Para onde viajar em 2023? Se ainda procura a resposta a esta questão, dê uma vista de olhos nos destinos de viagem a visitar em 2023. De lugares mais populares a praias paradisíacas, de vida marinha a montanhas imponentes, passando por locais de mais difícil acesso – off the beaten track.
Quem me conhece – e como já mencionei no blogue – sabe que planeio com bastante antecedência (pelo menos mentalmente) para onde vou viajar no ano seguinte.
Peguei no globo que tenho em casa, fi-lo girar e foi assim que decidi os países a visitar em 2023. Juntei uma ferradura, para desejar boa sorte, e para nos livrar, de vez, da pandemia. Agora mais a sério: usei alguns critérios para sugerir estes destinos de viagem: por exemplo, a minha inspiração, alguns desejos pessoais e um misto de lugares fáceis de descobrir e outros ainda por explorar.
A beleza cénica, o contacto com culturas distintas e até proximidade linguística foram outros factores que influenciaram as minhas escolhas.
Espero que estas 10 ideias sirvam de incentivo para os lugares que deseja visitar em 2023.
- Hotel para a próxima viagem — Encontre o alojamento ideal para a próxima viagem, com ofertas incríveis e instalações de excelência
- Faça o seguro de viagem na IATI ou na Heymondo com 5% de desconto
Destinos que deve visitar em 2023
1Marrocos
Marrocos está mesmo ali ao lado de Portugal. No entanto, ainda não visitei este fantástico país do Norte de África. Embora a uma curta distância geográfica, Marrocos está a anos luz de Portugal. Com costumes, cultura e paisagens completamente distintas, a nação africana chama por nós. Já há muito tempo que pretendo visitar Marrocos, até por ser um local especialmente apelativo para fotografar, pelo que talvez consiga visitar em 2023.
As medinas antigas e a cores fazem de Marrocos um destino predilecto para fugir ao frio do Inverno e mudar de ares, sem ter de gastar muito dinheiro. Sou apaixonado por África e tenho a certeza que se viajar para Marrocos em 2023, irei voltar mais vezes.
Em Marrocos, pode escapar das multidões nas aldeias berberes, nas praias do Atlântico e nas longínquas dunas do deserto. Locais como Fez, Essaouira, Meknes ou Tetouan devem constar do seu roteiro.
Qual a melhor altura para visitar Marrocos?
2Argentina
Já ando há muito tempo a adiar um regresso aos países latinos e, sobretudo, fazer uma incursão pela América do Sul. Um dos motivos que tenho deixado a Argentina (e o Chile) para trás é o custo de uma viagem para o país das Pampas, de Maradona e Messi. Todavia, nos últimos dois anos, a desvalorização maciça do peso argentino reduziu drasticamente os preços na nação do tango, vinho e futebol.
Agora uma refeição num óptimo restaurante de Buenos Aires custará bastante menos, assim como uma viagem de autocarro ou avião para a Tierra del Fuego ou para o glaciar Perito Moreno, na Patagónia.
E também me fascina uma ida a Mendoza – para provar vários tintos Malbec – e a Salta para ver as incríveis paisagens desérticas. Claro que num roteiro pela Argentina não poderia deixar de fora as faces escarpadas do Monte Fitz Roy. Precisa de mais razões para colocar a nação argentina na lista dos seus países a visitar em 2023?
Qual a melhor altura para visitar a Argentina?
3Japão
O Japão não é o destino mais barato de 2023, nem pouco mais ou menos. No entanto, diz quem foi ao Japão que vale todo o dinheiro investido nessa viagem. Além do caos de Tóquio, no país do sol nascente há outros locais no Japão que são obrigatórios, como Osaka e Quioto. Esta última é uma antiga capital imperial, com incríveis santuários e templos. Em 2021 o Japão foi país organizador dos Jogos Olímpicos.
A antiquíssima cultura japonesa é outro factor fulcral para visitar o Japão. Durante sua visita a este soberbo destino de viagem, pode aprender bastante sobre a história visitando castelos, templos, santuários. Quioto é um local ideal para conhecer a cultura nipónica.
Qual a melhor altura para visitar o Japão?
4Arábia Saudita
Na verdade, a Arábia Saudita nunca foi um país que tenha estado no topo das minhas preferências, nem sequer talvez na lista de destinos que desejo visitar.
Porém, é um local misterioso e ainda por explorar. 2023 é o ano ideal para conhecer o país produtor de petróleo, pois agora é possível visitar a Arábia Saudita de forma independente, sendo necessário apenas um e-Visa.
O impulso para aumentar o turismo faz parte do projeto Vision 2030, que visa reduzir a dependência do país em relação ao petróleo, diversificar a economia e promover a identidade nacional do país. A Arábia Saudita já atrai mais de dois milhões de visitantes por ano, mas a maioria destes viajam apenas para a peregrinação anual a Meca.
A Arábia Saudita espera que o novo programa de vistos aumente o número de visitantes e que os turistas procurem outros locais da UNESCO, como Jeddah – considerado o maior oásis do mundo.
5Angola
Apesar da partilha da história entre Portugal e Angola – nem sempre pelos melhores motivos – este país africano continua a ser desconhecido para grande parte dos viajantes. Este dois motivos, a familiaridade e o mistério são suficientes para me aguçar o apetite e visitar o país dos Palancas Negras.
Para mim, Angola, tal como Moçambique, São Tomé e todos os países de língua oficial portuguesa são desejos no topo da lista.
Apesar das paisagens sublimes e da economia dependente de petróleo, o país é quase um exclusivo para os viajantes mais aventureiros. Além de Luanda, não deve esquecer as Cataratas do Ruacaná, o Parque Nacional da Kissama ou as Quedas de Kalandula. E pode vir comigo até às portas de Angola.
Mas o governo angolano parece querer entrar no comboio do turismo e alterar este paradigma. Por isso, decidiu facilitar os vistos e agora é possível solicitá-lo online, o que evita idas à embaixada e a dispensa de actos burocráticos para entrar no país irmão de Portugal.
Qual a melhor altura para visitar Angola?
6Gronelândia
Não é só Donald Trump que tem interesse na Gronelândia. Eu, como, viajante também estou bastante curioso para conhecer este território gelado pertencente à Dinamarca. Trump anunciou o interesse em comprar a Gronelândia, uma proposta rejeitada pelo governo dinamarquês.
No entanto, essa ideia absurda de um presidente polémico despertou o interesse dos viajantes.
E num momento em que o debate sobre as mudanças climáticas está tão aceso, a Gronelândia suscita ainda maior atenção, já que o efeito destas alterações no clima mundial se fazem aí sentir. 80% da superfície terrestre da Groenlândia é coberta por gelo, pois o território autónomo dinamarquês está repleto de fiordes, glaciares e icebergues.
E a razão mais forte para visitar em 2023 é o acelerado derretimento do gelo causado pelas mudanças climáticas. A camada de gelo da Gronelândia está a deixar visível os minérios que ali abundam, como petróleo e diamantes.
Muito em breve deverá começar a corrida às riquezas naturais do território. Por isso, quero visitá-lo o quanto antes. Talvez viaje para a Gronelândia em 2023.
7Seychelles
Desde logo ignore quem lhe diz o seguinte: “As Seychelles são um destino romântico apenas para casais e luas-de-mel”. Estive nas Seychelles e não foi em lua-de-mel. De facto apaixonei-me pelas pessoas que lá conheci, pelas paisagens e, sobretudo, pelas estupendas praias. Foi aí que vi as praias mais bonitas, mesmo que tivesse de caminhar várias horas para lá chegar.
Conheci este fantástico país africano de forma independente, tendo ficado em hotéis e alojamentos locais e ignorando os grandes resorts. Alugue um carro, apanhe um ferry, peça uma bicicleta e descubra as Seychelles e várias das suas ilhas, como La Digue, Ilha Curieuse ou o Atol de Aldabra. Existem mais de 100 ilhas, mas duvido que vá ter tempo para vê-las todas. Marque o voo e quando regressar conte-me a sua história.
É preciso dizer mais? Ou basta olhar para a foto acima para o convencer a visitar em 2023 as Seychelles?
Qual a melhor altura para visitar as Seychelles?
8Bósnia-Herzegovina
Estive pela primeira vez em Sarajevo em 2010, curtos anos após o final das atrocidades da Guerra dos Balcãs, onde milhares de pessoas morreram num confronto sangrento. Na capital da Bósnia-Herzegovina – quando a visitei nos frios dias de Janeiro de 2010 – o tempo parecia ter ainda parado. Não havia turistas estrangeiros, pelo menos que eu tivesse encontrado, e os prédios tinham as marcas das balas da guerra. Tudo isto deixou-me com vontade de regressar e ver a evolução deste país.
Um dos locais que estará no próximo roteiro pela Bósnia será, naturalmente, Mostar. A cidade bósnia é rica em história. Inúmeros edifícios foram reconstruídos ou restaurados nos 25 anos que passaram desde que o Acordo de Paz foi assinado nos Balcãs Ocidentais.
A estrutura simbólica de Mostar é a Stari Most (Ponte Velha) do século XVI. Reconstruída em 2004, com ajuda de militares portugueses, a ponte liga o lado Oeste da cidade, predominantemente cristão croata, com o lado Leste de crenças bósnio-muçulmanas. Estou com enorme vontade de voltar à Bósnia e talvez deva mesmo viajar para lá em 2023 — 13 anos depois da minha primeira viagem.
Qual a melhor altura para visitar a Bósnia-Herzegovina?
9Geórgia
Quando parti para a minha viagem de longa duração De Portugal a Macau, a Geórgia não constava do roteiro original, pois tinha como intenção seguir da Turquia para o Irão. Porém, passei 45 dias neste país do Cáucaso.
Na ex-república soviética deliciei-me com comida variada e deliciosa, vinho de qualidade a preço reduzido e pessoas simpáticas e afáveis.
A cereja no topo do bolo foi, todavia, o cenário inacreditável de paisagens montanhosas. Trepei montanhas e admirei encostas cobertas de neve e outras verdejantes em Mestia (Svaneti), Ushguli e Kazbegi.
E na Geórgia encontrei também lugares com história como Vardzia ou Kutaisi, sem esquecer a espectacular capital – Tbilisi. Esta é, actualmente, uma das minhas cidades preferidas, juntamente com Istambul. E pode viajar comigo para a Geórgia.
Em Tbilisi, a onda criativa está em evolução há vários anos, com jovens designers, chefs, arquitectos e artistas, fazendo a cidade transbordar de energia.
E já agora sabia que descobertas recentes apontam a Geórgia como o berço do vinho há oito mil anos?
Qual a melhor altura para visitar a Geórgia?
10China
Na minha rota De Portugal a Macau, a China foi o país que mais me surpreendeu. Talvez por conhecer pouco do gigante asiático ou porque aquilo que ouvia no Ocidente acabou por ser um equívoco em relação ao que, na realidade, encontrei em território chinês.
Numa viagem à China, irá certamente trazer na bagagem memórias incríveis que irão perdurar para sempre. Embora muitos lugares sejam conhecidos de todos nós, como Pequim, a Muralha da China, a Praça de Tian’anmen ou a Cidade Proibida, a verdade é que existem tantos locais fascinantes na China que teria de lá passar muitos meses para conseguir ver a maioria.
Há locais mais turísticos, mas outros menos movimentados como Xingping, no sul, ou Lijiang, no planalto tibetano. Em ambos os destinos, as paisagens são fabulosas, com montanhas e formações rochosas estranhas.
A China é um dos países a que pretendo regressar. Talvez decida (re)visitar em 2023 — até porque o país abriu finalmente, depois de três anos de restrições Covid.
Qual a melhor altura para visitar a China?
Mais algumas ideias para viajar em 2023
Se quiser mais algumas ideias para visitar em 2023 e quiser viajar comigo, estes são os vários destinos para onde lidero grupos de viajantes — em vários continentes.
Internet e Wi-fi
O método mais acessível de ter acesso à internet é comprar este eSIM (com 15% de desconto). Descubra o mundo sem se preocupar com o roaming e aceda à internet de alta velocidade em mais de 190 países.
Dinheiro
Eu uso o cartão Wise e o cartão Revolut para evitar taxas e comissões bancárias. Viajo sempre com ambos.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel para a próxima viagem ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Guarde a bagagem de forma segura e barata
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.