• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início América Central Panamá
Início América Central Panamá

Panamá

População - 3,705,246 (Julho 2016 est.)

Capital - Cidade do Panamá

Língua oficial - Espanhol

Moeda oficial - Balboa

Código Internacional de telefone - +507

Fuso horário - UTC/GMT -5

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Tocumen | Aeroporto Internacional Albrook | Aeroporto Internacional Enrique Malek | Aeroporto Internacional Bocas del Toro

Quando visitar o Panamá Segurança no Panamá Artigos recentes

Pontos turísticos do Panamá

Parque Nacional Darién

Floresta no parque Nacional Darién, Panamá.
O Parque Nacional Darién é o maior parque do Panamá. Património da Humanidade desde 1981, Darién é famoso pela diversidade de espécies animais e vegetais.

O Parque Nacional Darién está localizado no extremo sul do Panamá, na província de Darién, a aproximadamente 325 km da Cidade do Panamá, adjacente ao parque nacional de Los Katios na Colômbia.

O Parque Nacional de Darién foi reconhecido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1981, é o mais extenso de todos os parques do Panamá e um dos mais importantes na América Central.

Apesar do tamanho, localização remota e de estar junto de áreas de conservação adjacentes – no Panamá e na vizinha Colômbia – a região não escapou à pressão humana, mas grande parte continua selvagem e por explorar.

A área forma uma ponte entre a América Central e América do Sul e contém uma variedade excepcional de habitats – praias arenosas, costas rochosas, mangais, pântanos e florestas tropicais de planície e planaltos.

Estas áreas contêm fauna notável: arara, papagaio, anta, diversas espécies de macaco, preguiça, jaguar, crocodilo e capivara. Além da vida selvagem, o Darién é o refúgio de duas tribos indígenas – Emberá e Wounan.

Canal do Panamá

Navios no Canal do Panamá
O canal do Panamá é um canal artificial com 77 quilómetros de extensão, que liga o Atlântico ao Pacífico através de uma obra ímpar de engenharia. Foto: Jorge Duarte Estevão

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

O Canal do Panamá destaca-se como um dos maiores feitos de engenharia do mundo. A França começou a trabalhar no canal em 1881, mas parou devido a problemas de engenharia e uma elevada taxa de mortalidade dos trabalhadores. Os Estados Unidos assumiram o projecto em 1904 e abriram o canal em 15 de Agosto de 1914.

Considerado um dos maiores e mais difíceis projetos de engenharia jamais realizados, o Canal do Panamá reduziu de forma considerável o tempo de viagem dos navios entre o Oceano Atlântico e o Pacífico, permitindo evitar a longa e perigosa rota do Cabo Horn ou do Estreito de Magalhães, na América do Sul.

O Canal do Panamá é um vasto e complexo sistema de canais, tornando-se numa rota vital para o comércio marítimo internacional. Actualmente cerca de 12000 navios passam todos os anos pelo canal.

Os navios eram construídos com as dimensões necessárias para ali atravessar (305 metros de comprimento e 33,5m de largura). Todavia, uma terceira zona de atravessamento mais ampla foi construída entre Setembro de 2007 e Maio de 2016, permitindo o fluxo de trânsito de navios com maior capacidade de carga.

O preço de atravessar o canal é feito consoante o peso dos navios, mas em todo o caso é sempre inferior ao que custaria efectuar o percurso por uma rota bem mais longa.

O Canal do Panamá gera anualmente cerca de dois mil milhões de dólares em receita, carregando 330 mil milhões de toneladas de carga por ano. O menor valor pago terá sido de 0,36 dólares, em 1928 por Richard Halliburton, que atravessou o canal a nado. O site oficial do Canal do Canadá disponibiliza estatísticas que vale a pena analisar.

Visitas ao Canal do Panamá

O Canal do Panamá é uma fonte fundamental da economia do Panamá e tornou-se nos últimos anos também uma importante atracção turística. Os visitantes podem atravessar parcial ou totalmente o canal, em travessias que demoram entre quatro a oito horas.

Muitos visitantes optam por explorar o canal a partir do Centro de Visitantes em Miraflores, onde existe uma plataforma para assistir à passagem dos navios, carregados com contentores, e um pequeno museu com a história da construção do canal que revolucionou o comércio e as transacções internacionais.

Exposições permanentes em Miraflores explicam o processo de construção do Canal do Panamá, de conservação de água, biodiversidade, tecnologia e a importância do canal para o comércio internacional.

Para chegar a Miraflores, desde a Cidade do Panamá, basta entrar no Metro e sair na estação Albrook. Depois, é atravessar a rua e encontrar o autocarro com destino a Miraflores. Os bilhetes de metro e autocarro são bastante baratos e a viagem deve demorar cerca de uma hora.

Coiba

Praia Parque Nacional Coiba, no Panamá
O Parque Nacional Coiba, no Panamá, é vasto e protege uma das áreas com maior biodiversidade marinha em toda a América Central. Foto: Laszlo Ilyes

As águas do Panamá são inigualáveis em diversidade marinha e em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Parque Nacional de Coiba. A ilha de Coiba é a maior ilha do parque e abriga mais de 800 espécies de vida marinha.

Coiba é conhecida como uma das melhores localizações para desfrutar de snorkeling e mergulho na Costa do Pacífico e a UNESCO reconheceu a riqueza desta região em 2005.

Arquipélago de San Blas (Guna Yala)

A Ilha Diablo (Isla Diablo), Kuna Yala, Panamá
Kuna Yala ou Guna Yala é uma comarca indígena do Panamá com estatuto de província. A Ilha Diablo (Isla Diablo) é um dos principais destinos desta região de San Blas.

Localizado no leste do Panamá, o Arquipélago de San Blas – agora designado como Guna Yala – é um arquipélago de quase 400 ilhas, espalhadas no mar como pérolas, ao largo da costa do Panamá.

Esta faixa estreita, na costa caribenha, é uma região autónoma administrada pelo povo indígena Gunas e um dos melhores lugares para explorar a cultura destes povos indígenas do Panamá, além de beleza natural imaculada. De todas as ilhas, apenas cerca de 49 são realmente habitadas, servindo como habitat destes povos nativos do Panamá.

A atmosfera em San Blas é relaxante e é a sensação de isolamento e tranquilidade que atrai muitos visitantes em fuga do rebuliço do dia-a-dia e do trânsito da Cidade do Panáma.

Pode visitar uma aldeia Guna, mergulhar nas vívidas águas azuis, relaxar em praias de areia fina e explorar a flora e fauna da ilha. Nas ilhas pode fazer snorkeling nas águas tépidas, mas para mergulhar terá de levar o próprio equipamento e obter permissão com antecedência.

Aproveite ainda para apreciar, e até comprar, os tecidos bordados à mão pelo povo Guna. Os turistas podem reservar um voo para San Blas desde a Cidade do Panamá ou de outros aeroportos regionais ou fazer a viagem de carro e barco.

As tribos Guna habitam estas ilhas e cobram uma taxa aos visitantes para explorar as ilhas, onde alojamento, electricidade e conveniências modernas são limitadas nas ilhas, pelo que é aconselhável reservar voo e hotel com antecedência.

Boquete

Boquete, Panamá
A cidade de Boquete encontra-se na fértil província de Chiriquí, nas Terras Altas do Panamá. A região é célebre pelas plantações de café e pelo Vulcão Baru. Foto: Ken Mayer

Café. É este o denominador comum em Boquete. Das encostas aos vales, o aroma forte do café sente-se e degusta-se. Situado ao longo da fronteira ocidental, Boquete está ensanduichado entre montanhas que se estendem do Panamá até à Costa Rica.

Boquete é conhecido pelo seu clima fresco, ar limpo e imaculado. Flores, café, legumes e frutas cítricas florescem neste solo rico.

Conhecido também como o Vale das Flores, Boquete oferece um diverso leque de experiências de viagem. Desde a descarga de adrenalina na tirolesa, no coração da Floresta Negra, a uma imersão nas fontes termais ao longo do rio Caldera ou rafting no Chiriquí Viejo, não faltam opções em Boquete.

Se visitar para avistar o resplandecente quetzal – uma das aves mais fantásticas e belas do planeta -, para subir a um vulcão ou apanhar bagas de café fresco, esta região irá deliciá-lo.

O café montanhoso de Boquete é forte e saboroso, as vistas panorâmicas do topo do Vulcão Barú são impressionantes e, se tiver sorte, e avistar um quetzal na floresta de Sendero nunca mais irá esquecer esta ave fenomenal.

Bocas del Toro

Praia na Isla Colón, Bocas Del Toro, Panamá
Bocas Del Toro, no Panamá, apresenta praias impecáveis, águas turquesas e cultura afro-caribenha. Foto: Marissa Strniste

Bocas del Toro – um arquipélago de seis ilhas e numerosas ilhotas desabitadas no Mar das Caraíbas – é um destino turístico popular onde a beleza natural, intocada e aventura ao ar livre são os principais chamativos.

A capital da província, Bocas del Toro, justifica uma visita pela histórica arquitectura caribenha. Numerosas praias de areia puramente branca e actividades como vela, mergulho, kayak e caminhadas pela selva e sobre as copas das árvores, são algumas das opções para ocupar o tempo neste pedaço de paraíso panamenho.

Caso disponha de mais tempo, pode visitar aldeias dos povos indígenas Ngob e observar aves e animais exóticos. Passeios de barco ou barco-táxi saem com regularidade para explorar o arquipélago, descobrir preguiças e golfinhos, transportando turistas para as praias de Red Frog e Wizard.

Se a isto se acrescentar água azul-turquesa, corais deslumbrantes e estrelas do mar gigantes, não é surpresa que Bocas del Toro seja o destino favorito de férias no Panamá.

Quando visitar o Panamá

O Panamá goza de um clima tropical com uma temperatura média entre 24°C e 29°C ao longo do ano, com variações significativas consoante a altitude.

O Panamá está no coração dos trópicos e por isso apresenta um clima característico: quente e extremamente húmido nas terras baixas, reduzida nos planaltos, onde as temperaturas variam significativamente com a altitude, como na zona de Boquete.

O ano é dividido em duas estações: a estação seca, entre os meses de Janeiro e Abril, e a estação invernal, entre Maio e Novembro, momento em que o calor e humidade prevalecem, com aguaceiros e tempestades diários.

A melhor altura para visitar o Panamá é durante a estação seca, de final de Dezembro até ao início de Maio, onde predomina o céu azul, pelo menos nas planícies mais secas do Pacífico. Além disso, é mais fácil viajar nas estradas não pavimentadas, explorar as florestas tropicais e beneficiar de águas mais claras para nadar.

No entanto, este período inclui o Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, quando os preços de voos e hotéis atingem os valores mais elevados.

A estação seca é muito mais favorável para explorar o país, embora alguns eventos sejam só observáveis durante a estação chuvosa, como a migração de baleias, nidificação de tartarugas ou a presença do fantástico quetzal nas florestas.

Evitará as multidões e os preços altos entre Maio e Dezembro, embora as regiões montanhosas e florestas tropicais do Panamá não sejam recomendadas durante estes meses.

A costa do Caribe recebe quase o dobro de chuva do Pacífico. As variações regionais também têm aqui influência, já que os ventos alísios tornam a água turva e ondulada e as ilhas mais remotas de Bocas del Toro e Guna Yala são quase inacessíveis.

Panamá - Estado do tempo



Segurança no Panamá

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Panamá.

Leia também

Qual o melhor seguro de viagem? (IATI vs World Nomads)

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para o Panamá Reservar hotel no Panamá Alugar automóvel Fazer seguro de viagem
Dicas de viagem América Central Panamá

Como visitar o Canal do Panamá — de forma fácil (e barata)

Visitar o Canal do Panamá é obrigatório quando estamos no país. A associação lógica quando se fala do Panamá é, provavelmente, o Canal do Panamá, escândalos offshore, Boc …

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .