Uruguai

    População - 3,351,016 (Julho 2016 est.)

    Capital - Montevideu

    Língua oficial - Espanhol, Portuñol

    Moeda oficial - Peso uruguaio

    Código Internacional de telefone - +598

    Fuso horário - UTC/GMT -3

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional de Carrasco (Montevideu)

    Pontos turísticos do Uruguai

    Colonia del Sacramento

    Calle Portugal em Colónia del Sacramento, Uruguai

    Colonia del Sacramento é um local imperdível numa ida ao Uruguai, ou até Buenos Aires, na Argentina, já que ambas as cidades ficam a uma curta viagem de barco através do Mar del Plata. Esta fantástica cidade histórica, reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade, foi fundada pelos Portugueses em 1680.

     

    Colonia del Sacramento mantém os traços da passagem dos fundadores pelo Uruguai, com ruas que se assemelham a bairros de Portugal, em particular com a típica calçada portuguesa e arquitectura tradicional. A cidade mais antiga do Uruguai é famosa pela zona histórica, onde as ruas estreitas desordenadas, comprovam a luta de poder entre várias potências, em particular Portugal e Espanha, e o Uruguai.

     

    A localização estratégica de Colonia del Sacramento causou uma disputa de largos anos entre portugueses e espanhóis, quando ambos procuravam controlar o comércio de prata peruana e os produtos brasileiros. Entre 1680 e 1828, Colonia foi conquistada várias vezes pelas forças navais de cada país.

    Os portugueses conquistaram finalmente o controlo da cidade apenas seis anos antes do início da Guerra da Cisplatina, entre Brasil e Argentina, pela posse da Província de Cisplatina, actual Uruguai. Os esforços de preservação histórica começaram em 1924 e continuaram durante décadas. Actualmente um fluxo constante de turistas que chegam, sobretudo de Buenos Aires, visitam a bem-cuidada basílica portuguesa.

     

    O Museu Casa Nacarello - recuperado com ajuda financeira da Fundação Calouste Gulbenkian - a praça de touros, as ruínas do convento do século XVII, entre vários outros museus de renome como o Museu Português são atracções de relevo. O Museu Português encerra às quartas e sextas, encontrando-se aberto nos restantes dias das 11h às 17h.

    Mercado Agrícola de Montevideu

    Mercado Agrícola de Montevideu, Uruguai

    Abrigado num edifício histórico, o Mercado Agrícola de Montevideu tem mais de 100 anos de idade e é um dos maiores mercados do Uruguai. Depois de vários anos em mau estado de conservação, a estrutura foi renovada para abrigar dezenas de barraquinhas de comida e restaurantes, mantendo o charme e os detalhes da arquitectura original.

     

    Não demorou muito para que os visitantes de Montevideu tivessem percebido que o Uruguai é um destino gastronómico ainda longe do turismo de massas e que o Mercado Agrícola é o local ideal para os apreciadores experimentarem uma grande variedade de especialidades uruguaias. Este é o lugar para visitar e provar a alta qualidade de produtos uruguaios tais como vinhos, azeites, pão, enormes bifes de vaca grelhados no carvão ou cervejas tradicionais. A entrada no Mercado Agrícola de Montevideu, localizado na Rua José L. Terra 2220, é gratuita e o mercado encontra-se aberto diariamente das 9h às 22h.

    Montevideu

    Vista aérea de Montevideu, Uruguai

    Montevideu é não só a maior cidade do Uruguai, mas também a capital do país. Repleta de arquitectura europeia antiga, apresenta alguns dos principais pontos de referência como o bairro antigo da cidade, a Puerta de la Ciudadela, o Teatro Solis e o Parque Rodó.

     

    A cidade antiga de Montevideu é um bairro com edifícios antigos e ruas de calçada. Artistas transformaram muitos dos velhos prédios em estúdios e galerias e músicos e bailarinos reúnem-se aqui para espectáculos improvisados. Mas, a Cidade Velha de Montevideu também abraçou a modernidade. Outra atracção a não perder é a Rambla, a avenida que rodeia Montevideu, ao longo de 22 quilómetros de costa, onde o Rio de la Plata beija o Oceano Atlântico.

     

    É possível visitar Montevideu desde Buenos Aires num dia, já que existem barcos directos (três horas de viagem) ou viajar de ferry para Colonia del Sacramento e, depois, apanhar um autocarro para a capital.

    Estádio Centenário

    Bancadas do Estádio Centenario, Peñarol

    Construído entre 1929 e 1930, para comemorar o centenário da primeira constituição do Uruguai, o Estádio Centenário foi anfitrião da primeira final do Campeonato do Mundo da FIFA (que o Uruguai venceu por 4-2, contra a Argentina). Listado pela FIFA como um dos Estádios Clássicos do Mundo, o Estádio Centenário tornou-se uma espécie de Meca para os fãs de futebol, com milhares de turistas a visitar todos os anos para assistir a um jogo, ou apenas para visitar o fascinante Museu do Futebol, alojado no estádio.

     

    Quando visitar Montevideu tente que coincida com um jogo do Atlético Peñarol, no Estádio Centenário. O futebol, no Uruguai, não é só desporto ou paixão, é uma forma de vida e assistir a um jogo com 90 mil espectadores será, por certo, uma experiência cultural incrível.

    Punta del Este

    Pôr-do-sol em Punta del Este, no Uruguai

    Localizada a 130 km de Montevideu, Punta del Este é uma estância balnear famosa na América do Sul. Punta del Este ganhou reputação depois de ser apelidada de St. Tropez da América do Sul graças às suas praias, cidade moderna e vida nocturna impressionante, atraindo ricos e famosos. Este é um destino de Verão popular para argentinos e brasileiros, bem como passageiros de navios de cruzeiro.

     

    Aqui pode passar o tempo de várias formas, tais como como relaxar na praia, fazer compras na zona comercial da Avenida Gorlero, na feira de artesanato, visitar o farol e a marina repleta de iates, deliciar-se nos restaurantes, cafés e bares e dançar pela noite dentro em discotecas e festas que tornam a cidade popular.

    Quando visitar o Uruguai

    O clima no Uruguai é temperado. O Inverno (de Junho a Setembro) não é rigoroso, com temperaturas médias entre 10°C e 16°C, enquanto o Verão, Dezembro a Março, é agradável com temperaturas entre 21°C e 28°C - mais fresco no interior do que no litoral, onde a humidade é, por vezes, sufocante. O Verão, Dezembro a Março, é a melhor época para visitar o Uruguai, embora tenha de dividir o espaço com mais turistas.

    Uruguai - Estado do tempo



    Segurança no Uruguai

    Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Uruguai.

    O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas. Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.


    Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas. O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.

    Artigos sobre o Uruguai


    Ainda não existem artigos escritos sobre o Uruguai.

    Convido-o a explorar outros destinos de viagem nos Lugares Incertos