Três dias em Londres é pouco, porque há demasiados motivos para prolongar a visita à capital de Inglaterra. No entanto, até se estiver apenas um dia em Londres conseguirá visitar muitas das principais atracções da cidade.
Neste roteiro de três dias em Londres, irá conseguir apreciar alguns locais famosos e outros menos conhecidos. Se tiver apenas um dia em Londres, pode ler o artigo que escrevi anteriormente sobre como passar 24 horas em Londres.
Tal como no roteiro de 24 horas, esta proposta de 72 horas em Londres começa de madrugada e só termina quando o sol há muito se escondeu. Vão ser três dias intensos, mas eu sei que como viajante quer aproveitar ao máximo o seu tempo.
Dia 1 – Roteiro de três dias em Londres
Billingsgate Market
Londres é uma cidade onde existem mercados para quase todos os gostos, por isso convido-o a começar este roteiro de 72 horas em Londres por um mercado pouco conhecido e visitado pelos turistas: o Billingsgate Market. Este é o maior mercado de peixe do Reino Unido.
Prepare-se para um despertar “violento”. É que o mercado Billingsgate Market apenas está aberto entre as 4 da madrugada, terminando o negócio por volta das 7h00. Talvez seja aconselhável levar roupa extra ou passar pelo hotel, pois como em qualquer mercado de peixe talvez traga consigo algum cheiro extra. O Billingsgate Market está localizado no Leste de Londres e aberto de terça a sábado.
Pequeno-almoço com vista
Depois da intensa e madrugadora experiência no Billingsgate Market, sugiro que tome o pequeno-almoço no Duck and Waffle. Ao sair do DLR passará pelo prédio do Banco de Inglaterra, uma boa oportunidade para tirar algumas fotos. O pequeno-almoço é bom, existe bastante variedade – do continental ao inglês – e é mais do que suficiente para satisfazer a gula, enquanto aprecia as vistas do alto do edifício.
Arquitectura e cultura de requinte
De estômago composto, proponho que dediquemos algum tempo à cultura e arquitectura neste roteiro de três dias em Londres. Ao sair do Duck and Waffle, se virar à esquerda para a St Mary Axe, encontrará um dos edifícios mais famosos de Londres – The Gherkin.
O alto edifício de vidro, em forma espiral, com assinatura do arquitecto britânico Norman Foster é uma referência e pode ser avistado de vários pontos de Londres. Um pouco mais à frente irá encontrar outro prédio de renome – Lloyd’s of London. Não pode visitá-lo, mas pode (e deve) apreciar os pormenores da arquitectura ousada.
Seguindo nas pegadas arquitectónicas, siga para o Leadenhall Market, um dos mercados mais antigos de Londres e repare na colorida estrutura ornamentada e na rua de calçada. Visite também as várias lojas do mercado e, se não conseguir resistir, dê uma dentada num pouco de queijo.
Barbican Centre, Museum of London e Tate Modern
A cerca de 20 minutos a pé do Leadenhall Market, encontrará o Barbican Centre. Este centro de artes cénicas da cidade de Londres está integrado numa zona de arquitectura brutalista. É um dos meus locais favoritos para visitar exposições arrojadas, cinema alternativo ou espectáculos de música, teatro ou artes visuais.
A menos de cinco minutos a pé, encontrará o Museum of London, onde irá descobrir a história de Londres, desde os tempos pré-históricos até à actualidade. O Museum of London dispõe de uma colecção com mais de seis milhões de objetos.
O Museum of London está a apenas cinco curtos minutos a pé da Catedral de St. Paul, alegadamente a segunda maior catedral do mundo. É mais uma visita obrigatória num roteiro de um dia ou de três dias em Londres.
Se caminhar mais uns minutos, atravessando a elegante ponte pedonal suspensa – Millennium Bridge, irá avistar um prédio de tijolo acastanhado. Trata-se da Tate Modern, local que já visitei dezenas de vezes e que a cada cada visita me surpreende com exposições provocadoras. As entradas no Barbican Centre, Tate Modern e Museum of London são grátis.
Caminhada cénica para o almoço
Ao sair da Tate Modern, convido-o a caminhar junto ao rio para encontrar artistas amadores, na rua, e profissionais, no Shakespeare’s Globe. Pode comprar um bilhete para o dia seguinte, porque a hora é de almoço. Proponho que explore o Borough Market e encontre algo do seu agrado para satisfazer o “buraco” no estômago.
Não será uma tarefa complicada, pois o Borough Market é um dos maiores e mais antigos mercados de alimentos em Londres e poderá deliciar-se com uma grande diversidade de iguarias. O Borough Market encerra aos domingos.
The Shard
O arranha-céus, The Shard, de 95 andares, foi projectado pelo arquitecto italiano Renzo Piano e está a cinco minutos a pé do Borough Market. A vista do topo é das melhores de Londres, embora o preço da entrada seja menos atractivo. E existem formas de pagar menos dinheiro para visitar The Shard ou o London Eye e outras dicas para poupar dinheiro em Londres.
Tower Bridge
Depois da vista panorâmica da cidade, eis chegado o momento de ver de perto a imagem de marca da cidade: a Tower Bridge. A ponte, com tabuleiro móvel, foi construída entre 1886 e 1894 e todos os dias milhares de trabalhadores atravessam-na na ida e volta para o emprego. Dê também uma vista de olhos no edifício da Câmara de Londres, mesmo ao lado da Tower Bridge.
Acertar o relógio em Greenwich
Entre no comboio Thameslink ou Southeastern, em London Bridge, e saia mais à frente (cerca de 20 minutos) na estação de Greenwich. Em Greenwich, pode visitar várias atracções – desde o Museu Marítimo Nacional, até ao Cutty Sark – um barco/museu da era Vitoriana.
No primeiro, a entrada é gratuita, mas no Cutty Sark terá de comprar bilhete ou observar o barco no exterior. Depois, uma pequena caminhada para um dos meus locais predilectos para assistir ao pôr-do-sol – Greenwich Park.
Aqui poderá também ver o relógio astronómico e um ponto que assinala o Meridiano de Greenwich, enquanto lá em baixo se mantêm imponentes os prédios os arranhas-céus de Canary Wharf.
Passeio de barco no Rio Tamisa
De caminho para o Rio Tamisa encontrará o Greenwich Market, onde pode comprar lanche para a viagem de barco que lhe proponho a seguir. Terá de comprar o bilhete antecipadamente online ou utilizar o Oyster Card como forma de pagamento. O passeio, no Thames Clippers, entre Greenwich e o London Eye irá custar um pouco mais de seis libras. Acredite que vale muito a pena.
London Eye e Big Ben
Ao terminar o passeio de barco no Rio Tamisa, irá desembarcar no London Eye e irá identificar facilmente o edifício do Parlamento de Inglaterra e do Big Ben.
Se desejar pode entrar na roda e ter uma vista diferente do Parlamento, mas na minha opinião é perfeitamente dispensável. A vista do topo do London Eye não é particularmente impressionante e o preço de entrada é muito pouco convidativo – mais de £30 por pessoa.
Se tiver tempo dê um salto ao Big Ben e ao Parlamento, ali mesmo ao lado, para tirar a foto obrigatória. Caso não tenha tempo, pode tentar voltar no dia seguinte com mais calma e também visitar a Catedral de Westminster.
Dia 1 – Locais a visitar no roteiro de três dias em Londres
- Billingsgate Market
- Duck and Waffle
- The Gherkin
- Leadenhall Market
- Barbican Centre
- Museum of London
- Catedral de St. Paul
- Millennium Bridge
- Tate Modern
- Borough Market
- The Shard
- Tower Bridge
- Museu Marítimo Nacional
- Cutty Sark
- Royal Observatory, Greenwich
- London Eye
Dia 2 – Roteiro de três dias em Londres
Parliament Hill e Hampstead Heath
No segundo dia deste roteiro de três dias em Londres proponho que desperte cedo para assistir ao nascer do sol no Parliament Hill, em Hampstead Heath. Do ponto mais alto pode assistir ao sol a iluminar toda a metrópole britânica. E aqui em Hampstead Heath poderá tomar o pequeno-almoço num dos vários cafés, como no popular Ginger and White. Também pode provar comida de rua parisiense na La Crêperie de Hampstead, alegadamente popular entre celebridades.
Punks e piercings em Camden
Se estiver três dias em Londres e não se deslocar a Camden não irá perdoar-se. É mesmo um pecado. Nesta popular zona da cidade, encontrará de tudo um pouco. Desde comida saborosa, velharias e punks até locais para fazer tatuagens e piercings. Tem muito para explorar em Camden, sobretudo no Stables Market.
Primrose Hill
Caminhe junto ao Regent’s Canal até Primrose Hill e, deixando para trás o canal por uns instantes, contemple mais um bairro muito bonito (e muito exclusivo) de Londres. Com moradias vitorianas e portas coloridas, em Primrose Hill vivem ou viveram várias celebridades do mundo da moda e da música.
London Zoo e Regent’s Park
Acompanhe o Regent’s Canal até chegar ao London Zoo. Se estiver a viajar com crianças vai ser “forçado” a entrar e pagar a entrada (£24.30 online). Se estiver apenas com adultos que, como eu, não sejam adeptos de ver animais em reclusão, então passe à frente e opte por ficar algum tempo a admirar a beleza do Regent’s Park.
Os jardins são muito bonitos e o Regent’s Park é também um excelente local para relaxar num banco de madeira, enquanto espera pela visita dos vários esquilos que habitam o parque.
Museu Sherlock Holmes
Se for fã do mais famoso dos detectives, então está no local certo. Inaugurado em 1990, o Museu de Sherlock Holmes, na Baker Street, é uma casa-museu dedicada à vida do detective britânico. O museu expõe objectos de várias adaptações de Sherlock Holmes e recriações de cenas da série de televisão desta personagem criada por Arthur Conan Doyle.
Derreta-se por este museu
Dou-lhe uma pista para o que vem a seguir. Derrete-se com o calor… Acertou! É o museu da cera Madame Tussauds. Depois de caminhar por um quarteirão composto por prédios elegantes – na maioria preenchidos por clínicas privadas especialistas em cirurgias plásticas e cardíacas – irá encontrar o famoso museu e poderá cumprimentar James Bond ou David Beckham e talvez o Mourinho ou o Ronaldo.
The British Museum
O British Museum é absolutamente obrigatório no roteiro de três dias a Londres. A entrada no museu é gratuita. Fundado em 1753, o Museu Britânico integra uma magnífica colecção de arte, com mais de oito milhões de objectos como é o caso de peças do Partenon de Atenas.
A arquitectura do museu também impressiona, sobretudo o tecto em tons azulados – uma cobertura de vidro que transformou o antigo claustro na maior praça coberta da Europa.
Covent Garden
Em Covent Garden, a poucos minutos a pé do British Museum, poderá finalmente descansar mais um pouco e almoçar. Se o seu orçamento permitir experimente o L’Atelier De Joel Robuchon, um restaurante coroado com uma estrela Michelin.
Se a sua bolsa não permitir esta ousadia, então pode optar pelo Cinnamon Bazaar, um restaurante indiano popular em Londres. Mas de Espanha, Itália ou Japão encontrará bons sabores em Covent Garden. Vale também muito a pena espreitar o pitoresco e colorido Neal’s Yard.
The National Gallery
Depois de se ter deliciado com um repasto em Covent Garden, proponho que visite o mercado na mesma zona e depois caminhe até Trafalgar Square, onde irá ter a possibilidade de visitar a principal galeria de arte do Reino Unido: The National Gallery. Fundada em 1824, The National Gallery expõe mais de 2000 mil pinturas de artistas do século XIII ao século XX.
Abadia de Westminster
Quando estiver cansado da colecção de arte da National Gallery, suba para um autocarro e viaje até à Abadia de Westminster. Construída no século XI, esta importante igreja de estilo gótico é o local onde se coroam e casam reis e rainhas e onde também se realizam cerimónias fúnebres da realeza britânica.
St James’s Park
Continuando na senda da realeza, dirija-se para o St James’s Park, o mais antigo dos parques Reais de Londres. Às portas do Palácio de Buckingham, aproveite para apreciar a paisagem e os lagos do St James’s Park. Admire o Palácio e talvez veja a Rainha Isabel II a acenar à janela. Se não conseguir, não se preocupe pois amanhã terá nova oportunidade.
Piccadilly Circus
Por agora chega de atracções reais, pois é tempo de voltar ao convívio do povo. Se caminhar alguns minutos, atravessando o St James’s Park, chegará a Piccadilly Circus. Esta é uma zona popular entre os turistas, que se fotografam em frente dos enormes ecrãs que exibem publicidade na famosa praça.
Além disto e da visita a uma ou outra loja com as habituais “lembranças” de Londres, não há muito mais para fazer em Piccadilly Circus.
Este é um excelente ponto para terminar o dia 2 do roteiro de três dias em Londres e procurar um local para jantar. Recomendo de novo o Soho para o repasto do segundo dia.
Dia 2 – Locais a visitar no roteiro de três dias em Londres
- Parliament Hill
- Hampstead Heath
- Camden Market
- Primrose Hill
- Regent’s Canal
- Regent’s Park
- London Zoo
- Museu Sherlock Holmes
- Madame Tussauds
- British Museum
- Covent Garden
- The National Gallery
- Abadia de Westminster
- St James’s Park
- Piccadilly Circus
Dia 3 – Roteiro de três dias em Londres
Palácio de Buckingham e render da guarda
Tal como lhe prometi no segundo dia do roteiro, tem neste dia nova oportunidade para visitar o exterior do Palácio de Buckingham e tentar avistar a Rainha de Inglaterra. Se não conseguir, pelo menos tenho uma boa notícia para si: hoje não foi preciso sair cedo da cama, pois apenas tem de estar no centro de Londres às 10h00 para assistir ao render da guarda.
Sim, é verdade eu disse 10h00, porque embora o horário do render da guarda em Londres seja às 11h00, é aconselhável estar uma hora antes para garantir uma boa localização e tirar as melhores fotografias.
Se tiver gostado do St James’s Park, esta é mais uma oportunidade para explorar um pouco mais. Ou volte mais tarde para tomar chá com a Rainha, se tiver conseguido uma audiência privada…
Hyde Park
É um dos maiores parques de Londres e, pela sua localização central, o mais conhecido entre os visitantes. É um local perfeito para beber um café na esplanada, passear e admirar a paisagem verde ou dourada (no Outono) ou até assistir a um concerto.
No Hyde Park, também existem campos de futebol e ténis, esculturas e memoriais. Recomendo uma visita à Serpentine Gallery, onde estão invariavelmente exposições interessantes. Ali mesmo ao lado, espreite o Albert Memorial – um monumento em homenagem ao Rei Alberto.
Notting Hill
Em Notting Hill pode apreciar as belas casas deste requintado bairro de Londres. Notting Hill – no distrito de Kensington e Chelsea – seduz os visitantes com o seu charme único e com animação como no diversificado Portobello Market ou no animado Carnaval de Notting Hill (em Agosto).
Esta zona de Londres tornou-se ainda mais popular depois de ter sido o principal palco do filme Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant. Os dias principais do mercado de Portobello são sexta-feira e sábado.
Museu de História Natural
Confesso que o Museu de História Natural é um dos meus museus favoritos em Londres e que já perdi a conta às vezes que o visitei. Esqueletos completos de dinossauros e mamíferos já extintos fazem parte dos vários milhões de espécies e objectos do mundo natural.
No Museu de História Natural, pode também assistir à exposição anual de fotografia – Wildlife Photographer of the Year – normalmente disponível a partir de Outubro. Até a própria loja do museu é fascinante e é quase impossível não comprar uma recordação. Ao lado do Museu de História Natural encontrará o Museu da Ciência – igualmente imperdível.
Estes dois museus são muito populares entre adultos e crianças, pelo que recomendo a visita nas primeiras horas do dia e durante a semana. A entrada no Natural History Museum é gratuita, embora tenha de pagar para aceder a exposições temporárias.
Victoria e Albert Museum
Em frente ao Museu de História Natural, em South Kensington, irá encontrar o Victoria and Albert Museum. Fundado em 1852, o V&A foi alvo de renovações recentemente e dispõe de arte, decoração e design, da idade média até à actualidade.
Trata-se do maior museu do mundo de artes decorativas – com vários milhões de objectos. Os destaques dos objectos expostos incluem as galerias medievais da época renascentista ou uma galeria de jóias.
O museu Victoria and Albert Museum está aberto diariamente, com tempo extra para visitar às sexta-feiras quando está aberto até mais tarde. A entrada no V&A é gratuita.
Harrods
Harrods é uma galeria comercial de luxo localizada, em Knightsbridge, Londres. A galeria é propriedade do estado do Qatar e frequentada por visitantes com poder financeiro e por turistas – para se chocarem com os preços do que se vende.
No entanto, nem tudo está fora do alcance de turistas com orçamento reduzido, pois a zona de restauração tem preços aceitáveis (para Londres) e bastante variedade, desde doces a queijos e, claro, caviar. Este é um bom local para provar algumas iguarias e até rechear a barriga sem precisar de jantar mais tarde.
As galerias comerciais Harrods estão abertas diariamente até às 21h00, excepto ao domingo quando encerram às 18h00. As lojas são particularmente sedutoras na época de Natal, quando estão decoradas a rigor – por dentro e por fora.
Royal Albert Hall
O último local a visitar neste roteiro de três dias em Londres é o Royal Albert Hall. Para terminar este passeio pela capital de Inglaterra porque não assistir a um concerto de música clássica ou a uma ópera? Inaugurado pela Rainha Vitória em 1871, o salão recebe mais de 360 eventos por ano, incluindo música clássica, jazz, circo, dança ou comédia.
Também existem visitas guiadas ao Royal Albert Hall, durante o dia, que lhe mostram os bastidores desta fantástica sala de espectáculos, ali mesmo entre o Harrods e o Hyde Park.
Dia 3 – Locais a visitar no roteiro de três dias em Londres
- Palácio de Buckingham
- Hyde Park
- Serpentine Gallery
- Albert Memorial
- Notting Hill
- Museu de História Natural
- Science Museum
- Victoria e Albert Museum
- Harrods
- Royal Albert Hall
Mapa dos locais a visitar no roteiro de três dias em Londres
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Londres ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.