Ao visitar Gales vai ter muitas surpresas. O País de Gales é a menor das nações que compõem a Grã-Bretanha continental, mas nem por isso deixa de ter imenso para nos seduzir.
Desde comboios a vapor, ilhas com magníficos fortes, uma das praias mais bonitas do Reino Unido (talvez mesmo a mais bonita), castelos históricos, montanhas soberbas, lagos cintilantes e florestas densas e coloridas. Ah, e tem (talvez) a estação ferroviária com o nome mais extenso do mundo.
O Sul de Gales, inclui a cosmopolita Cardiff, famosa pelo magnífico castelo, mas para mim a maior beleza foi criada pela natureza. Disso são exemplos os magníficos parques naturais: Snowdonia, Brecon Beacons e Pembrokeshire.
Ao viajar pelo país encontramos vegetação luxuriante, paisagens dramáticas, muitos castelos e praias que mais parecem destinos exóticos.
O País de Gales é um país onde estive várias vezes e que gosto bastante. Das nações que integram o Reino Unido — Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales — Gales é o segundo país mais bonito apenas atrás da beleza quase indescritível da Escócia.
O que ver e fazer em Gales
Pembrokeshire Coast National Park
Cercado pelo mar em três lados, o País de Gales dispõe de uma costa dramática. Porém, ao visitar Gales verá que algumas das zonas mais bonitas encontram-se ao longo da costa de Pembrokeshire.
Pembrokeshire Coast National Park é um dos três grandes parques naturais de Gales. E para explorar este cenário magnífico, nada melhor do que fazê-lo a pé, pois há trilhos curtos e longos ao longo de 300 km.
Dentro desta zona encontram-se praias fantásticas como Barafundle Bay, Freshwater ou Manorbier.
Outros destaques da costa de Pembrokeshire são os vários castelos, como o Castelo de Pembroke, mas há muito mais para ver neste lugar incrível.
Ao visitar Gales é preciso não esquecer a importância dos poemas de Dylan Thomas — uma referência nacional.
A força que do pavio verde inflama a flor Inflama a minha idade verde;
que rói as raízes das árvores É a que me destrói.
E mudo eu sou para dizer à rosa curva
Que à minha juventude encurva a mesma febre de inverno.A força que através das rochas move a água
Dylan Thomas
Move o meu sangue rubro; que seca os rios vociferantes
Torna em cera os meus rios.
E mudo eu sou para gritar às minhas veias
Que é a mesma boca a sorver a fonte da montanha.
Escrevi recentemente um artigo com dicas e todos os locais que tem de ver em Pembrokeshire.
Hotéis recomendados em Pembrokeshire
Snowdonia
Quem viaja para o País de Gales tem, normalmente, uma ambição: ir ao Parque Nacional Snowdonia. Esta é uma espectacular cadeia de montanhas e colinas localizada no condado de Gwynedd.
A região é um dos destinos turísticos mais populares do Reino Unido, atraindo milhões de visitantes anualmente. Snowdonia é composta por 14 cumes majestosos, sendo que o mais conhecido é o Snowdon, a 1085 metros de altura.
A caminhada que fiz até ao topo é muito, muito bonita, embora requeira uma boa dose de preparação física. Todavia, se não tem tempo ou estâmina, então pode lá chegar de comboio. Seja qual for a forma de lá chegar, as vistas do cume são incríveis e estendem-se por quilómetros sem fim.
Escrevi recentemente um artigo com dicas e todos os locais que tem de ver em Snowdonia.
Hotéis recomendados em Snowdonia
- Portmeirion Village & Castell Deudraeth
- The Rocks at Plas Curig Hostel
- Crafnant House – Bed & Breakfast
Brecon Beacons
Sempre que escrevo (ou penso em) artigos para visitar Gales, fico dividido sobre qual dos três gosto mais: Snowdonia, Pembroke ou o Parque Nacional Brecon Beacons.
Em Pembrokeshire, o destaque são as costas escarpadas, em Snowdonia o foco é no dramatismo das montanhas. Brecon Beacons abrange uma das partes mais bonitas do País de Gales, com paisagens verdejantes e inúmeras quedas d’água. A verdade é que adoro os três, pois são tão distintos que é impossível escolher.
Brecon Beacons está rodeado pelas Montanhas Negras, mas quanto a mim são os vales, bosques e cascatas (como a Catarata Sgwd-yr-Eira) que o tornam único. Em Brecon Beacons pode ainda fazer passeios a cavalo, canoagem, vela, pesca ou escalada. Até ao cair da noite, é uma delícia para o olhar.
Escrevi recentemente um artigo com dicas e todos os locais que tem de ver em Brecon Beacons.
Hotéis recomendados em Brecon Beacons
Caminhadas
Para onde quer que vá em Gales irá encontrar trilhos para caminhar. O cenário convida-nos a descobri-la. Para passear pela paisagem luxuriante junto à costa, em família. Para uma aventura em longas caminhadas por Pembrokeshire, em árduas aventuras até ao Snowdon. Ou a subir e a descer colinas em Brecon Beacons. Há caminhadas épicas um pouco por todo o lado.
No final de uma caminhada (como recompensa) prove um bolo galês tradicional. São uma espécie de scones doces e deliciosos — para acompanhar com chá ou café.
Península de Gower
A cerca de 30 minutos de Swansea, está um litoral deslumbrante e a Península de Gower. É um cenário deslumbrante que gostei bastante e por ali passei já mais que uma vez. Ali me demorei a apreciar a beleza natural e a fotografar.
Uma vez na Península de Gower, certifique-se de deixar espaço no roteiro pelo País de Gales para explorar belas praias. Alguns lugares que tem mesmo de ver em Gales são Three Cliffs Bay, Worms Head, Langland Bay ou Llangennith.
Para mim, no entanto, a paisagem de Rhossili Bay é incrível. Rhossili Bay foi eleita a melhor praia do Reino Unido em 2010, mas já antes disso eu havia lá estado.
A Península de Gower foi designada, em 1956, Área de Beleza Natural Extraordinária do Reino Unido.
Hotéis recomendados na Península de Gower
Quedas d’água
Devil’s Bridge Falls, nos arredores de Aberystwyth, é um dos destinos turísticos mais conhecidos de Gales. Aí também está a Devil’s Bridge, uma ponte composta por três pontes sobrepostas, sendo que a mais antiga data do século XI e a mais recente de 1901.
Devil’s Bridge Falls está longe de ser a única ou a mais impressionante queda d’água do país britânico. Há outras impressionantes quedas d’água como Pistyll Rhaeadr, Dolgoch Falls, Melincourt Falls ou Sgwd-yr-Eira.
Hotéis recomendados em Devil’s Bridge
Millennium Stadium
Se der um salto à capital galesa e tiver a sorte de haver um jogo no Millennium Stadium tente conseguir um bilhete para um jogo de rugby.
Pode fazer uma visita guiada ao Millennium Stadium, mas o ambiente num jogo de rugby é especial, pois é o desporto principal desta nação britânica.
Hotéis recomendados em Cardiff
Anglesey
A Ilha de Anglesey está separada da zona continental de Gales pelo estreito de Menai. Na ilha, ao longo de 150 quilómetros de costa, há pequenas vilas piscatórias para conhecer.
Juntamente com várias praias e o Farol de South Stack, a Ilha de Anglesey é um excelente lugar para apreciar bonitas paisagens e respirar tranquilidade. Para chegar ao farol é preciso atravessar uma ponte pedonal sobre o mar.
Um outro local muito procurado em Gales, em Anglesey, é a estação de comboios da cidade com o nome mais extenso do Reino Unido (talvez do mundo) — Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllandysiliogogogoch..
Porque não fazer um jogo com amigos ou a família para ver quem consegue pronunciar o nome correctamente sem tropeçar nas sílabas. Depois experimente outra vez após umas cervejas ou um copo de vinho….
Hotéis recomendados em Anglesey
Castelos em Gales
Tal como na Escócia, em Gales não faltam castelos para admirar — por dentro e por fora.
Talvez o mais fotografado dos castelos do País de Gales, seja o Castelo de Cardiff. Com secções ainda intactas, apesar de construídas há um milénio, este castelo é quase uma visita obrigatória. Se ainda tiver tempo e não se perder entre as muralhas e lendas do castelo, visite o Museu Nacional de Cardiff.
Construído pelo rei Eduardo I no século XII como residência do primeiro Príncipe de Gales, o Castelo de Caernarfon (Castell Caernarfon) é uma das maiores fortificações do país. Com várias torres e portões, este enorme castelo é reconhecido como uma das fortalezas medievais mais bem preservadas da Europa, junto às águas do Rio Seiont e do estreito de Menai.
Localizado na costa norte do País de Gales, a uma curta distância de Manchester, está o bonito Castelo de Conwy (Castell Conwy).
Conway e Caernarfon, juntamente com Beaumaris e Harlech são os castelos de Gales que fazem parte da lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.
Outros castelos no País de Gales
- Castelo de Caerphilly
- Castelo de Chepstow
- Castelo de Beaumaris
- Castelo de Harlech
- Castell Coch
- Castelo de Kidwelly
- Castelo de Criccieth
- Castelo de Dolwyddelan
Portmeirion
Portmeirion é uma localidade peculiar, pois foi idealizada para se parecer com uma pitoresca vila italiana de pescadores. Por aí pode admirar as coloridas habitações, explorar belos jardins e passear ao longo da costa.
Construída por Sir Clough Williams-Ellis entre 1925 e 1975, é uma atracção turística na costa do Parque Nacional Snowdonia, no condado de Gwynedd.
O autor da ideia pretendia exemplificar como se podia criar uma nova zona sem interferir com a beleza natural — inspirando-se na arquitectura mediterrânea.
Tenby é outro destino em Gales que vale a pena visitar.
Hotéis recomendados em Portmeirion
- Portmeirion Village & Castell Deudraeth
- Aberdunant Hall Country Hotel
- The Rocks at Plas Curig Hostel
Aqueduto de Pontcysyllte
O Aqueduto de Pontcysyllte demorou uma década a construir e é considerado um feito da engenharia da Revolução Industrial. Com 18 quilómetros de extensão, o aqueduto permitiu a navegação através do Canal Llangollen e do amplo vale do Rio Dee.
Quando o aqueduto foi construído em 1801, os canais eram um vital meio de transporte para produtos e matérias-primas. Os aquedutos eram o meio mais eficiente de transportá-los através de vales profundos.
Inscrito na lista da UNESCO, em 2009, o Aqueduto de Pontcysyllte foi elogiado pelo uso arrojado e inovador de materiais para a construção de “arcos leves e fortes, produzindo um efeito geral monumental e elegante.”
Hotéis recomendados em Pontcysyllte
Informação extra
Quantos dias para visitar Gales
O tempo necessário depende do tipo e quantidade de aventuras que pretender adicionar ao seu roteiro por Gales.
Se quiser caminhar, visitar alguns lagos e os principais parques nacionais: Snowdonia, Brecon Beacons e Pembrokeshire, então 7 dias, uma semana, dá para ver Gales.
Se quiser ir de barco até algumas das ilhas e incluir Anglesey no itinerário, então irá precisar de 10 dias para ver o país.
Em 7 dias em Gales pode dividir o tempo assim:
Dia 1 — Cardiff
Dias 2-3 — Brecon Beacons
Dias 4-5 — Snowdonia
Dias 6-7 — Pembrokeshire e Península de Gower
Quando visitar o País de Gales
Para visitar o País de Gales, o Verão é a época mais popular, com dias extensos, céu azul e temperaturas ideais para actividades ao ar livre. Se visitar Gales no Verão, opte por um dia de semana, evite os feriados e as férias escolares.
A Primavera e o Outono trazem encantos únicos, como a grande actividade de vida selvagem e cores vivas. Setembro e o início de Outubro são uma óptima época para visitar Gales, assim como os meses de Maio e Junho — desde que não haja feriados.
O Inverno é uma época que não aconselho a viajar para Gales, a não ser que procure actividades com neve em Snowdonia.
Internet e Wi-fi
O método mais acessível de ter acesso à internet é comprar este eSIM (com 15% de desconto). Descubra o mundo sem se preocupar com o roaming e aceda à internet de alta velocidade em mais de 190 países.
Dinheiro em Gales
Não é garantido que haja máquina de levantamento automático em todas as aldeias ou vilas. Irá encontrar, de certeza, nas principais cidades e nas vilas em redor dos principais pólos turísticos como Snowdonia, Pembrokeshire ou Brecon Beacons, mas noutros locais assuma que não há. Os preços são um pouco mais baixos em Gales do que em Inglaterra, mas não muito menores.
Eu uso o cartão Wise e o cartão Revolut para evitar taxas e comissões bancárias. Viajo sempre com ambos.
Como chegar a Gales
Existem voos directos de Gales para Portugal e para vários países mundiais. Além disso, se voar para Londres, por exemplo fica a apenas algumas horas de grandes cidades galesas como Swansea e Cardiff, com fácil acesso por estrada, comboio ou avião. Sugiro que apanhe um voo para uma das cidades acima e alugue um carro. Use este site para comparar as tarifas das ligações aéreas.
Comboio
Embora haja ligações de comboio para muitas cidades galesas, torna-se depois complicado chegar às zonas costeiras ou montanhosas mais interessantes.
Numa das vezes que estive de férias em Gales, saí de comboio de Londres e depois aluguei carro em Cardiff. O melhor é verificar e comprar os bilhetes de comboio online.
Autocarro
Conseguirá viajar de autocarros confortáveis para vários destinos de Gales. Veja os preços e horários neste site.
Ferry
Se viajar da Irlanda, pode apanhar o ferry desde Rosslare para Fishguard, Pembroke Dock ou Holyhead com as empresas Stena Line ou a Irish Ferries. Qualquer uma dessas cidades tem ligação às redes ferroviária e rodoviária.
Alugar um carro
Se tiver viatura própria é muito mais fácil. Opte por alugar um carro com a Rentalcars ou Discovercars. Estes sites permitem comparar os preços e, em muitos casos, pode-se cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Confesso que será difícil visitar várias partes de Gales sem alugar um carro. Foi com recurso a automóvel privado que explorei o país. É preciso ter cuidado ao conduzir no País de Gales, pois há sempre pessoas a caminhar, ciclistas e animais nas estradas.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros ou a Heymondo (ao usar qualquer um destes links tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Gales ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Guarde a bagagem de forma segura e barata
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.