Existem vários locais onde ver a Aurora Boreal – o ballet colorido que invade os céus nas longas noites de Outono e Inverno. Da Europa à América do Norte, o fenómeno natural das luzes do norte é uma das experiências que não deve perder.
Irá ficar maravilhado, até diria em êxtase se visitar um destes locais e tiver a sorte de ser acompanhado pelas cores e tons de azul, verde e magenta que pintam os céus estrelados.
Não só céus pintados pela Aurora Boreal, mas também pela Aurora Austral. Esta acontece apenas no Hemisfério Sul, em locais como a Patagónia, na Argentina, ou Chile, Nova Zelândia ou Austrália. No entanto, porque é mais fácil (e talvez barato) viajar para o Hemisfério Norte, esta lista apenas inclui locais onde assistir à Aurora Boreal nas regiões norte do planeta.
Locais do Hemisfério Norte onde ver a Aurora Boreal
1 Noruega
As ilhas de Lofoten, na Noruega, são um dos melhores locais onde ver a Aurora Boreal. Há muito tempo que desejo visitar esta região da Noruega, mas por um ou outro motivo ainda não consegui. A região é incrivelmente bela, mesmo sem a presença das luzes do norte.
E, quando as noites mágicas acontecem, Lofoten transforma-se num cenário surreal que envolve casas tradicionais reflectidas nas calmas águas, enquanto as montanhas conferem outro toque extra.
Lofoten não é, porém, o único local na Noruega onde poderá testemunhar as luzes do norte, já que Tromso é também muito conhecido pela elevada percentagem de avistamentos do fenómeno. Outros lugares da Noruega incluem Lyngenfjord, Svalbard (e ursos polares), Cabo do Norte, Vesteralen, Bordo ou Narvik.
Recomendações para hotel em Tromso e Lofoten
- Ersfjordbotn Brygge
- Sondre Foroya Gard
- Red Old House Tromso Apartment
- Tromso City Apartments
- Fish Factory
- Thon Hotel Lofoten
- Sydalen house
2 Suécia
Se deseja ver este fenómeno natural ao vivo (e percebo que assim seja), a Suécia é um dos melhores lugares do planeta onde ver ver a Aurora Boreal. Aliás, foi o país que primeiro pensei visitar quando planeei a minha “caça” às luzes do norte, mas decidi optar pela Finlândia, preferindo as paisagens finlandesas, além dos preços serem também mais simpáticos do que na Noruega ou Suécia.
Embora não haja garantias de visibilidade em qualquer um dos lugares desta lista, um dos locais onde poderá ser recompensado na sua “caça” às luzes do norte é no Parque Nacional Abisko.
Abisko é uma região sueca reconhecida por ter céu limpo muitas vezes – um factor fundamental. E nas imediações até existe o famoso hotel do gelo onde pode dormir (ou tentar). Outros locais incluem Jukkasjärvi e Tärendö.
Recomendações para hotel em Abisko
3 Islândia
A Islândia é um dos lugares onde pode ver a Aurora Boreal e, sem dúvida, um dos mais procurados. Devido à localização geográfica, é possível ver as luzes do norte em quase todo o território da Islândia, mas existe um lugar perfeito: o glaciar e lagoa de Jokulsárlón, a mais de 250 km de Reykjavik.
Jokulsárlón é conhecida como “A Jóia da Coroa da Islândia”, com um iceberg como pano de fundo e as águas da lagoa a servirem de espelho para o bailado da Aurora Boreal.
Se não quiser viajar até tão longe, pode mesmo ver o espectáculo de luz e cor nos arredores da capital islandesa, Reykjavík, em particular no farol de Grótta, na área de Öskjuhlíð ou num dos parques da cidade como Laugardalur.
Recomendações para hotel em Reykjavík
- Island Apartments
- Alfred’s Studios
- Ódinsvé Hotel Apartments
- Midgardur by Center Hotels
- Eyja Guldsmeden Hotel
4 Finlândia
Foi na Finlândia que, pela primeira vez, assisti à aparição da Aurora Boreal. E a sorte protegeu-me em várias noites durante a minha estadia na Lapónia finlandesa. Em qualquer local acima do Círculo Polar Ártico pode ver a Aurora Boreal, mas há alguns lugares melhores que outros.
Por exemplo, em Inari, onde estive, é um local que pessoalmente recomendo. Não só irá ter poucos turistas por companhia, mas também poderá passar algumas noites acompanhado pelas mágicas luzes.
Também existem locais mais a sul onde poderá assistir ao fenómeno, mas a percentagem de isso acontecer é bem mais reduzida. No site do instituto de meteorologia finlandês, até existe um serviço de alerta para as Luzes do Norte, que pode subscrever.
Recomendações para hotel em Inari
5 Escócia
Dos sete locais em que pode ver a Aurora Boreal, a Escócia é o que é menos associado com as luzes do norte. No entanto, nos últimos anos a intensidade do fenómeno tem aumentado em território escocês. Aliás, em pleno Agosto (em alguns anos) houve registos em algumas regiões da Escócia, pelo que é um local a considerar.
E a verdade é que o norte da Escócia se situa na mesma latitude de Stavanger, na Noruega, ou de algumas zonas do Alasca.
Talvez não deva visitar a Escócia de propósito por este motivo, mas se viajar para a Escócia — um dos meus países favoritos — então fique atento ao céu, durante a noite, porque pode ter uma grande surpresa.
Recomendo o Parque Nacional Cairngorms, inserido numa região de excepcional beleza, com poucos habitantes, e reduzida poluição luminosa.
Porém, na Escócia existem outros locais onde talvez consiga deliciar-se com este espectáculo natural, como o Parque florestal de Galloway, Perthshire ou as ilhas de Shetland ou Orkney ou o ponto mais a norte da Isle of Skye.
Recomendações para hotel na Escócia
6 Canadá
A lista de locais onde pode ver a Aurora Boreal não é um fenómeno exclusivo do continente europeu. Se atravessar o Atlântico, poderá observar as luzes do norte na região de Churchill, na província canadiana de Manitoba. Este é considerado um dos melhores lugares da América do Norte para testemunhar a aparição da Aurora Boreal.
Além disso, nesta zona também poderá encontrar ursos polares e se as luzes não aparecerem à noite nesta zona do Canadá, pelo menos a viagem não foi totalmente em vão. Outro local recomendado é a cidade de Yellowknife, onde até existe um lugar chamado Aurora Village.
Recomendações para hotel em Churchill
7 Estados Unidos da América
Com milhões de hectares de florestas virgens, o Parque Nacional e Reserva de Denali, no Alasca, localizado a cerca de 400 quilómetros de Anchorage, é um destino favorito devido aos amplos espaços abertos, paisagens montanhosas e vida selvagem.
O parque é também um dos melhores lugares nos EUA para ver as luzes do norte, graças à inexistência de poluição luminosa.
O Outono é um dos melhores momentos para ver as luzes do norte nos EUA. Devido à localização geográfica, perto do Polo Norte, a área em redor da cidade de Fairbanks é uma zona onde existe maior probabilidade de visualizar a Aurora Boreal.
Outros locais nos Estados Unidos onde o bailado ocorre com frequência são a Floresta Nacional de Idaho Panhandle, Refúgio Nacional da Vida Selvagem de Aroostook, no estado do Maine.
Recomendações para hotel em Denali
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel para a próxima viagem ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.