Visitar as Terras Altas é explorar uma Escócia que vai além da nossa imaginação, supera os nossos sonhos e ultrapassa qualquer desejo. É a melhor viagem do Reino Unido.
As Terras Altas da Escócia reúnem num só espaço, paisagens naturais exuberantes, castelos com milhares de anos de história, monumentos que homenageiam guerreiros que lutaram pela independência — como William Wallace.
Visitar as Terras Altas não é apenas captar as melhores fotografias das montanhas irregulares, lagos espelhados e vales perfeitos. É encontrar uma região pacífica, enquanto se assimila a turbulenta história da região. É divorciar-se dos preconceitos e apaixonar-se pelos mais belos e românticos castelos do mundo.
Muitos ficam-se pelo Loch Ness, pelo Castelo de Eilean Donan ou pelo Viaduto Glenfinnan, mas deixe-me segredar-lhe. Há mais e melhor.
Não precisa de viajar para esta região de coração aberto, pois qualquer que seja o seu conhecimento das Highlands, irá surpreender-se. Por muito que tenha lido, visto ou escutado sobre as Terras Altas, vai sorrir, sonhar e desejar regressar.
As Highlands são uma região que implora, suplica para ser explorada. No final da visita, porém, somos nós a ajoelhar e a agradecer tamanha benção natural selvagem e cultural que está ao nosso alcance.
O que visitar nas Terras Altas da Escócia
Monumento Wallace
Aclamado em vida e visto como ícone após a sua morte, Sir William Wallace, foi um dos principais líderes da Primeira Guerra da Independência da Escócia. Foi enforcado e esquartejado por alta traição pelo rei Eduardo I de Inglaterra.
Run, and you’ll live… at least a while. And dying in your beds, many years from now, would you be willin’ to trade ALL the days, from this day to that, for one chance, just one chance, to come back here and tell our enemies that they may take our lives, but they’ll never take… OUR FREEDOM!
em Braveheart — O desafio do Guerreiro
Em sua homenagem foi erguido um enorme monumento, perto de Stirling, no local onde Wallace saiu vitorioso na Batalha de Stirling Bridge.
Ben Nevis
Nas imediações de Fort William, Ben Nevis desafia aventureiros e caminhantes para subirem ao topo da montanha mais alta do Reino Unido.
Ben Nevis, ergue-se a 1345 m de altitude e proporciona vistas incríveis do topo para quem tem energia suficiente para subir ao cume.
Estima-se que dos mais de 100 mil que, anualmente, tentam alcançar o pico do Ben Nevis, apenas um quarto o consigam. São 17 quilómetros de uma caminhada extenuante que demora cerca de sete horas a cumprir.
O clima na Escócia é imprevisível e no Ben Nevis essa mudança climática constante é ainda mais acentuada, por isso apenas pessoas com experiência e em boa forma física devem tentar esta subida.
E os que conseguem ainda precisam de ter a sorte de caminhar num dia de céu limpo, porque na maioria das vezes não se vê absolutamente nada do topo.
Lagos e Loch Lomond
Já parei por diversas vezes nas margens do Loch Lomond. Adoro as zonas pacíficas e relaxantes que por ali se encontram, num cenário natural de excelência que nos introduz ao que há-de vir, ao visitar as Terras Altas da Escócia.
O Loch Lomond está integrado no primeiro parque nacional da Escócia — The Trossachs. O parque é muito menor (e muito diferente) do vizinho Parque Nacional de Cairngorms.
Enquanto este é conhecido pelas montanhas, o Loch Lomond & The Trossachs destaca-se pelas dezenas de belos lagos (Loch) e rios. O parque Lomond, além do lago, inclui as áreas de Trossachs, Bredalbane e a Península de Cowal.
Nestas quatro zonas da zona protegida há imenso para explorar: desde o Loch Arklet e Loch Venachar, até áreas de rara beleza — Great Trossachs Forest e o Queen Elizabeth Forest Park.
Um local recomendado para obter óptimas vistas panorâmicas é a partir da colina de Ben A’an — a mais fácil entre as colinas menores da Escócia — com vista para o Loch Achray e Loch Katrine.
Imperdíveis são também a Cascata de Dochart, em Killin, e o Puck’s Glen, uma espécie de floresta de conto de fadas no Argyll Forest Park.
Praias
Sabia que a Escócia já foi um lugar tropical e teve um clima mediterrânico? Quando se pensa nas Terras Altas da Escócia, talvez o que nunca venha ao pensamento sejam praias e areais.
Todavia, nesta região do Reino Unido há bonitas praias para admirar, embora a temperatura da água não seja a mais convidativa, pois está ali o Mar do Norte a influenciar o termómetro.
Mesmo assim não deixe de espreitar a Praia de Camusdarach, em Morar — com um longo areal e vegetação luxuriante em redor. Daí pode também avistar a Ilha de Skye.
Se visitar a Praia de Achmelvich, então irá surpreender-se com beleza natural e, por momentos (pelo menos até molhar os pés em Lochinver) irá pensar que está nas Caraíbas. Águas cristalinas turquesa e areias quase brancas resumem o que irá encontrar.
Outras praias nas Terras Altas escocesas que merecem uma visita são a Sandwood Bay (perfeita para uma caminhada pela costa) com paisagens absolutamente inesquecíveis, em Sutherland.
Mais pequenas, mas nem por isso menos bonitas, são Sango Bay, em Durness, assim como a extensa Praia de Sands, em Strathcarron (e a estrada costeira até lá).
Se visitar a Ilha de Harris ou a Ilha de Mull, então as Praias de Luskentyre ou a Baía de Fidden são imperdíveis.
Whisky
Ao visitar a Escócia, além das paisagens naturais com lagos e montanhas, é preciso provar o whisky local — dos melhores do mundo.
Nas Highlands, encontra 47 destilarias, incluindo a mais antiga da Escócia: Glenturret, em Crieff, fundada em 1775. É também aqui que pode participar na Experiência Famous Grouse.
Uma das que visitei foi a Destilaria Glenfiddich (um whisky que aprecio bastante) — a norte do Parque Nacional de Cairngorms.
No entanto, as destilarias de whisky das Terras Altas espalham-se por toda a região, de Orkney até Arran, passando pelas Hébridas Interiores e Exteriores, Argyll, Stirlingshire, Arran, Perthshire e Aberdeenshire.
A variedade é tanta que o whisky é dividido em regiões: a Norte produzem-se os whiskies com um carácter mais forte, a Sul são mais leves e frutados, a Leste mais encorpados, enquanto os whiskies a Oeste emanam influências marinhas.
Talvez o melhor seja fazer um tour para visitar algumas destilarias.
Loch Ness
De todos os majestosos locais que há para ver nas Terras Altas da Escócia, o Loch Ness é o menos interessante. Embora seja o lago mais popular do país, há locais ainda mais bonitos.
Com ou sem monstro do Loch Ness, este é um local sempre obrigatório para quem, pela primeira vez, vai visitar as Terras Altas da Escócia.
Algumas pessoas desfrutam do Lago Ness num cruzeiro ou num passeio organizado. Estas viagens partem de várias localidades, incluindo Fort Augustus, Drumnadrochit e Inverness.
Glencoe
A vila de Glencoe não tem praticamente nada para ver. A área em redor de Glencoe, porém, tem imenso para descobrir.
Muito do que há à volta de Glencoe poderia ser descrito por este ou aquele local, mas é a paisagem anónima composta por lagos, montanhas e vales que torna esta zona numa das mais bonitas das Terras Altas da Escócia.
Sempre que regresso à Escócia, não consigo deixar de passar por estes vales de origens vulcânicas, no norte de Argyll. A zona é tão especial (não só para mim) que até cineastas a aproveitaram para rodar filmes como James Bond (Skyfall) ou Braveheart – O Desafio do Guerreiro — com Mel Gibson no papel de William Wallace.
Mesmo sem sair do carro, não conseguirá resistir a inúmeras paragens para encher o cartão de memória da máquina fotográfica.
Glencoe é óptimo em qualquer altura do ano, para caminhar ou pedalar na Primavera, Verão e Outono, ou esquiar no Inverno, no Glencoe Mountain Resort. Numa palavra, Glencoe é: memorável.
Castelo de Eilean Donan
O Castelo de Eilean Donan é um dos meus castelos preferidos na Escócia, a par com o Castelo de Dunnottar, na região de Aberdeen.
Eilean Donan, nas margens do Loch Duich, deve ser um dos mais fotografados em todo o mundo, certamente o mais requisitado na Escócia — além do Castelo de Edimburgo. Como se pode ver pela foto, este belo monumento é o cartão postal perfeito das Terras Altas da Escócia.
Estrategicamente localizado numa pequena ilha, com vista para a Ilha de Skye, está rodeado por lagos e pelas Montanhas de Kintail (Beinn Fhada). Apesar de já lá ter parado várias vezes, não resisto a fotografar de novo.
O Castelo de Eilean Donan está aberto todos os dias das 10h às 17h, mas pode consultar os horários no site oficial. O bilhete de acesso custa cerca de 10€.
Viaduto de Glenfinnan
O incrível Viaduto de Glenfinnan, com mais de 30 metros de altura e 300 metros de extensão é um ícone dos visitantes mais jovens, por ter surgido nos filmes de Harry Potter como o “Expresso de Hogwarts”.
Jacobite é o nome do comboio real que atravessa o Viaduto de Glenfinnan, circulando entre Abril e Outubro.
Esta viagem de 135 km transporta os viajantes por locais impressionantes, como o Ben Nevis, Arisaig — a estação ferroviária mais a Oeste do Reino Unido — o lago mais profundo (Loch Morar), além de paisagens montanhosas. A viagem no Jacobite parte de Fort William.
Pode comprar o bilhete do Jacobite neste site.
Glen Etive
Glen Etive é um magnífico vale atravessado pelo rio Etive, cuja nascente se situa nos cumes de Rannoch Moor.
Muitos procuram agora a área em busca da localização exacta das filmagens de James Bond (Skyfall) e Braveheart, mas muito antes disso (e nunca por causa disso) já me tinha conquistado.
Ali perto, tem de admirar o Loch Etive, cuja profundidade atinge 150 metros. As águas cristalinas reflectem a paisagem de uma forma perfeita. Outro dos pontos em destaque é Buachaille Etive Mor, um pico rochoso impressionante.
Quer se desloque ao Glen Etive para encontrar 007 ou uma paisagem perfeita, não deixe de dar aqui um salto. Não se vai arrepender…
Inverness
Inverness é a capital das Terras Altas. Aqui pode visitar o Castelo de Inverness, com vista para o Rio Ness. Além disso, na cidade pode ainda dirigir-se até à Catedral de Santo André ou à Abertarff House — o edifício mais antigo de Inverness.
Inclua também o Museu e Galeria de Arte de Inverness e o Titanic Inverness Maritime Museum, onde está a maior réplica mundial do famoso navio.
Parque Nacional de Cairngorms
O Parque Nacional de Cairngorms é um dos melhores para ver vida selvagem e paisagens selvagens na Escócia e em todo o Reino Unido — a par com o Dartmoor ou Exmoor no Sul de Inglaterra.
Quando por aqui passei a primeira vez, numa Primavera, a paisagem ainda estava pintada de branco, devido aos nevões do Inverno.
No Parque Nacional de Cairngorms, facilmente irá encontrar motivos para estender a estadia, desde montanhas, lagos, rios, florestas, pontes, povoações, castelos (como o Castelo de Balmoral) ou destilarias de whisky. Estes elementos resumem o maior parque nacional do Reino Unido.
Ah, e claro, a Rena Cairngorm.
Cairngorms possui quatro das cinco montanhas mais altas da Escócia e cinco dos seis picos mais altos do Reino Unido.
Deambule pelas Montanhas Monadhliath, encontre as ruínas das Ruthven Barracks ou espere pelo salmão no Rio Spey.
O Loch Morlich ou o Loch an Eilein são um dos preferidos de quem visita. Este último reflecte nas suas águas límpidas a Floresta Rothiemurchus e as ruínas de um castelo do século XIII, construído numa ilha a meio do lago.
Gruta de Smoo
A gruta de Smoo, situada perto de Durness, não é um local muito visitado, mas é apelativa. A gruta formou-se a partir da erosão formada pelo mar, onde se destaca uma radiante queda d’água. No fundo, podemos compará-la um pouco com a Gruta de Benagil, no Algarve.
A gruta está aberta todo o ano, com acesso gratuito.
Castelo de Urquhart
Se, como eu, é fã de castelos, então coloque também no seu roteiro pelas Terras Altas escocesas — o Castelo de Urquhart. Situado a cerca de 30 km de Inverness, este já foi o maior castelo da Escócia e está numa posição invejável, num promontório com vista para o Loch Ness.
O Castelo de Urquhart, soma 1000 anos de história e da torre pode tentar vislumbrar o monstro do Loch Ness. Mais fáceis de identificar (e mais bonitas) são as colinas de Great Glen. A entrada custa cerca de 10€ e pode usar este site para ver horários e eventuais fechos de última hora.
Outros castelos da região incluem o Castelo de Dunrobin, Castelo de Tioram, Castelo de Cawdor, Castelo de Ardvreck, Castelo de Dunscaith ou Castelo de Mey.
Tanto Eilean Donan, como Urquhart serviram de palco para rodagem de películas conhecidas como “A vida Privada de Sherlock Holmes” ou “James Bond — O mundo não chega”.
Fundamental, meu caro leitor, é visitar um castelo na Escócia.
Duncansby Head
Duncansby Head é o ponto mais a nordeste do continente britânico. É um local onde ainda não consegui chegar, mas que tenho na minha lista e, por isso, recomendo que o visite.
A vista do promontório mostra um cenário sensacional sobre o Mar do Norte, formações rochosas e pequenas ilhas. Além destes, aí foi erguido em 1924 um farol sempre disponível para ser fotografado.
John o’ Groats é popular por ser a última povoação das ilhas britânicas, mas o verdadeiro ponto final neste território é Duncansby Head.
Castelo de Kilchurn
O pitoresco Castelo de Kilchurn, península em Loch Awe, é um dos castelos escoceses mais fotografados. A aparência pode não ser das mais imponentes — até porque parte está em ruínas — mas a sua localização é estupenda, com montanhas e lagos como pano de fundo e em primeiro plano.
O castelo compreendia uma casa-torre de cinco andares. No nível do solo da torre havia uma adega e uma prisão.
O Castelo de Kilchurn, está aberto de diariamente, das 9h30 às 17h30, entre 1 de Abril e 30 de Setembro. Todavia, pode vê-lo do exterior sempre que lhe apetecer e é, aliás, a forma que recomendo, pois o cenário em redor é de pura beleza natural. Já lá parei várias vezes.
Ilha de Skye
Falar da Ilha de Skye, é mencionar para mim, a zona mais bonita da Escócia. Do Old Man of Storr, Fairy Glen, inúmeras quedas d’água, castelos e lagos magníficos, além de Quiraing ou Kilt Rock. E, claro, a gastronomia.
Para descrever de forma própria e partilhar as minhas dicas para a ilha, teria de dedicar-lhe um artigo por si só. E foi mesmo isso que fiz… Leia o artigo completo sobre a Ilha de Skye.
Vale a pena visitar nas Terras Altas da Escócia
- Rogie Falls
- Reserva Natural Nacional Beinn Eighe
- Estrada Kinlochewe —Torridon
- Loch Torridon
- River Lochy Falls
- Castelo Stalker
- Loch Maree
- Loch Assynt
- Clo Mor Cliffs
- Cape Wrath
- Reserva Natural Nacional Glen Roy
- Bosque de Faskally (Pitlochry)
Mapa das Terras Altas da Escócia
Informação extra
Dica adicional
Não se esqueça que tem de conduzir do lado esquerdo da estrada. As estradas estão em bom estado, mas em alguns lugares são estreitas e sinuosas.
Não se distraia a admirar a paisagem (ou a sorrir de volta a uma simpática ovelha). No Verão, o trânsito é intenso e há muitos condutores estrangeiros que não têm muita experiência a conduzir do lado esquerdo.
Quanto tempo para visitar as Terras Altas da Escócia
Podia lá passar uma semana, duas semanas ou até um mês, porque é daqueles locais que não merece ser visto num sprint de carro quase sem respirar.
Há bastante para conhecer, pelo que recomendo entre 5 e 7 dias para ver todos os locais de forma relaxada. Se quiser abdicar da Ilha de Skye (um erro grave se o fizer, porque vai perder o melhor), então em três dias poderá ver muito do que as Terras Altas têm para explorar.
Há até quem faça um dia a correr até ao Loch Ness e regresse a Edimburgo, mas eu prefiro ir mais devagar, ver menos para, afinal, ver mais.
Quando visitar as Terras Altas da Escócia
O tempo na Escócia é imprevisível e nas Terras Altas bem mais. Pode ir à Escócia em Janeiro e ter um dia de sol e ir em Agosto e chover como nunca.
Aliás, é muito provável ter as quatro estações num só dia. Aconteceu-me várias vezes e adorei ainda mais as estupendas paisagens naturais.
As chuvas tornam o cenário ainda mais verdejante e as cores e o dramatismo acentuam-se, quando os raios de sol rasgam as nuvens.
O clima nas Terras Altas é melhor entre Maio e Setembro, embora tenha de contar com mais gente nos meses de Julho e Agosto. Recomendo o Outono e a Primavera (excepto na Páscoa). Por três motivos: paisagens com cores estupendas, menos turistas e preços mais em conta.
Seja qual for a época em que vai visitar as Terras Altas, prepare a sua bagagem com roupa para todas as estações, em particular equipamento para a chuva, vento e algum frio.
Dinheiro nas Terras Altas
Nas maiores localidades como Inverness, Fort William, Portree, Perth entre outras haverá sempre máquinas multibanco, mas nas pequenas localidades não é garantido, por isso assuma que não há. É importante salientar que viajar pelas Terras Altas não é barato, mas com um pouco de planeamento e antecedência conseguirá poupar algum dinheiro.
Eu uso o cartão Wise para evitar taxas e comissões bancárias.
Como chegar às Terras Altas da Escócia
As Highlands são um dos principais destinos da Escócia. Para aproveitar ao máximo a viagem, opte por alugar um carro, pois é muito mais flexível. Além disso, os transportes públicos são quase inexistentes.
Existem várias maneiras de chegar às Terras Altas, seja de comboio, avião ou carro.
Avião
Para chegar às Terras Altas, pode voar para o aeroporto internacional de Glasgow ou Edimburgo. O aeroporto local mais perto está em Inverness ou Aberdeen. Use este site para encontrar os melhores preços de voos.
Comboio
Pode chegar a Inverness desde Edimburgo ou Glasgow. Veja os horários dos comboios.
Por exemplo, até pode viajar desde Londres de comboio e seguir para as Terras Altas. Uma das opções é o Caledonian Sleeper, que parte de noite da capital inglesa e 12 horas depois chega a Fort William ou Inverness.
Carro
É impraticável visitar as Terras Altas sem ter carro próprio. Por isso, recomendo que alugue um carro. Use este site para comparar os preços.
Alugue carro em Fort William, Inverness, nas maiores cidades ou nos aeroportos de Glasgow e Edimburgo. As Terras Altas da Escócia são perfeitas para uma road-trip de sonho.
Se partir de Glasgow, até Perth irá “rodar” bem, mas a partir daí encontrará estradas mais estreitas e mais sinuosas. Todavia, o cenário é memorável. Antes de se fazer à estrada, recomendo que consulte a situação do trânsito na Escócia.
Outra opção é fazer um tour a partir de Inverness ou Edimburgo, pois alguns desses passeios incluem paragens nas Terras Altas.
Hotel nas Terras Altas da Escócia
Com a diversidade de actividades e locais para visitar nas Terras Altas escocesas, escolher o local indicado para servir de base é extremamente importante.
Eu recomendaria um dos seguintes locais para se alojar:
Inverness — a capital das Terras Altas e mais central
Fort William — para conhecer a parte mais Oeste
Pitlochry — para explorar as Cairngorms
Portree — para a Ilha de Skye
Tendo como pressuposto que irá movimentar-se entre zonas, seleccionei vários locais para se hospedar.
- Ness Walk (9.4) — (Inverness)
- Bazpackers (9.1) — (Inverness)
- Glen Nevis Youth Hostel (9.2) — Fort William
- Thistle Cottage (9.1) — Fort William
- Schoolhouse Ballater B&B (9.5) — Cairngorms
- High Range Lodge Hotel (9.1) — Cairngorms
- Glencoe Cabins (9.4) — Glencoe
- RiverBeds Lodges (9.2) — Glencoe
- Torrdarach House (9.7) —Pitlochry
- Kinnaird Woodland Lodges (9.1) —Pitlochry
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!