• Skip to main content
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Destinos
  • Planear
  • Viaje comigo
Início América do Sul Venezuela
Início América do Sul Venezuela

Venezuela

População - 30,912,302 (Julho 2016 est.)

Capital - Caracas

Língua oficial - Espanhol

Moeda oficial - Bolivar

Código Internacional de telefone - +58

Fuso horário - UTC/GMT -4

Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Simón Bolívar (Caracas)

Quando visitar a Venezuela Segurança na Venezuela Artigos recentes

Pontos turísticos da Venezuela

Salto Ángel

Catarata Salto Ángel, na Venezuela.
Com 979 metros de altura, o Salto Ángel, na Venezuela - perto da fronteira entre Brasil e a Guiana - é catarata mais alta do mundo. Foto: Stefan Krasowski

Salto Ángel é uma das atracções turísticas mais populares na Venezuela, pois é a catarata mais alta do planeta. A água desce vertiginosamente desde 979 metros de altura, da Montanha Auyantepui, no Parque Nacional Canaima.

Localizada no Rio Gauja, a queda d’água foi designada inicialmente como Kerepakupai Vená, o que significava algo como “salto do ponto mais alto”, mas seria posteriormente mudado para Salto Ángel, em homenagem a Jimmie Angel, um aviador norte-americano que foi o primeiro a voar sobre as cataratas.

No coração do país, onde enormes monólitos preenchem a paisagem circundante, encontram-se estas magníficas quedas d’água.

Este deslumbrante local no Parque Nacional de Canaima é remoto e de difícil acesso, mas os voos sobre as cataratas são facilmente organizados.

Médanos de Coro

Dunas do Parque Nacional Médanos de Coro, Venezuela
As areias macias e secas do Parque Nacional Médanos de Coro, na Venezuela, são o resultado da erosão do vento nas rochas e criam um fenómeno natural fantástico. Foto: Carlos Adampol Galindo

Leia também

Covid-19 — como reservar alojamento (seguro e limpo)?

As vastas e enormes dunas de areia, no Parque Nacional Médanos de Coro, são deslumbrantes. O Parque Nacional Médanos de Coro proporciona aos visitantes paisagens surpreendentes, com dunas de areia ondulantes.

Este tipo de paisagem é típico de uma cena de deserto. Todavia, a grande diferença é que se encontra na Venezuela, no extremo da América do Sul.

As dunas – algumas das quais com 40 metros de altura – apresentam tons coloridos de laranja e amarelo. Conhecidas localmente como médanos, as dunas estendem-se pela paisagem, com linhas curvas, sendo moldadas constantemente por ventos altos.

Por estarem situadas numa zona árida, a fauna e flora são limitados. No entanto, existem várias lagoas dispersas entre as colinas, formadas por décadas de inundações.

As dunas são um lugar popular para fazer esqui na areia e também para andar de camelo. O parque nacional é facilmente acessível de autocarro ou táxi desde a cidade de Coro.

Monte Roraima

Monte Roraima, na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana
O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Milhares exploram, a pé, as belezas naturais deste fantástico parque.

O Monte Roraima é uma montanha de 2810 metros de altitude, na zona de fronteira entre a Venezuela, Brasil e Guiana, embora a maior parte desta fantástica área esteja no interior do território venezuelano.

Estima-se que estas formações geológicas tenha aparecido há dois mil milhões de anos e tenha servido de inspiração ao escritor escocês Arthur Conan Doyle (autor de Sherlock Holmes) quando, em 1912, escreveu o romance de ficção O Mundo Perdido.

O Monte Roraima é um local místico e que dá abrigo a plantas e animais raros e seduz amantes da natureza e aventureiros. Roraima é uma espécie de ilha que toca o céu, com formações rochosas bizarras, cataratas e plantas carnívoras.

Roraima é um dos pontos mais altos no Parque Nacional Canaima e existem caminhadas de vários dias para o qual necessita de boa forma física.

A temperatura cai bastante à medida que se trepa o caminho para Roraima e o tempo está muitas vezes nublado, com nevoeiro ou a chover.

Los Roques

Praia arquipélago de Los Roques, na Venezuela
Com apenas 40 km², o arquipélago de Los Roques, na Venezuela, é um espectáculo natural de de águas cristalinas e recife de coral. Foto: Alessandro Caproni

O Parque Nacional do Arquipélago de Los Roques foi criado em 1972 pelo governo venezuelano para proteger um ecossistema marinho de excepcional beleza.

O Arquipélago de Los Roques é o maior parque marinho no Mar do Caribe, onde os recifes de coral albergam fauna e flora. Praias de encantar, água azul-turquesa e desenvolvimento modesto – sem hotéis altos – atraem viajantes para esta cadeia de ilhas a 160 km do território continental da Venezuela.

O parque tem sublimes águas cristalinas, o que tornam Los Roques num paraíso para actividades como mergulho, vela e pesca.

Um dos destaques para muitos visitantes é a pequena ilha Cayo de Água, provavelmente, uma das mais belas praias da Venezuela. O tempo vai passar devagar mas irá, por certo, sentir saudades quando for hora de sair de Los Roques.

Parque Nacional Morrocoy

Iate no Parque Nacional Morrocoy, Venezuela
O Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela, abrange mais de 30 mil hectares de zonas terrestres e marinhas, com mangais, várias cavernas e zonas de coral. Foto: Alfonzo Marchan

O Parque Nacional Morrocoy, que se estende ao longo da costa venezuelana, é conhecido pelas incríveis praias de areia branca e recifes de coral. Algumas das ilhas mais populares são Cayo Sombrero, Cayo Borracho, Cayo Sal e Cayo Peraza.

Mergulho é uma das principais actividades para quem deseja mais do que banhos de sol na praia. A área é também rica em fauna e um elevado número de aves como águias-marinha, papagaios ou flamingos habitam o Parque Nacional Morrocoy.

Existem dois pontos de acesso principais, um em Tucacas e outro em Chichiriviche, com serviços de barco para as ilhas disponíveis em ambas as cidades.

Quando visitar a Venezuela

A maioria do território da Venezuela goza de um clima tropical, com tempo quente em todo o país, excepto nas regiões mais montanhosas.

O ano é dividido em duas estações: a estação chuvosa que dura de Maio a Novembro e a estação seca, de Dezembro a Abril, excepto nas zonas de floresta onde a chuva é quase permanente.

A melhor altura para visitar a Venezuela é durante a estação seca, mas a cascata de Salto Ángel é muito mais impressionante na estação chuvosa.

Venezuela - Estado do tempo



Segurança na Venezuela

Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.

Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Venezuela.

Leia também

Qual o melhor seguro de viagem? (IATI vs World Nomads)

Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.

Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.

O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.

O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Marcar voo para a Venezuela Reservar hotel na Venezuela Alugar automóvel Fazer seguro de viagem

Artigos sobre a Venezuela


Ainda não existem artigos escritos sobre a Venezuela.


Destinos de viagem

África do Sul

Alemanha

Angola

Argentina

Arménia

Austrália

Áustria

Azerbaijão

Bélgica

Belize

Bolívia

Bósnia-Herzegovina

Botswana

Brasil

Bulgária

Cabo Verde

Cambodja

Canadá

Cazaquistão

Chile

China

Colômbia

Costa Rica

Croácia

Cuba

Dinamarca

Egipto

Emirados Árabes Unidos

Equador

Escócia

Eslováquia

Eslovénia

Espanha

Estados Unidos

Estónia

Etiópia

Filipinas

Finlândia

França

Geórgia

Goa

Grécia

Guatemala

Guiné-Bissau

Holanda

Honduras

Hungria

Índia

Indonésia

Inglaterra

Irão

Irlanda do Norte

Islândia

Itália

Jamaica

Japão

Jordânia

Laos

Letónia

Macau

Madagáscar

Malásia

Maldivas

Marrocos

México

Moçambique

Mongólia

Montenegro

Myanmar

Namíbia

Nepal

Nicarágua

Noruega

Nova Zelândia

País de Gales

Panamá

Paraguai

Peru

Polónia

Portugal

Qatar

Quénia

Quirguistão

República Checa

República da Irlanda

República Dominicana

Roménia

Rússia

São Tomé e Príncipe

Sérvia

Seychelles

Singapura

Sri Lanka

Suécia

Suíça

Tailândia

Tanzânia

Tibete

Timor-Leste

Tunísia

Turquia

Uruguai

Uzbequistão

Venezuela

Vietname

Zimbabué

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2023 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .