População - 5,498,211 (Julho 2016 est.)
Capital - Helsínquia
Língua oficial - Finlandês
Moeda oficial - Euro
Código Internacional de telefone - +358
Fuso horário - UTC/GMT +2
Principais aeroportos - Aeroporto Helsínquia-Vantaa
Em pleno Círculo Polar Ártico aprenda sobre os Sámi, os povos do norte, na sua capital finlandesa. Inari é o maior, mas menos povoado município da Finlândia e tem quatro línguas oficiais.
A pequena aldeia de Inari é o centro Sámi mais importante da Finlândia e é o lugar para descobrir esta cultura fascinante.
Este é também um local mágico para visitar no final do Outono e Inverno. Aqui pode viajar de trenós puxados por cães huskies siberianos, deslizando pela paisagem branca.
E se o seu interesse é natureza ou fotografia irá deliciar-se com a luz natural no Inverno quando o ténue sol, durante os curtos dias, incide sobre as paisagens cobertas do manto branco de neve. E, mais tarde, pela noite dentro prepare-se para assistir ao fantástico festival de luz silencioso.
Eu tive a sorte de avistar várias noites a Aurora Borealis, ou, Luzes do Norte. Garanto que, apesar das temperaturas de -20°C, se visitar Inari não irá jamais esquecer algo como a Aurora Borealis.
Outras regiões para observar este fenómeno natural incluem Abisko, na Suécia, Lofoten na Noruega ou a grande maioria da Islândia.
A cidade capital da Finlândia dispõe de museus fascinantes, iguarias culinárias e vida nocturna. Se muitos visitantes consideram que Helsínquia se parece muito com São Petersburgo, é porque foi erigida para reproduzir o estilo da cidade russa.
Actualmente, entre as principais atracções incluem-se a Catedral de Helsínquia, a Igreja de Temppeliaukio – uma igreja luterana edificada no interior de uma rocha – e a Catedral de Uspenski.
Vale também a pena visitar o estádio que serviu de palco às Olimpíadas de 1952, a arquitectura do Parlamento, além de museus e galerias de arte.
Se quiser experimentar a beleza da Lapónia, Rovaniemi é uma das portas de entrada. A capital da Lapónia finlandesa, Rovaniemi, foi destruída no final da Segunda Guerra Mundial.
Rovaniemi é também conhecida por ser a casa oficial do Pai Natal e, a verdade, é que tudo gira à volta desta mítica figura que, presumivelmente, todos os anos invade chaminés por todo o mundo.
O Verão, na Finlândia, é seco e quente, embora de curta duração, e em Agosto as temperaturas começam a arrefecer.
Os Invernos são frios e secos e em grande parte do país a neve surge em Outubro e desaparece até ao final de Março, mas na Lapónia a neve pode chegar logo em Setembro e ficar até ao final de Maio.
A temporada turística no Sul da Finlândia decorre do início de Junho ao final de Agosto. Este é o período em que todas as atracções e opções de alojamento estão disponíveis, os barcos navegam pelos inúmeros lagos e rios e os povos se animam com os festivais.
A estação turística no Norte da Finlândia, incluindo a Lapónia, é diferente. Os mosquitos podem ser insuportáveis em Julho, mas Setembro é maravilhoso quando as florestas se pintam com as cores de Outono.
Outubro, Novembro e Fevereiro e Março são bons meses para visitar a Lapónia para ver a Aurora Boreal e desfrutar de actividades de Inverno. O período de férias de Natal também é período de época alta na Lapónia, ou não fosse esta a casa oficial do Pai Natal.
A melhor altura para visitar a Finlândia é, no Norte, entre Outubro e Março, e no Sul entre Junho e Agosto. Helsínquia pode ser visitada durante todo o ano.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Finlândia.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Finlândia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!