O que fazer e visitar em San Sebastián? Este roteiro pela bonita cidade do País Basco, inclui pintxos para provar, arquitectura e cultura para explorar e o Mar Cantábrico para mergulhar. Seja a bordo do Sud Express (suspenso desde 2020) ou de avião, está a uma curta distância de Portugal.
A cidade, capital da província basca de Gipuzkoa, é perfeita para um fim-de-semana prolongado ou uma escapadinha num fim de semana..
Dizer que San Sebastián é uma cidade deliciosa talvez pareça exagero. No entanto, três dos sete restaurantes de 3 estrelas Michelin de Espanha estão nesta cidade basca. No total, a cidade colecciona a impressionante soma de 16 estrelas Michelin e a culinária é uma das “atracções” a não perder em San Sebastián.
O País Basco, tradicionalmente, inclui a Comunidade de Navarra e três províncias que fazem parte de França, mas San Sebastián tem tanto de Espanha como de França.
O que fazer e visitar em San Sebastián
San Sebastián a capital gastronómica do País Basco, convence qualquer um – através do olfacto, do paladar e da visão.
Donostia (como é chamada no dialecto basco) atrai apreciadores de boa comida que devoram pintxos atrás de pintxos, caminhantes que pisam os passos do caminho de Santiago e outros viajantes que apreciam as paisagens. Com comboio directo de Lisboa, chegar a San Sebastián é até muito fácil.
Comida de fazer crescer água na boca, belos edifícios como o Kursaal ou a Catedral do Bom Pastor, excelentes praias como La concha e incríveis vistas a partir do Monte Urgull ou Monte Igueldo.
Em San Sebastián nunca falta o que fazer e não é complicado traçar um roteiro para viajar pelo melhor cidade do País Basco.
Por isso aqui ficam ideias e sugestões para conhecer esta cidade basca.
Banhar-se na Praia de La Concha
Uma das maiores atracções de San Sebastián – e para onde quase somos atraídos magneticamente – é a Praia de La Concha. É também para aqui que segue a maior parte dos visitantes e aí se demoram (pelo menos em dias de sol).
A monarca Maria Cristina terá sido a responsável por tornar La Concha famosa, ainda em meados do século XIX, quando declarou San Sebastián como a capital de verão da Europa. Um exagero, claro, mas o suficiente para colocar o local nas bocas do mundo.
Em San Sebastián, além da Praia de La Concha, a praia de Ondarreta é outra que se destaca entre as três praias que banham a cidade basca.
Ondarreta é uma praia que deve mesmo visitar em San Sebastián. Localizada no Bairro del Antiguo, na encosta do Monte Igueldo e perto da escultura Peine de los Vientos, da autoria de Eduardo Chillida, numa extremidade, e o Pico del Loro, na outra. Embora menos comprida do que La Concha, Ondarreta é mais larga, pelo que permite ter mais espaço, mesmo em alturas de maré cheia.
A terceira praia de San Sebastián é a praia de Zurriola – conhecida como a praia de Gros, por ficar localizada nessa zona da cidade. É uma praia menos turística e mais frequentada por moradores locais e surfistas.
Provar (e devorar) tantos Pintxos quanto possível
Grande parte da vida de San Sebastián gira à volta da oferta culinária. Provar pintxos pode tornar-se um vício numa visita à cidade basca. Se lhe faltar o que fazer em San Sebastián, então aproveite para entrar em vários bares e provar a enorme – quase infindável – variedade de pintxos.
O que são pintxos? Resumidamente, são os primos das tapas. Os pintxos constituem a essência de San Sebastián e basta caminhar pelo centro histórico (Parte Vieja) para inalar o cheiro de alguns desses bares. Alguns expõem – com orgulho – nos balcões os pintxos, enquanto outros apenas os preparam na hora.
Pintxar é fundamental e até existe uma espécie de peddy paper, de romaria, denominada de txikiteo, que consiste em saltar de restaurante em restaurante levando consigo (no estômago) vários sabores e deixando apenas pratos vazios.
Este é um passatempo popular entre grupos de amigos às sexta-feiras e fins-de-semana. Se se cansar deste passatempo pode entreter o estômago num restaurante Michelin.
Conhecer a realidade Basca no Museu San Telmo
Uma visita ao Museu San Telmo, em San Sebastián, é vital para perceber um pouco mais da cultura e história do povo basco. O museu histórico, artístico e arqueológico foi inaugurado 1902. Inicialmente localizado num outro prédio, o museu foi transferido para o actual local em 1932.
A reconversão arquitectónica é também o que atrai muitos visitantes. Dentro do museu pode viajar-se pelo tempo, dos seus primórdios até a atualidade, passando por episódios trágicos como o bombardeamento de Guernica.
O edifício original era um convento dominicano do século XVI, considerado um exemplo de arquitectura singular na região devido à fusão dos estilos gótico e renascentista, enquanto o novo edifício foi acrescentado ao museu há alguns anos e foi projectado pelos arquitectos Nieto e Sobejano.
O museu acolhe mais de 35 mil peças divididas em várias categorias: Etnografia, Belas Artes, Fotografia, Arqueologia e História.
Especialmente se o tempo estiver escuro lá fora, este é um belo lugar para passar algumas horas.
Horário do Museu San Telmo: Terça a Domingo (10h – 20h) Fechado às segundas-feiras.
Preço do bilhete: Preço geral – 6€. Estudantes, famílias e maiores de 65 anos – 3€. A entrada é grátis no Museu San Telmo todas as terças-feiras.
Descobrir o Centro Histórico (Parte Vieja)
A Plaza de la Constitución é o ponto nevrálgico do centro histórico de San Sebastián, pois é aqui que acontecem todas as principais festas e celebrações. A Praça da Constituição ou Consti, como é conhecida pelos habitantes foi elaborada em 1817 pelo arquitecto Ugartemendia, após um incêndio ter arrasado esta área da cidade.
Nesta praça era também comum haver corridas de touros e ainda se podem ver na praça algumas das inscrições alusivas ao espectáculo tauromáquico. Agora a Praça é usada para relaxar e deliciar-se com bebida e comida basca.
E na Parte Vieja podem encontrar-se também duas das principais igrejas em San Sebastián: a Igreja de Santa Maria e a Igreja de San Vicente. Milhares acorrem a esta zona da metrópole para se demorarem nos bares e restaurantes, provando vinhos, cervejas e, obviamente, pintxos.
Catedral do Bom Pastor
Projectada pelo arquitecto Manuel de Echave, a Catedral do Buen Pastor é um dos ícones da cidade de San Sebastián. A construção começou em 1888, utilizando materiais recolhidos no Monte Igueldo, caracterizando-se como um edifício neogótico, com uma torre de 70 metros de altura, que fascina todos os visitantes.
Buen Pastor passou por duas grandes fases de restauro ao longo da sua existência. Primeiro para criar condições para acolher a sede diocesana e, depois, coincidindo com o 75º aniversário da catedral, foram substituídos o tecto, os vitrais e o chão de madeira (agora é de mármore). Ocupando uma área de 1900 metros quadrados, tem capacidade para receber quatro mil pessoas.
Preço do bilhete: Grátis
Horário de funcionamento da Catedral do Bom Pastor: das 08:00 às 12:30 e das 17:00 às 20:00
“Inalar” arte no Centro Internacional para a Cultura Contemporânea Tabakalera
Este centro de cultura funcionou durante nove décadas como fábrica de tabaco e daí o nome Tabakalera. Localizado no bairro de Egia, em 2015 reabriu as portas com o intuito de promover e disseminar a cultura, sendo que a fachada principal foi mantida para preservar o carácter do edifício.
A Tabakalera é também um sistema de iniciativas e instituições privadas, que trabalha para facilitar a transferência de conhecimento entre agentes locais e internacionais, ajudando a profissionalizar as práticas artísticas.
A Tabakalera é um local onde se trocam e transmitem conhecimentos, se encoraja a discussão e reflexão, aumentando a capacidade crítica.
Na Tabakalera, pode, por exemplo, assistir a cinema ou concertos e assistir a exposições. Quer vá para debater, reflectir ou assistir a qualquer evento não se esqueça também de apreciar a cobertura de vidro e as vistas da cidade a partir do terraço na cobertura.
Horário de abertura da Tabakalera
2a a 5a (9h – 21h), 6a (9h – 22h), Sábado (10h – 22h)
Domingo e feriados (10h – 21h). No Verão, às sexta-feiras e sábados o horário de abertura é alargado até às 11 da noite.
Basílica de Santa Maria del Coro
A Basílica de Santa Maria del Coro é uma das igrejas mais emblemáticas da cidade. De estilo barroco, o edifício foi concluído em 1774. Esta igreja é muito respeitada pelos crentes e ateus, uma vez que é considerada parte da história desta cidade de Espanha.
Santa Maria é a igreja mais importante do Centro Histórico e uma das mais simbólicas de San Sebastián. Anualmente, a 14 de agosto, além da visita à igreja, os visitantes poderão apreciar a música do coro Orfeón Donostiarra. Por dentro e por fora é um edifício que vale a pena admirar.
Entrada: Grátis
Horário de funcionamento da Basílica de Santa Maria del Coro: das 08:00 às 12:30 e das 17:00 às 20:00
Palácio de Congressos e Auditório Kursaal
Quando planear o que deseja fazer e visitar em San Sebastián, terá de incluir o Kursaal. Trata-se de um grande centro de exposições e conferências erguido com a mão do arquitecto Rafael Moneo.
O prédio acabou por levantar controvérsia devido ao choque arquitectónico em comparação com os restantes edifícios da cidade.
O centro de conferências Kursaal consiste em dois enormes cubos de cristal translúcido, na praia de Zurriola. O custo total de construção ultrapassou os 50 milhões de euros, muito mais do que o estimado e, por isso, a sua construção aliada à sua estética ultramoderna foram extremamente criticados e considerados controversos.
No entanto, com o passar do tempo, os habitantes locais aprenderam a apreciá-lo (ou não tiveram alternativa).
O Kursaal tem um auditório espaçoso, salas para concertos e salas de exposições. É frequentemente usado para conferências, concertos de música clássica e pop-rock, além de ser o palco do Festival de San Sebastián desde a primeira edição, em 1999.
A estrutura cristalina permite iluminar o edifício de acordo com as celebrações, por exemplo no Natal, Carnaval ou festas da cidade. O Kursaal é mais atraente durante a noite, quando toda a fachada se ilumina.
Viajar até ao topo do Monte Igueldo
Calce os ténis e suba até ao topo do Monte Igueldo. Ou, em alternativa, entre no teleférico e aguarde pela curta viagem. De uma forma ou de outra, pode desfrutar de vistas deslumbrantes de San Sebastián.
O Monte Igueldo está localizado na zona oeste da cidade e, se quiser ir com crianças, este local poderá ser a melhor opção, pois pode viajar para o topo no teleférico que funciona já desde 1912.
A entrada para o teleférico está localizada no final da praia de Ondarreta, pouco antes da escultura de Peine del Viento.
Relaxar junto ao Peine del Viento
Admirar, de forma pachorrenta, o embater das ondas na escultura do Peine del Viento, em San Sebastián, é quase terapêutico. O Peine del Viento é uma escultura de um artista basco, um deleite para os olhos e ouvidos, pois o choque das ondas na escultura cria sons característicos.
Peine del Viento é uma das obras mais conhecidas do escultor Eduardo Chillida – e também um dos mais famosos da cidade. O trabalho foi elaborado nos anos 70, mas a inauguração oficial apenas aconteceu décadas mais tarde para homenagear o artista local.
Localizada numa extremidade da praia de Ondarreta, na encosta do Monte Igueldo, a escultura é composta por três esculturas curvas em aço. Muitos vêem na obra uma forma de um pente que se dobrou com a força do vento e daí advém o nome Peine del Viento. Este é um excelente local para assistir ao pôr-do-sol.
Caminhar até ao Monte Urgull
Quando estiver a planear o seu itinerário com os pontos a visitar em San Sebastián, tem de incluir o Monte Urgull. Localizado numa extremidade da Baía de La Concha, dispõe de uma deslumbrante vista para o centro histórico da cidade, para o mar e para a praia de La Concha.
Em cerca de meia hora conseguirá chegar até ao topo, onde pode também ir o Castillo de la Mota e o cemitério inglês.
O Monte Urgull é um dos três maiores pulmões da cidade: uma área natural que o envolverá numa atmosfera de calma, longe do rebuliço da cidade. O percurso tem desvios ladeados por vegetação exótica que levam a miradouros com vistas panorâmicas perfeitas de San Sebastián.
Foi um ponto estratégico no século XII, defendendo a cidade ao longo da história – sobretudo de ataques dos franceses. No topo da montanha pode encontrar o pequeno castelo (Castillo de la Mota), incluindo algumas fortificações e canhões.
Caminhar até ao cume do Monte Urgull é uma actividade que recomendo numa viagem a San Sebastián. Se não quiser subir o monte, outra opção é contornar a encosta, explorando o Paseo de los curas, uma avenida de onde se pode avistar o porto e a Baía de La Concha.
Horário do Monte Urgull
De 1 de Maio a 30 de Setembro (8h – 21h). 1 de Outubro a 30 de Abril (8h – 19h30)
Como explorar o Monte Urgull
Quatro caminhos vão dar ao cume do Monte Urgull, em San Sebastián. Cada um desses caminhos começa num local diferente.
O caminho mais antigo pode ser encontrado ao lado da Basílica de Santa Maria del Coro, outro inicia-se ao lado Museu de San Telmo, no cruzamento das ruas Mari e Virgen del Coro ou a partir do Paseo Nuevo.
Cada uma dessas rotas revela áreas naturais e miradouros de onde pode apreciar as mais belas imagens da cidade basca. Se há percurso que proporciona um apanhado de todas as ocorrências históricas que as encostas da montanha escondem, é o trilho que segue a partir da Praça Zuloaga e desce, depois, até ao Paseo Nuevo.
Inaugurado em 1916, o Paseo Nuevo é reconhecido pelo efeito espectacular das ondas a embater na muralha. Não perca também a oportunidade, quando visitar San Sebastián, de apreciar a Construcción Vacía, uma escultura imponente, criada por Jorge Oteiza, que desafia o mar.
Mapa dos locais a visitar em San Sebastián
Informação extra: Visitei San Sebastián no âmbito da minha viagem de longa duração, de comboio, de Portugal a Macau.
Informação extra
Passeios guiados pela cidade
Se quiser conhecer um pouco mais de San Sebastián pode fazer um tour pela cidade – sem qualquer custo. Esta pode ser uma forma rápida de ter um panorama geral da cidade, para depois explorar ao seu próprio ritmo. No site da Civitatis pode ver alguns destes tours, com destaque para os que incluem pintxos…
Passeio pedestre pela Costa de San Sebastián
Como é fácil constatar não falta o que fazer em San Sebastián. Porém, se tiver ainda mais tempo do que um fim-de-semana prolongado ou alguns dias de férias, aproveite para fazer umas caminhadas mais longas pela costa desta cidade basca. Por exemplo, a caminhada entre San Sebastián e Pasajes faz parte da Rota Costeira, um percurso de cerca de 5 km de distância (10 km ida e volta), num terreno um pouco acidentado.
O passeio, paralelo à costa, começa em San Sebastián e leva-nos até à povoação piscatória vizinha de Pasajes de San Juan. A caminhada é muito popular entre os habitantes bascos e, pelo caminho, deverá cruzar-se também com muitos peregrinos que circulam por esta parte mais acidentada do Caminho de Santiago.
O ponto de partida é junto à Avenida Navarra (Navarra Hiribidea), pela praia de Zurriola, onde se encontram as escadas. Pode regressar a San Sebastián de autocarro público. Os autocarros partem a cada 15 ou 20 minutos de Pasajes de San Pedro. A paragem de autocarros situa-se junto à rua Juan XXIII.
Quantos dias preciso para ver San Sebastián
Eu diria que entre dois e três dias é o tempo ideal para conhecer (quase) tudo em San Sebastián. Não esqueça que um dos motivos para visitar esta cidade basca é a gastronomia e, por isso, precisa de tempo para saborear tantos pintxos quanto possível.
San Sebastián é um destino ideal para uma viagem de fim-de-semana ou uma escapadinha num feriado. Se, por exemplo, apanhar o comboio na sexta-feira em Lisboa e regressar no domingo ou segunda, então terá tempo para passear e deliciar-se nos restaurantes e bodegas da cidade. E se tiver orçamento para isso, vá a um dos restaurantes Michelin três estrelas da cidade.
Quando visitar San Sebastián
A melhor época do ano para visitar San Sebastián é entre Maio e Agosto. Embora alguns destes meses coincidam com temporada alta, também irá beneficiar de bom tempo no País Basco. Eu visitei durante a Primavera e as temperaturas estavam quentes o suficiente até para ir à praia.
Outubro e Setembro são também períodos agradáveis, mas o décimo mês do ano já é algo instável e um dos mais chuvosos. Na verdade, não creio que exista um mau período para ir a San Sebastián.
Porém, se quiser aproveitar os espaços ao ar livre, ir à praia ou fazer caminhadas, então opte pela Primavera e Verão. Se a sua atenção estiver focada na gastronomia, então pode ir em qualquer altura do ano.
Como chegar a San Sebastián | Transportes
Chegar a San Sebastián desde Portugal é muito fácil. Viajei a bordo do Sud Express, desde Lisboa. O comboio parte da estação de Santa Apolónia às 21h25 (com paragem na estação do Oriente e outras em território nacional, como Entroncamento, Coimbra B, Guarda ou Vilar Formoso).
Onde comprar bilhetes para o Sud Express
Os preços começam em menos de 30€, para lugares sentados e cerca de 57€ para um beliche num compartimento de quatro lugares. Mulheres e homens viajam em compartimentos separados a não ser que reserve um compartimento apenas para si e para quem viaja consigo. Pode comprar o bilhete do comboio Sud Express no site da CP online ou nas estações de comboio nacionais.
Os compartimentos do comboio Sud Express, entre Lisboa e San Sebastián, têm bastante espaço para bagagem (sobretudo para quem usa mochilas) por cima e por baixo do beliche e ainda um pequeno lavatório. As portas podem ser trancadas por dentro, para privacidade e segurança.
Nota: O Sud Express está suspenso desde 2020.
Estações de transporte em San Sebastián
Terminal de Autocarros – A estação de autocarros está localizada no Paseo Federico García Lorca e existem transportes para Vitoria (a capital do País Basco), Bilbau, Pamplona, Barcelona e Madrid.
Estação de Comboio – A principal estação de comboio de San Sebastián está localizada no Paseo de Francia, 22. E daí podem apanhar-se comboios para destinos nacionais e internacionais – como Lisboa, Madrid ou Paris.
Voos para San Sebastián
Se quiser voar, existe um pequeno aeroporto a cerca de 20 km de San Sebastián, perto de Hondarribia. O autocarro entre o aeroporto e San Sebastián demora cerca de 30 minutos. Existem voos desde Madrid, Barcelona e Tenerife. Depois, existem também aeroportos em Biarritz (com ligações por autocarro e comboio até San Sebastián) e Bilbao. Se quiser pesquisar voos para San Sebastián recomendo o Skyscanner.
Hotel em San Sebastián – Recomendações
Encontrar um hotel barato em San Sebastián pode ser uma tarefa complicada, sobretudo a partir de Maio. Os preços nem sempre nos sorriem e a relação qualidade-preço é muitas vezes muito baixa. Como reservei o hotel em San Sebastián em cima da hora, fiquei com poucas opções, mas mesmo assim consegui encontrar um bom local para pernoitar no Bairro del Antiguo.
A curta distância de algumas atracções como o Peine del Viento, o Monte Igueldo ou a praia de Ondarreta, o Koisi Hostel é excelente. Instalações novas, pequeno-almoço por dois euros, cerveja grátis no check-in. Além disso, o Bairro del Antiguo é óptimo para encontrar restaurantes e pintxos a preço mais reduzido.
Uma outra opção é a Pensión Easo, com preços a partir de 40€. A apenas a 5 minutos da Praia de la Concha e a 10 minutos do centro histórico de San Sebastián, a Pensión Easo dispõe de quartos modernos, com WiFi grátis. Um outro ponto positivo é que se encontra a cerca de 900 metros da estação de comboios.
De igual modo, o hostel A Room In The City tem alojamento no centro de San Sebastián. O hostel inclui espaço para refeições – com micro-ondas, uma torradeira, uma chaleira e utensílios de cozinha. Os preços começam em 28€ para camaratas e 50€ para quartos duplos.
Localizada em San Sebastián, a menos de 1 km da zona velha, na zona de Gros, a Pensión Del Mar disponibiliza alojamento com internet grátis. Os quartos (alguns com vista para a cidade) estão equipados com plasma ou LCD.
Se quiser algo com requinte (e estiver preparado para pagar por isso), então aproveite para ficar alojado no Lasala Plaza Hotel. Da piscina exterior tem uma vista soberba para o mar e para a cidade de San Sebastián. Os quartos, espaçosos e modernos têm cofres, mini-bar e banheira. Além disso, pode rechear o estômago com um pequeno-almoço buffet e no restaurante do hotel é a cozinha basca que se destaca.
- Koisi Hostel (8.5)
- Pensión Easo (8.8)
- A Room In The City (8.7)
- Pensión Del Mar (8.7)
- Lasala Plaza Hotel (9.4)
- Lasala Plaza Hotel (9.4)
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em San Sebastián ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.
Márcia diz
Estou pesquisando sem compromisso. achei bem interessante. as recomendações. Quero agradecer por essas ideias. É pó essas riquezas de informações. Obrigada.
Jorge Duarte Estevão diz
Obrigado Márcia 🙂