Livingstone, em 1855, descreveu as Cataratas de Vitória como a vista mais fantástica que já tinha encontrado em África. Não sei se terá razão, pois existem lugares incríveis no continente africano, mas quem visitar as Cataratas de Vitória jamais as esquecerá.
São uma das maiores quedas d’água do mundo e têm quase o dobro da altura das Cataratas do Niagara, embora não sejam tão altas quanto Salto Ángel, na Venezuela. Conhecidas pelas gentes locais como Mosi Oa Tunya foram classificadas como Património Mundial da UNESCO, em 1989, e são – em conjunto com o Parque Nacional Mana Pools – o único local reconhecido no Zimbabué pela instituição das Nações Unidas.
Além disso, as Victoria Falls são uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, juntamente com as Luzes do Norte, Monte Everest, Vulcão Paricutin, Grand Canyon, Grande Barreira de Corais e o Rio de Janeiro.
Se planeia visitar as Victoria Falls deixe-me dar-lhe uma ajuda preciosa, pois há dicas e detalhes que são essenciais. Com este guia irá saber, por exemplo, se deve apenas visitar o Zimbabué ou a Zâmbia, onde ficar, informações práticas sobre vistos e dicas para visitar as Cataratas de Vitória.
Visitei as Victoria Falls numa road-trip fantástica que comecei na Namíbia, tendo depois atravessado o Botswana e finalmente chegado ao Zimbabué. Até agora, continua a ser uma das mais fascinantes viagens que fiz, com chegada apoteótica às Cataratas de Vitória.
Onde se situam as Cataratas de Vitória?
A exemplo das famosas Cataratas do Iguaçu na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, ou as Cataratas do Niagara, entre o Canadá e os EUA, as Cataratas de Vitória também estão localizadas na fronteira entre dois países – Zâmbia e Zimbabué.
As Cataratas de Vitória estão localizadas originam do Rio Zambeze, trazendo consigo a força da água desde a República Democrática do Congo, passando por Angola, cruzando a Zâmbia e o Zimbabué, para depois atravessar Moçambique até ao Oceano Índico.
É preciso esclarecer que a cidade do Zimbabué e as quedas d’água partilham o mesmo nome: Cataratas de Vitória ou, em inglês, Victoria Falls. A queda d’água fica um pouco fora da povoação, enquanto os hotéis, restaurantes, lojas e transportes estão dentro da cidade.
Devo ver as Victoria Falls do lado do Zimbabué ou da Zâmbia?
Infelizmente, devido a restrições de tempo, não consegui visitar os dois lados das cataratas, tendo ficado apenas pelo lado do Zimbabué. No entanto, se tiver oportunidade faça-o. Quando voltar (sim, quero voltar), irei passar a ponte para a Zâmbia.
Se estiver apenas no lado do Zimbabué, poderá facilmente caminhar da cidade até ao parque nacional, atravessar a ponte (e a fronteira) das Cataratas de Vitória entre o Zimbabué e a Zâmbia a pé, visitar as cataratas e regressar. A distância é curta, mas a fronteira pode demorar algum tempo.
O Zimbabué tem as melhores vistas das cataratas, já que 70% das Victoria Falls estão do lado zimbabuano. Aí pode encontrar pontos como Main Falls, Horseshoe Falls e Rainbow Falls. A entrada para o Parque Nacional das Cataratas de Vitória fica a uma curta distância da cidade de Victoria Falls.
A vista mais maravilhosa que encontrei em África. Ninguém pode imaginar a beleza desta a partir de qualquer outra vista encontrada em Inglaterra. Nunca foi vista por olhos europeus, mas cenas tão belas devem ter sido contempladas por anjos nos seus voos
David Livingstone
No lado da Zâmbia, irá encontrar o Parque Nacional Mosi Oa Tunya, a Livingstone Island, Knife-Edge Bridge ou a assustadora Devil’s Pool. As cataratas ficam a cerca de 10 km da cidade de Livingstone, na Zâmbia.
O preço da entrada para visitar as Cataratas de Vitória é o mesmo quer visite o lado do Zimbabué ou da Zâmbia – 30 dólares. Caso queira visitar as quedas d’água – em qualquer um dos lados – em noite de lua cheia – o preço é de 40 dólares.
Horário das Cataratas de Vitória
Diariamente das 6h00 – 18h00
O que levar para a viagem às cataratas?
Prepare-se para ficar encharcado – principalmente no Verão – e leve roupa impermeável e também protecção para o equipamento fotográfico e telemóvel. Quando estive nas Cataratas de Vitória pude alugar uma capa de chuva que me deu bastante jeito… no início. Sim, porque minutos depois já estava completamente ensopado.
Ao fazer as malas, concentre-se no essencial e leve pouca bagagem, mas leve várias camadas de roupa, pois os dias são quentes, mas as noites podem ser frias. Não se esqueça do protector solar, óculos de sol, chapéu, sapatos confortáveis (de preferência com uma boa sola aderente) e repelente para mosquitos.
Que outras actividades há nas Cataratas de Vitória
Ao visitar as Cataratas de Vitória existem bastantes actividades paralelas, algumas mais interessantes, éticas ou aventureiras que outras: incluindo cruzeiros no rio, rafting, canoagem, voos de helicóptero ou de asa delta.
Eu fiz um voo de helicóptero sobre as Cataratas de Vitória e posso dizer-lhe que vale cada cêntimo (ou dólar neste caso).
Pode também fazer um passeio de um dia ao Parque Nacional Chobe, no vizinho Botswana. Neste parque de vida selvagem que também visitei vi algumas das principais espécies como leões, leopardos, cães selvagens, girafas, hipopótamos entre muitos outros.
Aviso: Alguns operadores turísticos apregoam e vendem safaris com elefantes e passeios a pé com leões, afirmando tratar-se de animais reabilitados ou feridos. Este tipo de actividade é duvidoso ética e ambientalmente, pelo que é algo que desaconselho totalmente.
É (quase sempre) difícil comprovar a que tipo de tratamento os animais estão sujeitos e no final de contas está em África (presumo) para ver animais selvagens, não animais domesticados. Se visita o continente africano para admirar com respeito a vida selvagem, deve visitar o habitat natural dos animais. Caso contrário, existem animais oriundos da savana africana em muitos zoos do mundo.
É seguro visitar as Cataratas de Vitória?
Enquanto estive na cidade de Victoria Falls e quando visitei as quedas d’água não tive qualquer problema em termos de segurança. Encontrei gente simpática em todo o lado e o único perigo pode, eventualmente, ser a vida selvagem que também passeia – por vezes – pela cidade. Por vezes os elefantes e outros animais (hienas, babuínos, etc) chegam à povoação e por isso não é aconselhável sair à noite.
Qual a melhor altura para ver as Cataratas de Vitória?
Qualquer momento do ano (e da vida) é bom para visitar as Cataratas de Vitória, mas tanto a estação chuvosa como a época mais seca têm vantagens.
A estação chuvosa – que ocorre de Novembro a Abril – apresenta as quedas d’água com o maior caudal, o que pode ser problemático para, por exemplo, fotografar.
Os meses imediatamente após a estação das chuvas – a partir de Maio e até Julho – atingem igualmente caudais avassaladores. E foi neste período – entre Maio e Junho – que visitei as Cataratas de Vitória. Se quiser mergulhar na popular Devil’s Pool, na Zâmbia, então só pode mesmo fazê-lo nos meses mais secos – de Agosto a Outubro.
O consenso geral é que a melhor época para visitar as Cataratas de Vitória é Junho ou Julho, dado que ainda existe um grande volume de água, mas pode fotografar sem ficar (muito) encharcado.
Informação extra
Visto para o Zimbabué e Zâmbia
Os cidadãos brasileiros e portugueses necessitam de visto para o Zimbabué e para a Zâmbia. Pode obter um visto à chegada, nas fronteiras terrestres ou nos aeroportos de Victoria Falls (Zimbabué) ou de Livingstone (Zâmbia). O custo é entre 30 e 50 dólares.
No entanto – algo que não existia quando estive nas Victoria Falls – se quiser passear nas Cataratas de Vitória no Zimbabué e na Zâmbia, o melhor é obter um visto KAZA, que permite a livre circulação entre a Zâmbia, o Zimbabué e a área do Parque Nacional Chobe no Botswana. Este visto custa 50 dólares e é válido por 30 dias.
Se quiser um visto KAZA tem de informar o guarda fronteiriço na altura em que está a pedi-lo para a Zâmbia ou para o Zimbabué. Mas esta possibilidade de visitar três países africanos apenas com um visto é algo raro e de louvar.
Dinheiro no Zimbabué e na Zâmbia
O colapso da moeda do Zimbabué resultou em hiperinflação e, mais tarde, na dependência do dólar americano. Quando estive no Zimbabué, muita gente tentava vender-me as notas para ficar com elas como recordação. Notas que se antes pouco valiam, agora de nada valem – a não ser para coleccionadores.
Todos os preços no Zimbabué estão em dólares americanos e embora existam caixas ATM, nem sempre estão a funcionar.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Já no que diz respeito à Zâmbia, o país tem a sua própria moeda, o Kwacha zambiano, mas muitos dos preços (nos hotéis, por exemplo) são exibidos em dólares americanos. De acordo com relatos de outros visitantes, existem máquinas de levantamento automático mas que nem sempre funcionam.
Como chegar às Cataratas de Vitória
A forma mais fácil de chegar às Cataratas de Vitória é de avião, com vários voos por semana desde a capital do Zimbabué (Harare), Joanesburgo ou Windhoek. Use este site para encontrar os voos mais baratos para as Victoria Falls.
Eu cheguei às Cataratas de Vitória vindo do Botswana, tendo passado a fronteira a partir de Kasane (Kazungula). A forma mais fácil é usar um transfer privado.
Se não tiver orçamento limitado também pode viajar a bordo de um comboio de luxo entre a África do Sul e o Zimbabué, começando em Pretória e terminando nas Cataratas de Vitória, depois de passar pelo Botswana.
Onde ficar nas Cataratas de Vitória
Quando viajei para as Cataratas de Vitória fiquei alojado no Victoria Falls Backpackers. É um hostel simpático, com uma pequena piscina exterior e um óptimo jardim para relaxar durante o período de maior calor ou ao final do dia. Se precisar de local para ficar aceite esta minha sugestão. Outro local semelhante para ficar é o Shoestrings Backpackers.
O melhor local para ficar nas Cataratas de Vitória é no Shongwe Lookout. Se quiser conforto esta é a sua opção.
Outros locais para pernoitar nas Cataratas de Vitória
- Tuskers Bed and Breakfast
- Cresta Sprayview Victoria Falls
- Lokuthula Lodge
- KhayaLethu Vic Falls
- Livingstone Lodge
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel Cataratas de Vitória ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.