Já tem ideias de viagem para 2019? Todos os anos encontramos listas com destinos para o ano seguinte que nos tentam inspirar a sair de casa, a fazer amizades do outro lado do mundo, a conhecer ou revisitar locais magníficos, sejam estes praias, cidades, desertos ou montanhas.
Da Ásia à América, da Europa a África e à Oceânia há tanto para explorar ou revisitar que o melhor é fazer planos de viagem para 2019. E talvez lhe aconteça o mesmo que a mim – apaixonar-se em viagem.
Muitas vezes encontramos estas ideias de viagem ou inspiração em revistas ou guias de viagem, como a National Geographic ou o Lonely Planet. No entanto, desta vez lancei um desafio a vários bloggers portugueses para partilharem os seus planos e revelarem as suas ideias de viagem para 2019.
Os bloggers portugueses – entre os quais me incluo – são quem mais nos inspira a deixar o sofá, pegar nas poupanças e partir à aventura. E, ainda melhor do que pedir a vários bloggers de viagem para nos motivar a viajar, nada melhor do que desafiar bloggers portugueses para partilharem as suas ideias de viagem para 2019.
Muitos outros blogs cabiam nesta lista, mas aqui fica uma número redondo de blogs de qualidade – e muitas ideias para viajar. Se ainda não conhece alguns destes viajantes, aproveite para dar uma vista de olhos nos blogs e segui-los também nas redes sociais.
Ideias de viagem para 2019 dos bloggers portugueses
Marlene Marques – Surfer Girl on The Move / Instagram
Em 2019 devo voltar à Ásia. Para dizer a verdade, não consigo ficar longe muito tempo! A ideia é ir até ao Cambodja ou ao Vietname e depois seguir para Bali, na Indonésia, para uns dias de surf e praia. Os dois primeiros não conheço, mas sempre estiveram na minha lista de viagens a fazer um dia.
Bali foi a minha primeira grande viagem e para sempre ficou como o meu primeiro amor. Mas há mais de 10 anos que não vou lá, por isso estou muito curiosa com o que vou encontrar.
Enfim, estes são os planos para 2019… excepto se outros destinos se atravessarem pelo caminho!
Rui Barbosa Batista – BornFreee / Instagram
2019 é um ano de desafios, no qual te aconselho a saíres da zona de conforto que é a Europa ou o denominado primeiro Mundo. Desejo que seja um ano para que todos elevemos o patamar na profundidade das nossas aventuras.
O Bangladesh não será uma viagem de férias, antes uma missão: Rohingya. Será um desafio para uma jornada diferente, na qual procurarei histórias inspiradoras num enredo tristemente fértil em desgraças, tortura, miséria, fome, morte…
Em registo de aventura, que partilharei com quem me desejar acompanhar, conhecerei a parte sul do México, um país eternamente – e inexplicavelmente – adiado para mim, num périplo que pressupõe um regresso à Guatemala, um dos mais entusiasmantes destinos que conheço, e à serenidade do Belize.
O Irão é paixão ímpar e não lhe vou resistir. Será na Páscoa que reencontrarei o povo mais hospitaleiro do planeta e uma cultura, arquitectura e gastronomia que me têm ‘enfeitiçado’. Lamento, mas afinal não consigo esquivar-me totalmente do primeiro Mundo.
Na impossibilidade de ir, já em 2019, pela terceira vez à Patagónia/Terra do Fogo ou voltar à Nova Zelândia, eis que no norte da Europa espero reencontrar uma terra bruta de paisagens imponentes. Desta vez com auroras boreais. Sim, falo da Islândia.
A Bielorrússia é o único destino europeu que me escapa. Será uma arte encontrar a oportunidade (tempo) para explorar o país onde o espírito soviético é (ainda) mais puro…
Porque ‘respirar’ é importante: escapadinhas de quatro/cinco dias na Europa e um deambular por recantos ainda desconhecidos do mais fantástico país do sistema solar: Portugal.
Onde gostaria de voltar, caso este fosse um ano sabático? Sudão, Colômbia, Nicarágua, Argélia, Filipinas…
Maria João Proença – Joland / Instagram
Para 2019 tenho planeada uma roadtrip de Portugal a Itália durante algumas semanas, atravessando as costas de Espanha e França. A ideia de fazer uma viagem de auto-caravana pela Europa era algo que já tinha na lista há algum tempo. A sensação de liberdade e de completo controlo sobre a viagem são dois dos fatores que mais me entusiasmam e que finalmente vou ter oportunidade de concretizar!”
Samanta Duarte – Onde Andam Os Duarte? / Instagram
Em 2019, estamos a estimar fazer seis viagens. Dizemos estimar porque podemos encontrar bilhetes baratos e ainda fazemos uma ou outra escapadinha pelo meio! No início do ano, não podemos perder a neve – a Sierra Nevada foi a escolha pelo ar típico da vila e proximidade com o Algarve. Em Abril, queremos voltar a Cabo Verde para dar continuidade a um projecto que teve início em 2018, de apoio às crianças da Ilha do Sal que estão ao cuidado da CODE.
Em Junho, vamos à EuroDisney, cumprindo um desejo dos rapazes que nunca foram e cujo dinheiro está a ser amealhado desde a gravidez. Isto é que é projectar com antecedência! Em Agosto, a escola fecha 2 semanas e como já tem sido hábito, apanhamos um barco para uma ilha da Ria Formosa e ficamos a viver o verdadeiro slow living, sem TV nem carros – só natureza.
[blockquote align=”none” author=””]No final de Setembro gostávamos de ir a uma cidade europeia que ainda não conhecemos, Budapeste ou Praga, ou ambas. Novembro é o mês das férias grandes! 17-20 dias reservados para o que fica mais longe: Myanmar.[/blockquote]
E um mercado de Natal com certeza na Europa. Oops! Com esta são sete!
Fábio e Ioana – Ponto de Partida / Instagram
Ásia é um destino que nos alicia faz muito tempo! Planeamos no último trimestre de 2019 iniciar a nossa aventura pelo sudoeste asiático, com as passagens obrigatórias na Tailândia, Indonésia, Vietname, Filipinas e Cambodja.
O continente asiático sempre nos fascinou, pelas suas diferenças culturais, pelas suas brilhantes paisagens e sobretudo pela experiência única que nos irá proporcionar.
Nuno Madeira – Diário do Viajante / Instagram
Em 2019 pretendo visitar a Croácia, não porque tem vindo a ficar cada vez mais popular, mas porque já há alguns anos que ando a seguir atentamente as cores das praias em toda a sua costa e com o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.”
Catarina Leonardo – Wandering Life / Instagram
Vou começar o meu ano de 2019 em Copenhaga, que é uma cidade onde nunca estive. Espero que as condições meteorológicas me permitam conhecer bem a cidade! Quero ir ver a sereia, as famosas casas com várias cores junto ao porto e zona da Christiania, a cidade livre.
Pretendo fazer várias viagens durante o ano mas ainda nenhuma está confirmada. Porém tenho algumas ideias. Em Janeiro, devo ir para o Brasil, fazer uma road trip no nordeste. Já estive em Natal algumas vezes e fiquei com muita vontade de explorar mais sobre toda a costa. Adoro calor, praia, pessoas simpáticas e comida boa. O Brasil, resumindo.
Talvez em Maio vá para a Ásia, que é o meu destino preferido. Ainda não sei exactamente para que países, mas estou com muita vontade de explorar a Birmânia ou as Filipinas.
Um outro local que também pretendo ir é Londres. Estive há uns anos, quando estava a ir para a Escócia, e confesso que não fiquei com muito boa impressão… talvez porque adorei a parte escocesa, por onde viajei depois. Quero muito ir e conhecer melhor, dar uma segunda hipótese.
Para onde quer que vá, irei fazê-lo em família, com a minha filha de 4 anos, que viaja desde os seus 2 meses. É totalmente possível!
José Nuno Araújo – Fiambre Fininho / Instagram
O meu país de sonho quando perguntam o que gostavas de conhecer recai sobre vários, como é lógico, pois tenho curiosidade de conhecer tudo. Mas aquele que sempre foi um sonho e, até hoje, nunca pareceu possível, será sempre Austrália, o país-continente. Será fácil a explicação pelo fascínio de algo longínquo e desconhecido.
Um país tão diferente de todos os outros com tanta coisa para descobrir. A ilha-país que fica a um pulo da Antártida. O sítio que junta no mesmo espaço geográfico desertos, os maiores monólitos do Mundo, o maior recife de Coral do Mundo, as melhores praias, a diversidade de fauna e flora que nos atrai e os maiores centros citadinos.
O país com uma taxa desemprego baixa, uma qualidade de vida alta, esperança de vida alta, civilizado e educado à boa maneira britânica, mas mantendo ainda a autenticidade dos aborígenes.
Somos atraídos pelo desconhecido, pelo diferente das nossas realidades, e conhecer a Austrália para nós é um sonho de criança. A dificuldade será mesmo escolher por onde começar pois tudo é interessante e atractivo.
Pedro Henriques – Espirito Viajante / Instagram
Para 2019 proponho um roteiro alternativo: um regresso às origens. Saia um pouco dos circuitos turísticos mais conhecidos e massificados e visite algumas das aldeias situadas no Norte de Portugal. Começava por sugerir a Aldeia do Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, que possui um extraordinário conjunto de espigueiros implantados sobre enorme afloramento rochoso.
[blockquote align=”none” author=””]Gostava igualmente de falar da minha terra natal, Cabeceiras de Basto, recomendando uma ida à Serra da Cabreira e à Aldeia de Carrazedo, em Bucos, para contemplar o maior espigueiro de Portugal.[/blockquote]
Na Aldeia de Moscoso, está no sitio certo, se gosta de posta barrosã grelhada e cabrito assado. A apenas 10 minutos encontramos a Uz, uma aldeia com um centro histórico bem cuidado e o Fojo do Lobo, um vestígio arqueológico da época moderna que era usado pelos pastores para caçar os lobos que dizimavam o gado caprino.
Termino com Montalegre, cabeça das terras de Barroso. Em Pitões de Júnias, povoado situado já em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, delicie-se com as paisagens circundantes, a enorme cascata e o pitoresco Mosteiro escondido nas profundezas do vale.
Inês Miranda – Sempre entre Viagens / Instagram
A minha aposta para 2019 é África. É um continente que conheço mal, até agora estive apenas no Egipto e em Cabo Verde, e que me desperta muita curiosidade. Para já estão confirmados uns dias em Marrocos, de resto ainda não tenho os planos 100% definidos mas gostava muito de me aventurar numa viagem mais longa na África negra.
Quem sabe um safari, uma visita ao Cabo ou à Namíbia – que está a chamar por mim há algum tempo… Veremos o que o próximo ano nos trará. Serão boas surpresas, certamente!
E agora? Com a ajuda destas magnificas ideias dos bloggers portugueses já se sente (ainda mais) inspirado para viajar no próximo ano? Aproveite o convívio com os amigos e família para os desafiar para uma viagem no próximo ano e veja se existe alguma promoção de viagem que cabe na sua bolsa.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel para a próxima viagem ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.