Doha, a capital do Qatar, é daquelas cidades que muitos só visitam quase por obrigação ou acidente. Neste roteiro de 24 horas em Doha, irá conseguir visitar os melhores locais.
Já viajei várias vezes com a Qatar Airways e passei várias vezes pelo aeroporto (Hamad International Airport), mas em escalas muito reduzidas, ou seja, sem tempo para sair do aeroporto e explorar a cidade. Até que finalmente fiquei “preso” no Qatar, por ter perdido um voo de ligação e aproveitei para passar um dia em Doha – uma cidade que me conquistou. E é também por estas situações imprevistas que viajo sempre com seguro de viagem.
Sendo a base principal da Qatar Airways, é muito provável que tenha de fazer escala um dia em Doha, no Golfo Pérsico. Aconselho que comece a visita de um dia a Doha de manhã cedo (ou ao anoitecer), pois o calor no Qatar é, em algumas alturas do ano, insuportável — veja qual a melhor altura para visitar o Qatar.
Na noite que cheguei a Doha, a temperatura era de 36 graus e com uma humidade bastante elevada.
E, se visitar como eu, durante o período do Ramadão é preciso recordar que não é permitido comer ou beber durante o dia em público — e grande parte dos restaurantes nem abre as portas. Doha, é um excelente lugar para ir de férias no Inverno.
24 horas em Doha – um roteiro para explorar a capital do Qatar
Aeroporto Internacional de Doha
Sim, é verdade, pode começar o seu roteiro de 24 horas em Doha pelo aeroporto. Embora não goste de passar muito tempo fechado no aeroporto, confesso que no Aeroporto Internacional de Hamad o tempo passa depressa porque há muito para fazer, muito para ver.
Inaugurado em 2014, o gigantesco espaço interior dispõe de espaço para descansar, diversos computadores para navegar na Internet, Wifi grátis, zonas para fumadores.
O terminal tem três níveis com lojas, restaurantes e cafés, além de salas VIP, hotel 5 estrelas e áreas de recreação infantil. Em colaboração com os Museus do Qatar, o Aeroporto de Hamad expõe também vários objectos de arte criados por artistas internacionais e locais.
Uma das esculturas mais famosas está perto do Terminal E, conhecida como a Pequena Mentira – uma espécie de Pinóquio Gigante. Feita em madeira de Afrormosia, a escultura pesa 15 toneladas e mede mais de nove metros de altura.
Além disso, o amplo espaço do aeroporto Internacional de Doha permite que possa caminhar e aproveitar para combater o jetlag.
- Hotel em Doha — Encontre o alojamento ideal em Doha, com ofertas incríveis e instalações de excelência
- Faça o seguro de viagem na IATI ou na Heymondo com 5% de desconto
- Os melhores tours, actividades, transferes e entradas para monumentos com a Civitatis ou a GetYourGuide
Arquitectura e Baía de Doha
Desenhado pelo famoso arquitecto I. M. Pei, o Museu de Arte Islâmica é umas das atracções da arquitectura de Doha. Pei é o mesmo autor da Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris (ver foto abaixo).
Uma adição recente à lista foi a Biblioteca Nacional do Qatar, um prédio opulento, com dedo do arquitecto holandês Rem Koolhaas. E em breve poderá também visitar o Museu Nacional do Qatar, uma obra que resulta da inspiração da equipa de Jean Nouvel. O projecto, avaliado em 375 milhões de euros, deverá estar pronto em Dezembro de 2018.
Mas, a arquitectura de Doha é arrojada e toca o céu. Ao longo da Corniche poderá apreciar vários arranha-céus como a Tornado Tower Dusk, ou a Doha Tower (também conhecida por Burj Doha) – o prédio mais brilhante e que muda de cor durante a noite – também da autoria do arquitecto francês Jean Nouvel (ver foto no início da página).
Mesmo que não goste de futebol, o estádio Ras Abu Aboud Stadium poderá ser um outro local interessante para visitar durante um dia em Doha – já que o projecto da firma de arquitectura Fenwick Iribarren prevê que grande parte do complexo seja erguido com contentores de navios.
Nem só de arquitectura moderna vive a cidade, pois pode também apreciar outro tipo de construção como o minarete do Centro Islâmico de Doha.
Viagem de barco
Ao longo da Corniche – um passeio marítimo de vários quilómetros que se estende ao longo da Baía de Doha – existem vários barcos tradicionais de madeira, conhecidos como Dhow. Muitos destes barcos são uma autêntica discoteca marítima.
Durante a noite, vi barcos repletos (e outros menos) com gente a dançar e a aproveitar o momento ao som de música de estilo duvidoso – e luzes coloridas.
Estes barcos estão estacionados junto do Museu de Arte Islâmica e as viagens podem demorar entre uma e duas horas. Na noite em que visitei a Baía de Doha, o ritmo era frenético, mas como tinha um voo para apanhar acabei por não viajar em nenhum Dhow.
Souk Waqif
Esta é uma das minhas partes favoritas de Doha. No atraente labirinto do Souk Waqif, as ruas estão repletas com bancas e pequenas lojas que vendem de tudo um pouco, desde especiarias e cerâmicas a tecidos, perfumes e, claro, chá.
Não hesite em negociar os preços no Souk Waqif, porque este é o local perfeito para o fazer. Tenho a certeza que uma grande parte das suas 24 horas em Doha serão passadas entre o Souk Waqif e o Museu de Arte Islâmica.
Durante a noite, sobretudo no período do Ramadão (quando visitei o Souk Waqif), as esplanadas dos cafés e restaurantes estavam repletas de pessoas, enquanto ventoinhas gigantes tentam refrescar a quente noite do Qatar.
No Souk Waqif encontra também uma espécie de mercado de aves, embora os animais não pareçam estar nas melhores condições.
Museu de Arte Islâmica
Se passar um dia em Doha ou apenas algumas horas, este é um dos locais que não deve deixar de fora do seu roteiro. Existem vários edifícios em Doha que enchem o olho – sobretudo os arranha-céus na Baía da capital do Qatar. No entanto, existe um que é igualmente atraente sem tocar o céu – o Museu de Arte Islâmica.
Localizado em zona privilegiada, na Corniche, e cercado pela Baía de Doha, o Museu de Arte Islâmica é fantástico. Por dentro e por fora encontrará razões para prolongar a sua visita.
O corredor exterior, delimitado por palmeiras, leva-o até à bonita fonte da entrada, antes de entrar no prédio para descobrir três andares de arte islâmica. E a cereja no topo do bolo: a entrada é gratuita.
Em resumo, fiquei bastante contente por ter decidido finalmente deixar o aeroporto de Hamad e seguir este roteiro de 24 horas em Doha. Uma ligação de voo perdida não tem de ser uma tragédia. Devo confessar que fiquei com vontade de conhecer ainda mais da cultura do Qatar – um país do Golfo Pérsico rico em petróleo.
Outros locais a visitar a próxima viagem de 24 horas a Doha
Aldeia cultural
A vila ou aldeia cultural de Doha (Katara) é um dos lugares que pretendo também visitar na próxima viagem de um dia a Doha. É mais um local fascinante, com biblioteca, anfiteatro (ao estilo grego), ópera, galerias de arte, restaurantes e espaços verdes. Esta aldeia cultural beija o oceano, pelo que pode aproveitar também para ir à praia.
Mapa das atracções turísticas em Doha
Informação extra
Quando visitar Doha
A melhor época do ano para visitar Doha é entre Outubro e final de Abril, quando as temperaturas são mais confortáveis e a humidade é mais baixa. Quando visitei as temperaturas em Doha eram muito elevadas e era impossível sair durante o dia. As temperaturas de 47 ou mais graus Celsius (à sombra) não são convidativas noutra altura do ano.
As tarifas de hotéis em Doha não variam muito, mas são um pouco mais baratas nos meses quentes de Verão. O clima seco e subtropical de Doha é muito difícil de suportar entre Maio e final de Setembro (período em que visitei Doha), com temperaturas abrasadoras e níveis de humidade extremos.
Tenha também em mente o calendário do Ramadão, pois durante este período não é permitido comer e beber entre o nascer e o pôr do sol. Mesmo para os visitantes não muçulmanos, é quase impossível encontrar restaurantes abertos durante o dia. A única hipótese será pedir uma refeição para o quarto do hotel (o que fiz).
Dinheiro em Doha
É fácil levantar dinheiro na cidade, mas aconselho a fazê-lo no aeroporto de Hamad. A moeda local do Qatar é o Rial (QAR). Os cartões de crédito, incluindo American Express, Visa e Mastercard, são aceites em Doha, mas aconselho a viajar com este cartão.
O que vestir em Doha
É recomendado vestir-se de forma conservadora no Qatar, já que se trata de um país com costumes muçulmanos, devendo por isso cobrir braços e pernas (válido para homens e mulheres), embora calções abaixo do joelho sejam aceitáveis para homens.
As mulheres não necessitam de cobrir o cabelo, como noutros países islâmicos.
Visto para o Qatar
Os cidadãos de Portugal e do Brasil não necessitam de visto para entrar no Qatar. Para cidadãos portugueses e brasileiros, a isenção será emitida no Aeroporto de Doha para múltiplas entradas, mediante a apresentação de um passaporte válido (validade de no mínimo seis meses) e um bilhete de ida ou volta.
Prepare-se, no entanto, para alguma espera no aeroporto. No meu caso, a espera foi de cerca de uma hora.
Como chegar a Doha
Não existem voos directos de Portugal para o Qatar, mas a Qatar Airways já voa de Lisboa para este país do Médio Oriente, com paragem em Londres. Desde a capital inglesa são de cerca de sete horas de viagem, num percurso onde são usados os melhores aviões da companhia árabe.
Quanto ao custo, a melhor forma de visitar Doha – sem aumentar os custos – é incluir uma paragem na cidade como parte integrante das suas férias, por exemplo, quando o destino for a Birmânia ou Namíbia.
As escalas são normalmente curtas, mas pode consultar todas as opções e assim escolher uma escala mais longa, permitindo-lhe algumas horas em Doha. Use o Skyscanner para simular um percurso multi-cidades e assim adicionar 24 horas em Doha, antes de chegar ao destino final.
Hotel em Doha
Durante a minha curta estadia fiquei alojado num fantástico hotel junto à Baía de Doha. O M Doha Hotel é uma unidade hoteleira moderna, com quartos enormes – alguns com vista para o mar – e as refeições também são de chorar por mais. Se puder fique neste hotel. É altamente recomendado.
Outros hotéis confortáveis em Doha
- Dusit Doha Hotel (9.0)
- Swiss-Belinn Doha (9.0)
- Alwadi Hotel Doha (9.2)
- La Cigale Hotel (9.0)
- Zubarah Hotel (9.3)
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Doha ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Guarde a bagagem de forma segura e barata
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.