População - 4,952,473 (Julho 2016 est.)
Capital - Dublin
Língua oficial - Inglês, Irlandês (Gaélico)
Moeda oficial - Euro
Código Internacional de telefone - +353
Fuso horário - UTC/GMT
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Dublin
Nenhuma visita à Irlanda está completa sem passar algum tempo a apreciar a paisagem de um penhasco com vista para o Atlântico. As Falésias de Moher (Cliffs of Moher) conferem um dramatismo extra a esta região do Condado de Clare.
Erguendo-se quase 210 metros acima do nível do mar, as Falésias de Moher atraem quase um milhão de visitantes por ano, tornando-se o local mais popular na Irlanda.
Passeios de barco oferecidos a partir do cais de Doolin permitem aceder a uma perspectiva diferente das Falésias de Moher.
O acesso às falésias é fechado em dias de vento forte, mas o site oficial das Falésias de Moher dá dicas sobre o melhor período para visitar e visitantes na altura que consulta o site. Em Agosto, são aconselháveis visitas após as 16h para evitar congestionamentos.
Bem-vindo a Connemara, um lugar de contrastes, cores, deserto e gente hospitaleira, na costa Oeste da Irlanda. Dos lagos do Sul, às montanhas do Norte e Oeste, Connemara é um local de incrível diversidade de paisagem.
Uma paisagem variada de montanhas, lagos, praias e vilas bonitas – ingredientes perfeitos para explorar em ritmo lento.
Grande parte da beleza de Connemara deve-se à sua localização remota e, por vezes, às condições severas do clima. Não obstante o influxo regular de visitantes, grandes áreas desta região permanecem imaculadas.
Connemara é beleza selvagem, como foi descrita pelo escritor irlandês Oscar Wilde.
Bem-vindo a um lugar de história antiga – Croagh Patrick. Esta é uma montanha a poucos quilómetros da pitoresca cidade de Westport.
A forma cónica da montanha sobe majestosamente acima da paisagem circundante e do topo podem admirar-se as magníficas vistas da Baía de Clew e a expansão do Condado de Mayo.
Partilhe os passos do Saint Patrick com peregrinos de todo o mundo. Muitos insistem em percorrer descalços a caminhada até ao topo – um bom par de horas. Com excepção da última meia-hora – onde a inclinação e pedras soltas tornam a subida mais espinhosa – a subida não é muito exigente.
A capital da Irlanda, Dublin, abriga mais de um terço da população. Ao contrário de outras grandes cidades europeias, existe um ambiente descontraído em Dublin que faz com que se sinta menos como uma metrópole e mais como uma pequena cidade.
Dublin dispõe de atrações culturais suficientes para satisfazer o turista mais ávido. De locais históricos como a Catedral da Santíssima Trindade (Christ Church) e de São Patrício (St. Patrick) até à fábrica da cerveja Guinness e aos pubs de Temple Bar, Dublin é uma cidade que convida à exploração.
Não perca também uma visita à antiga prisão Kilmainham Gaol, um local histórico, ao mesmo tempo, fascinante e sombrio.
O Burren é uma região e parque nacional no Condado de Clare, no Sudoeste da Irlanda. É uma paisagem de rocha que incorpora um vasto pavimento rachado de calcário da era glacial, com falésias, cavernas, fósseis, formações rochosas e sítios arqueológicos.
A palavra “Burren” vem do irlandês “Boíreann” que significa “lugar rochoso”. Este é um nome apropriado, mas o Burren tem sido referido também como rocha fértil, devido à mistura de nutrientes e flora.
Ao decidir sobre a melhor altura para visitar a Irlanda, vale a pena ter em mente que é aconselhável ir preparado para condições húmidas e ventosas, especialmente ao longo da costa Oeste que enfrenta o Atlântico.
Em média, chove quase metade do ano nas costas Leste e Sudeste e até 220 dias por ano em partes do Oeste e Sudoeste.
Abril é o período mais seco, enquanto Dezembro e Janeiro são os mais chuvosos. Mas, o clima é muito variável e pode ter todas as estações do tempo apenas num dia. Normalmente, manhãs chuvosas e tardes de sol, onde o arco-íris é uma presença frequente.
Geralmente, Abril, Maio e Junho, são os meses com mais sol enquanto Julho e Agosto são os mais quentes.
Maio e Junho são os meses com mais sol e mais agradáveis para visitar a Irlanda. Setembro também oferece bom tempo, com temperaturas amenas e dias longos.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Irlanda.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Irlanda ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!