População - 93,186 (Julho 2016 est.)
Capital - Victoria
Língua oficial - Crioulo, Inglês, Francês
Moeda oficial - Rúpia
Código Internacional de telefone - +248
Fuso horário - UTC/GMT +4
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional das Seychelles (Ilha Mahé)
La Digue, é um paraíso para os amantes da natureza e aqueles que procuram uma amostra da vida tradicional das Seychelles, onde bicicletas e carroças são modos de transporte. Deslumbrantes praias de areia branca e rochas de granito preenchem a costa e o destaque assenta, sobretudo, em três das praias mais bonitas do mundo: Anse Source D’Argent, Grand Anse e Petit Anse.
Outras atracções turísticas incluem a Reserva Natural de Veuve, que abriga o ameaçado papa-moscas negro, também chamado de “o viúvo” por causa das suas penas de cauda preta. Aqui pode visitar o L’Union Estate, onde pode passear a cavalo e visitar a plantação de baunilha e antigas casas crioulas. Mergulho e escalada também são actividades populares em La Digue.
Alugue uma bicicleta, ou solicite uma na sua unidade hoteleira, e explore La Digue. Para chegar a Anse Source d’Argent não é necessário grande esforço, mas para chegar ao paraíso que são Grand Anse e Peti Anse terá de suar bem mais, num caminho por vezes não sinalizado e que envolve subir e descer encostas e atravessar bosques.
O esforço será recompensado com uma paisagem de sonho e despida de turistas (ver imagem acima).
Na costa norte da Ilha de Praslin, Anse Lazio é uma das praias mais pitorescas da ilha. Flanqueada por pedras de granito arredondadas, este longo trecho de areia dourada funde-se com águas cristalinas em tonalidades de azul brilhante.
A extremidade leste é protegida por recifes de coral e oferece excelentes oportunidades de natação e snorkeling. Anse Lazio, na ponta noroeste da ilha, é perfeita de todos os ângulos e aparece em quase todas as listas das praias mais bonitas do mundo. Apesar de sua popularidade, nunca se sente cheia.
Conhecida como a Ilha Vermelha, devido à cor dos solos, a Ilha Curieuse é agora a base para um programa de reprodução de tartarugas gigantes, que vagueiam livremente pelas enseadas de areia. Com menos de 8 km2, Curieuse é o único lugar, além de Vallée de Mai, onde o Coco de mer cresce naturalmente.
Outrora, a ilha abrigou uma colónia de doentes leprosos e agora os visitantes podem explorar as ruínas desta antiga leprosaria na costa sul, bem como a casa do médico, um monumento nacional preservado.
A maior parte da ilha é coberta com árvores takamaka e árvores casuarina, que fornecem sombra nas praias de areia branca. A Ilha Curieuse é acessível por barco, a partir de Praslin.
O Vallée de Mai é uma reserva natural e um dos dois únicos lugares no mundo onde a rara palmeira de coco do mar cresce no seu estado natural (o outro fica perto da Ilha Curieuse).
Inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, o Vallée de Mai é também um local de observação de aves: como o bulbul, pombo azul ou o papagaio preto ameaçado, dos quais restam apenas entre 500 e 900 exemplares em todo o planeta.
Existem Três percursos para caminhadas na floresta, que permaneceu totalmente intocada até 1930. O trilho mais curto é de 1 km e o mais longo de 2 km.
Há visitas guiadas gratuitas, duas vezes por dia, e estas são recomendadas porque irá ficar com bastante mais informação sobre a fauna e flora endémicas do vale.
Denominada Porto Victoria – em honra da rainha britânica após a sua coroação – a pequena capital das Seychelles é o único porto marítimo do país. Uma das principais atracções turísticas é o jardim botânico, inaugurado há mais de 100 anos.
O jardim ocupa 15 hectares e aí florescem plantas nativas e exóticas e um jardim de orquídeas, além de raposas voadoras (morcegos) e tartarugas gigantes. Para ter uma ideia geral da flora e fauna das Seychelles visite o Museu de História Natural, que também exibe alguns artefactos históricos.
A estrutura histórica mais proeminente na cidade de Victoria é a torre do relógio, um monumento erigido em 1903, uma espécie de irmão mais pequeno do Big Ben, em Londres.
Património Mundial da UNESCO, o atol de Aldabra é o maior atol de coral elevado do mundo. Tubarões-tigre e raias costumam rondar o atol, que também acolhe milhares de aves, como fragatas, garças, flamingos maiores, e o peneireiro malgaxe.
Além da extensa colecção de aves, Aldabra é o habitat de 200 mil tartarugas terrestres gigantes – cinco vezes mais do que nas Galápagos.
O clima é tropical, com temperaturas do ar a rondar os 30°C, e temperaturas da água a rondar os 28°C. Estas condições tornam as Seychelles num destino paradisíaco durante todo o ano. A estação das chuvas inicia-se em Outubro e termina em Março, com temperaturas quentes e ar húmido.
A precipitação mais alta ocorre em Dezembro e Janeiro, mas não deixe que isso o afaste das Seychelles, já que as chuvas tropicais tendem a ocorrer à tarde e de uma forma breve.
A estação fria e com pouca chuva estende-se de Abril a Setembro, quando o vento de sudoeste faz baixar os termómetros para cerca de 22° C. O
Os mares não são tão calmos como durante o período das monções, entre Novembro e Março, mas irá encontrar boas condições para mergulhar e explorar as ilhas. Pessoalmente, aconselho Outubro para visitar as Seychelles.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia nas Seychelles.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel nas Seychelles ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!