23 de Abril é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, mas para ler não precisa de efemérides. Se for como eu, gosta, por certo, de ter uma lista de livros de viagem – livros que, de uma forma ou outra, estejam relacionados com viagens ou com a história de um país e que me tenham inspirado a visitar um determinado lugar.
Tenho este hábito de ler livros sobre os países que vou visitar de aclamados escritores de viagem da atualidade e de outros autores, talvez, menos conhecidos. Por vezes livros de ficção, por vezes obras que me passam informação útil sobre a cultura, costumes ou história de uma nação. Assim, como se faz o “pairing” do vinho com a comida nos melhores restaurantes, decidi fazer uma espécie “pairing” literário, entre um determinado livro e um destino de viagem.
Ao estilo Marcelo Rebelo de Sousa (com notórias diferenças – por exemplo, durmo mais e leio menos), aqui ficam as minhas recomendações de livros de viagem pelo mundo.
Espero que esta lista de literatura o motive a ler…e a viajar. E se tiver algumas sugestões de literatura de viagem, deixe-me o seu comentário no fim do artigo.
Livros de viagem e destinos a condizer
1Guatemala
A Odisseia de Enrique | Sonia Nazario
A Odisseia de Enrique é um livro apaixonante, real e cruel. Trata-se de um best-seller da jornalista Sonia Nazario que conta a história de um rapaz de 17 anos, natural das Honduras, que viaja para os Estados Unidos em busca da mãe.
Li este livro antes da minha primeira viagem ao México e Guatemala e a descrição da viagem é arrepiante. Enrique viaja através de vários países para tentar chegar aos EUA, onde espera encontrar a mãe, 11 anos depois desta ter partido para encontrar trabalho e fugir à miséria hondurenha.
A Odisseia de Enrique foi nomeada, pelo Washington Post, uma das melhores obras no ano de lançamento, em 2013. Nas palavras de Isabel Allende: “Esta é uma odisseia do século XXI. Se vai ler apenas um livro de não-ficção este ano, tem que ser este”.
O livro está traduzido para vários idiomas, incluindo o português. A obra continua tão ou mais actual agora, com a polémica em redor do muro que separa os EUA do México e as caravanas de migrantes. Se procura livros de viagem e vai estar na América Central, esta é uma leitura essencial.
Compre o livro na Amazon (versão original)
Compre o livro na Wook (versão em Português)
2Angola
The State of Africa | Martin Meredith
Escrito pelo jornalista e historiador Martin Meredith, The State of Africa é um livro denso, complexo, mas essencial para perceber a história de África. Meredith trabalhou como correspondente estrangeiro em África para os jornais ingleses The Observer e Sunday Times.
O livro, com mais de 700 páginas, descreve de forma sucinta, ainda que eloquente, a relação entre países colonizados e colonizadores e interpreta os motivos pelos quais muitos dos países africanos continuam pobres, dominados por corrupção, ditaduras e envolvidos em conflitos bélicos e étnicos.
Ler este livro requer algum tempo e dedicação, mas é uma fonte incrível de conhecimento e uma obra de excelente pesquisa do autor e biógrafo. O livro não está traduzido para português.
3Brasil
Amazon | Com Bruce Parry
Se nunca teve oportunidade de ver os documentários, o livro Amazon é uma excelente forma de conhecer a aventura do explorador Bruce Parry e o seu estilo peculiar.
Esta é mais uma viagem épica de Bruce Parry, desta vez seguindo o rio Amazonas – o maior do mundo – desde a sua fonte nos Andes, até ao mar.
Ao longo de 6000 quilómetros, Parry passa meses com tribos, produtores de cocaína ou madeireiros ilegais e relata-nos como vivem as populações ao longo do rio. Aconselho vivamente este livro e também os DVD’s da série.
Não tenho dúvidas que vai ficar com uma infindável vontade de voar para o Brasil e descobrir a Amazónia. Já tinha seguido outras aventuras de Parry, por exemplo, as Tribos em África e sou um verdadeiro fã.
4México
Na Sierra Madre | Jeff Biggers
Quando estava a planear uma nova viagem para o México, comprei este livro porque fiquei intrigado com as Tribos Tarahumara que ainda habitam a região da Sierra Madre.
Jeff Biggers é um historiador e jornalista americano que passou um ano a viver com estas tribos para perceber a sua relação com o mundo exterior e como estão ainda tão afastadas da modernidade, apesar de viverem num local com acesso ao mundo contemporâneo.
Na Sierra Madre, é um livro de memórias que narra a surpreendente história de uma região que é popular entre os viajantes pelas Barrancas del Cobre, mas que ao mesmo tempo é ainda bastante desconhecida.
Biggers fala-nos das últimas formas de vivência do México pré-colombiano, espalhados por quilómetros de desfiladeiros, montanhas e florestas. Recordo-me de ler ainda alguns capítulos quando viajava pela Sierra Madre, a bordo do único comboio de passageiros do México – El Chepe. É uma óptima opção de livros de sobre o México. Não está traduzido para português.
5Espanha
Homenagem à Catalunha | George Orwell
Os anarquistas estavam no controlo virtual da Catalunha e a revolução estava em pleno andamento. Homenagem à Catalunha, publicado em 1938, é um relato autobiográfico de George Orwell sobre a sua experiência como voluntário dos republicanos (Partido Obrero de Unificación Marxista) na Guerra Civil de Espanha.
O trabalho apresenta uma imagem vívida e apaixonada da guerra em Barcelona e da terrível realidade da frente de batalha. Homenagem à Catalunha é uma obra particularmente significativa porque narra a progressiva desilusão do autor com o comunismo stalinista e a sua caracterização do regime como totalitária e repressiva. A obra de Orwell é um clássico da literatura que merece ser lido.
Compre o livro na Amazon (Versão original)
Compre o livro na Wook (Versão em Português)
6Colômbia
Notícia de um sequestro | Gabriel García Marquez
Gabriel García Marquez é um dos meus autores preferidos. O autor colombiano tem várias obras notáveis, como Cem Anos de Solidão, o Outono do Patriarca ou Crónica de uma Morte Anunciada, por exemplo.
Ao contrário de outras obras do Nobel da Literatura, Notícia de um sequestro relata momentos reais em redor do tema que marcou o seu país durante várias décadas: os raptos, detenções e o conflito entre o Governo da Colômbia e o Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar.
Notícia de um sequestro pressupõe o retorno às origens de Gabriel García Marquez – o regresso ao jornalismo e à reportagem. A obsessão com detalhes, o uso de anedota como uma forma de revelação são uma parte essencial deste livro, assim como a vida de sete pessoas raptadas. Garcia Marquez deve constar sempre na lista de livros de viagem relacionados com a Colômbia.
Compre o livro na Amazon (Versão original)
Compre o livro na Wook (Versão em Português)
7Moçambique
O último voo do Flamingo | Mia Couto
Li este livro quando estava a planear a minha viagem a Moçambique – que acabei por adiar. O Último Voo do Flamingo, publicado originalmente em 1700, é o quarto romance do escritor moçambicano Mia Couto.
A obra – lançada quando Moçambique assinalava 25 anos de independência de Portugal – descreve os acontecimentos em Tizangara, uma localidade imaginária, onde vários militares da ONU foram mortos. Trata-se de uma “fotografia” das décadas do pós-guerra e a (in)adaptação do país à realidade social e política. Sem deixar de criticar quem criou e alimentou a guerra, Mia Couto também envia uma mensagem de esperança através da narrativa.
Mesmo sem fazer parte “oficial” das sugestões de livros de viagem, gostava de destacar ainda A Guerra que Portugal quis esquecer, de Manuel Carvalho, caso esteja interessado na história de disputa entre Portugal e Moçambique. O livro é inspirado nas reportagens que o jornalista produziu para o jornal Público.
8São Tomé e Príncipe
Equador | Miguel Sousa Tavares
Publicado em 1703, foi o primeiro romance escrito por Miguel Sousa Tavares. O romance transporta-nos para um fascinante, mas complexo momento da história entre Portugal e São Tomé e Príncipe.
Luís Bernardo é o principal protagonista da obra e ajuda-nos a perceber como se desenrolam as relações amorosas e políticas no país. A obra conta-nos também como o enviado do rei pretende contribuir para a abolição da escravatura em África, assumindo o papel de governador da ilha.
Através de uma paixão proibida, Tavares convida-nos a seguir os passos de Bernardo e a conhecer o território e as diferenças entre pobres e ricos, num retrato dos últimos anos da monarquia portuguesa. Não obstante os assuntos complexos que o livro aborda, senti-me inspirado a visitar São Tomé e conhecer o seu povo amistoso.
9Myanmar (Birmânia)
Os Filhos Esquecidos do Império | Joaquim Magalhães de Castro
Um amigo recomendou-me o livro do investigador Joaquim Magalhães de Castro e comprei-o pouco depois da minha viagem por Myanmar. Na obra literária Os filhos esquecidos do Império, Castro descreve a genealogia dos descendentes e as comunidades que mantêm presentes a alma (e alguns costumes) portugueses em lugares remotos da Ásia.
Por exemplo, em várias aldeias do interior da Birmânia, recorda-se a herança de há 400 anos dos soldados de Filipe de Brito de Nicote. Nesta região, em 1511, os portugueses procuraram aliados contra o inimigo comum muçulmano.
Nem só de Myanmar fala o livro, pois são três as principais regiões geográficas mencionadas pela investigação de Magalhães de Castro, incluindo a Indonésia e a Malásia.
Recomendo vivamente esta obra, se quiser saber mais das aventuras dos portugueses na Ásia. Os filhos Esquecidos do Império é uma viagem fascinante ao passado, com foco na Expansão Portuguesa no Oriente, mas com vista para o presente.
10Estados Unidos da América
Pela estrada fora | Jack Kerouac
On the Road (Pela estrada fora) é considerada a obra-prima de Jack Kerouac. É um livro inúmeras vezes recomendado para quem sonha em viajar de manhã à noite e que deve constar sempre na lista de livros de viagem.
A obra descreve viagens loucas de alguns jovens americanos (sem dinheiro) apaixonados pela beleza, jazz, sexo, drogas e que rejeitam a monotonia, o toque matinal do despertador, roteiros, empréstimos de casas e tudo o que muitos de nós (ou a sociedade) considera normal.
Escrito no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, Pela estrada fora relata as viagens de Salt Paradise nos EUA e durante muitos anos até se tornou um símbolo do “sonho americano”. Esta obra de Kerouac é uma celebração da abundância, vitalidade e espírito radical da juventude americana.
É um abanão nos costumes e modos de encarar a vida. E diz-nos que nem todos temos de seguir o mesmo percurso: casar, comprar casa, ter filhos e depois envelhecer. Pela estrada fora, liberta-nos de nós próprios e da sociedade. Um livro que nos desafia e inspira a mudar.
Compre o livro na Amazon (Versão original)
Compre o livro na Wook (Versão em Português)
11Volta ao mundo
1 km de cada vez | Gonçalo Cadilhe
A décima primeira obra da lista de livros para a próxima viagem, é um puro livro de viagens, para quem deseja viajar mesmo sem sair do lugar. Gonçalo Cadilhe traz-nos, nesta obra, um conjunto de textos inéditos dos seus inúmeros périplos pelo mundo e inspira-nos, como o próprio diz, “a viajar ao sabor do tempo”.
Cadilhe mostra-nos o mundo (e o seu mundo) sem pressas, passando por destinos longínquos e deslumbrantes como as Galápagos, Havai ou África do Sul.
Dos vários livros do autor não consigo dizer qual o favorito. Destaco 1 km de Cada Vez, porque prefiro as viagens pachorrentas (preguiçosas até) que me permitem conhecer, ver mais, absorver o bom e o mau de cada local, fugir às atracções e encontrar um propósito.
A lista de livros de viagem
- A Odisseia de Enrique – Sonia Nazario
- The State of Africa – Martin Meredith
- Amazon – Bruce Parry
- Na Sierra Madre – Jeff Biggers
- Homenagem à Catalunha – George Orwell
- Notícia de um sequestro – Gabriel García Marquez
- O último voo do Flamingo – Mia Couto
- Equador – Miguel Sousa Tavares
- Os Filhos Esquecidos do Império – Joaquim Magalhães de Castro
- Pela estrada fora – Jack Kerouac
- 1 km de cada vez – Gonçalo Cadilhe
Se comprar e usar os links desta lista tem 20% de desconto directo na Wook.
Vai ler algum destes livros de escritores de viagem? Quais são as suas obras preferidas?
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!