População - 5,966,798 (Julho 2016 est.)
Capital - Manágua
Língua oficial - Espanhol
Moeda oficial - Córdoba
Código Internacional de telefone - +505
Fuso horário - UTC/GMT -6
Principais aeroportos - Aeroporto Internacional Augusto C. Sandino (Manágua)
Viajantes aventureiros devem definitivamente incluir as Islas del Maíz (Ilhas do milho) no roteiro de viagem pela Nicarágua. Situadas a 40 km do continente, perto da cidade de Bluefields, as duas ilhas são o habitat natural de macacos bugios, enquanto os recifes de coral circundantes abrigam barracudas, tubarões-enfermeira, raias ou tartarugas verdes.
No século XVII, as ilhas eram um refúgio para piratas e contrabandistas e, devido a isso, ainda existem restos de barcos naufragados na região o que torna os corais mais ricos… em vida selvagem.
Como a indústria do turismo está na sua infância, os visitantes não encontrarão hotéis modernos ou resorts de luxo em Big Corn Island (Isla Grande del Maíz) e Little Corn Island ( Isla Pequeña del Maíz).
Em vez disso, pode descobrir uma diversidade de fauna e flora intocada e algumas aldeias escassamente povoadas pelas tribos Garifuna. Estas dispõem de alojamento simples e barato.
As Islas del Maíz são um destino perfeito, fora do circuito turístico, na Nicarágua, um paraíso tropical ainda algo ignorado por turistas, com incríveis praias de areia branca e árvores de fruto que completam a imagem do paraíso. Actividades populares nas ilhas incluem pesca, mergulho e snorkelling.
Granada foi fundada em 1524 e consta que é a cidade a mais velha do mundo novo. Muitos dos edifícios históricos foram restaurados várias vezes ao longo dos séculos, com os moradores a efectuar um esforço extra para proteger o património antigo, apesar das invasões de piratas e guerras civis.
A colorida cidade de Granada oferece aos visitantes várias atracções históricas e elegante arquitectura colonial, além de mercados animados e museus. A cidade também se enche de gente e de cores durante a Semana Santa.
Lugares populares para visitar na cidade de Granada incluem ainda seis igrejas, o Parque Central, o Fuerte La Pólvora (um forte do século XVIII) e o mercado local.
Nos arredores da cidade pode visitar o estupendo Lago Nicarágua, caminhar pela floresta, acima da copa das árvores, nas encostas do Vulcão Massaya e saborear o bom café da Nicarágua numa das várias fazendas cafeeiras.
Granada é a melhor base para os visitantes explorarem o Lago Nicarágua e muitos dos vulcões e praia do país.
O Lago Nicarágua (por vezes referido como Lago Cocibolca) é o maior lago da América Central e um dos maiores do mundo. Uma série de atracções, além da enorme área que ocupa, tornam o Lago Nicarágua interessante para os visitantes.
Por exemplo, o Lago Nicarágua é um dos únicos espaços de água doce do mundo que dá abrigo permanente a tubarões.
O tubarão-touro, também conhecido como tubarão-de-cabeça-chata, tem a mordida mais forte entre as espécies de tubarão, de acordo com cientistas nos Estados Unidos e Alemanha. A espécie habita as profundezas do Lago Nicarágua e pode por vezes ser avistado, ainda que seja raro.
Os visitantes do Lago da Nicarágua podem alugar um barco e visitar as ilhas enquanto apreciam o cenário espectacular e a enorme diversidade de aves. As cidades de Granada, San Carlos, San Jorge e San Miguelito estão todas localizadas nas margens do Lago Nicarágua, tornando-o facilmente acessível.
No entanto, apesar da importância do lago na região, a infra-estrutura turística não é tão tão desenvolvida como se poderia imaginar.
Nenhuma viagem à Nicarágua está completa sem uma caminhada em pelo menos um dos muitos vulcões do país. A Nicarágua possui um número notável de vulcões, desde as montanhas do sul, junto ao Lago Nicarágua, até ao impressionante Vulcão Cosiguina, a Norte, que sobressai no Golfo de Fonseca.
Muitos dos vulcões nicaraguenses estão adormecidos, mas alguns permanecem activos, como é o caso do Vulcão Concepción. Outros vulcões mais populares incluem Maderas, Zapatera, Mombacho, Laguna de Apoyo, Masaya, Apoyeque, Momotombo, Cerro Negro, Telica e San Cristobal.
Na verdadeira “terra de lagos e vulcões”, explorar estes monstros adormecidos e outros em actividade constante deve constar do seu roteiro pela Nicarágua. Vistas espectaculares, paisagens impressionantes e crateras imponentes oferecem esplêndidas oportunidades fotográficas.
Situada em ambos os lados da fronteira, entre a Nicarágua e as Honduras, a Reserva da Biosfera de Bosawas cobre mais de 20 mil km², abrigando milhares de espécies de plantas e animais e quase 200 mil tipos de insectos.
A área foi designada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1997 e é a segunda maior floresta tropical do hemisfério ocidental, atrás apenas da Amazónia. De facto, a reserva – incluindo as zonas-tampão – ocupa cerca de 15% da área total da Nicarágua.
Uma visita para explorar a Reserva da Biosfera de Bosawas, na Nicarágua, é altamente recomendada e os turistas que visitam a Reserva irão descobrir uma enorme variedade de vida animal, incluindo pumas, jaguares e a maior águia das Américas, a águia-harpia.
Os povos indígenas, os Sumos e os Miskitos, ainda praticam agricultura de subsistência dentro dos limites da reserva, tal como sempre fizeram durante séculos. Existem tours guiados pela floresta, organizados por várias empresas locais.
San Juan del Sur é a base para a exploração das praias da costa do Pacífico, na Nicarágua, 140 km a sul da capital Manágua. Com uma população superior a 15 mil habitantes, composta principalmente de famílias envolvidas na pesca ou no turismo e expatriados dos Estados Unidos, Canadá e Europa.
Embora a economia local tenha sido, durante muitos anos, baseada na pesca e no transporte marítimo, agora é o turismo a principal fonte de sustento.
A cidade atrai uma autêntica colónia de viajantes internacionais, sobretudo surfistas. Escolas de surf abundam e este é um bom local para iniciantes e surfistas mais experientes. De dia, surf e pesca dominam as atenções, enquanto à noite a praia se agita graças a alguns populares bares à beira-mar, restaurantes e lojas.
A Nicarágua tem duas estações distintas: o Verão seco e o Inverno húmido. O clima é tropical, quente e húmido, com uma estação chuvosa que se estende de Maio a Outubro, no sector ocidental, e dura até Janeiro na costa do Caribe. Este período caracteriza-se por fortes chuvas com alto risco de ocorrência de furacões.
Na costa do Pacífico, a chuva cai frequentemente, de tarde, de Maio a Novembro, embora as manhãs sejam geralmente soalheiras e secas.
A região central de montanha apresenta um clima mais frio, com chuvas esporádicas durante todo o ano, enquanto a costa do Atlântico é quente e húmida durante todo o ano, com Setembro e Outubro a registar tempestades tropicais.
Portanto, a melhor altura para visitar a Nicarágua é entre final de Dezembro e Abril (Fevereiro a Abril para o Caribe), durante a estação seca. Apesar disso, o Verão pode ser extremamente quente e muitas vezes desconfortavelmente seco, ou seja, com temperaturas a oscilar entre os 30°C e 35°C.
Antes de partir em viagem é extremamente importante verificar as condições de segurança no país e região que vai visitar. Há vários motivos para dar uma vista de olhos nas informações detalhadas sobre segurança.
Primeiro, pela sua própria salvaguarda e, também, para planear melhor a sua viagem. Depois, para se manter actualizado caso ocorra alguma situação menor ou grave durante a sua estadia na Nicarágua.
Alguns exemplos que podem surgir antes ou durante a sua estadia e que merecem monitorização permanente são: atentados em Londres, explosão no Líbano, manifestações na Venezuela, greves e cortes de estrada na Bolívia, furações nas Caraíbas, inundações na Ásia, ou fogos florestais em Portugal ou na Austrália.
Além disso, o site dispõe - para alguns países - de mapas regionais detalhados indicando os locais e regiões em que é desaconselhada a visita para turistas.
O meu conselho é que, mesmo antes de reservar o voo para o seu destino de eleição, espreite o site do Governo inglês e verifique se existe alguma indicação de problemas.
O site é actualizado com muita regularidade para todos os países. A informação está, obviamente, escrita em inglês, mas pode optar por um tradutor online como o Google, para facilitar a compreensão do conteúdo.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Nicarágua ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Ainda não existem artigos escritos sobre a Nicarágua.