Início EuropaAlemanha

    Alemanha

    População - 80,722,792 (Julho 2016 est.)

    Capital - Berlim (3.4 milhões de habitantes)

    Língua oficial - Alemão

    Moeda oficial - Euro

    Código Internacional de telefone - 0049

    Fuso horário - GMT/UTC +1

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Tegel (Berlim)

    Pontos turísticos da Alemanha

    Berlim

    Um estado federal e a capital da Alemanha, Berlim é amplamente associada com o passado da Segunda Guerra Mundial e a antiga divisão pelo Muro de Berlim, durante a Guerra Fria, entre Alemanha Oriental e Ocidental. Desde a queda do histórico muro, em 1989, Berlim é agora uma cidade vasta e unificada e com várias atracções turísticas.

     

    Muitos turistas são atraídos pelas estruturas históricas de Berlim, como o Portão de Brandemburgo e o Reichstag - o edifício do Parlamento. Embora a maioria do Muro de Berlim tenha sido demolida, restam ainda algumas zonas perto de Checkpoint Charlie e do Reichstag.

    Munique

    Vista panorâmica estádio Olímpico de Munique (Olympiastadion)

    Mais conhecida como a cidade origem do famoso festival da cerveja - Oktoberfest - e do principal clube de futebol - o Bayern - Munique é um dos melhores lugares para visitar na Alemanha. O Oktoberfest começou em 1810 com a celebração do casamento real. Actualmente, este festival da cerveja atrai milhões de visitantes todos os anos para participar na festa onde se servem hectolitros de cerveja a cada minuto.

     

    Munique é também o local onde pontificam várias casas de ópera e teatros como o Teatro Nacional. O centro da cidade é uma atraente fusão de arquitectura clássica e moderna, com igrejas históricas, muralhas medievais e palácios, bem como centros comerciais e vida nocturna.

    Colónia

    Catedral de Colónia à noite, Alemanha

    Situada no rio Reno, no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália, Colónia é um dos lugares mais populares para visitar na Alemanha. A cidade oferece uma vibrante variedade de atracções, animada vida noturna, arte e cultura. Colónia também apresenta a Catedral de Colónia, uma igreja gótica imponente e 12 Igrejas Românicas como símbolos da arquitectura medieval.

    Neuschwanstein

    Vista panorâmica do Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

    O Castelo de Neuschwanstein é um dos destinos turísticos mais populares da Europa e, provavelmente, o edifício mais fotografado da Alemanha. Acompanhado da beleza natural dos Alpes da Baviera, perto da cidade de Fussen, este castelo serviu também de inspiração para a Bela Adormecida de Walt Disney. Construído no final da década de 1800, o Castelo de Neuschwanstein nunca foi designado para servir de defesa a ataques inimigos como a maioria dos castelos, mas apenas como retiro do Rei Ludwig II da Baviera.

    Quando visitar a Alemanha

    Qualquer altura é boa para visitar a Alemanha, mas o maior fluxo de visitantes ocorre durante os meses de Primavera e Verão, entre Maio e Setembro, e também nos Alpes, nos meses de Inverno, para fazer férias na neve. O Inverno é, por norma, bastante frio e chuvoso, devido aos ventos que sopram do Mar do Norte e da Rússia.

     

    Em sintonia com a subida de temperaturas, os preços de hotéis bem como todo o restante tipo de alojamento (alojamento privado, campismo, etc), aumentam de forma significativa. Mas esta é a altura para participar em festas, festivais, concertos ao ar livre e apreciar as fantásticas paisagens, por exemplo, da Bavária, para caminhadas e passeios de bicicleta. Ou apenas para relaxar numa esplanada e provar a distinta cerveja alemã.

    Alemanha - Estado do tempo



    Segurança na Alemanha

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Alemanha.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre a Alemanha