No final de 2020, lancei aos subscritores da newsletter, um desafio: onde ir em 2021? A questão é simples, mas o ano de 2021, é tudo menos uma certeza. Por isso, a pergunta era mais hipotética.
Devido às circunstâncias actuais, com a evolução da Covid-19, interessava-me saber quais os desejos ou sonhos dos leitores dos Lugares Incertos, pois quase ninguém terá ainda planos firmados para o novo ano.
Foram imensas e variadas as respostas que me chegaram de vários pontos do globo, com desejos para quase todos os cantos do nosso planeta. Uns mais económicos, como viajar em Portugal, outros mais dispendiosos, como fazer um safari em África.
De lugares mais populares como os EUA, a praias paradisíacas onde se fala português. De vida marinha a montanhas imponentes, onde vagueiam lobos, ursos e… vampiros, passando por locais de mais difícil acesso – off the beaten track. Da Ásia, à Europa, da América a África.
Quem me conhece — e como já mencionei no blogue — sabe que planeio com bastante antecedência (pelo menos mentalmente) para onde vou viajar no ano seguinte. Para 2021 já fiz um exercício semelhante e, depois de um ano parado, apetece-me ir a tantos lugares que nem sei bem por onde começar… Talvez embarque numa outra longa viagem, como a que fiz De Portugal a Macau.
Espero que estas 12 ideias principais sugeridas pelos leitores sirvam de incentivo para os lugares que deseja visitar em 2021. E, já agora, subscreva a newsletter para receber as melhores dicas e promoções de viagem.
É importante recordar que, nos tempos actuais, antes de qualquer viagem é importante verificar os requisitos para entrar no país em termos da Covid-19.
- Hotel para a próxima viagem — Encontre o alojamento ideal para a próxima viagem, com ofertas incríveis e instalações de excelência
- Faça o seguro de viagem na IATI ou na Heymondo com 5% de desconto
Destinos para 2021
1Tailândia
A Tailândia foi um dos destinos mais desejados pelos leitores que me escreveram quando lhes perguntei onde ir em 2021.
2020 era o ano em que, eu próprio, previra visitar a Tailândia. Aliás, quando a pandemia surgiu até já tinha voo reservado e até trocara dinheiro com um amigo que visitara o país. Ele ficou com os meus dólares americanos e eu com os Baht tailandeses (a moeda local) que lhe sobraram quando por lá passou.
Este é um destino que sempre chamou pelos viajantes lusos, aliás, por qualquer viajante. Basta olhar para uma fotografia de uma praia da Tailândia e ficamos de boca aberta. De locais populares como Koh Phi Phi, Phuket ou Koh Lipe, até zonas menos faladas como Koh Kradan, Koh Phra Thong ou Koh Kood.
Sem nunca esquecer a mirabolante capital Banguecoque ou a desconhecida região de Ayutthaya. Mal posso esperar para visitar a Tailândia…
Vários outros leitores sonham com destinos próximos (alguns até vizinhos) como o Laos, Cambodja, Sri Lanka, Filipinas e Macau.
Qual a melhor altura para visitar a Tailândia?
2Roménia
A primeira vez que estive na Roménia, foi para visitar a capital Bucareste. Quando lá estive ainda muito havia por fazer (e limpar) do passado tumultuoso do país.
Voltei à Roménia alguns anos depois para conhecer cidades interessantes na zona da Transilvânia. Locais como Sibiu, Sighisoara ou Cluj.
No entanto, esta nação da Europa de Leste tem mais para oferecer do que “apenas” essas bonitas cidades-museu. Na próxima visita, quero explorar os Montes Cárpatos, pois aí encontram-se belas jóias naturais para. No dia em que escrevo este artigo, um documentário da National Geographic ressalva isso mesmo. Os Montes Cárpatos são um dos (poucos) locais na Europa onde grandes carnívoros como o Urso-pardo, o lince-europeu, o lobo e até o bisonte subsistem em números consideráveis.
Mesmo sem a presença (que esperamos se mantenha) desses fantásticos animais, as paisagens dos Cárpatos são formidáveis. Os Cárpatos abrangem ainda a Polónia, Eslováquia e Sérvia.
A Roménia foi, para surpresa minha, um dos lugares mais mencionados em resposta à questão: onde ir em 2021.
Qual a melhor altura para visitar a Roménia?
3EUA
2021 é o ano ideal para visitar os Estados Unidos. Desde logo, pela mudança de presidente do país, o que torna o ambiente mais leve e convidativo. Todavia, pelas razões que já referi neste texto, não deve ser um regime, um presidente ou um político a determinar quais os países que visitamos ou deixamos de visitar.
Os EUA são um país vasto, com imenso para ver, mas no topo das preferências dos leitores estão locais como a Califórnia, com o Big Sur e a cidade de São Francisco, mas também Salt Lake City. Não muito longe dali (para distâncias na América) está o fantástico Parque Nacional de Yellowstone.
Muito requisitada foi também a Big Apple — a mítica cidade de Nova Iorque. De facto, é incrível visitar um local que já se viu centenas de vezes em filmes e séries. É como se nós próprios fossemos agora os actores principais (e somos) da realidade.
Qual a melhor altura para visitar os EUA?
4Moçambique
Moçambique é um dos destinos de sonho de vários leitores (e meu também). Não só as relações históricas atraem visitantes ao país, mas o facto de ainda ser um diamante por lapidar, em termos turísticos. E isto faz de Moçambique um lugar, um sonho, adiado há muito tempo.
Da vida selvagem do Parque Nacional da Gorongosa, à herança portuguesa na Ilha de Moçambique, às prístinas paisagens marítimas da Ilha de Bazaruto, de Vilanculos e, acima de tudo, das Quirimbas.
Só de escrever estes nomes… arrepio-me e nem consigo imaginar como será chegar, enfim, a território moçambicano.
Três outros destinos Mencionados em África, foram o Serengeti, na Tanzânia, e o Zimbabué, com destaque para a reserva de Imire e as inimagináveis Cataratas de Vitória — onde já estive.
Qual a melhor altura para visitar Moçambique?
5Portugal
Quando a situação se complica, a aposta mais certa e segura é “ficar em casa”. Muitas vezes optamos por ir para o exterior quando conhecemos mal o nosso próprio país.
Este será um defeito da maioria dos viajantes (entre os quais me incluo), pois talvez muitas vezes nos atraia mais um destino exótico, uma língua que não percebemos e uma gastronomia que não provámos.
Porém, ficar “em casa” é muito bom. E casa, para muitos dos leitores que me escreveram, é Portugal. Mas poderá sê-lo também, no futuro, para quem vai explorar o país a pensar em aí viver mais tarde — como uma das leitoras que me escreveu.
Ao pensar em viajar por Portugal, vários destinos sobressaíram, como a região do Douro ou a cidade do Porto, Foz Coa, os Passadiços do Paiva ou as praias cálidas de Porto Santo.
Quando se fala de Portugal, porém, duas regiões ficaram no topo das preferências para quem prevê percorrer Portugal em 2021: o Alentejo e o Algarve, sendo que a Costa Vicentina recebeu inúmeras menções.
O slogan “Vá para fora cá dentro”, irá, certamente, valer em 2021.
Qual a melhor altura para visitar Portugal?
6Myanmar (Birmânia)
Myanmar foi o país que escolhi para me estrear na Ásia. Pelo que sei, pelo que li, ouvi e, principalmente, vi, a escolha foi acertada. Ainda que na Ásia seja difícil não ser surpreendido pela cultura, pelos povos gentis e sui generis desta região do globo.
Apesar dos (grandes) problemas com os refugiados, não senti senão prazer com a hospitalidade, genuinidade e bem-receber dos birmaneses.
E, claro, com tantos locais fascinantes para visitar, era impossível não ficar apaixonado pelo país. Foi aí que assisti, talvez, ao nascer-do-sol mais bonito do mundo, que naveguei pelo incrível Lago Inle ou entrei na majestosa Shwedagon Pagoda, em Yangon.
Há ainda locais pouco falados como Mrauk-U, onde os portugueses de outros tempos também passaram nos descobrimentos… ou as areias límpidas de Ngapali.
Qual a melhor altura para visitar Myanmar?
7Turquia
Já passei imensos dias na Turquia e satisfaz-me pensar que muitos leitores concordam com a minha atracção pelo país. Istambul é uma das cidades mais bonitas onde já estive.
A capital romântica da Turquia atrai-nos, surpreende-nos e, por fim, seduz-nos. É um local onde volto sempre que passo pelo país, pois encontro muito para descobrir ou rever.
Ao viajar para a Turquia, irá encontrar locais garantidos como a inigualável Capadócia ou Pamukkale ou sítios inesperados como Eskisehir ou Konya.
Isto, claro, sem esquecer Van ou a magnífica costa de Antalya e zonas como Oludeniz. Um motivo pelo qual 2021 é um bom ano para ir até à Turquia, é que a lira turca desvalorizou bastante tornando as viagens ainda mais económicas.
Qual a melhor altura para visitar a Turquia?
8Marrocos
Marrocos está mesmo ali ao lado de Portugal. No entanto, ainda não visitei este fantástico país do Norte de África. Embora a uma curta distância geográfica, Marrocos está a anos-luz de Portugal.
Com costumes, cultura e paisagens completamente distintas, a nação africana chama por nós. Já há muito tempo que pretendo visitar Marrocos, até por ser um local especialmente apelativo para fotografar, pelo que talvez consiga visitar em 2021.
As medinas antigas e a cores fazem de Marrocos um destino predilecto para fugir ao frio do Inverno e mudar de ares, sem ter de gastar muito dinheiro. Sou apaixonado por África e tenho a certeza que se viajar para Marrocos em 2021, irei voltar mais vezes.
Marraquexe tinha sido nomeada a primeira Capital da Cultura de África em 2021, numa homenagem à rica herança. Porém, o Governo decidiu atribuir à última hora, o título a Rabat.
Em Marrocos, pode escapar das multidões nas aldeias berberes, nas praias do Atlântico e nas longínquas dunas do deserto. Locais como Fez, Essaouira, Meknes, Chefchaouen ou Tetouan devem constar do seu roteiro.
Qual a melhor altura para visitar Marrocos?
9Guatemala
Quem pensa na América Central, normalmente opta por destinos mais badalados ou previsíveis como o México ou a Costa Rica. No entanto, muitos dos leitores surpreenderam-me com as várias respostas que mencionavam a Guatemala.
E não poderia concordar mais com eles, pois este país latino é uma surpresa imensa para quem nunca o visitou, mas torna-se uma certeza assim que lá chegamos.
Desde logo, o misticismo e imponência das ruínas Maia de Tikal. Chamei-lhe as ruínas Maia de outro planeta. A este local acresce a beleza natural do Lago Petén ou de Río Dulce.
Se a atracção natural de montanhas, vulcões e lagos nos absorve, então a cultura e simpatia deste povo, fazem o resto. Em redor do fabuloso Lago Atitlán, há aldeias e povoações que ainda preservam a cultura local e sentem enorme prazer e orgulho em preservá-la.
Se há país onde quero mesmo regressar é à Guatemala.
Ainda na América Latina, mas bastante mais a Sul, há quem sonhe com o Rio de Janeiro, o Pantanal e a Amazónia (mais dois dos meus grandes desejos).
Qual a melhor altura para visitar a Guatemala?
10Geórgia
Quando parti para a minha viagem de longa duração De Portugal a Macau, a Geórgia não constava do roteiro original, pois tinha como intenção seguir da Turquia para o Irão. Porém, passei 45 dias neste país do Cáucaso.
Na ex-república soviética deliciei-me com comida variada e deliciosa, vinho de qualidade a preço reduzido e pessoas simpáticas e afáveis.
A cereja no topo do bolo foi, todavia, o cenário inacreditável de paisagens montanhosas. Trepei montanhas e admirei encostas cobertas de neve e outras verdejantes em Mestia (Svaneti), Ushguli e Kazbegi.
E na Geórgia encontrei também lugares com história como Vardzia ou Kutaisi, sem esquecer a espectacular capital – Tbilisi. Esta é, actualmente, uma das minhas cidades preferidas, juntamente com Istambul.
Em Tbilisi, a onda criativa está em evolução há vários anos, com jovens designers, chefs, arquitectos e artistas, fazendo a cidade transbordar de energia.
E já agora sabia que descobertas recentes apontam a Geórgia como o berço do vinho há oito mil anos?
Qual a melhor altura para visitar a Geórgia?
11Japão
O Japão não é o destino mais barato de 2021, nem pouco mais ou menos. No entanto, diz quem foi ao Japão que vale todo o dinheiro investido nessa viagem.
Além do caos de Tóquio, no país do sol nascente há outros locais que são obrigatórios, como Osaka e Quioto. Esta última é uma antiga capital imperial, com incríveis santuários e templos.
Porém, em 2021 o Japão ganha um motivo extra para que reserve o seu voo para o outro lado do mundo: o Japão é o país organizador dos Jogos Olímpicos. Tem assim outra excelente razão para conhecer este país asiático.
A antiquíssima cultura japonesa é outro factor fulcral para visitar o Japão. Durante sua visita a este soberbo destino de viagem, pode aprender bastante sobre a história visitando castelos, templos, santuários. Quioto é um local ideal para conhecer a cultura nipónica.
Qual a melhor altura para visitar o Japão?
12Europa
Suspeito que a proximidade e custo motivaram as várias referências a destinos Europeus. Já destaquei os que mais foram referidos, como a Roménia, a Geórgia ou a Turquia.
No entanto, destinos clássicos como Roma, Paris, Viena ou Budapeste continuam a figurar nos desejos. Porque uma filha por lá estuda ou porque se gosta tanto de uma cidade, como Paris, que é impensável não regressar.
Há, porém, outros locais que vários leitores desejam visitar em 2021, como a Sardenha ou a Toscânia — duas fabulosas regiões de Itália.
A capital irlandesa, Dublin, ou a zona oeste da Irlanda, como o Croagh Patrick ou a Eslovénia (com destaque para Ljubljana e o majestoso Lago Bled) tiveram também lugar na lista de desejos.
Ainda nesta lista, houve menções para a Islândia — um dos meus destinos favoritos.
Onde ir em 2021 — do sonho à realidade
Das respostas que recebi destaco ainda outras referências para destinos tão incríveis como a Austrália, a Nova Zelândia, as Maurícias ou a Moldávia.
Tal como eu, muitos olham para 2021 como o ano do recomeço. Sinto-me tão entusiasmado em viajar de novo — talvez bastante mais até do que quando viajei pela primeira vez.
Logo que seja possível, em 2021, não poupe em abraços, beijos, sorrisos, elogios, sentimentos, palavras de conforto. E, claro, não poupe no número de viagens.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel para a próxima viagem ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Guarde a bagagem de forma segura e barata
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.