População - 5,265,158 (Julho 2016 est.)
Capital - Oslo
Língua oficial - Norueguês
Moeda oficial - Coroa norueguesa
Código Internacional de telefone - +47
Fuso horário - UTC/ GMT +1
Principais aeroportos - Aeroporto internacional de Gardermoen (Oslo) | Aeroporto de Flesland (Bergen) | Aeroporto de Sola (Stavanger) |
Svalbard é uma das maiores áreas naturais imaculadas do planeta. Na estação escura, a partir de Novembro, é continuamente noite. Mas esta escuridão, em Longyearbyen, atrai turistas de todo o mundo para “caçar” as Luzes do Norte.
No pólo oposto, a luz do sol da meia-noite brilha desde o início da Primavera até ao Outono. A luz solar constante é perfeita para avistar os fantásticos ursos polares que descem às regiões mais a Sul na procura de alimento.
As atracções turísticas mais famosas da Noruega são provavelmente os fiordes. Entre os mais belos destes fiordes encontra-se Geirangerfjord, localizado no Sudoeste da Noruega perto da cidade costeira de Alesund.
Geirangerfjord, que se estende por mais de 15 km, é uma maravilha natural cercada por majestosos penhascos e exuberantes montanhas verdes que se erguem a mais de mil metros de altitude.
Os edifícios tradicionais de Bergen alinham-se na perfeição, na orla marítima, com barcos amarrados a poucos metros de distância. A cena é tão pitoresca, que podem passar-se horas a admirar este lugar.
Bryggen, como se chama a zona da cidade, está ligado à importância de Bergen como um pólo comercial durante 400 anos, na Idade Média.
Os comerciantes modernos, porém, podem fazer compras em lojas, visitar estúdios de artesãos e usar a cidade como base inicial para explorar os fiordes da Noruega.
Situada no Sul da Noruega, o glaciar de Jostedalsbreen é a maior zona gelada da Europa. Apesar disso o aquecimento global tem acelerado o degelo na região e atravessar a pé todo o glaciar, como no passado, é agora uma utopia.
Mesmo assim, é possível explorar algumas zonas do glaciar, embora se recomende que sejam atividades acompanhadas por guias especializados e experientes.
Voringfossen é a queda d’água mais famosa da Noruega. Voringfossen está localizada em Mabodelen, um estreito desfiladeiro entre Oslo e Bergen. Há mais de 200 anos que esta beleza natural atrai visitantes e um hotel, construído em 1880, sempre permitiu fácil acesso à catarata.
O topo é fácil de alcançar, mas Voringfossen não é tão poderosa como no passado devido à construção, a montante, de uma central eléctrica.
A Corrente do Golfo confere à Noruega um clima mais temperado, embora seja bastante variável e chuvoso. As temperaturas médias de Verão permanecem em redor dos 17°C e, ao invés, no Inverno podem descer a -20°C em algumas regiões.
Existem várias alturas para visitar a Noruega. A melhor época para visitar a Noruega é entre Maio e Setembro, embora a temporada turística comece em meados de Junho até final de Agosto.
O Inverno deve ser evitado – a não ser que pretenda assistir à Aurora Borealis (Luzes do Norte) – já que várias estradas ficam intransitáveis e muitos hotéis fecham após o mês de Agosto.
Na altura da Páscoa, assiste-se à época dos coloridos festivais Sámi. Maio pode ser uma época perfeita para visitar, pois irá encontrar menos turistas, preços mais baixos e este é também o mês em que menos chove na região de Bergen.
No Verão, poderá ver a beleza dos fiordes em todo o seu esplendor. O Outono pode ser também atractivo, já que Setembro é presenteado com uma espécie de “Verão de São Martinho norueguês”.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Noruega.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Ainda não existem artigos escritos sobre a Noruega.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Noruega ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!