Início EuropaPolónia

    Polónia

    População - 38,523,261 (Julho 2016 est.)

    Capital - Varsóvia

    Língua oficial - Polaco

    Moeda oficial - Zloty

    Código Internacional de telefone - +48

    Fuso horário - UCT/ GMT +1

    Principais aeroportos - Aeroporto Chopin (Varsóvia) | Aeroporto Internacional João Paulo II (Cracóvia)

    Pontos turísticos da Polónia

    Auschwitz-Birkenau

    arbeit macht frei, O trabalho liberta, Auschwitz, Polónia

    Auschwitz-Birkenau é sinónimo de genocídio e do Holocausto. Mais de um milhão de judeus, polacos e ciganos, foram assassinados aqui pelos ocupantes alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Ambas as secções do campo de concentração - Auschwitz I e um campo muito maior em Birkenau (Auschwitz II) - foram preservados e estão abertos aos visitantes. Foi realmente em Birkenau, não Auschwitz, que a maior parte do assassinato ocorreu. Birkenau tinha quatro enormes câmaras de gás, com crematórios. Cada um poderia asfixiar 2000 pessoas ao mesmo tempo.

     

    Uma visita é essencial para observar e tentar compreender a extensão e o horror do lugar. Caso pretenda ter uma visita silenciosa visite nas primeiras horas da manhã, caso contrário poderá ficar chocado - para além do horror do lugar - com a indiferença e desrespeito barulhento de muitos turistas.

    Cracóvia

    Estação central de comboios de Cracóvia, Polónia

    O Castelo Real de Wawel, situado no topo da colina, é um dos marcos principais de Cracóvia. Além disso, na cidade velha irá encontrar igrejas, museus e o Rynek Glówny - a Praça do Mercado Principal. No antigo bairro judeu, Kazimierz, as sinagogas reflectem a tragédia do século XX.

     

    Em toda a Cidade Velha dezenas de restaurantes e bares configuram uma imagem de rejuvenescimento e modernidade a Cracóvia. Perca-se num dos bares ou restaurantes e delicie-se com iguarias locais - como torresmos para começar. Se acredita em lendas, Cracóvia foi fundada depois de um dragão ter sido derrotado - podia assemelhar-se a uma das histórias de Tolkien nas aventuras do Hobbit.

    Montanhas Tatra

    Lago nos Montes Tatra, Polónia e Eslováquia.

    As Montanhas Tatra formam uma cordilheira na fronteira entre Polónia e a Eslováquia. Este é o sector mais alto dos Cárpatos, onde se encontra o Monte Rysy (2500 metros).

     

    Com elevados cumes, encostas rochosas e lagos, a paisagem é fascinante. Este terreno é ideal para caminhadas, no Verão, e esqui, no Inverno, com a maior parte da acção centrada em redor de Zakopane. A cidade e região são facilmente acessíveis - apenas a duas horas de Cracóvia.

    Mina de sal de Wieliczka

    Cracóvia, Polónia

    A cerca de 14 km a sudeste de Cracóvia, Wieliczka é famosa pela mina de sal. É um local estranho de poços e câmaras, tudo esculpido à mão a partir de blocos de sal. A mina tem um labirinto de túneis, cerca de 300 km distribuídos em nove níveis, sendo o mais profundo 327 m abaixo do nível do mar. Uma secção da mina, entre 64 m e 135 m abaixo do solo, está aberta ao público.

     

    A mina é conhecida pelas qualidades benéficas do seu microclima, bem como pelas propriedades medicinais. Um sanatório subterrâneo foi criado - a 135 metros de profundidade - onde algumas doenças alérgicas crónicas são tratadas.

    Quando visitar a Polónia

    O clima na Polónia é bastante variável, pois está sujeito a influências contraditórias: influências marítimas a Oeste e influências continentais a Leste.

     

    A Primavera é sem dúvida a estação ideal para algumas caminhadas em regiões montanhosas. No Verão, a alta temporada turística, o sol brilha com intensidade, especialmente na costa do Báltico e pode ser complicado encontrar alojamento. No Inverno, a temperatura cai a pique e os ventos gelados da Sibéria cobrem muitas partes do país com neve. Os Verões são quentes, embora possa surgir alguma chuva ocasional.

     

    Durante a Primavera (Abril a Junho) e Outono (Setembro e Outubro), há temperaturas amenas e sol, as florestas estão coloridas e esta é a melhor altura para visitar a Polónia.

    Polónia - Estado do tempo



    Segurança na Polónia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Polónia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Polónia