Quem vai visitar a principal ilha dos Açores tem que espreitar as lagoas mais bonitas de São Miguel. O mais difícil é mesmo escolher qual a mais bela, qual a melhor altura do dia para a visitar e, claro, ter o clima do seu lado. Pois, num dia de nevoeiro ou com chuva muitas das lagoas mais bonitas de São Miguel perdem uma parte do encanto.
As lagoas reflectem a paisagem — como espelhos de água — e são o testemunho vivo da vasta actividade vulcânica do arquipélago. Estas formaram-se ao longo dos séculos, quando o cume dos vulcões colapsou após ter expelido todo o magma do seu interior.
A maior parte das lagoas micaelenses ganha especial encanto quando observadas de um ponto de vista privilegiado ou de um ponto elevado. Se visitar os melhores miradouros de São Miguel terá estas lagoas insulares no seu maior esplendor.
Obviamente o destaque principal vai sempre para a Lagoa do Fogo e a Lagoa das Sete Cidades, mas eu descobri a minha nova lagoa favorita de São Miguel.
As 7 lagoas mais belas de São Miguel
Lagoa do Fogo
A Lagoa do Fogo é a minha preferida — a par com a Lagoa de Pau Pique — embora esta última não se consiga avistar da melhor forma sem recurso a meios aéreos. Ocupando cerca de 130 hectares e com dois quilómetros de largura, a Lagoa do Fogo é irresistível.
É uma das maiores dos Açores e da ilha de São Miguel — só fica atrás da Lagoa das Sete Cidades. Situada a poucos quilómetros da Ribeira Grande, foi formada há 15 mil anos e classificada como reserva natural em 1974.
O único (grande) problema é que está muitas vezes escondida por um manto de nevoeiro. Mesmo assim não desista, seja paciente, aguarde 20 ou 30 minutos e pode ser que a sorte mude, pois tal acontece regularmente.
Aconselho também a longa caminhada até ao fundo da Lagoa do Fogo, para ter outra perspectiva deste lençol de água, da paisagem circundante e para apreciar de perto a fauna e flora quase intocada. O trilho até a margem é longo e íngreme e necessita de boa preparação física.
Lagoa do Canário
A Lagoa do Canário recebe bastantes visitantes, até porque fica de passagem para um dos melhores miradouros de São Miguel — Miradouro da Grota do Inferno.
Situada no município de Ponta Delgada, este lençol de água acaba muitas vezes por ficar esquecido, já que muitos se apressam para o miradouro. E isto acaba por ser algo até positivo, pois tem a lagoa quase em exclusivo para si.
A lagoa faz parte integrante do fantástico Parque Florestal da Mata do Canário, uma área classificada pelo Governo dos Açores como Zona de Paisagem Protegida. Aqui é perfeitamente normal encontrar chuva e nevoeiro ou a chamada Bruma dos Açores. No parque há vários caminhos que pode tomar e um parque de merendas apelativo (e fotogénico).
Lagoa das Empadadas
A Lagoa das Empadadas situa-se na Serra Devassa, nas Sete Cidades, e perto de outra das lagoas mais belas de São Miguel — a Lagoa de Pau Pique (mais abaixo). A Lagoa das Empadadas é também ela digna de registo e um dos motivos para isso é que as calmas águas estão muitas vezes protegidas dos ventos e formam um espelho de água perfeito, reflectindo as zonas arborizadas em redor.
A lagoa — que ocupa duas crateras vulcânicas — já foi muito relevante para os cidadãos de Ponta Delgada, pois a sua água era canalizada através do aqueduto, abastecendo os fontanários públicos da capital de São Miguel.
Para lá chegar, no entanto, precisa de caminhar cerca de 10 minutos pelo bosque húmido. À beira da estrada, junto ao Aqueduto do Carvão, que integra o Muro das Nove Janelas, existem vários lugares para estacionar.
Lagoa das Furnas
A Lagoa das Furnas é das mais visitadas, já que está perto da vila das Furnas, no concelho da Povoação. Aí acorrem milhares de pessoas para provar o cozido das furnas, mas a lagoa é igualmente um dos cartazes de promoção da região.
De origem vulcânica, a lagoa encontra-se a cerca de 600 metros de altitude, mas é do Miradouro Pico de Ferro que se obtém a vista panorâmica.
Irá avistar, nas suas margens, a preparação do tradicional Cozido das Furnas e também a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, datada de 1886. Pode percorrer, a pé, o perímetro deste lago numa caminhada ligeira e relaxante.
Lagoa de Santiago
A Lagoa de Santiago é quase tão popular como a Lagoa das Sete Cidades. E a explicação é simples, pois entre uma e outra distam poucos quilómetros. Ocupa uma cratera vulcânica de 28 metros, com uma largura de 475 metros e profundidade de 29 metros, e está rodeada de vegetação verdejante e densa. De um pequeno miradouro junto à estrada pode ser admirada em todo o seu esplendor.
Situada no concelho de Ponta Delgada, a Lagoa de Santiago faz parte da chamada Serra Devassa, no Maciço das Sete Cidades, e é também daquelas que não deve ser perdida numa viagem aos Açores.
Não existem muitos lugares por ali para estacionar, mas como ninguém fica muito tempo no local, conseguirá, por certo, visitá-la. Além disso, pode ainda descer a encosta e chegar perto das águas verdes.
Lagoa de Pau Pique
Esta é, para mim, uma das lagoas mais bonitas de São Miguel e uma das minhas favoritas. Todavia, não existe nenhum ponto elevado ou miradouro de onde se possa vislumbrar. Ainda que possa caminhar até às suas margens e vê-la de perto, a melhor perspectiva é vista de cima.
O círculo quase perfeito de árvores, as águas paradas e a cor límpida tornam o cenário irresistível. Da estrada é totalmente impercetível e só mesmo quem sabe poderá la chegar.
Portanto, só lhe resta algo como voar sobre a Lagoa de Pau Pique, no município de Ponta Delgada. Como a minha bolsa não me permitiu voar por ali, optei por enviar o drone para captar a imagem que vê acima.
Lagoa das Sete Cidades
O número 7 da lista das lagoas mais bonitas de São Miguel é a Lagoa das Sete Cidades. Constituída pela Lagoa Azul e Lagoa Verde é, de longe, a mais popular de todas as manchas de água da ilha açoriana.
Classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000, e considerada uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, a lagoa, apresenta uma profundidade calculada de 33 metros, ocupa uma área de 4,2 quilómetros e é o maior lago de água doce dos Açores.
Reza a lenda que os tons das lagoas derivam das lágrimas de uma princesa e de um pastor. Como habitualmente acontece nestas histórias, o pai da rapariga não aceitou a relação de ambos e proibiu que se voltassem a encontrar. No último encontro antes da proibição, ambos verteram hectolitros de lágrimas: a princesa (de olhos azuis) e o pastor (de olhos verdes) deram assim origem às lagoas de cores distintas.
Hotéis em São Miguel
Se precisar de local para se alojar em São Miguel, veja este artigo com recomendações.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em São Miguel ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.