• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início Inspiração 7 dias, 7 mercados em Londres – roteiro de uma semana
Brick Lane é uma zona que se tornou popular nos últimos anos, sobretudo pelo mercado de rua e pela presença de jovens artistas. Móveis em segunda mão e bastante culinária internacional são pontos de referência. Foto: Jorge Duarte Estevão

7 dias, 7 mercados em Londres – roteiro de uma semana

Inspiração Viagens Europa Inglaterra Londres
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 04/01/2022
Comentar este artigo

Quando está a planear uma viagem para Inglaterra é quase obrigatório incluir um dos vários mercados em Londres. Existem mercados para todos os gostos na capital britânica e neste roteiro proponho que visite um mercado por cada dia da semana.

Veja os melhores dias para visitar o Covent Garden Market, Greenwich Market, Camden Market, Borough Market, Portobello Market, Billingsgate Market e Brick Lane Market.

Prepare-se para uma rota pelos sentidos na capital de Inglaterra.

Roteiro dos mercados em Londres

1 Covent Garden Market

Covent Garden, um dos mercados em Londres com mais visitantes
O mercado de Covent Garden, em Londres, é bastante movimentado, mas uma visita durante as primeiras horas da manhã é o ideal para fugir às multidões. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Covent Garden Market é um dos mercados em Londres que praticamente todos os turistas visitam, devido à sua localização central. Aberto todos os dias, o Covent Garden Market apresenta diferentes produtos em dias distintos.

Se no passado, este foi o local de venda de vegetais e produtos frescos e frequentado por prostitutas, agora o que se compra e vende está bem distante desse passado.

Por exemplo, à segunda-feira, encontrará antiguidades, enquanto de terça-feira a domingo, pode encontrar jóias, doces, sabonetes artesanais ou pintura.

O edifício onde está alojado o mercado é igualmente atraente e nas ruas pode encontrar todo o tipo de performers – de músicos, a homens estátua. O Covent Garden Market é um local turístico, mas (também por isso) um dos principais mercados em Londres.

Por ser muito popular, recomendo a visita durante a semana e de manhã. Eu evito sempre a ida ao Covent Garden Market aos fim-de-semana.

Horário do Covent Garden Market

Dia de visita recomendado: Segunda-feira

Segunda-feira a Domingo10h00 – 18h00

Transportes mais próximos do Covent Garden Market

Covent Garden (Piccadilly Line), Leicester Square, (Piccadilly Line e Northern Line), Charing Cross (Bakerloo Line e Northern Line)

2 Greenwich Market

O Greenwich Market é um mercado histórico em Londres, apresentando uma mistura de lojas permanentes e temporárias de barracas de comida e outros produtos. Foto: Jorge Duarte Estevão

Incluo sempre o Greenwich Market numa visita ao Observatório de Greenwich. Este é um dos mercados em Londres repleto de arte e artesanato distintos. E se tiver sorte, poderá desfrutar de uma sessão de música clássica pelos alunos do Trinity College of Music. Se dispuser de tempo, pode procurar os seus artigos favoritos em mais de 60 barraquinhas de artesanato e antiguidades.

E quando começar a sentir falta de energia, após horas de caminhadas pelo Greenwich Market, pode entreter o estômago em mais de 40 tendas de comida e bebida. De comida italiana, a indiana, passando pelos sabores africanos da Etiópia, ostras ou empanadas dos Andes.  E se sentir saudades de comida brasileira ou portuguesa, também existem vendedores lusos e canarinhos.

Horário do Greenwich Market

Dia de visita recomendado: Terça-feira

Segunda-feira a Domingo10h00 – 18h00

Transportes mais próximos do Greenwich Market

Greenwich, (DLR, Thameslink, Southeastern (comboios), Maze Hill (Thameslink, Southeastern (comboios)

3 Camden Market

Centenas de comerciantes vendem produtos no Camden Market, da moda à música, passando pela arte e, claro, comida. Foto: Jorge Duarte Estevão

Sempre que alguns amigos visitam Londres, recomendo a visita ao Camden Market – embora haja quem ainda não tenha visitado. Este é um sítio especial, para apreciar a cultura e onde turistas e punks se misturam.

Conheço bastante bem o Camden Market, mas entre todas as dicas e recomendações que poderia partilhar para o Camden Market, a mais importante é: nunca visite ao fim-de-semana. As enchentes são tais que até os vendedores perdem a paciência com os clientes.

Aberto sete dias por semana, o Camden Market é composto por barracas e lojas que vendem de tudo: roupas vintage ou jóias feitas à mão. Aqui encontrará botas gigantes penduradas sob as entradas das lojas, mobiliário feito à mão ou discos em vinil. 

Se procura t-shirts com mensagens estranhas, lembranças de Londres, fazer uma tatuagem ou regressar a casa com um piercing, então Camden é o local indicado.

Leia também

7 dias, 7 bairros de Londres (e atracções em cada um)

Em Camden nunca irá passar fome. Poderá ter fome por alguns instantes, mas a variedade de tendas com comida é imensa e o problema resolve em poucos segundos. E até pode provar uma guloseima bem fresca: gelado de nitrogénio, enquanto aprecia a beleza do Regent’s Canal.

Perto do Camden Lock Market existe também uma excelente sala de espectáculos: a Roundhouse. Se quiser comer bem e ser atendido com um sorriso opte pelo Hawraman Cafe (antigamente chamado de My Village Cafe) – fora do mercado dos estábulos.

Horário do Camden Market

Dia de visita recomendado: Quarta-feira

Segunda a Domingo10h00 – 18h00

Transportes mais próximos do Camden Market

Camden Town, Chalk Farm (Northern Line)

4 Borough Market

O Borough Market é um dos mais antigos mercados de Londres e do Reino Unido. Foca-se, sobretudo, em produtos frescos e gourmet. Foto: Jorge Duarte Estevão

Localizado no coração de Londres, em London Bridge, o Borough Market é o paraíso para os amantes da comida. Pode deambular por horas num dos principais mercados em Londres e ter dificuldade em guiar o seu olfacto pelas várias bancas.

Leia também

Temperate House reabre nos jardins botânicos de Londres

Como apreciador de queijo, perco-me durante largos minutos a provar algumas das variedades ali existentes e, claro, também aproveito para comprar alguns produtos frescos ou doces. Pode petiscar, mas existem também restaurantes convencionais onde pode demorar-se à mesa. Na Three Crown Square, pode também comprar frutas, vegetais, carne ou peixe.

A melhor dica para a visita ao Borough Market: leve o estômago vazio e a carteira cheia. Os preços no Borough Market não são particularmente atractivos, mas a qualidade é elevada e, ao final do dia, alguns vendedores reduzem o preço. 

Se tiver tempo (e dinheiro) pode fazer um tour gastronómico que inclui o Borough Market.

Por estar localizado no centro de Londres, é particularmente visitado por turistas, pelo que mais uma vez recomendo que evite o fim-de-semana ou será “esmagado” por milhares de outros visitantes. Este não é um dos mercados em Londres para tirar fotos, é mesmo para aproveitar e celebrar a diversidade e qualidade de comida disponível.

Horário do Borough Market

Dia de visita recomendado: Quinta-feira

Segunda a Quinta-feira10h00 – 17h00
Sexta-feira10h00 – 18h00
Sábado8h00 – 17h00
DomingoEncerrado (excepto em Dezembro)

Transportes mais próximos do Borough Market

London Bridge (Jubilee, Northern lines, Southern, Thameslink, Southeastern (comboios)

5 Portobello Market

O Portobello Market é um dos mercados mais populares de Londres, destacando-se pelas antiquarias. Também há bancas com comida e bebida de todas as origens e para todos os gostos. Foto: Jorge Duarte Estevão

Muitos dos visitantes ao Portobello Market fazem-no pela sua charmosa localização: perto de Notting Hill. O filme Notting Hill – com Hugh Grant e Julia Roberts – ajudou a catapultar o Portobello Market, tornando-o num dos mais populares mercados em Londres. Prepare a máquina fotográfica, pois este é um mercado muito fotogénico.

O mercado em Portobello Road funciona deste o século XIX e é agora particularmente famoso pela venda de antiguidades. Actualmente, pode encontrar dezenas de bancas que vendem desde fruta, vegetais e pão, até cartazes, roupa, música, artesanato e arte como fotografias e pinturas.

Se estiver com saudades de um pastel de nata pode visitar a Pastelaria Lisboa, que vende provavelmente, os melhores pastéis de nata de Londres – mas o atendimento necessita de ser melhorado e as casas de banho também. Aliás, esta pastelaria já merecia umas intensas obras de renovação.

Horário do Portobello Market

Dia de visita recomendado: Sexta-feira

Segunda a Quarta-feira9h00 – 18h00
Quinta-feira9h00 – 13h00
Sexta-feira e Sábado9h00 – 19h00
DomingoEncerrado

Transportes mais próximos do Portobello Market

Ladbroke Grove: (Circle, Hammersmith & City line), Notting Hill Gate (Circle, District e Central line)

6 Billingsgate Market

Peixe fresco é a imagem de marca do Billingsgate Market, na zona Este da cidade de Londres.

No Billingsgate Market, quem reina é o peixe. Nenhum dos mercados em Londres é tão verdadeiro e fiel como o Billingsgate Market. Este mercado não persuade visitantes convencer para comprar alimentos, como no Borough Market, nem sequer ambiciona convencer ninguém a comprar bugigangas, como em Portobello Market ou a fazer uma tatuagem, como em Camden Town. Localizado no Leste de Londres, é o maior mercado de peixe do Reino Unido.

O Billingsgate Market está aberto de terça a sábado – a partir das quatro da madrugada – e uma média de 25 mil quilos de peixe são vendidos todos os anos. Normalmente, o negócio termina por volta das 7h00. É aconselhável levar roupa extra ou estar preparado para ir mudar de roupa ao hotel, pois é muito provável que traga algum do cheiro a peixe consigo…

Horário do Billingsgate Market

Dia de visita recomendado: Sábado

Domingo, Segunda-feiraEncerrado
Terça a Sábado4h00 – 8h30

Transportes mais próximos do Billingsgate Market

Canary Wharf (Jubilee Line) e Blackwall (DLR)

7 Brick Lane Market

Brick Lane é uma zona que se tornou popular nos últimos anos, sobretudo pelo mercado de rua e pela presença de jovens artistas. Móveis em segunda mão e bastante culinária internacional são pontos de referência. Foto: Jorge Duarte Estevão

O Brick Lane Market é uma rede de mercados cobertos e de ruas, numa atmosfera vibrante da zona Leste de Londres. Visitar o mercado de Brick Lane é mergulhar num estilo de vida peculiar, que inclui cafés judaicos, restaurantes do Bangladesh, lojas de seda da Índia. Este é um lugar predilecto para provar comida asiática, com destaque para as refeições com aroma a caril ou bagels.

Brick Lane é igualmente um centro artístico que vive do e para o caos, sendo frequentado por jovens que procuram móveis Art Déco ou roupas de couro em segunda mão. Não deixe também de reparar no trabalho de artistas nas paredes dos prédios desta zona de Londres.

O Brick Lane Market é um dos mais originais e atraentes mercados em Londres.

Horário do Brick Lane Market

Dia de visita recomendado: Domingo

Segunda – Sexta-feiraEncerrado
Sábado11h00 – 18h00
Domingo10h00 – 17h00

Transportes mais próximos do Brick Lane Market

Aldgate East (District, Hammersmith & City lines), Liverpool Street (Circle Line), Shoreditch High Street, Whitechapel (Overground)

Arte e Cultura Cidades

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Biogradska Gora, onde os troncos tocam em harmonia

Visitar Gales — roteiro das (melhores) praias às montanhas

Trilho de São Lourenço — a beleza passo a passo pela Ria Formosa

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Prefiro ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Dicas de viagem e descontos?

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Mais lidos

Como superar o pânico de voar? Estratégias e dicas
3 dias na Beira-Baixa — o que ver e onde parar na road-trip pela (bela) região
Tudo o que precisa saber para ver a Aurora Boreal (além da sorte)
Brecon Beacons — um dos parques naturais mais bonitos de Gales
O que visitar em Belgrado – a fascinante capital da Sérvia
Dubrovnik e Kotor? Qual a melhor cidade para visitar?

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Vamos partir numa aventura?

venha-viajar-comigo-jorge-duarte-estevao-papa-leguas

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2022 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .