Quais serão os castelos mais bonitos da Escócia? O país é, normalmente, associada à gaita de foles, homens vestidos com saias (kilts) lagos, montanhas e castelos. Algumas estimativas apontam para mais de 1500 castelos neste país do Reino Unido.
As estimativas mais optimistas tendem a incluir castelos onde as ruínas já não são visíveis. Qualquer contagem real do número de castelos na Escócia tem que considerar os que atendem ao principal propósito — servir de escudo contra ataques de inimigos.
Para considerar a beleza do edifício é também importante avaliar a sua localização e paisagem em redor. Os castelos escoceses foram construídos principalmente para defesa e, por isso, muitos encontram-se no topo de penhascos com vista para o mar ou nas margens de lagos.
A Escócia está repleta de castelos fascinantes, mas pode ser difícil escolher quais visitar. Da fortaleza que domina o horizonte de Edimburgo às estruturas magníficas da Ilha de Skye, ou à beleza dos castelos das Terras Altas, estes são alguns dos castelos mais bonitos da Escócia.
Rota dos Castelos da Escócia
1 Castelo de Kilchurn
O Castelo de Kilchurn é, na minha opinião, um dos mais bonitos da Escócia, pelo simples facto de estar erguido numa posição invejável. A paisagem em redor é absolutamente genial e até nos dias mais cinzentos, este castelo escocês é digno de uma visita.
Existem poucos castelos mais pitorescos na Escócia do que Kilchurn, perto de Dalmally, em Argyll. Construído numa pequena ilha no Loch Awe, é um dos numerosos castelos erguidos pelo poderoso Clã Campbell, que exerceu o controlo de parte do Oeste da Escócia no final do período medieval.
As vistas do topo para o Loch Awe ou da margem para o castelo — com o pico de Ben Cruachan ao fundo — são fabulosas. Para chegar ao Castelo de Kilchurn há pequenos barcos para atravessar o Loch Awe.
Horário: 1 de Abril a 30 de Setembro das 9h30 às 17h30
Preço do bilhete: Grátis
2 Castelo de Eilean Donan
O Castelo de Eilean Donan é, provavelmente, um dos castelos mais bonitos da Escócia e, por isso, um dos mais fotografados.
Aliás, é impensável viajar pelas Terras Altas da Escócia e não visitar Eilean Donan. Está localizado na junção dos lagos Long, Duich e Alsh e no meio de uma pitoresca paisagem natural.
Os clãs tiveram um papel significativo na história da Escócia e o Eilean Donan serviu de refúgio aos clãs MacKenzie e MacRae, até ter sido parcialmente destruído no levante Jacobita, por volta de 1719. No século XX, foi reconstruído, tendo aberto ao público em 1932.
Este castelo escocês ficou também célebre devido a filmes como Highlander e James Bond — O mundo não chega. Para chegar ao Castelo de Eilean Donan só tem de atravessar uma única ponte.
Horário: 10h às 16h no Inverno e das 10h às 18h no Verão
Encerra na Véspera de Natal, dia de Natal e dia seguinte e 3, 8 e 28 de novembro.
Preço do bilhete: 10£
3 Castelo de Dunnottar
Gostei bastante da visita ao Castelo de Dunnottar, em Stonehaven. Um dos motivos porque considero este um dos castelos mais bonitos da Escócia é pela localização sublime, dramática e arrojada.
Está construído no topo de um penhasco com vista para a costa Nordeste do país e exposto aos elementos de erosão como o mar e o vento. Foi também aqui que durante largos meses um grupo de fiéis defendeu as jóias da coroa escocesa, ante ofensivas alheias.
Embora esteja em ruínas, esta fortaleza medieval está associada à história escocesa e a personalidades como William Wallace e Charles II, antes de se tornar rei.
Para chegar ao Castelo de Dunnottar, terá de fazer uma pequena caminhada, mas garanto-lhe que vale bem a pena todos os passos dados.
Horário: O Castelo abre sempre às 10h, mas encerra em horários diversos ao longo do ano. Consulte o site oficial antes da sua visita para informação exacta.
Encerra no Dia de Natal e dia seguinte e 1 e 2 de Janeiro. O castelo pode encerrar sem grande aviso prévio, devido a ventos fortes ou tempestades.
Preço do bilhete: 8£ (tem de ser comprado online)
4 Castelo de Edimburgo
O Castelo de Edimburgo é a principal atracção da capital da Escócia, recebendo mais de um milhão de turistas todos os anos.
Historicamente foi uma fortaleza importante, palco de distúrbios e conflitos, incluindo as Guerras da Independência da Escócia e o levante jacobita. Consta que terá estado cercado mais de 20 vezes.
O Castelo de Edimburgo é visível de quase todos os pontos da cidade e se decidir visitar Edimburgo em dois dias, é uma das atracções imperdíveis. Além de lugar de batalhas decisivas na história escocesa, é também uma das várias residências oficiais da Rainha de Inglaterra.
Horário: 1 Outubro a 31 de Março das 9h30 às 17h | 1 de Agosto a 30 de Setembro das 9h30 às 18h. Consulte o site oficial antes da sua visita para informação exacta.
Encerra nos dias 25 e 26 de Dezembro.
Preço do bilhete: 15,50£ (tem de ser comprado online)
5 Castelo de Dunrobin
O Castelo de Dunrobin é, quiçá, o maior castelo da Escócia, dispondo de 189 quartos. Foi, durante séculos, lar dos condes e duques de Sutherland.
Situado nas Terras Altas, perto de Dornoch, foi implantado no meio de uma paisagem deslumbrante com bonitos jardins e com vista para Moray Firth e para o Mar do Norte.
O Castelo de Dunrobin apresenta algumas aparências com edifícios franceses, devido às suas torres em forma de cone, embora tenha sido inicialmente projectado por Sir Robert Lorimer.
Horário: 1 de Abril a 31 de Outubro das 11h às 16h00
Preço do bilhete: 11£
6 Castelo de Caerlaverock
O Castelo de Caerlaverock foi construído em forma de triângulo, com imponentes paredes de arenito e torres em cada esquina. Está situado num local inspirador, perto de Glencaple, em Dumfries & Galloway.
A história turbulenta do castelo deve-se à proximidade com Inglaterra e aí houve brutais conflitos transfronteiriços, tendo sido alvo de cercos (e capturado) em várias ocasiões.
A forma triangular de Caerlaverock é única entre os castelos britânicos, enquanto o fosso e os espaços verdes permitem que seja considerado um dos castelos mais bonitos da Escócia. A área em redor do Castelo de Caerlaverock é reconhecida pela riqueza de fauna e flora.
Horário: 21 de Agosto a 31 de Outubro das 10h às 16h
Encerra a 25 e 26 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro
Preço: 6£
7 Castelo de Duart
Localizado na Ilha de Mull, o Castelo Duart data do século XII e tem uma localização estratégica. O castelo protege as falésias, enquanto desfruta de uma das posições mais invejáveis da costa Oeste da Escócia.
O Castelo de Duart conta 800 anos de história, incluindo quatro séculos de um dos mais antigos clãs da Escócia (os Macleans) e é um dos últimos castelos de clã de propriedade privada sobreviventes na Escócia.
Os visitantes podem caminhar pelas masmorras e admirar a posição estratégica do castelo no final de uma península, com vista para o Estreito de Mull.
O Castelo Duart foi palco de rodagem do filme A Armadilha (Entrapment), com o escocês Sean Connery e a galesa Catherine Zeta-Jones.
Horário: Abril das 11h às 16h | 1 de Maio a 18 de Outubro das 10h30 às 17h
Encerra entre Outubro e Abril
Preço: 8£
8 Castelo de Stirling
O Castelo de Stirling é um dos castelos mais importantes da Escócia em termos históricos e arquitectónicos e foi residência real antes da união entre a Escócia e Inglaterra.
A localização no topo de uma falésia, em Stirling Sill, é soberba, mas devido ao passado tumultuado, muitos castelos escoceses sofreram cercos. O Castelo de Stirling não foi excepção e, em pelo menos oito ocasiões, a fortaleza esteve sitiada.
Por volta do século XVII, a importância do castelo como residência real diminuiu e era usado principalmente para fins militares e até como prisão.
Do alto do penhasco vulcânico, o castelo guardou durante séculos o ponto de passagem mais baixo do Rio Forth e continua a ser um enorme símbolo da independência escocesa.
Horário: 1 de Agosto a 30 de Setembro das 9h30 às 18h e 1 de Outubro a 31 de Março das 9h30 às 17h
Encerra a 25 e 26 de Dezembro
Preço: 14£
9 Castelo de Dunvegan
Na costa noroeste da Ilha de Skye está — o que se estima ser — o castelo mais antigo continuamente habitado por uma família na Escócia. Tal como desde há 800 anos, o Clã MacLeod continua a liderar o Castelo de Dunvegan.
Com 42 mil hectares de terreno, nas margens do Loch Dunvegan, a estrutura impõe-se na paisagem, enquanto no interior pode ser admirada uma exposição de relíquias, medalhas, móveis antigos ou pinturas a óleo.
Quem visita um dos mais bonitos castelos da Escócia (como o Castelo de Dunvegan) pode optar por passear pelos jardins ou fazer um passeio de barco para ver a colónia de focas residente.
Horário: Das 10h às 17h30
Encerra a 25 e 26 de Dezembro
Preço: 14£
10 Castelo de Urquhart
O Castelo de Urquhart já foi considerado um dos maiores castelos, mas agora só sobra a casa da torre. O passado é tumultuoso, mas as vistas deslumbrantes sobre o Loch Ness são sublimes e relaxantes.
Este castelo é um dos mais visitados na Escócia (ou pelo menos um dos mais vistos), pois está situado nas margens do famoso Loch Ness.
Suba ao topo da torre para tentar vislumbrar o Monstro do Loch Ness, talvez tenha sorte… ou talvez não. Diz-se que aí ocorreram milagres ainda no século VI, pelo que tudo é possível.
Espreite o interior das celas da antiga prisão ou a opulência do salão onde decorriam os banquetes.
Horário: 1 de Agosto a 30 de Setembro das 9h30 às 18h | 1-31 de Outubro das 9h30 às 17h | 1 de Novembro a 31 de Março das 9h30 às 16h30
Encerra a 25 e 26 de Dezembro
Preço: 9,60£
Castelos na Escócia onde ficar alojado
Agora que já tomou nota dos castelos mais bonitos da Escócia, que tal ficar alojado num castelo quando visitar a Escócia?
Leu bem, pois é possível ficar alojado num castelo na Escócia e em alguns nem precisa de pagar uma exorbitância. Para consultar os preços e disponibilidade só tem de clicar nos links abaixo.
- Castelo Glengorm (9.7)
- Castelo Levan (9.5)
- Castelo Glengarry (9.3)
- Castelo Glenapp (9.2)
- Castelo de Inverlochy (9.2)
- Castelo Fonab (9.2)
- Castelo Cornhill (9.2)
- Castelo Sherbrooke (8.9)
- Castelo Dalmunzie (8.4)
- Castelo Tulloch (8.1)
Mapa dos Castelos na Escócia
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Escócia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.