População - 30,949,962 (Julho 2016 est.)
Capital - Kuala Lumpur
Língua oficial - Bahasa, Inglês
Moeda oficial - Ringgit
Código Internacional de telefone - +60
Fuso horário - UTC/GMT +8
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur
Há menos de 200 anos, Kuala Lumpur era apenas uma tranquila cidade, no Oeste da Malásia, cuja economia assentava na extração de estanho.
Agora, KL é a capital do país e maior metrópole, com inúmeros arranha-céus, com destaque para as Torres Petronas.
Kuala Lumpur não possui um centro de cidade mas diversos centros de actividade. O antigo bairro colonial apresenta arquitectura distinta, enquanto Chinatown é um centro turístico movimentado e o Triângulo Dourado expõe o rosto moderno da cidade, onde se situam as famosas Torres Petronas.
As Torres Petronas em Kuala Lumpur eram as construções mais altas do mundo (453m) até serem superadas, em 2004, pelo edifício Taipei 101.
Todavia, as torres são ainda os edifícios gémeos mais altos do mundo. As Petronas foram projectadas para impressionar e impulsionar a Malásia como centro comercial e cultural do Sudeste Asiático.
A visita às Torres Gémeas é limitada e a compra de bilhetes com antecedência é recomendada.
Taman Negara é considerada uma das mais antigas florestas tropicais do mundo, discutido o título de mais antiga com a floresta de Queensland, na Austrália.
A região é popular por ser destino ecoturístico e de aventura. Árvores maciças e cataratas formam uma densa selva, onde é também possível caminhar por passadiços sob as copas das árvores.
O parque nacional está repleto de animais selvagens como o tigre malaio, elefante asiático e rinoceronte de Sumatra, além de aves e plantas raras.
Existem safaris nocturnos para observar plantas que só brotam à noite, fungos incandescentes e outras criaturas noturnas.
Pulau Pangkor significa bela ilha. E percebe-se porquê. A paisagem é deslumbrante e a maioria dos turistas visita Pangkor pela sua atmosfera tranquila e para se refrescar nas bonitas praias.
Existem actividades marítimas para o manter ocupado, como jet ski, passeios pela floresta ou, talvez mais interessante, visitar durante a noite para observar plâncton azul-brilhante.
Uma das maiores ilhas ao largo da costa Este da Malásia, Redang é premiada com praias de areia branca e águas cristalinas.
Os recifes de coral circundantes constituem refúgio para uma variedade de espécies como peixe-palhaço (caracterizado no filme de animação Nemo), tubarões e medusas, tornando Redang um destino popular para mergulho e snorkeling.
A Ilha de Tenggol oferece aos visitantes a sensação de estar numa ilha privada. A ilha era tradicionalmente desabitada, mas agora contém vários hotéis.
As praias brancas da Ilha de Tenggol são torneadas por densas florestas tropicais e este é um local predilecto de pescadores e mergulhadores.
Embora os sinais da presença portuguesa sejam cada vez menores, sem arranha-céus, poluição ou trânsito caótico, Malaca é um local para relaxar.
Malaca, cidade histórica do Estreito de Malaca, foi uma forte área de intercâmbios comerciais e culturais entre o Oriente e Ocidente. Com edifícios governamentais, igrejas, praças e fortificações, Malaca demonstra a presença dos períodos portugueses e holandeses.
Muitos dos que visitam dizem deliciar-se com a culinária e a fusão, no prato, entre Oriente e Ocidente.
As temperaturas e humidade variam pouco na Malásia, mantendo-se constantemente acima dos 30°C. As chuvas ocorrem durante todo o ano, por norma durante a tarde, embora sejam de curta duração.
A principal distinção nas estações do ano é a chegada da monção Nordeste, afectando a costa Leste da Península da Malásia e o extremo Oeste de Sarawak, no final de Novembro e meados de Fevereiro, quando se registam as chuvas mais fortes.
O período de monção de Inverno é dominante entre Novembro e Fevereiro com fortes chuvas, especialmente nas áreas a Leste. O período de monção de Verão, entre Agosto e Novembro, leva chuva para o Oeste.
O melhor momento para visitar a maior parte da Malásia é entre Março e início de Outubro. A temperatura da água do mar ronda em média os 25°C.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Malásia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Malásia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!