População - 6,862,812 (Julho 2016 est.)
Capital - Assunção
Língua oficial - Espanhol, Guarani
Moeda oficial - Guarani
Código Internacional de telefone - +595
Fuso horário - UTC/GMT -4
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi (Assunção) | Aeroporto Internacional Guarani (Ciudad del Este)
Prepare-se para ver as potentes quedas d’água, no distrito Presidente Franco, a 10 km da Ciudad del Este e a 326 km da capital, Assunção.
As Cataratas de Saltos del Monday, situadas numa reserva nacional, têm 45 metros de altura e cerca de 125 metros de largura. O nome “Monday” pronunciado “monda-ugh” tem origem na língua guarani e significa “rio roubado”.
Saltos del Monday é um dos mais fantásticos destinos no Paraguai e, juntamente com o Salto Aguaray em Capitán Bado e Ñacunday, no Distrito de Ñacunday, constituem as maiores quedas d’água do país.
Apesar da beleza ímpar da zona, Saltos Del Monday apresenta um número reduzido de visitantes. Os Saltos del Monday são pouco conhecidos por visitantes estrangeiros que seguem excitados para as Cataratas de Iguaçu, a poucos quilómetros de distância e desconhecem, ou ignoram esta pérola paraguaia.
A maioria dos visitantes que visita os Saltos del Monday, são cidadãos paraguaios.
Um sistema de vários caminhos existe em redor das cataratas, pelo que pode aproveitar para explorar toda a região circundante.
Aqui pode encontrar vários miradouros, um circuito de ecoturismo, estacionamento, passeios guiados, um bar-restaurante perto da borda do Rio Monday e elevadores para chegar à base.
A temperatura média anual é de 21°C, embora a máxima atinja por vezes 38°C e a mínima possa rondar os 0°C.
Localizada na fronteira do Paraguai com o Brasil, Ciudad del Este é a segunda maior cidade do Paraguai e é considerado o maior destino de compras do país e da região transfronteiriça.
É uma cidade moderna, desenvolvida, com edifícios altos, e é o centro de comércio para a área de fronteira tripartida entre o Paraguai, Argentina e Brasil.
Ciudad del Este é uma das maiores zonas livres de impostos do mundo e recebe um fluxo constante de tráfego de países vizinhos.
As lojas variam entre as mais recentes novidades no campo da electrónica, como computadores e televisões, até aos “vendedores” de rua que vendem de tudo um pouco, mesmo que à margem da lei. As multidões de visitantes inundam a cidade no Black Friday quando as vendas atingem um nível frenético.
As compras são a maior atracção da Ciudad del Este e a embora não seja considerada particularmente atraente para os turistas – além das oportunidades de pechinchas electrónicas – existem algumas opções de passeios.
A cidade está convenientemente localizada na direcção das Cataratas do Iguaçu, cataratas Saltos del Monday e da Barragem de Itaipu.
Assunção, a capital do Paraguai, é um dos destinos mais interessantes do país, com arquitectura colonial e outras atracções culturais.
A cidade está situada na Baía de Assunção, ao largo do Rio Paraguai, uma sub-bacia do Rio Paraná. Construída com base em arquitectura colonial, a cidade velha tem muitos parques e praças.
Assunção foi estabelecida em 1537 por conquistadores espanhóis e é uma das cidades mais antigas da América Latina.
A Avenida Costanera, estende-se ao longo do rio e é um local para relaxar ou passear. Não muito longe dali encontra-se o colorido bairro de Loma San Jeronimo, onde se realizam eventos regulares e onde se pode provar comida tradicional e capturar imagens da cidade.
Ao caminhar pela cidade pode explorar o bairro histórico da Calle Palma a pé, visitar o Museu Casa de la Independencia, o Palácio de los Lopez ou apreciar o Congresso Nacional.
E numa visita ao Paraguai irá constatar que falar de futebol é tão comum como falar do estado do tempo no Reino Unido.
Para comprovar a acesa paixão por este desporto o melhor é assistir a um jogo entre os dois emblemas rivais da capital, Cerro Porteño e Club Olimpia. Talvez, aí descubra um novo Oscar “Tacuara” Cardozo, ex-jogador do Benfica.
Não saia do Paraguai sem visitar as ruínas erguidas por missionários jesuítas no século XVI.
Este jesuítas – que percorreram a região tentando converter o povo guarani ao cristianismo – construíram vastos complexos e encorajaram os povos locais a respeitar estruturas sócio-económicas baseadas em valores jesuítas.
Os missionários jesuítas chegaram ao Paraguai e construíram estes locais religiosos em 1609, e continuaram a evangelizar os povos locais durante cerca de 150 anos até serem expulsos pelo governo espanhol.
Apenas algumas ruínas em Jesús de Tavarangué e Trinidad del Paraná resistiram, tendo sido declaradas, em 1933, Património Histórico da Humanidade pela UNESCO.
Estas ruínas não estão, contudo, livre de perigo, já que são alvo de tempestades e, ocasionalmente, tornados. Além do efeito nefasto do tempo, ambos os complexos estão cercados por comunidades modernas e sob pressão constante do desenvolvimento urbano.
A UNESCO declara que esta última ameaça é particularmente visível no rápido desenvolvimento do bairro nos arredores de La Santísima Trinidad.
O clima é continental, com duas estações invertidas, quando comparadas com o Hemisfério Norte.
O Verão dura de Janeiro a Março, com temperaturas que podem ir além dos 40°C. O Inverno, entre Julho e Setembro, é suave – com temperaturas próximas de 20°C.
Os níveis de humidade são elevados qualquer que seja a época do ano e a chuva pode provocar inundações – por vezes de proporções catastróficas. Ocasionalmente, tornados varrem algumas regiões do país.
A melhor altura para visitar o Paraguai é entre Maio e Setembro, após a passagem das chuvas intensas que ocorrem entre Outubro e Abril.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Paraguai.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Paraguai ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre o Paraguai.