Londres é enorme, com atracções de renome por todos os cantos. No entanto, se já tiver visto tudo ou quiser fugir ao caos da capital, recomendo que explore locais fantásticos numa das várias viagens desde Londres.
Muitos dos locais a visitar ficam a cerca de uma hora de distância, pelo que pode até visitar alguns em meio-dia, embora eu recomende que passe um dia em cada – ou até mesmo pernoitar para aproveitar ao máximo o seu tempo fora de Londres.
De Norte a Sul, de Este a Oeste, pode sair de Londres e ver grandes diferenças entre a capital e o resto de Inglaterra, inclusivamente no comportamento dos seus habitantes – com maior empatia (e simpatia) logo que sai da Grande Londres.
De jardins botânicos, a castelos e cidades medievais, até paisagens verdejantes, praias ou florestas, estas são as viagens de ida e volta num dia desde Londres que lhe sugiro.
Melhores viagens desde Londres
1 Kew Gardens
Situados no Borough de Richmond, os Kew Gardens são considerados os melhores jardins botânicos do mundo. Há 22 quilómetros de caminhos para descobrir nos Kew Gardens, que também apresentam a maior colecção de plantas vivas do mundo – 30000 espécies. No herbário estão conservadas mais de sete milhões de plantas. Um pouco afastado do centro, mas com fáceis acessos, os Kew Gardens têm motivos suficientes para passar um dia inteiro numa destas viagens desde Londres.
Como chegar aos Kew Gardens
A melhor forma de visitar os Kew Gardens é através de transporte público. Pessoalmente utilizo a estação de comboio de North Sheen. Também pode chegar de metro ou autocarro, mas se quiser saber mais detalhes veja este artigo sobre os Kew Gardens.
2 The Cotswolds
Esta é uma área de incrível beleza entre aldeias e vales, casas de pedra e pousadas encantadoras. Aqui pode apreciar paisagens verdejantes, descendo e subindo colinas, casas senhoriais históricas, lojas de artesanato, bares acolhedores, belos jardins e fortes e vestígios da pré-história.
Algumas das localidades mais proeminentes nesta região incluem Cirencester, Chipping Campden, Stow-on-the-Wold, Burford ou Bibury. E que tal fazer um pouco de exercício, subindo ao topo do Cleeve Hill? Nos arredores dos Cotswolds, pode também visitar Stratford-upon-Avon ou o Castelo de Warwick.
Porém, u das minhas cidades favoritas (e que recomendo) é Bath (na fotografia acima). Bath está situada no extremo sul dos Cotswolds e é extraordinária. Aí pode ainda visitar os antigos banhos termais romanos, ou relaxar na piscina termal no terraço do mais recente Thermae Bath Spa.
Como chegar aos Cotswolds
Embora possa viajar de comboio a partir de Londres, a melhor forma de conhecer os Cotswolds é alugar um carro e explorar esta fantástica área de Inglaterra.
3 New Forest
Descubra a vida selvagem, bosques e litoral. Este é um local tranquilo, uma day trip ideal desde Londres, para fugir ao reboliço da capital de Inglaterra. Na New Forest poderá explorar paisagens idílicas, pântanos e trilhos para caminhar sem carros por perto. Fique também atento à vida animal, pois existem centenas de póneis selvagens e veados nesta área de 560 quilómetros quadrados.
Como chegar à New Forest
Para chegar à New Forest, a melhor forma é o comboio, desde Waterloo até Ashurst New Forest. A viagem demora cerca 1 hora e 30 minutos.
4 Cambridge
Cambridge é um nome sempre associado com educação e com uma das melhores universidades do mundo, rivalizando com Oxford na liderança dos rankings. Esta é uma das mais populares viagens desde Londres, pois a viagem é curta e em Cambridge há muito para explorar – de museus e galerias de arte, a majestosos edifícios que ficaram inalterados durante séculos.
Sugiro que faça um relaxante passeio no rio e no final saboreie uma cerveja fresca num dos vários pubs à beira-rio. O tempo em Cambridge passar devagar, por isso é o local ideal para absorver a tranquilidade de uma cidade fantástica.
Como chegar a Cambridge
Para chegar a Cambridge, o transporte que recomendo é o comboio, pois a viagem é bastante rápida (50 minutos) com partida de Kings Cross.
5 Salisbury
Em Salisbury existem dois focos de atenção: a Catedral de Salisbury e Stonehenge. A primeira, no coração da cidade, é um imponente edifício com vários séculos e onde pode ser consultada a Magna Carta – um dos mais importantes documentos do mundo. A Magna Carta foi pioneira, ao estabelecer o princípio de que todos, inclusive o rei, estavam sujeitos à lei.
Localizada no condado de Wiltshire, a cidade de Salisbury é também a porta de entrada para Stonehenge – a apenas meia hora de distância – e de onde partem regularmente autocarros para visitar a popular atracção turística.
Como chegar a Salisbury
Para chegar a Salisbury, o transporte que recomendo é o comboio, num percurso onde pode apreciar belas paisagens até chegar à cidade em cerca de 1h30, com partidas de Waterloo ou Clapham Junction.
6 Brighton
Brighton é o destino de eleição de muitos londrinos, sobretudo durante o fim-de-semana e em dias de calor e é uma das cidades a visitar em Inglaterra. A principal razão é que esta é a praia mais próxima da capital, pelo que Brighton se torna numa das mais populares viagens desde Londres. Este é também um destino muito requisitado pela comunidade LGBT.
Nem só a praia de cascalho justifica a visita a esta cidade do Sul de Inglaterra, pois Brighton tem outros motivos de interesse, como bons restaurantes, ruas e ruelas bonitas, com jardins e prédios de época. O Brighton Pier, na marginal é igualmente popular, bem como a animação nocturna e festivais.
Confesso que sou fã da cidade e sempre que posso dou uma escapadela desde Londres. Acredita que até já apanhei um escaldão na praia de Brighton?
Como chegar a Brighton
Para chegar a Brighton, entre no comboio em Victoria, no centro de Londres, ou umas estações mais à frente, em Clapham Junction. Existem ligações regulares até ao final do dia, pelo que pode assistir ao pôr-do-sol na praia e só depois regressar a Londres. A viagem demora cerca de 50 minutos.
7 Canterbury
Canterbury é uma cidade apaixonante e mais um lugar de eleição para uma das viagens desde Londres desde Londres e é uma das cidades mais belas e históricas de Inglaterra. O moderno da rua comercial contrasta com a antiguidade dos prédios históricos da cidade. O centro da cidade está repleto de lojas, enquanto as pitorescas ruas laterais estão preenchidos com bares e restaurantes.
A principal referência é a Catedral de Canterbury, um edifício que abriga uma cripta românica, uma nave perpendicular e vitrais medievais. A Catedral de Canterbury, onde reside o Arcebispo, foi lugar de peregrinação desde a Idade Média e a sua relevância já foi reconhecida pela UNESCO. Perca-se nas ruas e ruelas de calçada desta bonita cidade do condado de Kent, em Inglaterra.
Como chegar a Canterbury
Para chegar a Canterbury, o transporte que utilizo é o comboio, com partida de St Pancras International (56 minutos) ou desde Victoria (1h33).
Outras 7 ideias para viagens desde Londres
- Oxford
- Dover
- Portsmouth
- St Albans
- Windsor
- Hever Castle
- Blenheim Palace
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Londres ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.
Bianca Silva diz
Boa tarde, vou passar 10 dias em londres em novembro, e estou na duvida de quantos dias compro o london pass 3 ou 6, o que vc me indica? Quantas atracoes consigo ver por dia nessa epoca??? Espero que consiga me ajudar!!!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Bianca. Essa é uma boa altura para visitar Londres, porque (se tiver sorte) ainda não está muito frio e há poucos turistas. Quantas atracções consegue ver por dia? Depende, se se organizar bem e começar cedo todos os dias vai ver quase tudo. 10 dias é bastante. Dê uma vista de olhos aqui:
https://www.lugaresincertos.com/viagens/europa/inglaterra/londres/
Pode comprar o London Pass até 10 dias, mas eu acho que 6 dias é suficiente, pois nos outros dias talvez esteja a passear por outros locais que não precisa do passe. Mas precisa de organizar bem o seu passeio para aproveitar os 6 dias ao máximo. Se achar que não consegue, compre o de 10 dias, porque a diferença entre os dois não é assim tão grande em termos de preço.
Veja aqui o artigo sobre o London Pass:
https://www.lugaresincertos.com/dicas-viagem/compensa-comprar-o-london-pass/