População - 48,563,476 (Julho 2016 est.)
Capital - Madrid
Língua oficial - Castelhano
Moeda oficial - Euro
Código Internacional de telefone - +34
Fuso horário - UTC/GMT +1
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Barajas (Madrid) Aeroporto El Prat (Barcelona)
A jóia de Espanha apresenta um ordenamento urbano quase perfeito – com ruas e quarteirões bem estruturados – complementado com obras de requinte do arquitecto Antoni Gaudi, como a Casa Batlló e a famosa igreja da Sagrada Família. Ambas apresentam fascinantes combinações de desenhos, formas e cores.
Além destes factores de interesse acresce ainda 2000 anos de história, uma cultura vibrante, animada vida noturna, praias e culinária. Localizada no nordeste da país, Barcelona é um dos principais destinos turísticos de Espanha.
Exemplos de locais obrigatórios são La Rambla, uma avenida pedonal arborizada, e a praia mais popular da cidade: Barceloneta.
Com as suas casas perigosamente penduradas no penhasco e a vila medieval bem conservada, Cuenca está classificada como Património Mundial da Humanidade.
Situada no eixo entre Madrid e Valência, Cuenca é um fantástico exemplo de uma cidade medieval. Muitos (com razão) chamam a esta cidade a jóia da província de Castilla La Mancha.
Com as suas grandes avenidas e museus de arte e vida nocturna imparável até de madrugada, não há lugar ao tédio. A maior cidade do país, e capital de Espanha, é uma cidade cosmopolita com bares e restaurantes a cada meia dúzia de metros.
No centro, encontra-se a maioria das atracções turísticas mais procuradas de Madrid, como o Palácio Real – a residência do monarca de Espanha – ou a Puerta del Sol, uma enorme praça que serve como palco de festivais, concentrações de artistas de rua ou manifestações.
Outro ponto obrigatório é a Plaza Mayor, onde a principal atracção é o famoso Mercado de São Miguel.
Santiago de Compostela, a capital da região da Galiza, região fronteiriça de Portugal, é popular sobretudo pelo destino final da tradicional peregrinação do Caminho de Santiago.
Esta peregrinação é importante para muitos cristãos porque se acredita que Santiago de Compostela é o local onde está sepultado São Tiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo.
A cidade atrai milhares de visitantes todos os anos, pelas cerimónias religiosas, história e arquitectura.
San Sebastián, no País Basco, é uma atraente cidade à beira-mar reconhecida mundialmente pelas excelentes praias e por ser um edén da culinária.
Localizada no norte de Espanha, ao largo da costa do Golfo da Biscaia, San Sebastián apresenta uma Cidade Velha com muitos edifícios históricos reconstruídos no século XIX, depois de ter sido praticamente destruída durante as Guerras Napoleónicas.
A cidade possui também algumas das melhores praias da Europa, sendo Playa de la Concha a mais famosa.
Outro grande destaque é a oferta culinária. Na realidade, em Espanha, três dos sete restaurantes de 3 estrelas Michelin estão em San Sebastián. No total, esta jóia culinária colecciona a impressionante soma de 16 estrelas Michelin.
Metade forte, metade palácio, Alhambra foi nos últimos anos, a atracção mais visitada de Espanha.
Milhões pagam para ver esta obra arquitectónica de requinte, situada em Granada, no sul de Espanha. Alhambra, classificada como Património Mundial da UNESCO, foi construída no século XIV. A visita pode demorar entre 90 minutos e três horas.
Madrid apresenta regularmente temperaturas muito baixas em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e as temperaturas sobem bem acima de 30°C, e até 40°C, em Julho e Agosto.
Valladolid e Saragoça, na bacia do Ebro, são ainda mais secas, com apenas cerca de 300mm de chuva por ano e Sevilha regista valores acima dos 40°C. Os Pirenéus e a Cordilheira Cantábrica são atingidos pelo ar frio do Norte e fortes chuvas.
Dependendo do que procura, a melhor altura para visitar Espanha é: todo o ano. Mas, de uma forma geral, os meses ideais são Maio, Junho e Setembro e Outubro.
Se, contudo, procurar desportos de neve, nas regiões montanhosas dos Pirinéus ou Serra Nevada, então deve visitar entre Dezembro e Fevereiro.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia em Espanha.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!