O primeiro voo comercial de passageiros alimentado com biocombustível partiu ontem de Los Angeles, nos EUA, tendo como destino final a cidade de Melbourne, na Austrália.
O histórico voo QF96, da Qantas, com um Boeing 787 Dreamliner saiu do aeroporto de LAX com um depósito de 24 mil quilos de combustível à base de semente de mostarda. Este valor representa dez por cento do total do depósito da aeronave.
A Qantas tornou-se assim pioneira na aviação ao apostar em biocombustível para operar um voo de longo curso.
O biocombustível, desenvolvido pela empresa canadiana Agrisoma Biosciences, utiliza semente de mostarda. Alegadamente, este combustível renovável reduz a emissão de CO2 em cerca de 80%, em comparação com o combustível tradicional.
O CEO da Agrisoma, Steve Fabijanski, afirmou estar ansioso para trabalhar com agricultores australianos e a Qantas para desenvolver uma fonte de energia limpa para o sector da aviação.
A sementa de mostarda é uma planta resistente. Cresce onde outras não crescem, não necessita de muita água e é bem compreendida pelos agricultores
Steve Fabijanski
Este voo mais ecológico da Qantas surge dias depois de um relatório do Conselho Internacional para o Transporte Limpo ter indicado a Qantas como a operadora aérea mais poluidora entre todas as que operam na região do Pacífico.
Como se produz o biocombustível?
As sementes de mostarda não são apenas convertidas em combustível para jactos. Segundo, a empresa produtora existem outras vantagens, como a produção de farinha animal após a extracção do óleo.
A escolha recaiu na semente de mostarda, por ser um tipo de planta que requer pouca irrigação e cresce em zonas onde outras culturas têm dificuldade em florir.
O combustível, derivado de sementes de tipo Brassica Carinata, é convertido através de óleo vegetal industrial num produto ideal para a aviação.
De acordo com a empresa canadiana, um hectare de plantação permite produzir 400 litros de biocombustível e 1400 litros de diesel renovável.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!