A rede de transportes na capital de Inglaterra é tão vasta que pode ser intimidatória. Por isso escrevi um artigo sobre as melhores formas de poupar dinheiro nos transportes em Londres.
Os meios de pagamento ou o tipo de passes que existem também podem, porém, ser confusos para viagens em Londres.
Qual é o melhor Oyster, Travelcard ou Contactless? E quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de passe ou bilhete para viajar em Londres? Existem motivos para optar pelo Oyster Card no sistema Pay as you go, para comprar um Travelcard (com o Oyster ou em papel) ou Contactless.
Apesar dos prós e contras de cada modo, apenas existe uma forma de pagamento que não recomendo: dinheiro.
Comprar um bilhete com dinheiro vai sair-lhe bem caro. Por exemplo, numa viagem de Metro entre Covent Garden e Leicester Square, com o sistema Contactless custa 2,40£, enquanto que se pagar com dinheiro o valor a despender é 4,90£.
Oyster Travelcard, paper Travelcard e PAYG
No Oyster Card pode optar pelo sistema de recarregamento (pay as you go) ou comprar um Travelcard – um passe diário, semanal, mensal ou anual. Também pode comprar um Travelcard em papel.
Cada uma destas modalidades tem vantagens e desvantagens que explico mais à frente. Consoante as suas circunstâncias terá de optar por um sistema ou outro para viagens em Londres.
Vantagens e desvantagens dos passes para viagens em Londres
Oyster
O cartão Oyster é um cartão recarregável para viajar em Londres, da zona 1 à 9 e também entre os aeroportos (Heathrow, Gatwick, City) e a capital britânica.
Existem várias versões deste cartão, por exemplo um cartão para turistas ou um cartão para estudantes, no entanto, recomendo que adquira o Oyster Card padrão – pode ser adquirido nas estações de metro ou comboios, aeroportos ou lojas de conveniência que exibam o logotipo do Oyster Card.
O primeiro passo é decidir por um hotel barato em Londres e verificar que zonas necessita que o seu cartão abranja. Por exemplo, a estação de Covent Garden ou Leicester Square estão na Zona 1, Vauxhall na Zona 2 e Wimbledon na Zona 3.
A maior parte das atracções turísticas de Londres estão situadas na Zona 1, embora haja algumas excepções como o Richmond Park, Wimbledon, Wembley ou os Kew Gardens.
Além disso, é fundamental também perceber que as tarifas também variam em função da hora que viajar nos transportes em Londres. Os preços nos horários fora da hora de ponta – designados off-peak – são mais baixos.
A hora de ponta abrange os dias úteis entre as 06h30 e as 09h30 e entre as 16h00 e as 19h00. Todos os restantes períodos, incluindo fins-de-semana e feriados são horários off-peak.
Vantagens do Oyster Card
O Oyster Card existe há vários anos e tem diversas vantagens. Desde logo a possibilidade de adicionar passes diários, semanais, mensais ou anuais ao cartão. Também consegue com o Oyster Card comprar passes para jovens e idosos. Este tipo de passes não está disponível para o sistema Contactless para viagens em Londres (ver abaixo).
Com o cartão Oyster vai conseguir seguir de perto os gastos, pois à entrada dos autocarros e eléctricos e à saída dos torniquetes e nas máquinas das estações é apresentado o saldo restante.
Com o sistema Contactless, existe um limite semanal válido de segunda-feira a domingo. Embora o valor semanal do Oyster Card seja exactamente igual ao limite do sistema Contactless, existe uma peculiaridade.
O limite semanal do Contactless é válido por sete dias, mas o período de validade é de segunda-feira até domingo.
Se começar a viajar na terça-feira e precisar de sete dias não compensa utilizar o Contactless, pois irá perder um dia. Já no caso do Oyster Card, o passe semanal é válido por sete dias a partir do dia em tiver sido activado, independentemente do dia em que a activação tiver ocorrido.
Desvantagens do Oyster Card
Uma das principais desvantagens do Oyster Card é o depósito inicial – 5£ – embora este valor seja reembolsável se devolver o cartão no final das férias em Londres.
Com o Oyster Card, mesmo que adicione um Travelcard não tem descontos na entrada de atracções como acontece com o Travelcard em papel (ver abaixo). Com o Oyster pay as you go (PAYG), ou recarregável, não existe um tecto semanal (apenas tecto diário) para os transportes em Londres, embora possa comprar um Travelcard semanal.
A excepção é nos autocarros e eléctrico onde se aplica esse máximo semanal.
Ao utilizar o Oyster Card (PAYG), terá obrigatoriamente de recarregar o cartão em lojas de conveniência ou nas estações de transportes – e perder vários minutos para o efeito.
Contactless
Uma das opções de pagamento para viagens em Londres é um cartão de crédito ou débito emitido pelo banco com a função contactless. Basicamente trata-se de um cartão com um chip para fazer transacções até 30£ sem necessidade de introduzir o código pin.
Pode utilizá-lo para pagar as viagens em Londres – no Metro, nos comboios, etc, ou para fazer qualquer compra.
Vantagens do Contactless
Se já tiver um cartão de crédito, débito ou pré-pago das redes Amex, Visa, Mastercard ou Maestro com a função contactless não precisa de comprar mais nenhum cartão para viajar nos transportes públicos de Londres. Também não necessita de perder tempo a recarregar o cartão (como acontece com o Oyster Card).
Pode igualmente utilizar um dos serviços de pagamento através do telemóvel como: Apple Pay, bPay, Fitbit Pay, Garmin Pay, Google Pay ou Samsung Pay.
Com o sistema contactless pode fazer quantas viagens quiser na capital inglesa e, no final do dia, não irá pagar mais do que o limite pré-definido pelas autoridades londrinas. Por exemplo, nas zonas 1 e 2 não irá pagar mais do 7£ por dia, mesmo que faça 5, 10, ou 50 viagens em Londres num único dia.
O limite diário é calculado ao longo de 24 horas para pagamentos entre as 04h30 da madrugada e as 04h29 do dia seguinte ao início da viagem.
O pagamento Contactless também permite fazer viagens ilimitadas durante uma semana nos transportes de Londres sem pagar mais do que o limite definido. Por exemplo, para as Zonas 1 e 2 o valor máximo que lhe será cobrado é 35,10£.
Este valor é calculado de segunda a domingo, pelo que é melhor se começar numa segunda-feira. No site do TfL (Transport for London) pode verificar os valores máximos para todas as zonas.
Se fizer várias viagens de metro e comboio num único dia, o pagamento contactless é muito mais barato do que o Travelcard diário.
Desvantagens do Contactless
A utilização deste sistema pode ter sérias e dispendiosas consequências. Por exemplo, se tiver mais de um cartão deste tipo, certifique-se que utiliza sempre o mesmo, caso contrário não irá beneficiar do limite diário ou semanal.
Uma outra desvantagem, provavelmente a mais relevante para turistas, é que se utilizar um cartão bancário emitido fora do Reino Unido, poderá ter que pagar comissões por cada transacção – valor cobrado pelo seu banco.
Se viajar com menores de 18 anos ou idosos, este sistema não permite diferenciar as idades e irá sempre pagar a tarifa válida para adultos.
Travelcard
O Travelcard é basicamente um passe para um período fixo, que pode ser diário, semanal, mensal ou anual. O que confunde muita gente é que existem dois tipos de Travelcard: um adicionado através do Oyster Card – emitido pelo TfL – e outro em papel emitido pelo National Rail (comboios).
Ambos servem o mesmo propósito, ou seja, a utilização num número ilimitado de viagens em Londres e funcionam em qualquer transporte. No entanto, existem vantagens e desvantagens, caso compre o Travelcard em papel ou através do Oyster Card.
Vantagens do Travelcard
Se comprar um Travelcard em papel, terá acesso às ofertas 2FOR1 nas principais atrações de Londres. Com o Travelcard não há necessidade de usar as máquinas de bilhetes nas estações ou de calcular quanto crédito precisa.
Só tem de escolher o hotel em Londres e confirmar as zonas para que necessita o Bilhete. O Travelcard permite também poupanças para grupos de dez ou mais pessoas.
Com o Travelcard tem descontos nas tarifas da Emirates Air Line (teleférico) e nas tarifas do serviços marítimos no rio Tamisa – Thames Clipper.
Desvantagens do Travelcard
A principal desvantagem do Travelcard em papel é que em algumas ocasiões – como no passe para um dia em Londres – é muito mais caro do que o Oyster PAYG ou o sistema Contactless.
É um passe em papel que se perde facilmente e que, em vários momentos, deixa de funcionar nos torniquetes.
Os locais onde o pode adquirir é mais limitado do que o Oyster Card.
Que passe devo escolher para viajar em Londres?
Depende obviamente das suas circunstâncias pessoais. Por exemplo, nunca compre um Travelcard para um dia, pois sai sempre mais caro que o limite diário no Oyster Card ou no sistema Contactless.
Um Travelcard (em papel) pode compensar se quiser usufruir de alguns descontos em atracções.
Não recomendo a utilização do sistema Contactless se não tiver um cartão isento de comissões bancárias no estrangeiro. Não utilize o contactless se viajar com crianças, pois não tem descontos.
No fundo é precisa sempre de alguma matemática para escolher a melhor opção, mas se tiver dúvidas deixe um comentário em baixo e eu tentarei ajudar.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel em Londres ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este texto pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.
Rafael diz
Boa tarde, as dicas foram bem úteis mas ainda fiquei com duvidá pois vou chegar pelo aeroporto de Londres o Heathrow vou sentido a zona 1 no Generator London Hostel, quero saber se é vantagem pegar o Travel card ou o Oyster card, vou ficar 3 dias depois sigo viagem para Amsterdam, pela Station St Pancras para Amsterdam mas para chegar até a estação eu vou vou usar nenhum meio de transporte porque fica a 8 minutos do Hotel. desde já obrigado pela resposta.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Rafael. Não sei exactamente o que pretende visitar, depende muito se vai visitar monumentos ou não. Nesse caso até pode compensar o London Pass. Veja este artigo.
Se for apenas para viajar nos transportes e andar pela zona 1 ou 2 (com excepção do dia em que viaja desde Heathrow – que é da zona 6 à zona 1) é melhor o PAYG, pois não existe Travelcard para três dias. E para cada dia, o Travel Card custa 13,10£, enquanto o PAYG tem um limite máximo de 7£ por dia.
Espero que tenha tirado as dúvidas 🙂
Aqui tem mais artigos sobre Londres, para dar uma ajuda.
Helena Lopes diz
Boa noite, acabei de ler as suas dicas. Vou com a minha família – 4 elementos- visitar Londres, por quatro dias. Não sei que opção escolher, pois chegamos a Heathrow às 22 horas e teremos que nos deslocar para O Hotel que se situa na zona 1.Entao não sei qual será mais compensador, pelo que li o oyster é mais para as zonas 1 e 2; ficando mais caro se quiser abranger a zona do aeroporto. Estou certa.?Qualquer um deles dá para adquirir por quatro dias .Já agora, dá para adquirir previamente on line?Obrigada.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Helena. Como o período é de 4 dias, o melhor é mesmo o Pay as You Go. O Oyster Card abrange até à zona 9 e alguns aeroportos como Gatwick, City e Heathrow. A maior parte das atracções é na zona 1 ou 2 e vai andar muito a pé entre alguma delas. E como vai viajar em horário off-peak desde o aeroporto, ou seja, fora da hora de ponta, a viagem entre Heathrow e o centro de Londres custa apenas 3.10£.
Não existe Travelcard para 4 dias. E comprar um travelcard para cada dia fica mais caro, por isso o melhor talvez seja usar o Oyster. Pode comprar na estação de Metro de Heathrow.
Recarregue o Oyster com 10 libras e depois quando precisar novamente carrega em qualquer estação de Metro ou em lojas que tenham o símbolo do Oyster espalhadas pela cidade.
Se estiverem a pensar visitar muitas atracções pagas, é melhor ler este artigo sobre o London Pass e fazer as contas, porque por vezes compensa.
Maria diz
olá. vou viajar até londres por 4 dias com a família (2 adultos e 1 adolescente). irei para o aeroporto de Gatwick e num hotel em waterloo. gostava de ir a windsor a legoland mas não sei o que devo escolher para me deslocar durante esses dias garantindo a viagem até windsor.
o que sugerem?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Maria. Para Windsor vai ter de comprar bilhete separado de comboio – isso está fora da zona de Londres. Para os outros três dias em Londres, depende muito do que visitar. Se andar só pelas ruas e só visitar algumas atracções grátis o Pay as You Go poderá ser a melhor opção.
Se estiverem a pensar visitar muitas atracções pagas, é melhor ler este artigo, porque por vezes o London Pass compensa:
IBSEN diz
Olá, estou indo para Londres com minha esposa e no caso eu preciso de um Oyster Card para cada um ou posso comprar apenas um para os dois?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá. Não, tem de comprar dois. Cada pessoa tem de ter um Oyster Card.
Danilo Santos diz
Olá amigo,
Irei viajar com minha esposa e filhos (13 anos e 2 anos), ficaremos 21 dias agora em julho/19. Qual melhor opção de cartão para nós? Agradeço pelas dicas.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Danilo. É difícil dizer. Depende de muitas variáveis. Se ficam no centro (qual a zona onde ficam alojados), se vão ver muitas das atracções pagas. Aconselho a leitura destes artigos:
Compensa comprar o London Pass?
10 melhores hotéis em Londres por menos de 100€
Guias, roteiros e ideias para visitar Londres
Se quiser envie-me um email com mais detalhes e eu tentarei ajudar.
Marina Silva diz
Vou estar em Londres durante sete dias em agosto. Estava a pensar usar o Revolut, meu e do meu marido, para os transportes, através do sistema contactless. Como temos uma criança com 9 anos, como devemos proceder? Já li algures que os transportes para as crianças acompanhadas por um adulto pagante são grátis. É mesmo assim? Tendo em conta que vamos aterrar no aeroporto de Gatwick e o regresso é desde Luton, qual o melhor transporte para ida e regresso? Vamos ficar perto da estação Russel Square.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Marina. Como referiu, as crianças até 9 anos, desde que acompanhadas por um adulto, não pagam bilhete nos autocarros, Metro, DLR, London Overground e TfL Rail.
A desvantagem de usar o Contactless é que perde acesso a alguns (bons) descontos.
Dê uma vista de olhos nestes artigos:
Como poupar dinheiro nos transportes em Londres
Compensar comprar o London Pass?
E em relação ao aeroporto, também tenho um artigo detalhado sobre como chegar à cidade de todos os aeroportos londrinos.
Boa viagem até Londres ?
Fabine diz
Olá, eu e mais duas amigas estamos indo o para uma escola de intercâmbio localizada em Bloomsbury, nosso curso durará 4 semanas, entretanto ainda não escolhemos o hostel, estamos procurando hospedagem próxima ao metrô e de baixo custo, estamos confusas quantos às zonas para hospedagem, nos finais de semana pretendemos conhecer outros países, mas durante a semana explorar Londres, no nosso caso seria melhor o travelcard?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Fabine. Sim, nesse caso é melhor usar o Travelcard. Se são ficar lá por um mês eu aconselho o Travelcard de um mês, porque é mais barato que comprar 4 semanas em separado. E vai usar todos dias, mesmo ao fim-de-semana, para ir até aos aeroportos. Se usar apenas o autocarro (ônibus) também pode comprar um passe apenas para o autocarro. Entre a zona 4 e zona 1 viaja-se facilmente para Bloomsbury.
Se ficar mais perto do centro o passe é um pouco mais barato, mas os quartos/apartamentos vão ser bem mais caros. Vai de ter fazer bem as contas 🙂
Heliene diz
Olá. Estou viajando para Londres em outubro e tive lendo sobre os cartões travelcard. Com o togelher railcard duas pessoas viajam juntas e pagam somente uma passagem. Achei uma ótima opção. Você teria mais informações sobre esses cartões como: dão direito as promoções do 2for1 e permitem viajar para outras cidades?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Heliene. Veja este dois artigos, pois têm mais informação sobre como usar o 2for1 e também outras formas de poupar dinheiro em Londres:
Dicas para poupar dinheiro em Londres
Poupar dinheiro nos transportes em Londres
O railcard é diferente do 2for1. Dá um desconto de cerca de 30% em viagens de comboio, mas não oferece descontos nas entradas dos locais turísticos. Mas, ao comprar bilhetes de comboio com o railcard, depois poderá usar esses bilhetes para usufruir do 2for1.
Jaqueline diz
Olá, acabei de ler as dicas. Nossa, mas é confuso né rsrsrs. Por favor, me ajude. Iremos eu e o marido dia 19-09 chegando no aeroporto de Heatrow por volta das 19:00 horas e ficarei na zona 1 na estação de Gloucester. Ficarei 4 dias mas só usarei metro em 3 dias. Pretendo fazer muita coisa a pé e usar metro somente às vezes quando o trajeto for mais longe ou no fim do dia quando estiver cansada e for voltar para o hotel. No dia de ire embora, pegarei o metro de volta ao Heatrow por volta das 17:00 horas. Por favor, qual a melhor opção de bilhete? Ah… usarei o Emirates Air Line. Obrigada
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Jaqueline. Penso que no seu caso é melhor o Oyster Pay as you Go. Pode recarregar com dinheiro todos os dias e existe um limite diário que não vai ultrapassar, mesmo que ande todo o dia 🙂 Se for ver muitas atracções dê uma vista de olhos neste artigo porque pode compensar:
Boa viagem até Londres!
Ivina Oliveira diz
Boa noite! Estarei em Londres apenas de passagem, por um dia apenas!
Qual seria a melhor opção para mim?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Ivina. A melhor opção é o Oyster Pay as you Go. O Travelcard para um dia fica sempre mais caro.
Joana diz
Olá boa tarde,
Irei viajar para Londres de 9 a 15 de Dezembro seremos 4 pessoas duas crianças com 11 anos. Vamos para o aeroporto de Gatwick e o apartamento situa se em whitechapel.
O que devemos comprar?
Peço desculpa se estou a fazer a pergunta mais uma vez, mas realmente é confuso. Num dos dias iremos aos estúdios do Harry Potter.
Muito obrigada.
Cps
Joana
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Joana.
Conheço bem a zona de Whitechapel, logo aí tem bastantes coisas para ver e nem precisa de transportes ou o autocarro é suficiente. Como está na zona 2 e vai estar um dia fora da cidade – para ir ao estúdio do Harry Potter – e em dois dias deve estar a transitar entre o aeroporto e a cidade e vice-versa, sugeria a compra do Oyster PAYG ou um Cartão Contactless. Vai recarregando quando precisa e pode andar bastante de autocarro porque irá poupar imenso. Muitas das zonas turísticas são acessíveis facilmente de autocarro a partir de Whitechapel e se fizer várias viagens sucessivas no autocarro no espaço de uma hora só paga uma.
Se quiser usar um cartão Contactless, o melhor é ver algo como este cartão.
Veja também o London Pass, pois se entrar em várias atracções irá compensar.
Joana diz
Muito obrigada! Ajudou imenso…vou passar o seu blogue pode crer! É fantástico.
Cps
Joana
jessica franco diz
Olá! Vou de viagem em novembro para sheperds bush market ou whitechapel (ainda não decidimos qual dos sitios, ambos na zona 2). Vamos passar 5 dias e chegamos pelo aeroporto Heathrow com volta pelo aeroporto de Gatwick. Contamos visitar os sitios mais emblemáticos de londres sem problema de andar a pé. Queremos ver o máximo que conseguirmos. O que recomendaria ? travelcard ou oyster? Como faria também para chegar do aeroporto ao hotel e do hotel ao aeroporto? há metros para o efeito? Obrigada pela ajuda!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Jessica. Em relação ao aeroporto, de Heathrow tem metro, de Gatwick tem comboios para o centro da cidade e em ambos os casos pode usar o Oyster.
Este artigo também pode dar uma ajuda.
Para cinco dias, o melhor é o Oyster Pay as you Go.
Vanda diz
Boa noite, peço desculpa, queria perceber porque é que diz que para 5 dias é melhor o pay as you go? É que vou 5 dias, 4 pessoas 2 adultos e dois de 11 e 16 e julguei que a melhor opção fosse travelcard de 7 dias. Com o travelcard incluído no oyster depois no final recupero à mesma o excedente? Vou de gatewick para Londres de manhã e depois volto por Luton à tarde ? O que sugere de transporte entre estes aeroportos e cidade?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Vanda. Eu prefiro usar o Contactless pelo seguinte:
Vou usar como exemplo alguém que queira viajar nas zonas 1 e 2, mas a lógica aplica-se a qualquer zona – só os preços variam, claro. Se comprar o 7-day Travelcard para as zonas 1 e 2, o preço será de 36.10£. Se usar o Contactless durante 7 dias, o preço será de 36.10£. Ou seja não há diferença de preço. Porém, se em alguns dias andar menos de transportes ou até só andar a pé ou só de autocarro pode gastar menos que o valor máximo diário que neste caso é de 7.20£ (para as zonas 1 e 2).
Por isso, se usar o Contactless pode ainda poupar algum dinheiro se por algum motivo viajar menos na cidade. Se comprar o Travelcard quer ande ou não já gastou esse dinheiro. Não sei consegui explicar ?
Para usar o Contacless, não use um cartão de débito ou crédito estrangeiro, pois irá pagar taxas e mais taxas. Use este cartão para evitar todas as taxas.
Em relação aos transportes desde o aeroporto para a cidade de Londres escrevi um artigo que responde a todas as suas questões:
Aeroporto em Londres. Qual deve escolher?
Rita Bastos diz
Olá! 2 pessoas podem usar o sistema de contactless com o mesmo cartão? Somos 2 e vamos passar 2 dias em Londres e pelas dicas parece-me melhor o contactless mas estou com a dúvida se será possível duas pessoas pagarem com o mesmo cartão.
Obrigada!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Rita. Tem mesmo de usar dois cartões, pois o sistema acumula as viagens e por isso cada pessoa tem de utilizar o seu próprio cartão.
Ana Carolina diz
Olá. Obrigada pelas dicas. Muitas opções, não é? Queria seu conselho: vamos ficar 13 dias em Londres (em Paddington), um casal com criança de 13 anos. Pensei no Oyster Card + Travelcard de 7 dias. Pretendemos tb fazer passeios de trem, bate e volta (pensei no BritRail pass – aideia é ir até Wales, entre outros locais, como Oxford, Stonehenge, Studio Harry Potter). O que sugere? Desde já, obrigada!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Ana. Sim, existem muitas opções para viajar por Londres. Se planear bem e fizer todos os dias em Londres talvez seja melhor comprar o Oyster Pay as you Go. Se andar muito de autocarro compensa bastante mais e como está hospedada numa boa zona, pode utilizar o London Bus. Como tem uma criança, o London Pass pode também ser uma óptima opção para entrar em vários locais.
Veja com bastante antecedência os preços dos comboios, pois compensa comprar com um ou dois meses antes.
Mel diz
Olá. Para confirmar: se quiser ir 3 a 4 dias a Londres entre as zonas 1 e 2 a melhor opção será k oyster PAYG porque tem um limite máximo diário de 7libras independente do número de viagens certo? Obrigada!
Isto excluindo a viagem do aeroporto até ao centro de Londres, uma vez que ainda não sei qual o aeroporto em que irei aterrar… Quanto a estas viagens (aeroporto – centro de Londres e vice versa) pode ser pago à parte?
Já agora, aconselha à compra do oyster antes da viagem e consequente envio para casa em Portugal antecipadamente? Muito obrigada
Jorge Duarte Estevão diz
“se quiser ir 3 a 4 dias a Londres entre as zonas 1 e 2 a melhor opção será k oyster PAYG porque tem um limite máximo diário de 7libras independente do número de viagens certo?” Exacto.
“Já agora, aconselha à compra do oyster antes da viagem e consequente envio para casa em Portugal antecipadamente?” Como se vende em todas as estações de metro e em lojas de conveniência, não creio que seja necessário comprar antes da viagem.
Júlia Luz Santos diz
Boa tarde, chego pelo Heathrow e ficaremos na zona 3 por 3 dias. Qual o passe ideal para economizar e quanto devo recarregar? Compensa pegar um onibus na zona 3 até o metro mais proximo na zona 2 e continuar viagem até o centro pelo metro?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Júlia. Não compensa apanhar o ônibus até ao metro mais próximo e depois seguir para o centro. Irá perder muito tempo com essas trocas e não irá poupar quase nada. Existe um tecto máximo por dia, ou seja, por mais que viaje nos transportes de Londres num dia não irá pagar mais do que esse limite. No caso de viagens entre a zona 1 e 3 é de £8.20. Por isso é esse o valor que tem de carregar por dia. No entanto, como viaja desde Heathrow, nesse dia irá precisar de mais dinheiro, pois esse aeroporto de Londres está na zona 6.
Veja também o London Pass, pois pode ser-lhe útil para o que vai visitar.
Tânia Oliveira diz
Olá, chego a Londres dia 11 logo pela manhã, ainda tenho dúvidas do que devo escolher, somos 2 pessoas, vamos ficar 8 dias e queremos visitar o máximo de atrações possíveis, vamos ficar na Zona 2. Qual é que aconselha mesmo?
Já agora em termos monetários devo levar dinheiro físico ou o Cartão Revolut chega?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Tânia. Com o que me disse, penso que o PAYG é a melhor opção, pois ficando na zona 2 pode utilizar bastante autocarros e não compensa o passe diário. Mas o London Pass é provavelmente uma boa opção, pois tem descontos nas principais atracções.
O Revolut é suficiente. Há ATM em todo o lado e também no aeroporto, por isso chega. Eu viajo sempre com esse e outro cartão como salvaguarda. Se quiser pode ver todos os detalhes aqui neste artigo.
Filipe Gomes diz
Bom dia,
Vou estar em londres, juntamente com mais 3 pessoas, de 12/02-18/02 (7 dias). Podem dizer-me por favor qual a melhor opção de transporte que deveremos adquirir? Pretendemos andar nas zonas 1 e 2.
Tenho outra questão, caso opte pelo travelcard posso também devolvê-lo no último dia da estadia?
Obrigado.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Filipe. Isso depende bastante do que quiser ver ou se vão andar muito nos transportes em Londres, principalmente no Metro. Como existe o limite diário no PAYGO, podem optar por isso e nunca irão pagar mais do que iram pagar com o Travelcard, até podem pagar menos. Se tiver a certeza que vai usar bastante todos os dias, por uma questão de comodidade, pode optar pelo Travelcard.
No entanto, nesse caso não vai ter reembolso. Se optar pelo recarregável e tiver 10£ ou menos de crédito, poderá obter um reembolso nas máquinas das estações de Metro. Basta tocar com o Oyster, selecionar Oyster Refund e seguir as as instruções.
Veja também este artigo sobre Londres, que pode dar um contributo para sua viagem.
Igor de Oliveira diz
Bom dia! Primeiramente parabéns pelo site!
Estou indo para a Europa agora em janeiro, chego em Londres dia 22/01 (de Paris por trem) e saio dia 28/01 (também de trem). Vou com um acompanhante e temos interesse em conhecer vários locais. Ficaremos em um hotel do lado da Trafalgar Square. Estamos na dúvida entre o Oyster Card no sistema PAYGO e o Travelcard. Você poderia nos dar alguma dica?
Muito obrigado!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Igor. Se está alojado em Trafalgar Square, é bem central, então pode caminhar ou usar o bus para muito lado, por isso recomendo o PAYGO. Pode usar 3 bus no espaço de uma hora e só paga uma vez. Boa viagem para Londres!
Alcemar diz
Boa noite. Eu e minha esposa chegaremos em Londres pela estação St. Pancras e ficaremos 5 dias quando iremos embora através do Gatwick airport. Pensamos em visitar as atrações das zonas 1 e 2 e separar um dia para as atrações não gratuitas. Poderia por gentileza nos dar uma sugestão da melhor opção para transporte?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá. O PAYG é a melhor opção, pois ficando na zona 2 pode viajar de autocarros e também de Metro. O London Pass é uma boa opção para o dia de atracções não gratuitas
Tânia Dionísio diz
Olá boa noite antes de mais muito obrigada pelas suas dicas 🙂 e pelo site.
Vou com o meu marido e as minhas filhas de 12 anos, iremos ficar 6 dias na zona de paddington, no The Darlington Hyde Park hotel. Estamos na dúvida entre Oyster e Travelcard, pensamos em andar muito a pé também :).
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Tânia, o Oyster Card é provavelmente a melhor opção, em conjunto com o London Pass. E caminhar é a melhor forma de ver Londres – e a mais barata ?
Pedro Gomes diz
Bom dia,
Vou para Londres com mais 3 pessoas do dia 12/02 ao dia 18/02. Pretendemos andar entre as zonas 1 e 2, o que nos deverá compensar mais será o travelcard de 7 dias certo? Em que formato recomendam comprar, dentro do oyster card ou em papel?
Tenho também outra questão já agora, vamos viajar de gatwick para a zona de fulham de comboio, em que estação devemos sair se quisermos pedir as 5£ do refund do oyster? Kensington (Olympia) ou West Brompton?
Obrigado
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Pedro. Eu recomendaria o Contactless – pode usar este cartão para não pagar taxas – ou o Travelcard, pois poderá ficar mais barato. Em relação ao reembolso das 5£ pode pedi-lo em qualquer estação de Metro. Tanto as 5£ como o dinheiro que tem no cartão serão reembolsados.
Larissa Manuel diz
Bom dia
Estou passando um sufoco aqui em Londres com o preço das viagens!
Eu vivo em Watford e trabalho em Green Park o meu trajeto para o trabalho é apanhar autocarro de seguida comboio e metro é muita coisa e eu não tenho passe mensal eu utilizo o Oyster card todos os dias eu carrego o cartão gasto muito dinheiro!
Como fazer pra ter um passe mensal que dê para andar em tudo e onde posso comprar?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Larissa. De facto, os transportes em Londres são muito caros. Para comprar o passe mensal pode fazê-lo numa estação, nas máquinas automáticas ou no site oficial do TFL, desde que registe o cartão.
Veja este artigo que pode também ajudar a poupar dinheiro nos transportes em Londres.
Elsa diz
Olá Jorge!
Somos dois adultos e uma criança de 10 anos. Vamos aterrar em Gatwick e ficar em Borough. Um amigo emprestou-me dois oyster. Posso fazer o top up (PAYG) no aeroporto de Gatwick e utilizar no comboio Thameslink (a criança como está acompanhada de um adulto assim não paga?) ou tenho que comprar bilhetes para todos? Para 4 dias devo carregar os cartões com quanto? No regresso para recuperar o dinheiro do cartão, se calhar tenho que comprar bilhetes de comboio para Gatwick, pois pelo que entendi só o posso recuperar numa estação de metro, certo?
Obrigada!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Elsa. Pelo que sei não pode fazer Top up do Oyster em Gatwick, apenas nas estações de Metro ou em lojas de conveniência. Mas nada disso existe no aeroporto. De qualquer forma, se comprar o bilhete do comboio online (pode levantar em Gatwick), as crianças até 5 anos não pagam.
Não lhe sei dizer quanto deve carregar porque isso depende se vai andar só de autocarro ou só de Metro ou se vai andar muito a pé. Mas não irá pagar mais de 7.20€, pois esse é o “cap” diário na zona 1. Já viu se compensa comprar o London Pass também?
Sim, só pode recuperar o dinheiro do cartão nas estações de Metro. Mas pode carregar só com o montante necessário para o último dia e ficar a zero ou quase. Use este cartão para poupar nos pagamentos.
Raquel diz
bom dia,
irei para passar 3 semanas em londres em junho para um curso de inglês , e ficarei hospedada perto da escola que irei tds os dias a pé, que tbm é próx a estação Euston e Kings Cross. Nos finais de semana precisarrei ir até o aeroporto Stansted ou Gatwick (ainda enstou decidindo qual é o melhor para me locomover de onde estarei hospedada). A melhor opção para mim seria o Travelcard semanal ou mensal (e qual seria, o do Oyster ou o de papel)? eles abrangem a ida para esses aeroportos ou terei que comprar passes separados?
Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo site e informações contidas nele! Abraço
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Raquel. Use o Oyster Card semanal se for passar sempre nas mesmas zonas, provavelmente zonas 1 e 2, no seu caso. E depois adicione algum dinheiro para chegar a Gatwick. Para viajar para Stansted não pode utilizar o Oyster Card, mas há muitos outros transportes. Veja este artigo sobre como chegar aos aeroportos de Londres.
Para chegar a Gatwick desde Euston vai custar-lhe £17.90 se for em hora de ponta (2a a 6a das 6h30 às 9h30 e das 16h às 19h) ou £10.90 em feriados e fins-de-semana.
Daniela Lopes diz
Boa tarde,
Estou a marcar viagem para Londres para mim e para o meu namorado, para o aeroporto Gatwick. hotel em Ealing. Vamos ficar 7 dias e mesmo nos dias das viagens queremos passear. Estou muito confusa em relação ao tipo de passe comprar para não ter de me preocupar e andar descansada. Queremos visitar o maximo incluindo os estudios harry potter. Qual é o método mais vantajoso na minha situação?
Obrigada
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Daniela. Se quiser andar sem preocupações, opte pelo Oyster 7-Day Travel Card. Se achar que consegue poupar em alguns dias (se andar mais autocarros ou a pé), use o PAYGO (recarregável).
Rita C diz
Olá olá
Vou viajar de sábado a terça chegando de heatrow e partindo do mesmo aeroporto ficando o alojamento na zona de picadilly.
Tenho um oyster card descarregado duma última viagem que fiz há 3 anos.
As dúvidas que tenho são este cartão passa de prazo?
Qual o melhor plano de transportes a adquirir para ficar mais em conta?
Já estive a ler, mas fiquei confusa. Este cartão que já disponho pode ser carregado com alguma modalidade que dê para andar na zona 1-2(payug) e depois mais as viagens de e para o aeroporto?
Como me aconselha a fazer sabendo que estarei de sábado a terça (queria usufruir de viagens de metro e bus ilimitadas) e ir e voltar de heathrow?
obrigado
Rita
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Rita. Provavelmente terá de trocar esse Oystercard, pois deixa de funcionar após 2 anos sem qualquer utilização, mesmo que tenha ainda crédito. Para as zonas 1 e 2, provavelmente o melhor é o Pay as you go. E também pode ser usado desde o aeroporto. Como explico no artigo existe um tecto diário, portanto nunca vai pagar mais do que o valor pré-estabelecido — no caso das zonas 1 e 2 é de £7.40 por dia. Basta multiplicar este valor pelos dias que vai estar na cidade e acrescentar a viagem de e para o aeroporto.
Veja também se compensa comprar o London Pass e sugestões de hotéis em Londres.
Andrea Mota diz
Olá Jorge!
Somos dois adultos e uma criança de 9 anos. Vamos viajar para o aeroporto de Standsted e ficar em Minories.
O que nos aconselha para os transportes públicos? Vamos ficar 4 dias e queremos andar mais de autocarro e a pé.
Obrigada,
Andrea
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Andrea. Se vão andar mais a pé e de autocarro, o melhor é o Pay as You Go ou um cartão bancário Contactless — que não cobre comissões, como estes.
Carmen diz
Olá vamos viajar para Londres por 4 dias somos 2 adultos e duas crianças de 15 anos, iremos pelo aeroporto de Gatwich e vamos ficar instalados na zona 6… qual a melhor escolha?
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Carmen. Depende de algumas variáveis, mas por uma questão de facilidade para 4 pessoas, talvez seja melhor um oyster card. Porque, no caso do contactless apenas pode ser usado um por pessoa.
Paula diz
Olá,
Gostaria de pedir ajuda.
eu vou viajar para londres de 7 a 11 de julho. Seremos 1 adulto, 2 jovens (16 e 18 anos) e 1 criança.
Estou a tentar compreender qual o melhor bilhete para andar nos transportes públicos.
Se escolher um hotel mais retirado da cidade e tiver de andar de comboio qual o bilhete a comprar que inclua metro, autocarro e comboio?
Obrigada pela ajuda
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Paula. Pode usar o Oyster Card ou o Contactless. Em qualquer uma das opções existe um limite diário que irá pagar. O sistema de transportes é integrado e limita o valor a pagar.
Alexandre Krieck diz
Olá, estamos indo em 4 pessoas para ficar num total de 8 dias em Londres. Se utilizar a opção contactless com cartão de crédito o cálculo da semana inicia no momento da minha primeira entrada no metrô ou sempre em um dia da semana?
Parece que li algo sobre dia fixo, semana é considerado de segunda a domingo.
Pergunto isso por chego numa quinta e não sei qual seria a melhor opção: se contactless ou travel card.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Alexandre. Existe o 7-day travel card e não importa em que dia começa. Os 7 dias são contabilizados a partir da primeira utilização.
Tabatta Moriani diz
Olá! Tudo bem? Adorei o conteúdo! Mas é muita informação e a gente fica confuso, né? Kkkk
Veja se consegue me ajudar: chegaremos em Londres dia 03/07 (uma segunda) e iremos embora dia 09/07 (domingo). Somos 2 adultos e uma criança de 7 anos.
Chegaremos por Heathrow e vamos embora de Eurostar pra Paris no domingo.
Qual a melhor opção para nós? Vamos ficar num airbnb na zona 1 e pretendemos fazer todos os passeios gratuitos , a maioria zona 1 e 2.
Qual seria a opção?
E o meu trem no eurostar me deixa ter um 2for1?
Obrigada
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Tabatta. O mais fácil, como ficam na zona 1, é o contactless ou pay as you go. E muitas das coisas são acessíveis a pé. O 2for1 é só para comboios nacionais. O eurostar não é válido.
Marina diz
Oi, meu bem! Ficaremos 1 mês em Londres (06/08 – 05/09) ao lado da estação Tooting Bec. Neste tempo, faremos alguns bate-voltas de low-cost, que normalmente saem do Luton ou outros aeroportos. O que sai mais barato pra gente? Talvez um Travelcard zonas 1-3 de 1 mês (posso ir de ônibus até os aeroportos, mesmo que leve mais tempo)? Não sei se os ônibus estão incluídos no Travelcard independente da quantidade de zonas.
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Marina. Se tiver a certeza que vai usar todos os dias, então é mais cómodo comprar o Travelcard para 1 mês e até fica um pouco mais barato (184£). Se usar o Pay as you Go há um limite semanal de 47.90£. Se forem 4 semanas dá um total de 191.6£. Por isso é quase igual. Tem muito a ver com o uso que lhe vá. Pode usar o Oyster para ir até Heathrow, Gatwick ou City Airport, mas terá custos adicionais, porque qualquer desses aeroportos fica fora da zona 3. O Oyster não pode ser usado para viagens para Luton ou Stansted.
Catarina diz
Olá! Obrigada pelo artigo precioso dada a complexidade da coisa 😅 Mas ainda tenho uma dúvida.
Somos 2 adultos com Revolut e uma criança de 8 anos. Vamos estar apenas cerca de 2 dias em Londres. Aterramos em Heathrow, queremos ver o centro de Londres, queremos alojar-nos o mais no centro possível, talvez perto de st Pancras porque depois vamos de EuroStar para Paris.
Do que li o Contactless parece a melhor opção para nós mas tu dizes para não usar contactless se tivermos crianças então não sei se podemos apenas nós os dois pagar com o Revolut e a nossa criança andar connosco sem qualquer título de transporte… pode?
Obrigada desde já pela ajuda!
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Catarina. Sim, para a criança tens que pedir um 5-10 Zip Oyster photocard com pelo 28 dias de antecedência. Caso contrário, é preciso comprar bilhetes para crianças localmente.
Maria Fernandes diz
Boa tarde, vou viajar na segunda semana de fevereiro para Londres, por 4 dias ao todo.
O meu aeroporto fica fora das zonas de metro (Stansted), sendo que o nosso hotel fica na zona 2.
Estava a pensar pagar a viagem do aeroporto até ao hotel com contactless, e posteriormente, para andar pela cidade, sendo que as minhas principais atrações são na zona 1 e 2 (tenho uma na zona 3), gostaria de saber o que me aconselharia, o oyster ou o travelcard.
Jorge Duarte Estevão diz
Boa tarde. Pode usar apenas o contactless, se preferir, ou o Oyster Pay as you Go, pois existe um limite diário e pode viajar nas zonas 1 e 2, por exemplo. Se usar o travelcard, irá pagar mais, porque este abrange 4 zonas (entre a 1 e a 4).
Ana Baião diz
Olá.. Infelizmente não estou a perceber como funcionam os transportes para crianças.
O meu afilhado tem 10 anos e vamos a Londres e queremos andar a pé e de transportes., usando o Contactless do Revolut.
Ele paga ou não? É preciso obter algum documento previamente para ele? Estou mesmo sem entender. Muito obrigada
Jorge Duarte Estevão diz
Olá Ana. Crianças até 11 anos viajam gratuitamente em quase todos os transportes públicos de Londres. É importante que a criança esteja acompanhada por um adulto com um bilhete válido (como o seu Oyster card ou pagamento por contactless).