Se visitar Svaneti irá, provavelmente, ter o prazer de conhecer a região mais bonita da Geórgia e a essência do que o país pode oferecer aos visitantes. Svaneti é, invariavelmente, chamado de paraíso para caminhadas ou a Meca dos caminhantes – a par com Kazbegi.
Contudo, Svaneti e Mestia não proporcionam apenas caminhadas incríveis, vistas e paisagens de cortar a respiração, mas também glaciares, história, cultura e gastronomia. As fotos que nos impressionam com aldeias históricas de pedra, vales verdejantes e montanhas cobertas de neve provêm muitas vezes desta zona da Geórgia.
Ao visitar Svaneti estará também a explorar uma das áreas mais remotas da Geórgia, onde se avistam torres de defesa medievais, natureza de tirar o fôlego, muitos dos picos mais altos da cordilheira do Cáucaso (a mais de 4000 m) e zonas classificadas como Património Mundial da UNESCO.
Em Svaneti não existe a necessidade de um hotel de luxo ou marketing visual. Em Svaneti irá encontrar paisagens virgens, montanhas puras, desfiladeiros profundos e rios límpidos.
Visitar Svaneti e Mestia – o que ver e fazer
Mestia
Embora a região se denomine de Svaneti, muitas vezes usa-se o nome de Mestia para designar esta zona. Localizada a 1500 metros acima do nível do mar, Mestia é a base perfeita para explorar a região de Svaneti e para se familiarizar com a cultura única da região. A partir daqui, pode caminhar até aos glaciares, aprender sobre a cultura Svan no museu, experimentar iguarias locais e esquiar num dos resorts de esqui da Geórgia.
Caminhada até aos glaciares
Se não gosta de longas caminhadas então ao visitar Svaneti pode caminhar até ao Glaciar Chaladi. A apenas 1800 metros acima do nível do mar, a caminhada de dificuldade média com uma pequena elevação demora, na totalidade, entre e cinco e seis horas.
Caminhar até aos belos lagos Koruldi
Na Geórgia irá encontrar não só montanhas, mas também bonitos lagos, como aqueles na base do Monte Ushba – os lagos Koruldi – a 2200 metros acima do nível do mar e que oferecem das vistas mais deslumbrantes da área circundante e de toda a Geórgia. Irá demorar cerca de três horas de caminhada para cada lado.
A alternativa é subir até aí de jipe – sim é possível – e depois regressar a pé. Aconselho-o, porém, a subir acima dos lagos – até aos 3000 metros de altitude – pois aí terá vistas ainda mais sublimes, quiçá as melhores paisagens de montanha que vi em todas as minhas viagens pelo mundo – sem exagero.
Ushguli – visita à localidade mais alta da Europa
Se vai visitar Svaneti e Mestia, é obrigatório dar um salto a Ushguli. Localizada a apenas duas a três horas de carro de Mestia, esta é uma aldeia a cerca de 2200 metros acima do nível do mar, no sopé do Monte Shkhara e proporciona vistas deslumbrantes das montanhas, torres de defesa medievais e encostas verdejantes.
As muitas torres de vigia medievais da vila estão cercadas por extensos prados alpinos, onde o topo das montanhas está coberto de neve, o que torna tudo ainda mais mágico. Ushguli é tão único que até foi considerado Património mundial da UNESCO.
Como lhe disse, pode ir de carro, mas também pode caminhar desde Mestia até Ushguli. Esta dura caminhada demora cerca de quatro dias, o caminho está bem marcado e o posto de turismo de Mestia tem todas as informações necessárias, incluindo mapas e rotas. Nem precisa acampar pelo caminho, pois a rota atravessa aldeias onde existem locais para pernoitar.
Esquiar
Svaneti é um destino de esqui emergente. Numa pequena área, existem dois resorts de esqui: Hatsvali e Tetnuldi. A estação mais alta fica a uma altitude superior a 3000 metros e quer competir com Gudauri como o melhor local para esquiar na Geórgia. Se gostar de desportos de neve, então visite Svaneti no Inverno.
Ir ao cinema em Mestia
Um dos momentos mais interessantes da minha viagem para Svaneti foi quando tive o prazer de assistir ao filme “Dede”. Não só foi uma excelente forma de conhecer mais da cultura da região, como também esta sessão teve a presença da realizadora e direito a perguntas dos espectadores no final.
“Dede” é um filme que conta a história de uma mulher que tenta encontrar a felicidade e procura lutar contra as tradições locais, nomeadamente o casamento arranjado. O filme foi realizado por Mariam Khatchvani, nascida e criada em Ushguli, e quase todos os protagonistas são habitantes locais sem qualquer experiência anterior em cinema. Apesar disso, a obra ganhou prémios em vários festivais de cinema.
Se visitar Mestia aproveite uma das noites para ir a este pequeno cinema, instalado na cave de um bar.
Admirar as Torres Svan
As torres Svan, são estruturas medievais usadas como torres de defesa para os habitantes locais. Na verdade eram casas fortificadas. Os Svans são um subgrupo de georgianos que fala a sua própria língua, considerados os guardiões tradicionais das passagens nas montanhas.
As casas-torre de Svaneti eram ao mesmo tempo alojamentos familiares e fortalezas, oferecendo protecção aos donos e animais e também serviram de abrigo para os bens mais valiosos de todas as famílias, ou das cópias de escrituras sagradas, ícones e relíquias religiosas. A maioria das torres remonta ao período entre os séculos IX e XII.
A turbulenta história da região obrigou a que essas fortificações permanecessem em uso. Na era mais recente, as famílias foram lentamente mudando para espaços mais confortáveis.
Informação extra
Para onde devo viajar a seguir na Geórgia?
Há tantos lugares incríveis para visitar na Geórgia, por isso não deixe de explorar alguns deles após a viagem até Svaneti. Veja as minhas sugestões para outros fantásticos destinos na Geórgia.
Quanto tempo preciso para visitar Svaneti (Mestia)
Tendo em conta que a viagem a partir de Tbilisi demora um dia inteiro ou pelo menos uma noite e parte do dia, eu recomendo, no mínimo, três dias em Svaneti. É o tempo ideal para fazer algumas caminhadas, ir ao cinema, provar a gastronomia local, entrar no ritmo lento de Mestia e também visitar Ushguli. Por isso, reserve três dias para explorar a região de Svaneti e mais dois dias para a viagem de ida e volta.
Como ir para Svaneti | Mestia
A estrada principal que liga Svaneti ao resto da Geórgia corre ao longo do rio Enguri. O governo da Geórgia reconstruiu-a para impulsionar o turismo na região, no entanto, há ainda locais onde só alguns carros mais potentes passam – até porque houve algumas derrocadas. A estrada hoje está longe de ser perfeita, mas ainda é usada pela maioria absoluta dos viajantes que seguem para Svaneti, tendo como destino Mestia.
A estrada para Mestia – e depois para Ushguli – tem bastante trânsito, sobretudo de marshrutkas ou táxis-partilhados.
De Zugdidi e Tbilisi para Mestia
A rota mais popular é de Tbilisi para Svaneti, ou seja, apanhar o comboio nocturno desde Tbilisi para Zugdidi e depois a marshrutka de três ou quatro horas até Mestia. O comboio parte de Tbilisi às 21h45 e chega a Zugdidi por volta das 6h00 e pode comprar os bilhetes online.
O preço do ingresso é de 21 GEL, mas só os pode comprar no mínimo com 20 dias de antecedência. Há também uma opção de comboio diurno, ainda a tempo de apanhar as últimas marshrutkas para Svaneti.
As marshrutkas para Mestia partem da estação de comboio de Zugdidi todos os dias. A primeira sai por volta das 6h30, imediatamente após a chegada do comboio nocturno de Tbilisi e a última por volta das 14h00. O preço da viagem de Zugdidi para Mestia é de 20 GEL por pessoa (6€).
Em último caso, também pode apanhar a marshrutka desde a estação de Samgori, em Tbilisi, mas é algo que não recomendaria. É uma viagem extremamente longa (entre 10 e 12 horas), numa carrinha velha por estradas cujas condições não são as melhores.
Voar para Mestia
Se quiser poupar tempo, também pode considerar um voo, pois existem ligações a partir do aeroporto doméstico de Natakhtari, nos arredores de Tbilisi e também a partir de Kutaisi, em pequenas aeronaves operadas pela empresa Vanilla Sky. Estas ligações custam a partir de 90 GEL (28€), mas são fortemente condicionadas pelo estado do tempo.
De Kutaisi para Mestia
Eu fui para Mestia de comboio – a partir de Kutaisi – com pernoita em Zugdidi. Aproveitei para fazer a viagem de forma pausada, mas pode seguir de forma directa numa carrinha partilhada desde Kutaisi para Mestia. O preço desta viagem é de 25 GEL e as marshrutkas saem a partir das 9h00 de uma área atrás do McDonalds.
Depois haverá ligações, normalmente a cada hora, mas é melhor estar sempre algum tempo antes do horário previsto de partida, pois os lugares desaparecem rapidamente. Se não tiver lugar, faça como eu e quebre a viagem em Zugdidi.
De Batumi para Mestia
Marshrutka é a única opção e parte da estação rodoviária principal. Como terá que trocar de autocarro em Zugdidi, essa viagem demora bastante tempo – talvez o dia inteiro.
Como sair de Svaneti
As primeiras marshrutkas para Batumi, Kutaisi, Zugdidi e Tbilisi partem logo pela manhã, por volta das 7h00 ou 8h00 e é aconselhável reservar com um dia de antecedência. Os horários nunca são fixos, pelo que deve inquirir nos pontos de venda no centro de Mestia – em frente à padaria. Embora deva haver mais ligações ao longo do dia, tudo depende da quantidade de viajantes nesse dia. Se não existir número suficiente, as carrinhas não partem.
Alugar carro para visitar Svaneti
Se optar por visitar Svaneti pelos próprios meios e alugar um carro, chegar a Mestia não será problema. A melhor estrada é a que segue de Zugdidi para Mestia, mas prepare-se para muitas curvas e condução endiabrada por parte dos locais.
Quando ir para Svaneti
Os meses de Verão, de Junho a Setembro, são os períodos mais quentes e populares para visitar Svaneti. É nesta altura que os percursos para caminhar estão livres de impedimentos e as noites são mais quentes – embora possa fazer frio também no Verão. Aliás, nos vários dias que estive em Mestia as temperaturas oscilaram entre 10 e quase 30 graus!
A região de Svaneti pode ser visitada durante todo o ano, mas a maioria dos turistas chega durante no Verão, para caminhar, e durante o inverno, para esquiar. A estação de esqui em Svaneti começa na segunda quinzena de dezembro e termina na primeira quinzena de Abril.
Eu diria que para ter a paisagem no seu esplendor a melhor altura para viajar para Svaneti é em Junho e Julhi e também em Setembro. Em Agosto também encontra bom tempo, mas muito mais gente irá estar em Mestia e pode tornar-se complicado encontrar alojamento e transporte. O início do Outono é um dos melhores períodos para caminhadas em Svaneti, pois as multidões foram embora e os dias ainda são agradáveis e secos.
Supermercado, restaurante ou ATM em Mestia?
Enquanto estiver em Svaneti, é melhor não confiar no seu cartão bancário, embora existam duas máquinas automáticas (ATM) em Mestia. Se usar (como eu) um cartão como o Wise não terá problemas, mas consta que é recorrente as máquinas não estarem a funcionar. Nas aldeias e nas casas particulares todo o pagamento é feito com dinheiro – e até em alguns restaurantes.
Mestia tem alguns cafés e restaurantes, que servem comida local por um bom preço – a maioria deles pode ser encontrada na rua principal. Também aí vai encontrar algumas mercearias e uma das padarias. Existe outra padaria numa ruela escondida. Quando for para Mestia leve alguns mantimentos para as caminhadas pois o que está disponível na povoação é limitado em variedade e quantidade e não existe um supermercado.
Quanto aos restaurantes, embora tenha ido a vários recomendo o Café Laila, onde pode também assistir a uma demonstração de música tradicional da região. Além disso, os preços são razoáveis e a comida é boa. A outra forma de confortar o estômago é tomar as refeições principais na casa onde estiver alojado.
Hotel em Mestia – Onde ficar em Svaneti
Os preços para hotéis e alojamento local em Mestia variam consoante a época do ano, mas pode ficar num quarto privado por cerca de 15€ por noite.
Eu fiquei alojado várias noites na Mountain Star e voltaria a ficar nesta casa particular, pois o preço é simpático, as refeições são boas e as vistas dos quartos são fenomenais, embora fique mais afastada do centro.
Estas são as 10 melhores casas particulares para ficar em Mestia, de acordo com os hóspedes do site de reservas que eu uso, o Booking.com
- Roza’s guest house (9,2)
- Mountain Cabins (9,1)
- Svaneti Apartment (9,4)
- Bapsha Guesthouse (9,4)
- Lalaidi Rooms (9,4)
- Nino Ratiani’s Guesthouse (9,0)
- Ailama Guesthouse (9,3)
- Guest House Kaldani (9,1)
- Svan House In Mestia (9,0)
- Mountain Star (9,2)
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Mestia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.