Canadá

    População - 35,362,905 (Julho 2016 est.)

    Capital - Ottawa

    Língua oficial - Inglês 58.7%, Francês 22%

    Moeda oficial - Dólar canadiano

    Código Internacional de telefone - +1

    Fuso horário - UTC/GMT -5 (o Canadá tem 5 fusos horários)

    Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Toronto Pearson | Aeroporto Internacional Vancouver | Aeroporto Internacional Montréal–Pierre Elliott Trudeau | Aeroporto Internacional de Calgary

    Pontos turísticos do Canadá

    Parque Nacional Banff

    Montanhas e paisagem no Lago Moraine, Parque Nacional de Banff, Canadá

    Localizado na província de Alberta, o Parque Nacional Banff não é apenas o primeiro parque nacional do Canadá, mas também um dos maiores e mais visitados parques do país. O cenário deslumbrante do parque e a vida selvagem atraem muitos turistas todos os anos ao longo da Trans-Canada Highway, que atravessa o parque. O Parque Nacional Banff alberga grande concentração de animais selvagens, incluindo mamíferos como ursos pretos, ursos pardos, bisontes, alces, lobos e águias. A jóia do parque é o Lago Louise, onde as águas reflectem as montanhas circundantes e os visitantes podem passear facilmente ao redor das margens. Para aceder ao parque necessita de comprar um passe e pode fazê-lo online.

     

    A encantadora cidade montanhosa de Banff, no deslumbrante Parque Nacional Banff, é um destino imperdível para quem procura explorar as Montanhas Rochosas (Canadian Rockies) e algumas das mais belas paisagens do Canadá. Apenas uma curta distância da cidade estão dois dos resorts de esqui mais proeminentes do Canadá: Lago Louise e Sunshine Village. No Verão, os lagos azul-turquesa e as montanhas apresentam um cenário fantásticos.

    Cataratas de Niagara (Niagara Falls)

    Cataratas do Niagara, Toronto, Canadá, Estados Unidos da América

    As Cataratas de Niagara são uma série de três potentes cataratas situadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América. A atracção natural mais famosa do Canadá, as imponentes Cataratas do Niágara, tem atraído turistas quase desde a sua descoberta. A grande muralha de água é incrível e o acesso oferecido aos visitantes é surpreendente, já que se pode caminhar até à borda das cataratas.

     

    O lado canadiano das cataratas é chamado de Horseshoe Falls e oferece as melhores vistas e o maior número de atracções. A área imediata em torno das Cataratas é um local turístico com plataformas de observação, restaurantes, lojas de souvenirs, casinos e hotéis. Um dos melhores lugares para ver as Cataratas do Niagara é a partir do Queen Victoria Park, onde as quedas d’água são iluminadas e fogos de artifício são exibidos durante a noite, no Verão.

     

    As cataratas de menor dimensão estão do lado americano, mas combinadas as três quedas têm um caudal dos mais elevados do mundo. Cerca de 20 milhões de pessoas visitam as Cataratas de Niagara anualmente, muitas delas fazendo um passeio de barco no Maid of the Mist, a atracção mais antiga das cataratas.

    Lago Moraine (Moraine Lake)

    Montanhas e paisagem no Lago Moraine, Parque Nacional de Banff, Canadá

    O Lago Moraine, no Parque Nacional Banff, é um dos lugares mais fotografados no Canadá. Este lago, alimentado por um glaciar e cercado por montanhas na província de Alberta, apresenta uma cor azul-esverdeada inacreditável, provocada por poeiras do glaciar. Localizado a apenas 12 km do Lago Louise, o Lago Moraine está rodeado pela beleza das impressionantes Montanhas Rochosas canadianas (Canadian Rockies). O lago está inserido na zona do Vale dos Dez Picos (Valley of the Ten Peaks), a uma altitude de 1885 metros e é, como se imagina, popular com os turistas. Ao mesmo tempo, este lago alpino foi destaque no Canadá por aparecer nas notas de 20 dólares.

     

    Há uma série de trilhos para caminhadas em volta do Lago Moraine, embora seja necessária alguma atenção já que esta área é povoada por ursos pardo. Um dos trilhos mais populares é Rockpile Trail, um trajecto curto e com reduzido grau de dificuldade, de onde pode apreciar o Vale dos Dez Picos, os dez cumes, que cerca o Lago Moraine. Os turistas percorrem diariamente a Rockpile Trail para tirar fotos numa das suas extremidades.

    Churchill

    Família de urso polares a brincar na neve, em Churchill, Canadá

    Churchill pode ser apenas uma pequena cidade de 1000 habitantes - na província de Manitoba - mas atrai multidões a cada ano para ver os seus habitantes mais famosos - os ursos polares. Churchill está localizada ao longo da Baía de Hudson, no paralelo 58º, ou seja, muito acima de outras áreas povoadas do Canadá.

     

    Apelidada de "A capital mundial dos Ursos Polares”, Churchill é uma das principais atracções turísticas do Canadá. Além de ursos polares, Churchill é um local popular para avistar baleias, aves e a Aurora Borealis. A cidade foi erigida no coração da rota migratória dos ursos polares e, durante o Outono, quando o gelo se começa a formar, centenas de ursos atravessam a cidade de Churchill e deslocam-se em direcção à Baía de Hudson.

    Quebec City

    Verão em frontenac, Quebec, canadá

    A Cidade do Quebec pode ser a capital da província do Quebec, no Leste do Canadá, mas a sua herança, arquitectura e língua francesa torna-a numa espécie de vila europeia deslocada geograficamente. Uma caminhada ao longo das ruas de calçada da Cidade Velha permite apreciar a Cidadela e o Place-Royale e desfrutar do charme estilo europeu. O ícone da cidade, o deslumbrante Chateau Frontenac, é considerado o hotel mais fotografado da América do Norte.

     

    No topo de uma colina, com vista para o rio São Lourenço (ou Saint-Laurent) está Vieux Quebec, o distrito histórico da cidade. Vieux-Québec, ou Velho Quebec, é um distrito histórico na Cidade do Quebec. Foi aqui que o explorador francês Samuel de Champlain fundou o Forte de Saint Louis em 1608. Aqui, a presença militar era forte sob o domínio Francês e Britânico, sendo a área amplamente fortificada. Agora é um distrito turístico com lojas e pontos históricos e fotográficos de interesse.

    Toronto

    Arranha céus à noite em Toronto, Canadá

    A capital de Ontário, Toronto, é a cidade mais populosa do Canadá (2,6 milhões de habitantes) e uma das maiores cidades da América do Norte. Com uma distinta variedade de distritos étnicos como Chinatown, Little India e Little Italy, Toronto é também uma das cidades do mundo mais diversificadas culturalmente.

     

    O principal atractivo turístico da cidade inclui impressionantes monumentos, como a icónica Torre CN e o castelo de conto de fadas da Casa Loma. Além disso, as Ilhas de Toronto são um destino popular com praias e actividades ao ar livre. Toronto é também a porta de entrada para as Cataratas de Niagara.

     

    Como a maior cidade do Canadá, Toronto é a capital cultural do país, com espectáculos de ballet, ópera, restaurantes requintados e museus fantásticos. Toronto tem sido alvo de contínuo desenvolvimento, com áreas de caminhada, restaurantes, e no Verão, concertos ao ar livre, enquanto nos arredores da cidade as praias permitem escapar em dias quentes de Verão. No Inverno, o destaque são as zonas de patinagem.

    Quando visitar o Canadá

    O clima do Canadá é fortemente influenciado pela latitude de cada área em questão. Quanto mais a Norte, mais baixas as temperaturas. O ano é dividido em quatro estações, mais ou menos definidas de acordo com a área. Ao longo da costa há mais humidade, enquanto as planícies interiores são muito secas. Julho e Agosto são os meses mais quentes, com temperaturas acima de 20°C. O Inverno pode ser longo e severo com temperaturas que descem aos -20°C em Janeiro.

     

    De Novembro a Março os termómetros registam temperaturas abaixo de zero em quase todo o país, mas o Canadá está preparado para o clima que o caracteriza, com passadiços cobertos e ambientes aquecidos. Na Terra Nova, nas Províncias Marítimas e no Norte, as infra-estruturas turísticas encerram completamente de Outubro a Maio, embora o longo Outono possa ser a melhor época para visitar Ontário e Quebec, quando há temperaturas equilibradas e paisagens de sonho. Julho e Agosto são "quentes" em todo o país, mesmo no extremo norte, tornando estes os meses mais movimentados.

     

    As partes do sudoeste da Columbia Britânica gozam de um dos melhores climas do Canadá: os extremos são menos marcados e as temperaturas globais geralmente mais suaves do que em outros lugares.

     

    Qual é a melhor altura para visitar o Canadá? A resposta é simples e complicada ao mesmo tempo: depende da região que pretende visitar e do tipo de actividade que procura. O clima do Canadá é extremamente variado: o Inverno é óptimo para esquiar, Julho e Agosto para acampar, Primavera e Outono para a folhagem e paisagens espectaculares.

    Canadá - Estado do tempo



    Segurança no Canadá

    Antes de partir de viagem é extremamente importante verificar quais as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança. Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia no Canadá.


    O site do Governo inglês é actualizado com muita regularidade para todos os países e o meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site e verifique se existe alguma indicação de problemas. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas caso tenha dificuldade em perceber a língua inglesa pode optar por um tradutor online como o Google.


    Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal. Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais em que é desaconselhada a visita para turistas.

    Artigos sobre o Canadá