Não é surpresa para ninguém, é a partir dos Miradouros de São Miguel que se obtêm algumas das melhores vistas da maior ilha dos Açores. Haverá perto de 60 miradouros, mas quando o tempo é limitado — como sempre é nas férias e nas viagens, ajuda ter à mão uma lista dos melhores miradouros de São Miguel.
Como é óbvio, esta é uma lista subjectiva, com base no meu ponto de vista e experiências na ilha de São Miguel. Da Lagoa do Fogo, à Lagoa das Sete Cidades, de Ponta Delgada ao Nordeste, há imensos pontos de vista e perspectivas para se apreciar as fantásticas paisagens naturais açorianas e micaelenses, em particular.
Estes são pontos estrategicamente localizados para observar também o mar, as baleias ou as povoações desta região de Portugal. Alguns foram criados por razões bem distintas das que são usados actualmente. Um dos exemplos mais evidentes é aquele que faz jus ao nome: Miradouro da Vigia das Baleias. No final, menciono ainda um dos miradouros de São Miguel menos conhecido, mas com um nome muito peculiar.
Em todos os miradouros onde parei, todas as instalações estavam cuidadas, bem arranjadas e limpas. Dada a afluência turística a estes espaços, é de louvar o nível de manutenção e limpeza.
Lista dos melhores miradouros de São Miguel
Miradouro da Boca do Inferno
Situado na freguesia de Santo António, na Serra Devassa, o Miradouro da Grota do Inferno (ou da Boca do Inferno) é um dos locais mais populares e também com uma das vistas mais fantásticas de São Miguel.
Para lá chegar, tem de caminhar cerca de 15 minutos, através do parque de merendas e ao longo do Parque Florestal da Mata do Canário (onde pode visitar a Lagoa do Canário). Depois terá de enfrentar uma subida ligeiramente íngreme em terra batida. Este é um dos melhores miradouros de São Miguel, porque nos brinda com uma vista panorâmica da Lagoa Rasa, Lagoa de Santiago… e a Lagoa das Sete Cidades. Talvez valha a pena (vale mesmo!), espreitar as lagoas mais bonitas de São Miguel.
O Miradouro da Boca do Inferno fica a cerca de 700 metros de altitude. E como em várias zonas dos Açores talvez tenha de lá voltar mais do que uma vez para ver as vistas, pois o clima das ilhas portuguesas é temperamental. Uma das vezes que lá estive via-se…zero. Da segunda vez, tinha uma visão panorâmica de toda a paisagem estupenda.
Miradouro da Ponta do Sossego
Tenho de dizer-lhe que — ao contrário de outros miradouros de São Miguel — este não faz jus ao nome. Talvez já tenha feito no passado, mas agora está-se longe de ter uma ponta de sossego, tal a azáfama de visitantes que acorre a esta área do concelho do Nordeste.
Mesmo assim, é um pecado não visitar este local micaelense. Composto por um jardim florido, em vários níveis, apresenta uma ampla visão para quase todos os ângulos — da costa oceânica à Praia do Lombo Gordo e Fajã do Araújo.
É um dos miradouros mais fotografados desta ilha dos Açores, pois as flores e vegetação fazem um excelente contraponto com o mar distante. Para aceder ao local só necessita de sair do carro e caminhar 20 metros.
Miradouro da Vigia das Baleias
Este miradouro, no concelho do Nordeste, foi onde menos gente encontrei. Aliás, não encontrei ninguém. A vista fenomenal sobre o mar, da costa norte, da Serra da Tronqueira e o sossego (aqui sim, havia tranquilidade) valem bem o tempo e o (pouco) esforço de parar aqui.
Situado na Algarvia, junto à estrada principal, o Miradouro da Vigia das Baleias já foi um posto de observação de baleias. Tal como em grande parte dos miradouros de São Miguel, tem instalações perfeitas para uma churrascada. Em Capelas, existe também o Miradouro da Vigia que vale a pena visitar.
Miradouro da Senhora da Paz
Com uma vista ampla para Vila Franca do Campo e para o Ilhéu de Vila Franca, o Miradouro da Senhora da Paz é popular entre os visitantes da Ilha de São Miguel. Situado a cerca de 200 metros de altitude, dispõe de um estacionamento, sendo por isso de fácil acesso.
Aí vai encontrar a Ermida de Nossa Senhora da Paz, imóvel de interesse público, construída por volta de 1500. Nos anos sessenta foram acrescentados 100 degraus e vários patamares.
Como tem uma longa escadaria para subir, se quiser ganhar energias passe por Vila Franca do Campo para provar as queijadas da vila. Na minha opinião, porém, são extremamente doces. Aliás, tão doces que não consegui acabar uma apenas. Poderia até ser um problema meu com o açúcar, mas ouvi mais pessoas a dizer o mesmo.
Miradouro do Pisão
O Miradouro do Pisão situa-se no concelho da Lagoa, na freguesia da Ribeira Chã. Este local permite admirar a panorâmica sobre a região da Caloura e a costa sul da ilha de São Miguel.
Embora esteja ao lado de uma estrada muito movimentada e com fácil acesso, estive lá sozinho durante largos minutos, apreciando a paisagem marítima, as piscinas naturais, o Convento da Caloura, o Ilhéu de Vila Franca do Campo e a Praia de Água D´Álto. É um dos miradouros de São Miguel que justifica uma paragem, mesmo que breve.
Miradouro da Ponta da Ferraria
O Miradouro da Ponta da Ferraria (ou Miradouro da Ilha Sabrina) está localizado no sudoeste da Ilha de São Miguel, na freguesia dos Ginetes. Daqui irá apreciar paisagens fantásticas, que vão desde o horizonte marítimo ao Farol da Ponta da Ferraria e até às nascentes de águas termais. A zona abrangente integra o denominado Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria.
Este é um excelente local para visitar ao pôr-do-sol. Aliás, depois de uma horas nas piscinas com água que pode rondar os 30 graus centígrados, no regresso termine o tratamento de relaxamento por ali durante uns minutos. O miradouro tem zona de churrasco, o acesso é fácil, mas o estacionamento é limitado.
Miradouro da Lagoa do Fogo
Vi-me obrigado a voltar ao miradouro da Lagoa do Fogo por mais do que uma vez, pois o cenário é tão fantástico que vale a pena repetir. No meu caso, porém, foi mesmo porque na primeira vez não se via absolutamente nada, já que o nevoeiro era intenso.
Embora tenha esperado cerca de uma hora, a situação não mudou e desisti… nesse dia. Voltei, de manhã cedo, no dia seguinte e o cenário era distinto — como se vê pela fotografia.
Ao visitar o Miradouro da Lagoa do Fogo, na Ribeira Grande, é provável que a vista esteja bloqueada pelo nevoeiro ou nuvens baixas. Todavia, aguarde 20 ou 30 minutos, pois a situação altera-se constantemente ao longo do dia, embora haja, de manhã, maior possibilidade de encontrar a vista descoberta.
O Miradouro da Lagoa do Fogo é um dos mais famosos dos Açores, por isso encontrará amplo estacionamento. Se, para um lado o ponto de vista é para a cratera, para outro é para o mar e para a Ribeira Grande.
Miradouro de Santa Iria
Este foi um dos miradouros que mais gostei ao visitar São Miguel.
Localizado perto da aldeia de Porto Formoso — e numa encosta íngreme que desce para o oceano — o Miradouro de Santa Iria mostra-nos a vasta expansão oceânica, mas também quilómetros de paisagem verdejante — das Capelas, no município da Ribeira Grande, até aos Fenais da Ajuda.
Se estiver por esta zona ao pôr-do-sol, o cenário é arrepiante. Voltei ali mais do que uma vez para admirar o verde intenso das plantações de chá e o azul vibrante do Atlântico.
Miradouro do Salto da Farinha
A vista do Miradouro do Salto da Farinha é fantástica. Pena foi que, pelos dias que lá estive, a cascata do Salto da Farinha estivesse com um caudal de água bastante reduzido. Mesmo assim, o miradouro não fica aquém de outros miradouros dos Açores. O local de observação da paisagem micalense, está situado na freguesia da Salga, no concelho do Nordeste.
Deste miradouro obtém-se uma ampla vista sobre parte da costa norte da ilha bem como de parte das montanhas do nordeste. De uma parte do miradouro pode admirar tanto a cascata, como o mar irrequieto. Se caminhar, por dois ou três minutos, em direcção ao mar irá encontrar outro ponto de vista a partir do Miradouro da Pedra dos Estorninhos. Ambos valem bem a pena a paragem.
Miradouro da Ponta da Madrugada
Situado a cerca de três quilómetros do Miradouro da Ponta do Sossego, a Ponta da Madrugada surpreende-nos com vistas igualmente fenomenais da costa açoriana.
Consta que é um dos melhores locais para contemplar o nascer do sol na Ilha de São Miguel, mas não tive possibilidade de fazer o teste. Situado na Lomba da Pedreira, com abertura directa para a Serra da Tronqueira, apresenta espaços ajardinados e parque de merendas bem cuidados. Do topo deste local, vislumbram-se a Fajã do Lombo Gordo e a Ponta da Marquesa.
Mais dois miradouros de São Miguel a ter conta
Dois outros miradouros de São Miguel que gostava de referenciar, ainda que motivos diferentes: o Miradouro da Vista do Rei e o Miradouro do Despe-te que Suas.
O primeiro é um dos mais populares, mais visitados e mais barulhentos da ilha e, por isso, não é dos meus favoritos. A vista para a Lagoa das Sete Cidades é agradável, mas longe de ser a melhor. É é aí que são descarregados os autocarros cheios de turistas, o que desde logo o torna menos atraente, tais as multidões que ali chegam e partem em poucos minutos. Todavia, há uma forma de evitar uma grande parte desta azáfama: ir muito cedo ou mais ao final do dia.
O segundo ponto, é um miradouro localizado na freguesia da Algarvia, no concelho do Nordeste — o Miradouro do Despe-te que Suas. As vistas são bonitas para o Atlântico, não é muito visitado e o nome é (mais do que) peculiar. Quase só para fotografar a placa, vale a pena lá parar. Ainda que valha mais do que somente esse motivo.
Outros miradouros de São Miguel
- Miradouro do Cerrado das Freiras
- Miradouro do Pico da Barrosa
- Miradouro do Salto do Cavalo
- Miradouro da Bela Vista
- Miradouro da Ponta do Escalvado
- Miradouro de Água Retorta
- Miradouro do Frade
- Miradouro do Pico da Vara
Mapa dos Miradouros de São Miguel
Hotéis em São Miguel
Se precisar de local para se alojar em São Miguel, veja este artigo com recomendações.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!