Quais serão os castelos mais bonitos da Escócia? O país é, normalmente, associada à gaita de foles, homens vestidos com saias (kilts) lagos, montanhas e castelos. Algumas estimativas apontam para mais de 1500 castelos neste país do Reino Unido.
As estimativas mais optimistas tendem a incluir castelos onde as ruínas já não são visíveis. Qualquer contagem real do número de castelos na Escócia tem que considerar os que atendem ao principal propósito — servir de escudo contra ataques de inimigos.
Para considerar a beleza do edifício é também importante avaliar a sua localização e paisagem em redor. Os castelos escoceses foram construídos principalmente para defesa e, por isso, muitos encontram-se no topo de penhascos com vista para o mar ou nas margens de lagos.
A Escócia está repleta de castelos fascinantes, mas pode ser difícil escolher quais visitar. Da fortaleza que domina o horizonte de Edimburgo às estruturas magníficas da Ilha de Skye, ou à beleza dos castelos das Terras Altas, estes são alguns dos castelos mais bonitos da Escócia.
Rota dos Castelos da Escócia
1 Castelo de Kilchurn
O Castelo de Kilchurn é, na minha opinião, um dos mais bonitos da Escócia, pelo simples facto de estar erguido numa posição invejável. A paisagem em redor é absolutamente genial e até nos dias mais cinzentos, este castelo escocês é digno de uma visita.
Existem poucos castelos mais pitorescos na Escócia do que Kilchurn, perto de Dalmally, em Argyll. Construído numa pequena ilha no Loch Awe, é um dos numerosos castelos erguidos pelo poderoso Clã Campbell, que exerceu o controlo de parte do Oeste da Escócia no final do período medieval.
As vistas do topo para o Loch Awe ou da margem para o castelo — com o pico de Ben Cruachan ao fundo — são fabulosas. Para chegar ao Castelo de Kilchurn há pequenos barcos para atravessar o Loch Awe.
Horário: 1 de Abril a 30 de Setembro das 9h30 às 17h30
Preço do bilhete: Grátis
2 Castelo de Eilean Donan
O Castelo de Eilean Donan é, provavelmente, um dos castelos mais bonitos da Escócia e, por isso, um dos mais fotografados.
Aliás, é impensável viajar pelas Terras Altas da Escócia e não visitar Eilean Donan. Está localizado na junção dos lagos Long, Duich e Alsh e no meio de uma pitoresca paisagem natural.
Os clãs tiveram um papel significativo na história da Escócia e o Eilean Donan serviu de refúgio aos clãs MacKenzie e MacRae, até ter sido parcialmente destruído no levante Jacobita, por volta de 1719. No século XX, foi reconstruído, tendo aberto ao público em 1932.
Este castelo escocês ficou também célebre devido a filmes como Highlander e James Bond — O mundo não chega. Para chegar ao Castelo de Eilean Donan só tem de atravessar uma única ponte.
Horário: 10h às 16h no Inverno e das 10h às 18h no Verão
Encerra na Véspera de Natal, dia de Natal e dia seguinte e 3, 8 e 28 de novembro.
Preço do bilhete: 10£
3 Castelo de Dunnottar
Gostei bastante da visita ao Castelo de Dunnottar, em Stonehaven. Um dos motivos porque considero este um dos castelos mais bonitos da Escócia é pela localização sublime, dramática e arrojada.
Está construído no topo de um penhasco com vista para a costa Nordeste do país e exposto aos elementos de erosão como o mar e o vento. Foi também aqui que durante largos meses um grupo de fiéis defendeu as jóias da coroa escocesa, ante ofensivas alheias.
Embora esteja em ruínas, esta fortaleza medieval está associada à história escocesa e a personalidades como William Wallace e Charles II, antes de se tornar rei.
Para chegar ao Castelo de Dunnottar, terá de fazer uma pequena caminhada, mas garanto-lhe que vale bem a pena todos os passos dados.
Horário: O Castelo abre sempre às 10h, mas encerra em horários diversos ao longo do ano. Consulte o site oficial antes da sua visita para informação exacta.
Encerra no Dia de Natal e dia seguinte e 1 e 2 de Janeiro. O castelo pode encerrar sem grande aviso prévio, devido a ventos fortes ou tempestades.
Preço do bilhete: 8£ (tem de ser comprado online)
4 Castelo de Edimburgo
O Castelo de Edimburgo é a principal atracção da capital da Escócia, recebendo mais de um milhão de turistas todos os anos.
Historicamente foi uma fortaleza importante, palco de distúrbios e conflitos, incluindo as Guerras da Independência da Escócia e o levante jacobita. Consta que terá estado cercado mais de 20 vezes.
O Castelo de Edimburgo é visível de quase todos os pontos da cidade e se decidir visitar Edimburgo em dois dias, é uma das atracções imperdíveis. Além de lugar de batalhas decisivas na história escocesa, é também uma das várias residências oficiais da Rainha de Inglaterra.
Horário: 1 Outubro a 31 de Março das 9h30 às 17h | 1 de Agosto a 30 de Setembro das 9h30 às 18h. Consulte o site oficial antes da sua visita para informação exacta.
Encerra nos dias 25 e 26 de Dezembro.
Preço do bilhete: 15,50£ (tem de ser comprado online)
5 Castelo de Dunrobin
O Castelo de Dunrobin é, quiçá, o maior castelo da Escócia, dispondo de 189 quartos. Foi, durante séculos, lar dos condes e duques de Sutherland.
Situado nas Terras Altas, perto de Dornoch, foi implantado no meio de uma paisagem deslumbrante com bonitos jardins e com vista para Moray Firth e para o Mar do Norte.
O Castelo de Dunrobin apresenta algumas aparências com edifícios franceses, devido às suas torres em forma de cone, embora tenha sido inicialmente projectado por Sir Robert Lorimer.
Horário: 1 de Abril a 31 de Outubro das 11h às 16h00
Preço do bilhete: 11£
6 Castelo de Caerlaverock
O Castelo de Caerlaverock foi construído em forma de triângulo, com imponentes paredes de arenito e torres em cada esquina. Está situado num local inspirador, perto de Glencaple, em Dumfries & Galloway.
A história turbulenta do castelo deve-se à proximidade com Inglaterra e aí houve brutais conflitos transfronteiriços, tendo sido alvo de cercos (e capturado) em várias ocasiões.
A forma triangular de Caerlaverock é única entre os castelos britânicos, enquanto o fosso e os espaços verdes permitem que seja considerado um dos castelos mais bonitos da Escócia. A área em redor do Castelo de Caerlaverock é reconhecida pela riqueza de fauna e flora.
Horário: 21 de Agosto a 31 de Outubro das 10h às 16h
Encerra a 25 e 26 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro
Preço: 6£
7 Castelo de Duart
Localizado na Ilha de Mull, o Castelo Duart data do século XII e tem uma localização estratégica. O castelo protege as falésias, enquanto desfruta de uma das posições mais invejáveis da costa Oeste da Escócia.
O Castelo de Duart conta 800 anos de história, incluindo quatro séculos de um dos mais antigos clãs da Escócia (os Macleans) e é um dos últimos castelos de clã de propriedade privada sobreviventes na Escócia.
Os visitantes podem caminhar pelas masmorras e admirar a posição estratégica do castelo no final de uma península, com vista para o Estreito de Mull.
O Castelo Duart foi palco de rodagem do filme A Armadilha (Entrapment), com o escocês Sean Connery e a galesa Catherine Zeta-Jones.
Horário: Abril das 11h às 16h | 1 de Maio a 18 de Outubro das 10h30 às 17h
Encerra entre Outubro e Abril
Preço: 8£
8 Castelo de Stirling
O Castelo de Stirling é um dos castelos mais importantes da Escócia em termos históricos e arquitectónicos e foi residência real antes da união entre a Escócia e Inglaterra.
A localização no topo de uma falésia, em Stirling Sill, é soberba, mas devido ao passado tumultuado, muitos castelos escoceses sofreram cercos. O Castelo de Stirling não foi excepção e, em pelo menos oito ocasiões, a fortaleza esteve sitiada.
Por volta do século XVII, a importância do castelo como residência real diminuiu e era usado principalmente para fins militares e até como prisão.
Do alto do penhasco vulcânico, o castelo guardou durante séculos o ponto de passagem mais baixo do Rio Forth e continua a ser um enorme símbolo da independência escocesa.
Horário: 1 de Agosto a 30 de Setembro das 9h30 às 18h e 1 de Outubro a 31 de Março das 9h30 às 17h
Encerra a 25 e 26 de Dezembro
Preço: 14£
9 Castelo de Dunvegan
Na costa noroeste da Ilha de Skye está — o que se estima ser — o castelo mais antigo continuamente habitado por uma família na Escócia. Tal como desde há 800 anos, o Clã MacLeod continua a liderar o Castelo de Dunvegan.
Com 42 mil hectares de terreno, nas margens do Loch Dunvegan, a estrutura impõe-se na paisagem, enquanto no interior pode ser admirada uma exposição de relíquias, medalhas, móveis antigos ou pinturas a óleo.
Quem visita um dos mais bonitos castelos da Escócia (como o Castelo de Dunvegan) pode optar por passear pelos jardins ou fazer um passeio de barco para ver a colónia de focas residente.
Horário: Das 10h às 17h30
Encerra a 25 e 26 de Dezembro
Preço: 14£
10 Castelo de Urquhart
O Castelo de Urquhart já foi considerado um dos maiores castelos, mas agora só sobra a casa da torre. O passado é tumultuoso, mas as vistas deslumbrantes sobre o Loch Ness são sublimes e relaxantes.
Este castelo é um dos mais visitados na Escócia (ou pelo menos um dos mais vistos), pois está situado nas margens do famoso Loch Ness.
Suba ao topo da torre para tentar vislumbrar o Monstro do Loch Ness, talvez tenha sorte… ou talvez não. Diz-se que aí ocorreram milagres ainda no século VI, pelo que tudo é possível.
Espreite o interior das celas da antiga prisão ou a opulência do salão onde decorriam os banquetes.
Horário: 1 de Agosto a 30 de Setembro das 9h30 às 18h | 1-31 de Outubro das 9h30 às 17h | 1 de Novembro a 31 de Março das 9h30 às 16h30
Encerra a 25 e 26 de Dezembro
Preço: 9,60£
Castelos na Escócia onde ficar alojado
Agora que já tomou nota dos castelos mais bonitos da Escócia, que tal ficar alojado num castelo quando visitar a Escócia?
Leu bem, pois é possível ficar alojado num castelo na Escócia e em alguns nem precisa de pagar uma exorbitância. Para consultar os preços e disponibilidade só tem de clicar nos links abaixo.
- Castelo Glengorm (9.7)
- Castelo Levan (9.5)
- Castelo Glengarry (9.3)
- Castelo Glenapp (9.2)
- Castelo de Inverlochy (9.2)
- Castelo Fonab (9.2)
- Castelo Cornhill (9.2)
- Castelo Sherbrooke (8.9)
- Castelo Dalmunzie (8.4)
- Castelo Tulloch (8.1)
Mapa dos Castelos na Escócia
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!