Início EuropaFinlândia

    Finlândia

    População - 5,498,211 (Julho 2016 est.)

    Capital - Helsínquia

    Língua oficial - Finlandês

    Moeda oficial - Euro

    Código Internacional de telefone - +358

    Fuso horário - UTC/GMT +2

    Principais aeroportos - Aeroporto Helsínquia-Vantaa

    Pontos turísticos da Finlândia

    Inari

    Aurora Boreal, ou Luzes do Norte, Inari, Lapónia, Finlândia

    Em pleno Círculo Polar Ártico aprenda sobre os Sámi, os povos do norte, na sua capital finlandesa. Inari é o maior, mas menos povoado município da Finlândia e tem quatro línguas oficiais. A pequena aldeia de Inari é o centro Sámi mais importante da Finlândia e é o lugar para descobrir esta cultura fascinante.

     

    Este é também um local mágico para visitar no final do Outono e Inverno. Aqui pode viajar de trenós puxados por cães huskies siberianos, deslizando pela paisagem branca. E se o seu interesse é natureza ou fotografia irá deliciar-se com a luz natural no Inverno quando o ténue sol, durante os curtos dias, incide sobre as paisagens cobertas do manto branco de neve. E, mais tarde, pela noite dentro prepare-se para assistir ao fantástico festival de luz silencioso.

     

    Eu tive a sorte de avistar várias noites a Aurora Borealis, ou, Luzes do Norte. Garanto que, apesar das temperaturas de -20°C, se visitar Inari não irá jamais esquecer algo como a Aurora Borealis. Outras regiões para observar este fenómeno natural incluem Abisko, na Suécia, Lofoten na Noruega ou a grande maioria da Islândia.

    Helsínquia

    Tuomiokirkko, Catedral de Helsínquia, Finlândia

    A cidade capital da Finlândia dispõe de museus fascinantes, iguarias culinárias e vida nocturna. Se muitos visitantes consideram que Helsínquia se parece muito com São Petersburgo, é porque foi erigida para reproduzir o estilo da cidade russa.

     

    Actualmente, entre as principais atracções incluem-se a Catedral de Helsínquia, a Igreja de Temppeliaukio - uma igreja luterana edificada no interior de uma rocha - e a Catedral de Uspenski. Vale também a pena visitar o estádio que serviu de palco às Olimpíadas de 1952, a arquitectura do Parlamento, além de museus e galerias de arte.

    Rovaniemi

    Natal em Rovaniemi, Finlândia

    Se quiser experimentar a beleza da Lapónia, Rovaniemi é uma das portas de entrada. A capital da Lapónia finlandesa, Rovaniemi, foi destruída no final da Segunda Guerra Mundial. Rovaniemi é também conhecida por ser a casa oficial do Pai Natal e, a verdade, é que tudo gira à volta desta mítica figura que, presumivelmente, todos os anos invade chaminés por todo o mundo.

    Quando visitar a Finlândia

    O Verão, na Finlândia, é seco e quente, embora de curta duração, e em Agosto as temperaturas começam a arrefecer. Os Invernos são frios e secos e em grande parte do país a neve surge em Outubro e desaparece até ao final de Março, mas na Lapónia a neve pode chegar logo em Setembro e ficar até ao final de Maio.

     

    A temporada turística no Sul da Finlândia decorre do início de Junho ao final de Agosto. Este é o período em que todas as atracções e opções de alojamento estão disponíveis, os barcos navegam pelos inúmeros lagos e rios e os povos se animam com os festivais.

     

    A estação turística no Norte da Finlândia, incluindo a Lapónia, é diferente. Os mosquitos podem ser insuportáveis em Julho, mas Setembro é maravilhoso quando as florestas se pintam com as cores de Outono. Outubro, Novembro e Fevereiro e Março são bons meses para visitar a Lapónia para ver a Aurora Boreal e desfrutar de actividades de Inverno. O período de férias de Natal também é período de época alta na Lapónia, ou não fosse esta a casa oficial do Pai Natal.

     

    A melhor altura para visitar a Finlândia é, no Norte, entre Outubro e Março, e no Sul entre Junho e Agosto. Helsínquia pode ser visitada durante todo o ano.

    Finlândia - Estado do tempo



    Segurança na Finlândia

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Finlândia.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Finlândia