População - 11,409,077 (Julho 2016 est.)
Capital - Bruxelas
Língua oficial - Holandês, Alemão, Francês
Moeda oficial - Euro
Código Internacional de telefone - +32
Fuso horário - UTC/GMT +2
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Antuérpia | Aeroporto Internacional de Bruxelas
Bruges é uma localidade de média dimensão, chuvosa, que está muitas vezes lotada por turistas. “Inventada” durante a época dos Vikings, a cidade belga é denominada a Veneza do Norte, devido à sua rede de Canais.
Bruges é um hino à arquitectura medieval e existem vários locais para visitar como a Grote Markt (Grande Mercado ou praça), onde pode admirar os prédios coloridos que preenchem a maioria das fotos que se observam da cidade.
Além disso, em Bruges encontrará a Torre Belfort, uma enorme torre com um ruidoso campanário.
Conhecida pela sua diversidade de locais de interesse, Bruxelas é a capital da Bélgica e sede de muitas instituições europeias. Bruxelas é uma espécie de capital da União Europeia, mas existe mais vida para além da política.
Abundam cafés e locais para comer e beber, galerias de arte, lojas, teatros e, claro, chocolate. Como poderia sair da Bélgica sem provar chocolate?
Antuérpia é uma cidade dinâmica, ainda que menos elegante que Bruxelas ou Bruges. A cidade está intrinsecamente ligada ao porto, à língua (Flamengo) e, claro, aos diamantes.
Aliás, existe em Antuérpia o chamado Distrito do Diamante, onde 75 por cento dos diamantes do mundo são negociados.
A arte e arquitectura também são relevantes, com destaque para obras de Ruebens e a Igreja de São Paulo ou a Catedral de Nossa Senhora.
O clima da Bélgica é moderado, com poucos extremos de temperatura no Verão ou Inverno. As temperaturas são mais baixas em Dezembro e Janeiro e mais altas em Julho e Agosto, quando a média é de 22/23°C.
Na Primavera, os parques estão floridos e, embora o tempo possa ser incerto, a melhor altura para visitar a Bélgica é entre Maio e Setembro. Julho e Agosto são os melhores meses para usufruir das esplanadas e aproveitar os festivais ao ar livre.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Bélgica.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Bélgica ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!