• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Lugares
  • Planear
  • Promoções
Início Inspiração 10 dos melhores locais do mundo para ver vida selvagem
Cudu ou Kudu (Tragelaphus strepsiceros) é um dos herbívoros que habita o Parque Nacional Etosha, na Namíbia. Foto: Jorge Duarte Estevão

10 dos melhores locais do mundo para ver vida selvagem

Inspiração Viagens
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 20/08/2020
Comentar este artigo

Todos os anos, a 3 de Março, se celebra o Dia Internacional da vida selvagem. A efeméride foi criada em 2013, pelas Nações Unidas, para celebrar a fauna e flora do planeta, assim como alertar para o tráfico de espécies.

A escolha do dia 3 de Março, deve-se ao facto de nesse dia ter sido assinada a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).

Em 2018, por exemplo, o dia foi dedicado aos grandes felinos como leões, tigres, leopardos e jaguares, enquanto em 2019, o Dia Internacional da vida selvagem dá atenção a espécies marinhas, sob o lema: “Vida debaixo de água: para pessoas e para o planeta”.

Uma das melhores formas de proteger a vida selvagem é visitar parques e reservas naturais espalhados pelo mundo. Do Chobe, ao Pantanal, das Galápagos ao Serengeti, estes são alguns dos melhores parques de vida selvagem do planeta.

Vida Selvagem – onde ver e apreciar

1Parque Nacional Etosha, Namíbia

Dois indivíduos da raça Órix-austral lutam por território e fêmeas no Parque Nacional Etosha, na Namíbia. Foto: Jorge Duarte Estevão

Coloco o Parque Nacional Etosha no primeiro lugar da lista por várias razões. Primeiro, é um dos meus favoritos e já visitei mais do que uma vez. E em segundo lugar é um dos locais míticos de África, onde pode ver vida selvagem de bem perto.

O Parque Nacional Etosha, é um lugar único, tão bonito, autêntico que ao escrever estas linhas me arrepio. O parque da “Terra Branca”, dá-nos a possibilidade de ver paisagens, vida selvagem, como grandes manadas de elefantes, girafas, leopardos e rinocerontes.

Para os fotógrafos, como eu, e qualquer viajante, é um paraíso. De cada vez que regresso ao Etosha, quero ficar mais e mais tempo.

Quando visitar o Etosha

A melhor época para visitar o Parque Nacional Etosha é durante o Inverno, ou seja na estação seca, entre Maio e Outubro.

2Parque Nacional Corcovado – Costa Rica

Aranha no Parque Nacional Corcovado, Costa Rica.
O Parque Nacional Corcovado, Península de Osa, é a jóia da coroa do sistema de parques nacionais da Costa Rica. Foto: Francesc Genové

Quando visitei a Costa Rica, o Parque Nacional Corcovado era um dos que tinha na minha lista para visitar. No entanto, devido a imprevistos, acabei por não conseguir visitar o Corcovado e apreciar a imensa vida selvagem. Neste parque natural da Costa Rica, habitam 10% dos mamíferos do continente americano.

A enorme floresta do Corcovado, dá abrigo a uma imensa variedade de fauna e flora. O parque abriga mais de 500 espécies de árvores, 6000 espécies de insectos, 140 espécies de mamíferos, 400 espécies de aves, 115 espécies de anfíbios e répteis, 40 espécies de peixes.

Algumas espécies incluem: preguiças, jaguares, macaco-esquilo, crocodilos, tucanos, araras-vermelhas, javalis, tartarugas-marinhas, crocodilos e borboletas.

Quando visitar o Corcovado

A melhor altura para visitar o Corcovado é durante os meses mais secos: de Dezembro a Abril. Setembro e Outubro são os mais chuvosos.

3Parque Nacional Chobe – Botswana

elefante Parque Nacional Hwange
O Parque Nacional Chobe, no Botswana, abriga milhares de elefantes. Nas margens do rio Chobe, estes animais usam as águas lamacentas para aliviar o calor.

Fiquei maravilhado (mas não surpreendido) com a riqueza de vida selvagem que encontrei no Botswana. O Chobe é um parque facilmente acessível no Botswana e o segundo maior do país, entre pântanos, savana, pradaria e bosque.

O Chobe apresenta uma das mais elevadas concentrações de animais no continente africano, com evidente destaque para a população de elefantes – perto de 100 mil. Além de elefantes, no Chobe habitam girafas, zebras, impalas, gnus, kudus, javalis, leões, hienas, chitas e leopardos.

Existem outros locais do Botswana como a Reserva de Moremi e o Kalahari onde também irá ficar estupefacto com a quantidade de fauna.

Quando visitar o Parque Nacional Chobe

A melhor altura para visitar o Chobe é… todo o ano, já que depende das espécies que pretenda ver. No entanto, Abril, Maio e Novembro são meses perfeitos para viajar para este parque do Botswana.

4Pantanal – Brasil

Jacaré no Pantanal, Brasil, Bolívia e Paraguai
O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo. O Pantanal, no Brasil, Bolívia e Paraguai é um dos melhores lugares do mundo para ver animais selvagens. Foto: Tambako The Jaguar

Diz-se que (juntamente com a Amazónia) o Pantanal guarda alguns dos locais mais secretos do Brasil. Mais de metade do Pantanal está no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o restante na Bolívia e Paraguai. No Pantanal irá descobrir alguma da melhor vida selvagem das Américas.

O Pantanal é a maior área húmida do mundo, com uma área de 200 mil km2 e aí habitam aves, mamíferos, insectos e, claro, jacarés e jaguares (onças). A vida selvagem, no Pantanal, é de fácil observação um dos melhores lugares para ver espécies selvagens.

Calcula-se que o Pantanal acolha dez milhões de jacarés.

Quando visitar o Pantanal

A melhor altura para visitar o Pantanal é durante a estação seca, entre Junho e final de Setembro. A estação chuvosa dura entre Novembro e Março.

5Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia

Migração de gnus a atravessar o rio Mara, Masai Mara, Quénia
O espectáculo dramático de milhares de gnus, vindos do Serengeti, na Tanzânia, a atravessarem o Rio Mara, e muitos a terminarem na boca dos famintos crocodilos no Masai Mara, no Quénia.

Com populações extensas de predadores e outra vida selvagem, como elefantes, girafas e rinocerontes, o Parque Nacional Serengeti é um dos lugares na lista de Património Mundial da UNESCO.

Este parque da Tanzânia é um dos mais populares do planeta e reconhecido também pela migração anual de milhões de gnus e zebras entre o Serengeti e o Masai Mara.

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

No Serengeti é, muito provável que tenha encontros (quase imediatos) com leões, chitas, leopardos, hienas e cães selvagens, além de elefantes, girafas, gnus, gazelas e muitas outras espécies.

Devido à fama mundial, o preço para entrar no Serengeti é de 60 dólares, por pessoa. É, actualmente, o parque de vida selvagem que mais quero visitar.

Quando visitar o Serengeti

A melhor altura para visitar o Serengeti é durante a estação seca, de final de Junho a Outubro. Esta é considerada a melhor altura para observar vida selvagem – com a migração de gnus no auge.

Normalmente, o melhor período para a migração é entre Junho e Julho, embora a época do nascimento das crias entre Janeiro e Fevereiro possa também ser muito excitante.

A estação chuvosa – de Março a início de Maio e de Novembro a Dezembro – é de evitar.

6Ilhas Galápagos – Equador

Pelicano nas Ilhas Galápagos, no Equador
Formado por mais de 50 ilhas vulcânicas, o arquipélago das Galápagos, no Equador, é um frágil ecossistema protegido e reconhecido pela vida selvagem, com destaque para as tartarugas e iguanas.

Quase tudo já foi dito sobre as Galápagos. Para quem aprecia vida selvagem, estas ilhas do Equador são um destino de eleição, tal a sua riqueza.

As Galápagos foram reconhecidas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e fazem parte de um ecossistema excepcional.

As Ilhas Galápagos são o lar preferido para tartarugas gigantes, tartarugas-marinhas, iguanas marinhas, ou o cormorão-das-galápagos, além de espécies de aves, pinguins e um sem fim de vida marinha.

Quando visitar as Galápagos

A melhor altura para visitar as Galápagos é entre Dezembro e Junho, pois é a estação mais quente e húmida, com mares mais calmos e boa visibilidade dos oceanos.

7Antártida

vida selvagem antártida pinguins-antartida
A Antártida, o Continente Branco, é o habitat principal de vida selvagem, incluindo várias espécies de pinguins.

A Antártida é o sonho de muitos viajantes – incluindo eu próprio. Além (ou apesar) da imensidão de gelo dispõe de uma enorme variedade de extraordinários animais selvagens. A fauna da Antártica adaptou-se à vida no continente gelado, tendo que se adaptar a temperaturas extremas.

Com excepção de alguns animais herbívoros, todos os animais são predadores. Disso são exemplo: baleias, diversas espécies de pinguins – incluindo pinguim-imperador – focas, focas-leopardo, elefante-marinho e aves marinhas.

A lista podia continuar, porque de facto a Antártida é um local onde existe uma incrível diversidade animal.

Quando visitar a Antártida

A melhor altura (e a única altura) para visitar a Antártida é entre Novembro e Março, pois é a curta temporada de expedições, quando o gelo derrete e permite aos navios a passagem até ao Continente Branco.

8Great Blue Hole – Belize

Great Blue Hole, Grande buraco azul, Belize
O Great Blue Hole é um círculo perfeito no mar, com mais de 300 metros de largura e 124 metros de profundidade, no Belize. O local, que terá sido primeiro visitado por Jaques Costeau, atrai grande diversidade de vida marinha.

O Great Blue Hole (Grande Buraco Azul) é um enorme buraco marinho no Belize, onde mergulhadores de todo o mundo passam horas a fio a explorar o oceano, para ver corais e a vida selvagem que estes proporcionam.

Este buraco apresenta uma forma circular, com mais de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. É, até, visível do espaço.

Quando visitei o Belize mergulhei com tubarões-enfermeiro e raias gigantes. Mas no Great Blue Hole, pode encontrar outros tubarões de recife e, claro, extensos cardumes de peixes coloridos.

Quando visitar o Great Blue Hole

A melhor altura para visitar o Great Blue Hole é entre Abril e Junho, embora o mergulho no Belize seja possível durante todo o ano. A estação chuvosa vai de Junho a Novembro.

9Parque Nacional de Andasibe-Mantadia – Madagáscar

Lémure Indri, Parque Nacional de Andasibe-Mantadi, Madagáscar
A maior espécie de lémure de Madagáscar é o Indri, que habita no Parque Nacional de Andasibe-Mantadia. Este animal pode medir 70 centímetros e pesar até 10 quilos.

O Parque Nacional de Andasibe-Mantadia cobre uma área protegida com mais de 150 km2. O Madagáscar é reconhecido pela ampla bio-diversidade e o Parque Nacional de Andasibe-Mantadia é um dos melhores exemplos para observar vida selvagem.

Situado na zona de Antananarivo, em Madagáscar oriental, o parque é o abrigo permanente de vários diferentes tipos de lémur, incluindo o maior lémur do país – o Indri sagrado, além de geckos, camaleões, cobras e mais de uma centena de espécies de aves.

Esta área protegida inclui também um número recorde de espécies de sapos – que podem ser vistos em caminhadas nocturnas pela densa floresta.

Quando visitar o Parque Nacional de Andasibe-Mantadia

A melhor altura para visitar o Parque Nacional de Andasibe-Mantadia é entre Abril e Novembro, durante a estação seca, embora possa visitar o parque durante todo o ano.

10Parque Nacional Yala – Sri Lanka

Parque Nacional Yala Sri Lanka
Os leopardos estão entre as inúmeras espécies de vida selvagem no Parque Nacional Yala, no Sri Lanka.

Outro parque nacional mundial que é um sucesso é no Sri Lanka: o Parque Nacional Yala. É o mais visitado e o segundo maior deste país asiático. O Parque Nacional Yala é muito popular entre os fotógrafos de vida selvagem, pois este local do Sri Lanka dispõe de uma variedade impressionante de fauna.

Além do (óbvio) elefante, irá também encontrar crocodilos, macacos e mais de 40 espécies de mamíferos residentes. E fique atento, pois a população de leopardos residentes é elevada neste parque.

Quando visitar o Parque Nacional Yala

A melhor altura para visitar o Parque Nacional Yala e (tentar) ver os leopardos é entre Fevereiro e Junho. O parque normalmente fecha em setembro para manutenção.


Já visitou algum destes fantásticos locais? Deixe um comentário abaixo e conte-me a sua história.

Ambiente Natureza Vida Selvagem

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19) ou na World Nomads
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão TransferWise e o cartão Revolut. Eu uso os dois e poupo ainda mais dinheiro
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Como comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia

Como poupar dinheiro nos transportes em Londres

Roteiro para uma fantástica semana no Montenegro

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Quero ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Sou um alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Receba a newsletter

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Blogue Associado da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Que destino vai visitar?

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na World Nomads ou na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Poupe tempo e peça o visto em iVisa.com
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão TransferWise e o cartão Revolut. Eu uso os dois e poupo ainda mais dinheiro
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2021 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .