• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Lugares
  • Planear
  • Promoções
Início Dicas de viagem Brecon Beacons — um dos parques naturais mais bonitos de Gales
Catarata de Sgwd-yr-Eira, Brecon Beacon, Gales
As pessoas percorrem o caminho atrás da cascata de Sgwd-yr-Eira, perto de Ystradfellte, no Parque Nacional Brecon Beacons. Foto: Jorge Duarte Estevão

Brecon Beacons — um dos parques naturais mais bonitos de Gales

Dicas de viagem Inspiração Viagens Europa País de Gales
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 28/12/2020
Comentar este artigo

O Parque Nacional Brecon Beacons foi uma das zonas que quis visitar quando estive, pela primeira vez, em Gales. É uma deslumbrante área natural com trilhos para caminhar, cascatas, lagos, montanhas e vales verdejantes — um local que vale mesmo a pena conhecer no Reino Unido. 

É uma bela área natural de paisagens selvagens, florestas e encostas, perfeita para caminhar, relaxar e observar a vida selvagem. É uma zona de eleição para caminhantes, ciclistas e observadores de estrelas.

Estabelecido em 1957, foi o terceiro parque galês a ser declarado — depois de Snowdonia, em 1951, e do Parque Nacional da Costa de Pembrokeshire, em 1952.

Está separado de Snowdonia apenas por uma zona montanhosa, mas com uma atmosfera bem diferente. Os Brecon Beacons são uma das quatro cadeias de montanhas e colinas no Sul do País de Gales que constituem o Parque Nacional Brecon Beacons. 

Estima-se que a zona seja habitada desde há 8000 anos e a passagem de civilizações também deixou a sua marca na paisagem. Há grutas naturais, canais, castelos, igrejas, museus ou minas.

O Parque Nacional Brecon Beacons tem muito a oferecer aos visitantes, está somente a 50 km de Cardiff, com fácil acesso desde Londres. Por isso, aqui ficam alguns dos locais mais bonitos para explorar neste parque galês.

Conteúdo do artigo esconder
1 O que ver no Parque Nacional Brecon Beacons
1.1 Património Cultural
1.2 Castelos em Brecon Beacons
1.3 País das Cascatas
1.4 Localidades em Brecon Beacons
1.5 Maravilhas naturais
1.6 Ver as estrelas
1.7 Actividades para todos
1.8 Brecon Mountain Railway
2 Informação extra
2.1 Quanto tempo para visitar o Parque Nacional Brecon Beacons
2.2 Quando visitar o Parque Nacional Brecon Beacons
2.3 Dinheiro em Brecon Beacons
2.4 Como ir para o parque Brecon Beacons
2.4.1 Avião
2.4.2 Carro
2.4.3 Comboio
2.4.4 Autocarro
2.5 Hotel no Parque Nacional Brecon Beacons
2.6 Seguro de viagem

O que ver no Parque Nacional Brecon Beacons

Património Cultural

Llanthony Priory, Brecon Beacons, Gales
Llanthony Priory é um antigo mosteiro agostiniano, parcialmente em ruínas, no Vale de Ewyas, em Brecon Beacons. Foto: David Evans

Não falta herança cultural em Brecon Beacons. Um dos destaques é o Llanthony Priory, um antigo convento agostiniano do início do século XIII. O edifício está localizado no pitoresco e remoto Vale de Ewyas, no sopé das Black Mountains. 

Outro local a ter em mente ao visitar o Brecon Beacons é a histórica Igreja de S. Edmund, em Crickhowell.

Castelos em Brecon Beacons

Carreg Cennen, Brecon Beacons, Gales
Carreg Cennen é um dos castelos galeses mais espectacularmente localizados. Situa-se a norte de Swansea, no interior do Parque Nacional Brecon Beacons. Foto: David Evans

Tal como na Escócia, em Gales não faltam castelos e ruínas históricas para apreciar. Quase todos tiveram a sua relevância no passado turbulento da área. Da fronteira com a Inglaterra até aos limites mais a Oeste do Parque Nacional, as ruínas contam histórias das lutas pelo poder. 

Um desses exemplos é o Castelo Carreg Cennen, situado num lugar único, no topo de uma colina rochosa e protegido por uma sucessão de fossos, pontes levadiças e robustos portões. 

O castelo Carreg Cennen está aberto diariamente entre as 9h30 e as 16h30 (1 de Novembro — 31 de Março) e até às 18h (1 de Abril — 31 de Outubro). O preço de entrada é de 5,50£. Encerra apenas no dia de Natal.

No entanto, há outros castelos em Gales que podem constar do mapa da sua viagem ao Brecon Beacons: 

  • Castelo Brecon
  • Castelo Dinefwr
  • Castelo de Abergavenny
  • Castelo Llandovery
  • Castelo Tretower

País das Cascatas

Catarata de Sgwd Clun-gwyn, em Gales
Sgwd Clun-gwyn, uma catarata no Rio Afon Mellte, perto de Ystradfellte no Parque Nacional Brecon Beacons, no País de Gales. Foto: Jorge Duarte Estevão

No Parque Nacional Brecon Beacons não faltam quedas d’água para visitar. Aliás, esta zona do Vale de Neath é designada “Waterfall Country” ou “País das Cascatas”.

Uma das minhas favoritas é a Catarata Sgwd-yr-Eira — pronuncia-se “Sgood uhr ehr-uh”. No dia que fiz a caminhada até esta queda d’água, o tempo estava húmido e cheguei ao final coberto de lama. A caminhada foi fácil, mas escorregadia e pelo meio de um bosque.

A Catarata Sgwd-yr-Eira é uma das preferidas de quem visita porque permite caminhar por trás da cortina de água. Não muito longe dali, pode visitar também a Destilaria Penderyn. 

Henrhyd Falls (Sgwd Henrhyd — em galês) é uma cascata de 27 metros que mergulha no desfiladeiro arborizado de Graig Llech. Henrhyd Falls é a maior cascata de Gales e torna-se (ainda) mais espectacular após uma forte chuvada.

Outras cataratas que justificam uma pequena aventura são: 

  1. Sgwd Clun-Gwyn — pronúncia: Sgood clin-goo-un (acima na imagem)
  2. Sgwd Isaf Clun-Gwyn — pronúncia: Sgood ee-sahv clin-goo-un
  3. Sgwd y Pannwr — pronúncia: Sgood uh PAN-noor

Localidades em Brecon Beacons

Ponte de Crickhowell, Gales
A ponte de Crickhowell é uma ponte do século XVIII que atravessa o rio Usk em Crickhowell, Powys, País de Gales. Foto: Mike Finn

Nas pequenas cidades mercantis e vilas nos arredores do parque, irá encontrar vários motivos para explorar. Nenhuma das localidades é fabulosa, mas são agradáveis.

Bons locais para provar a comida local, fazer compras ou conversar. São lugares calmos, onde irá encontrar herança cultural interessante, como acontece em Crickhowell, Hay-on-Wye ou Talgarth.

Maravilhas naturais

Pen y Fan, Brecon Beacons, Gales
Pen y Fan é o pico mais alto do sul do País de Gales, situado no Parque Nacional Brecon Beacons — 886 metros metros acima do nível do mar. Foto: Mark Rickaby

A Reserva Pwll-yr-Wrach é constituída por 17 hectares de floresta antiga, nas imediações do Rio Enig. E também apresenta uma bonita cascata, conhecida como a “Piscina das Bruxas”, que deu origem ao nome da reserva.

As fronteiras do parque são definidas pelas montanhas mais altas do sul da Grã-Bretanha — as Brecon Beacons — e pelas três cordilheiras que as cercam, Black Mountain Range, Fforest Fawr e Black Mountains.

Leia também

Visitar Gales — roteiro das (melhores) praias às montanhas

Pen y Fan, a 886 metros de altitude, é o pico mais alto do parque e permite obter soberbas vistas panorâmicas. Existem várias rotas para chegar ao topo e as vistas abrangem o Estuário Severn, a Península de Gower e Somerset. 

O Lago Llangorse é um sítio protegido de interesse científico especial e o principal local para desportos aquáticos. É o maior lago natural do País de Gales e um local natural rodeado por colinas e prados. A vida selvagem inclui lontras e ratos-d’água, além de várias espécies de aves.

Ver as estrelas

Brecon Beacons, Night start, International Dark Sky, Gales
O Parque Nacional Brecon Beacons, em Gales, tornou-se uma Reserva Internacional Dark Sky em 2012. Esta certificação é uma prova da qualidade do céu escuro da região. Foto: Charlie Marshall

Como já percebeu, este parque de Gales é especial de dia, mas quando a noite cai não é menos apelativo. Desde 2012, que o Parque Nacional Brecon Beacons é uma das Reservas Dark Sky. Devido à reduzida poluição luminosa, é um lugar perfeito para observação das estrelas. 

Numa noite limpa, o céu enche-se de corpos celestes, com imagens incríveis da Via Láctea e, com sorte, pode pedir desejos ao ver dezenas de estrelas cadentes. 

Ao longo do ano, há observação de estrelas no Centro de Visitantes, em Libanus. Pode confirmar neste site se há eventos no dia que vai por lá estar. 

Actividades para todos

Sugar-Loaf, Brecon Beacons, Gales
Esta zona verdejante é conhecida como Sugar-Loaf (Pão de Açucar), no interior do Parque Nacional Brecon Beacons, em Gales. Foto: floriangautronneau

Brecon Beacons está aberto todo o ano, permitindo realizar uma vasta panóplia de actividades, como: escalada, rapel, caiaque, canoagem, rafting e dispõe de trilhos para caminhadas e bicicletas de montanha.

Se tiver tempo (e preparação física) pode caminhar por 160 km, percorrendo o Beacons Way. Este é um trilho de vários dias que abrange todo o parque nacional e que  atravessa as Black Mountains. 

Há, porém, caminhadas mais curtas para fazer como: Horseshoe Ridge (16km), Brecon para Pencelli (7km) e Sugar Loaf (14km) — esta é uma das mais populares.

Brecon Mountain Railway

Brecon Beacons, País de Gales
Brecon Mountain Railway é uma ferrovia histórica, que agora transporta turistas em Brecon Beacons. Foi inaugurada originalmente em 1859. Foto: Jorge Duarte Estevão

Tal como em Snowdonia, também no Brecon Beacons há um comboio a vapor para viajar pela paisagem: Brecon Mountain Railway. A Brecon Mountain Railway transporta-o até ao coração de Brecon Beacons, ligando os lugares de Pant a Torpantau. 

É uma ferrovia histórica de bitola estreita que passa pelos reservatórios de água de Pontsticill (Taf Fechan) e Pentwyn (Dol-y-Gaer). Na viagem de regresso ao ponto de partida, terá oportunidade de visitar o estaleiro, onde as locomotivas a vapor são reparadas.

É possível comprar os bilhetes do comboio no local, no entanto, é aconselhável fazer a reserva online durante a temporada alta. Se viajar nesta locomotiva em meses mais frios, lembre-se que as carruagens são antigas e o interior não é aquecido.

A viagem de ida e volta, de 16 km, demora 90 minutos e custa cerca de 15£ para adultos e 6,50£ para crianças a partir dos 2 anos e até aos 15.

Em Pant, quando lá estive, havia um café com o “guloso” bolo galês.

Informação extra

Quanto tempo para visitar o Parque Nacional Brecon Beacons

O tempo necessário para visitar o Parque Nacional Brecon Beacons depende do tipo de actividades que pretende fazer. Se quiser caminhar, visitar alguns lagos e localidades, então diria que dois a três dias é suficiente.

Quando visitar o Parque Nacional Brecon Beacons

O Verão é a época mais popular para visitar o Parque Nacional Brecon Beacons, em Gales, com dias longos, céu claro e temperaturas ideais para aventuras ao ar livre. 

A Primavera e o Outono trazem também os seus encantos únicos e são as minhas estações do ano favoritas para viajar até Brecon Beacons. O mês de Setembro e o início de Outubro são uma óptima época para visitar, assim como os meses de Maio e Junho — desde que não haja feriados.

Há menos gente com quem dividir os trilhos para caminhar, os campos estão com cores fantásticas e as muitas quedas d’água apresentam caudais intensos. 

O Inverno pode ser uma época interessante para viajar por esta zona de Gales, pois poderá ver a paisagem pintada de branco, mas também chove muito. Por isso, será uma questão de sorte (e roupa adequada).

Se visitar o parque no Verão, opte por um dia de semana, evite os feriados em Gales e as férias escolares.

Dinheiro em Brecon Beacons

Não é garantido que haja máquina de levantamento automático em todas as aldeias ou vilas. Irá encontrar, de certeza, em Abergavenny ou Merthyr Tydfil e noutras cidades de pequena dimensão, mas noutros locais assuma que não há. 

Levante dinheiro com o cartão Transferwise para evitar taxas e comissões bancárias.

Como ir para o parque Brecon Beacons

Brecon Beacons fica a apenas algumas horas de grandes cidades de Inglaterra e é de fácil acesso por estrada, comboio ou avião.

Na orla do parque nacional, Abergavenny e Merthyr Tydfil são bem servidas por comboio e autocarro a partir de Cardiff ou das Midlands. 

Avião

Brecon Beacons fica a cerca de quatro horas de carro de Manchester, Liverpool e Londres. Estes três aeroportos internacionais têm ligações com dezenas de cidades em todo o Reino Unido.

Pode voar para uma dessas cidades e apanhar um comboio para Gales. Use este site para comparar as tarifas das ligações aéreas.

Carro

Confesso que será difícil visitar o Brecon Beacons sem alugar um carro ou fazer um passeio organizado. Foi com recurso a automóvel privado que explorei o parque.

A estrada A40 é a via principal que atravessa o parque, mas existe também fácil acesso a partir da M4 e M50. É preciso ter cuidado ao conduzir nesta zona do País de Gales, pois há sempre pedestres, ciclistas e animais nas estradas.

Comboio 

Embora haja ligações de comboio e autocarro para várias partes do parque, é complicado chegar às zonas das montanhas.

Se viajar de comboio para Brecon Beacons, Abergavenny é uma boa porta de entrada, com comboios para Londres (via Cardiff) e Manchester. 

Há comboios directos de hora a hora para Abergavenny na linha Cardiff-Manchester e boas ligações para Merthyr Tydfil desde Cardiff a cada meia hora, além de Llanelli, Swansea e Shrewsbury.

O melhor é verificar e comprar os bilhetes de comboio online.

Autocarro

Conseguirá viajar de autocarro de South Wales para o Parque Nacional Brecon Beacons. O T4 vai de Cardiff para Newtown através do parque, enquanto o T6 liga Swansea a Brecon.

Hotel no Parque Nacional Brecon Beacons

Existe uma grande variedade de opções na zona do Parque Nacional Brecon Beacons: hotéis rurais, pousadas e apartamentos.

Pode optar por um apartamento com Waterfall Country Apartments, fazendo uso da cozinha e, poupando assim, nas idas aos restaurantes.

Se procura algo com requinte, então o The Lake Country House Hotel & Spa é o hotel perfeito, pois apresenta piscina, sauna e ginásio.

Num estilo elegante e moderno, tem o Ty Croeso Boutique B&B, construído numa antiga residência vitoriana, em Crickhowell.

Em alternativa, fique alojado em Swansea. Sugiro também que veja o mapa para escolher o hotel com a melhor localização.

  1. Mill Lodge-Brecon Beacons (9.7)
  2. Hardwick Farm (9.7)
  3. George IV Inn (9.2)
  4. Winchfawr Lodge (9.1)
  5. Black Mountain Lodge (9.0)

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto) ou a World Nomads. São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos).

Natureza Road Trips Vida Selvagem

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19) ou na World Nomads
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão TransferWise e o cartão Revolut. Eu uso os dois e poupo ainda mais dinheiro
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Roteiro para dois dias no Lago Bled – o que fazer e visitar

Alugar carro no estrangeiro – 14 conselhos essenciais

Beleza e amor (à primeira vista) no Montenegro

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Quero ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Sou um alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Receba a newsletter

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Blogue Associado da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Mais lidos

7 fantásticos destinos para viajar na Primavera
O meu roteiro de três dias em Londres – o que visitar
48 horas em Edimburgo – que visitar e fazer (em 2 dias)
Como beber água potável no aeroporto (sem pagar)
Pembrokeshire, a costa de Gales como nunca a viu
Os melhores hotéis em Barcelona por menos de 100€

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na World Nomads ou na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Poupe tempo e peça o visto em iVisa.com
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão TransferWise e o cartão Revolut. Eu uso os dois e poupo ainda mais dinheiro
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2021 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .