População - 21,599,736 (Julho 2016 est.)
Capital - Bucareste
Língua oficial - Romeno
Moeda oficial - Leu romeno
Código Internacional de telefone - +40
Fuso horário - UTC/GMT +2
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Henri Coandă (Bucareste)
Fundada pelos saxões da Transilvânia durante o século XII, Sighisoara destaca-se como uma das cidades medievais mais bonitas e mais bem preservadas da Europa.
Designada Património Mundial pela UNESCO, esta jóia do século XVI conta com nove torres, ruas de calçada, casas burguesas e igrejas ornamentadas que rivalizam com praças antigas de capitais europeias.
Se visitar, tenha muito cuidado e cubra o pescoço… pois Sighisoara é a terra natal de Vlad Drácula, governador da província de Walachia entre 1456 e 1462.
Foi nesta figura que Bram Stoker se inspirou para a criação ficcional de Conde Drácula. Aliás, a casa do Imperador pode ser visitada aqui, além da Torre do Relógio e do Museus das Armas.
Nas ruas irá também encontrar animação com figuras vestidas de modo tradicional para atrair turistas, claro está.
Sibiu, anteriormente parte da Hungria, remonta ao início do século XII. Sibiu, Sighisoara e Brasov formam o triângulo de povoações na Transilvânia associadas aos vampiros e a Drácula.
Em Sibiu, além de ouvir múltiplas histórias sobre vampiros, pode também admirar o Palácio Brukenthal – um dos mais antigos museus do mundo – na praça principal da cidade, a Piata Mare.
Os visitantes também podem procurar vestígios de antigas fortificações usadas para defender a cidade há centenas de anos.
Os Montes Cárpatos proporcionam um cenário de montanha fantástico. Os parques nacionais e naturais da Roménia – com uma variedade única de paisagens, vegetação e vida selvagem – abrigam algumas das maiores áreas de floresta intocada da Europa.
Desfiladeiros, cavernas subterrâneas, lagos vulcânicos e extensa rede fluvial contribuem para a riqueza do sistema de parques que também inclui o Delta do Danúbio, Património da UNESCO desde 1991 e a maior área húmida da Europa.
Na Cordilheira dos Cárpatos habitam mais 400 espécies únicas de mamíferos e 60% da população europeia de ursos pardos. Os Cárpatos formam uma espécie de semicírculo em torno da Transilvânia, uma das nove províncias históricas da Roménia.
O clima é muito importante para decidir onde e quando visitar a Roménia. Os Invernos podem ser bastante rigorosos – com vento frio a soprar da Sibéria, nevões em grande parte do país e temperaturas de 15 a 20 graus negativos.
As condições melhoram com a Primavera, trazendo condições propícias para o brotar de flores silvestres nas montanhas e céu azul em Bucareste, o que também acontece em Maio mais a Sul. Os Verões são quentes e as temperaturas sobem acima dos 30°C.
O final da Primavera (Maio e Junho) e início do Outono (Setembro) são as melhores alturas para visitar a Roménia. Este é o momento perfeito para participar em festivais na Transilvânia e fazer caminhadas. Se quiser desfrutar das praias do Mar Negro, opte por Julho e Agosto.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Roménia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Roménia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!