em Snowdonia. Como é óbvio, as caminhadas até ao topo do Monte Snowdon são as que se destacam.

Leia também

Roteiro para uma fantástica semana no Montenegro

Llanberis Track é o trilho mais fácil e mais popular (e o mais longo) dos seis principais caminhos até ao cume. O percurso demora entre 6 e 7 horas, numa distância de 14 quilómetros. 

Rhyd Ddu Path é um caminho fácil e menos utilizado, tal como Miners Track. Enquanto Pyg Track, Watkin Path e Snowdon Ranger são para caminhantes experientes. O caminho Llanberis é o trilho recomendado se for a primeira vez a escalar o Monte Snowdon. Este site ordena as caminhadas por nível de exigência.

Planeie a rota cuidadosamente, escolhendo a caminhada que se adapte à sua forma física. E lembre-se que chegar ao cume é apenas metade do percurso e que muitos acidentes acontecem nas descidas.

Além da subida ao Snowdon, há zonas mais fáceis para partir numa pequena aventura com a família — por exemplo, Llyn Ogwen. Trata-se de uma caminhada leve, adequada a todas as idades. 

A caminhada percorre cerca de quatro quilómetros, circunda o lago, e é uma forma perfeita de desfrutar das vistas soberbas de Tryfan e Glyderau, sem ter que “passar as passinhas do Algarve”.

Também pode fazer óptimas caminhadas ao longo da costa, pois existem quase duas dezenas de percursos circulares para apreciar a natureza e cultura galesas. 

Algumas das zonas mais bonitas incluem: Península Llyn, Menai e o litoral de Meirionnydd. Seguindo o caminho poderá desfrutar de pequenas enseadas, extensos areais ou falésias escarpadas.

Vales e lagos

Vale de Llyn Ogwen, Snowdonia, Gales
Llyn Ogwen é uma região no noroeste do País de Gales. Encontra-se ao longo da estrada A5 entre duas cadeias montanhosas de Snowdonia: Carneddau e Glyderau.

Mesmo para os padrões do Parque Nacional de Snowdonia, o Vale de Ogwen é espantoso. Caminhe em redor de Llyn Ogwen e espante-se com algumas das maravilhas geológicas, criadas pelo gelo há milhares de anos.

Esta é uma região do País de Gales com vistas incríveis, situado entre duas cadeias montanhosas — Carneddau e Glyderau.

Outro lago que não deve perder, é o Llyn Idwal, um pequeno, mas incrível lago alpino. Pode caminhar em redor desta mancha de água por cerca de uma hora para capturar as melhores imagens — sobretudo quando as águas reflectem a montanha de forma perfeita. Outros lagos que vale a pena explorar são Llyn Padarn e Llyn Peris.

Praias em Snowdonia

Praia de Pwllheli, Snowdonia, Gales
A Praia de Pwllheli é uma das mais bonitas no interior do Parque Nacional Snowdonia, em Gales.

Quando se fala do Parque Nacional Snowdonia, a primeira imagem que nos vem à mente é de montanhas. Dada a proeminência das montanhas, não é surpreendente que a costa passe despercebida.

Porém, tendo em conta a extensão ocupada pelo parque, a zona costeira revela segredos bem guardados, com praias que vale a pena explorar. São quase 300 km de costa e mais de 30 praias.

Leia também

Como visitar o Parque Nacional Snowdonia (em Gales)

A Península Llyn é um dos destaques da costa de Gales e predilecta para veleiros, barcos a motor e prática de windsurf, como em Pwllheli e Abersoch. 

Se quiser praticar ou ver surfistas, então as praias de Hell’s Mouth e Aberdaron são o “spot” indicado. 

A costa norte é selvagem e pouco desenvolvida, com enseadas mágicas como Porth Oer (Whistling Sands). Situada na Península de Llyn, esta praia é deslumbrante. A alcunha deriva do som que emerge quando se caminha no límpido areal.

Outras praias em Snowdonia que justificam uma visita:

  • Dinas Dinlle
  • Nefyn
  • Pwllheli South Beach
  • Harlech
  • Shell Island
  • Black Rock Sands
  • Criccieth (com um castelo)

Outros locais para visitar no Parque Nacional Snowdonia

  • Museu Nacional da Ardósia
  • Mina de cobre de Sygun
  • Great Orme Peninsula
  • Castelo de Conwy
  • Castelo de Powis
  • Castelo de Dolwyddelan
  • Farol de Llanddwyn
  • Ilha de Anglesey

Informação extra

Dicas adicionais e avisos

Se decidir fazer caminhadas, em particular até ao cimo do Monte Snowdon há avisos importantes que não deve esquecer.

É extremamente importante verificar as condições actuais na montanha antes de iniciar a caminhada. E também as previsões do tempo.

Use botas de caminhada confortáveis ​​com apoio no tornozelo e roupa adequada. O terreno é irregular e o tempo imprevisível — leve sempre roupa para todas as estações. A temperatura no topo da montanha é muito diferente do que é no sopé ou no vale protegido dos ventos.

As condições na montanha mudam rapidamente e podem surgir ventos fortes, nevoeiro, nuvens ou temperaturas negativas, tornando a visibilidade e caminhadas muito complicadas.

Não descure as distâncias e leve bastante comida e bebida. Confesso que menosprezei o calor no dia que subi ao topo da montanha e senti dificuldades na parte final, pois estava sem mantimentos. Durante o Verão, certifique-se também de que leva água suficiente e protector solar.

Leve uma lanterna, bússola, mapa e telemóvel com bateria. Todos os anos há pessoas que ficam presas nas montanhas e têm de ser socorridas. Partilhe o trajecto com alguém de confiança.

Quanto tempo para visitar o Parque Nacional de Snowdonia

O tempo necessário para visitar o maior parque de Gales depende do tipo de actividades que pretende fazer. Se quiser caminhar até ao topo do Monte Snowdon, visitar alguns lagos, vales e praias, então diria que quatro a cinco dias é suficiente.

Se abdicar de caminhar e quiser apenas ver as vistas do interior do automóvel, saindo apenas para fotografar, então em dois dias pode ver quase tudo desta região de Gales.

Quando visitar o Parque Nacional de Snowdonia

Com mais de 500 mil visitantes anuais — a maioria nos meses de Verão — é difícil encontrar estacionamento depois das 7h ou 8h da manhã. Se visitar o parque no Verão, opte por um dia de semana, evite os feriados em Gales e as férias escolares.

A Snowdonia é um destino para todo o ano, mas depende muito do que pretende fazer. A Primavera é agradável e o Outono carrega as paisagens com as belas cores douradas. No Inverno, as temperaturas descem bastante — até mesmo abaixo de zero — registando-se queda de neve.

Setembro e o início de Outubro podem ser uma óptima época para visitar, assim como os meses de Maio e Junho — desde que não haja feriados.

O clima no Reino Unido é como o humor britânico — é especial. Por isso, pode chover em qualquer dia do ano. Ao visitar o Parque Nacional Snowdonia no Verão, terá a melhor probabilidade de tempo seco, dias longos e temperaturas agradáveis.

Dinheiro em Snowdonia

Não é garantido que haja máquina de levantamento automático em todas as aldeias ou vilas. Irá encontrar, de certeza, em Portmeirion, Caernarfon ou Betws-y-Coed, mas noutros locais assuma que não há. 

Levante dinheiro com o cartão Transferwise para evitar taxas e comissões bancárias.

Como ir para o parque Snowdonia

Snowdonia fica a apenas algumas horas de grandes cidades de Inglaterra ou é de fácil acesso por estrada, comboio ou avião. Até pode chegar de ferry, se viajar desde a Irlanda.

Avião

Snowdonia fica a cerca de duas horas de carro de Manchester e Liverpool, e apenas a 2,5 horas de Birmingham. Estes três aeroportos internacionais têm ligações com dezenas de cidades em todo o Reino Unido.

Também pode voar para Londres e apanhar um comboio para Gales. Use este site para comparar as tarifas das ligações aéreas.

Comboio 

Embora haja ligações de comboio e autocarro para várias partes do parque, é complicado chegar às zonas das montanhas utilizando apenas transportes públicos.

Pode chegar a Betws-y-Coed a partir de Londres em cerca de cinco horas. O melhor é verificar e comprar os bilhetes de comboio online.

Carro

Confesso que será difícil, mas não impossível visitar o parque sem alugar um carro ou fazer um passeio organizado. Foi com recurso a automóvel alugado que explorei o parque.

Snowdonia é de fácil acesso, com boas estradas. Há acesso rápido e directo do noroeste ao longo da M56 e A55. As auto-estradas M6, M5 e M1 também permitem chegar facilmente a partir do sul de Inglaterra e de Londres. 

É preciso ter cuidado ao conduzir nesta zona do País de Gales, pois há sempre pedestres, ciclistas e animais nas estradas.

Hotel no Parque Nacional de Snowdonia

Há várias opções para se hospedar ao visitar o Parque Nacional de Snowdonia. Os locais mais procurados são Betws-y-Coed, Portmeirion ou Barmouth.

O Portmeirion Village & Castell Deudraeth oferece vistas para o estuário Dywryd Estaury e as opiniões dos hóspedes são fabulosas.

Com preços acessíveis e bom ambiente encontra The Rocks at Plas Curig Hostel. A vista do Monte Snowdon é um dos (vários) pontos a favor.

Para um regime de alojamento e pequeno-almoço, uma óptima escolha é o Crafnant House – Bed & Breakfast.

Tendo como pressuposto que irá movimentar-se entre zonas, seleccionei outros locais para se hospedar.

  1. Snowdonia Stone Cottage (9.7)
  2. Awel y Mynydd (9.5)
  3. Beech Bank B&B (9.4)
  4. George III Hotel (9.4)
  5. Bryn Dinas Camping Pods (9.0)
  6. Aberdunant Hall Country Hotel (9.0)
Mais hotéis em Snowdonia

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto) ou a World Nomads. São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos).

Natureza Road Trips

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto com este link e protecção Covid-19) ou na World Nomads
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Alugue um carro na Rentalcars.com, onde consegue as tarifas mais reduzidas
  • Poupe muito dinheiro e elimine as taxas bancárias com o cartão Transferwise
  • Escolha o melhor hotel no Booking.com e durma confortável

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Kuala Lumpur, no dia em que tudo corre mal

Revolut e Transferwise — cartões certos para levantamentos e pagamentos no estrangeiro

Poupar dinheiro em Londres (e o que visitar por menos)

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Quero ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Sou um alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Receba a newsletter

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Blogue Associado da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Mais lidos

O meu roteiro de três dias em Londres – o que visitar
Ferragudo — 500 anos depois o mesmo fascínio pelo mar (no Algarve)
Um dia em Eskisehir – que ver e visitar (em 24 horas)
20 fotografias da Escócia que provam que este é um destino irresistível
Fotografar a Aurora Boreal e captar imagens perfeitas
Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)

PLANEAR VIAGENS

  • Faça o seguro de viagem na World Nomads ou na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Poupe tempo e peça o visto em iVisa.com
  • Elimine as taxas bancárias com o cartão Transferwise e poupe muito dinheiro
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2021 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .