O Quirguistão é um país que me conquistou ainda antes de o ter visitado pela primeira vez. Possui impressionantes montanhas imaculadas, lagos cristalinos, cultura fascinante e tradições únicas, mas há muitas outras razões para visitar o Quirguistão.
A beleza natural do Quirguistão é fascinante e embora seja um dos motivos principais para visitar este país da Ásia Central, não é certamente o único.
13 convincentes razões para visitar o Quirguistão
Andar de cavalo
Os cavalos são uma importante parte da cultura nómada e é tão comum as crianças aprenderem a andar a cavalo desde tenra idade, quanto em Portugal ou no Brasil jogarem futebol. Além disso, encontram-se cavalos por todo o lado, pontuando a paisagem. Das montanhas aos vales, em estado domesticado ou selvagem. E podem-se fazer passeios a cavalo pelas montanhas a mais de 3000 metros de altitude, como por exemplo no Song Kol ou Song-Kul.
Dormir num yurt
Passar uma noite num yurt (a tenda circular tradicional dos países da Ásia Central) é sempre uma experiência memorável. Pode nem ser a noite mais confortável de todas, posso ter frio em certos momentos, calor noutros, mas nunca esquecerei aquelas noites que passei a mais de 3000 metros de altitude nas margens do Lago Song-Kul.
Quase todas as tendas têm um sistema de aquecimento a lenha que mantém o interior aquecido por algumas horas – por vezes até fica demasiado quente. Em algumas dorme-se no chão, enquanto noutras mais viradas para o turismo se dorme numa pequena cama. Não deixe de dormir num yurt quando viajar para o Quirguistão.
Assistir aos Jogos Nómadas
A cada dois anos, decorrem os Jogos Nómadas, um evento que visa preservar e mostrar a riqueza do património cultural nómada da Ásia Central. Iniciados em 2014, os jogos decorrem, normalmente, no Verão nas margens do Lago Issyk Kul, com participantes de mais de 60 países, incluindo o Quirguistão, Cazaquistão, Uzbequistão, Rússia ou Afeganistão.
A variedade das provas oscila entre luta tradicional, dardo equestre, luta a cavalo, arco ou flecha, entre muitos outros. O Quirguistão não é o único anfitrião dos jogos, pois a Turquia e o Azerbaijão também vão receber os jogos.
Caminhar
O país é o paraíso dos caminhantes e esta é também uma das principais razões para visitar o Quirguistão. O país tem milhares de trilhos que passam por montanhas, vales, rios, lagos ou desertos. O que faz do Quirguistão um país privilegiado para caminhadas nas montanhas é que 90% do território está acima de 1500 metros.
Há também dezenas de parques nacionais e áreas protegidas para explorar, permitindo que os visitantes desfrutem de actividades naturais e de aventura. No Quirguistão, tal como fiz na Geórgia, encontrei locais absolutamente sublimes para caminhar, sem multidões. Era apenas eu e o cenário natural arrepiante.
Deslumbrar-se com a paisagem
Embora já tenha visto e percorrido cenários sublimes em países como a Islândia, Austrália, Nova Zelândia ou Namíbia – apenas para dar alguns exemplos – creio que este foi o país mais bonito onde já estive. E é, agora, um dos meus favoritos. Localizado na Antiga Rota da Seda, no coração da Ásia Central, o Quirguistão é uma terra de montanhas monumentais e vastos lagos alpinos e é conhecido como a Suíça da Ásia Central.
As paisagens são esplêndidas: das imponentes montanhas a quatro ou cinco mil metros de altitude, dos lagos com cor azul vibrante onde se pode nadar, até formações rochosas que parecem retiradas da superfície de Marte. Em alguns dos melhores lugares para ver no Quirguistão, a paisagem mais parece de outro planeta.
Respirar tranquilidade
Para qualquer que seja a zona do Quirguistão que viaje, irá encontrar serenidade. Estive durante horas a fio sem ver qualquer outra pessoa ou veículo, numa imersão de pensamentos nas montanhas e vales quirguizes. Se procura escapar da corrida do dia-a-dia, das viagens tradicionais, então a Suíça da Ásia é o destino perfeito.
Ir além do conhecido – Off the beaten track
O Quirguistão não é um daqueles países que esteja ao alcance de todos, pois é um destino difícil de navegar e daí também a enorme vontade que tinha de o conhecer. Em qualquer um dos melhores lugares para ver no Quirguistão não vai encontrar autocarros a descarregar turistas, não haverá multidões em nenhum lado, nem sequer filas para entrar onde quer que seja. O desconhecimento e dificuldade em lá chegar é o que o faz um destino off the beaten track ou destino fora da caixa.
Pode encontrar ocasionalmente turistas nas principais atracções, como em alguns locais do Lago Issyk Kul ou Tash Rabat, mas para mim uma das principais razões para visitar o Quirguistão são os lugares remotos e vazios. No século XXI, é quase impossível encontrar novos lugares, mas é isso que acontece a quem visita este país asiático.
Assimilar uma nova cultura
Outro motivo para visitar o Quirguistão é a cultura, pois a tradição nómada ou semi-nómada ainda está presente. As famílias mudam-se, no Verão, para as terras altas em busca de melhores pastagens para os seus animais.
Durante o Inverno vivem em aldeamentos, mas depois passam os meses de Verão nas montanhas, a viver em yurts. Esta é uma terra de nómadas que valorizam tradições centenárias e nos mostra uma cultura completamente distinta.
Descobrir o Quirguistão antes que seja tarde…
As viagens ao Quirguistão aumentaram dramaticamente nos últimos anos, à medida que os viajantes começam a descobrir este maravilhoso país. Fazem-no para caminhar, acampar ou até passear a cavalo pelas paisagens deslumbrantes. No entanto, os números de visitantes ainda estão longe de outros países, embora em 2019 já tenham sido quase oito milhões de pessoas a passar as fronteiras do país – mais um milhão que no ano anterior.
Entrar e sair sem burocracias
O Quirguistão foi a primeira das nações da Ásia Central a relaxar as políticas de vistos e uma rede de turismo começou a criar-se, desde o turismo comunitário (CBT), operando em todo o país, até pousadas e guias independentes.
Para descobrir os melhores lugares para ver no Quirguistão não existem burocracias, pois não é necessário visto para cidadãos portugueses e brasileiros para estadias que não excedam os 60 dias. Quer melhor desculpa para visitar o Quirguistão?
Ver caçadas com águias
Uma das tradições mais impressionantes do Quirguistão é a arte antiga de caçar com águia. Este não é um costume exclusivo do Quirguistão, pois também na Mongólia, por exemplo, é praticado. Durante milénios, os nómadas que viajavam pelas estepes da Ásia Central começaram a domesticar as fantásticas aves de rapina para caçar, beneficiando do alimento desses animais caçados e das peles para ajudar contra o frio do Inverno.
Esta forma de caça é agora quase uma miragem e só praticada para que não se perca em definitivo. Por isso, a tradição ainda é ensinada de geração para geração.
Viajar em segurança no Quirguistão
O Quirguistão é um país seguro, onde as pessoas são simpáticas, prestáveis e gostam de conversar e sorrir – que diferença em relação ao Cazaquistão, por exemplo. A criminalidade é muito baixa, os assaltos são raros e outros crimes ainda mais. E exceptuando a corrupção e os subornos que é preciso pagar à polícia não existem problemas.
O único senão que vai encontrar são os condutores loucos, muito loucos mas não menos desvairados que aqueles que encontrei no Uzbequistão, no Cazaquistão ou Geórgia.
Por vezes oiço pessoas a descartarem viagens ao Quirguistão ou ao Uzbequistão porque acham esses países inseguros e até perigosos. E tento sempre argumentar que tudo o que se diz não corresponde à realidade. Muitas vezes associa-se o “stão” a toda a região, do Paquistão ao Quirguistão, do Uzbequistão ao Tajiquistão até ao Afeganistão. A verdade é que a realidade e segurança é muito díspar entre cada um desses países.
Mesmo assim, nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (se usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem e a preços competitivos.
Receber uma enorme dose de hospitalidade
O Quirguistão contrasta com alguns dos países vizinhos, em variadas coisas – por exemplo a hospitalidade no Cazaquistão foi a pior que encontrei em todas as minhas viagens. No Quirguistão foi onde encontrei dos povos mais hospitaleiros – que coloco a par com os uzbeques, turcos, georgianos ou cubanos.
Não é um país rico, mas o povo é extremamente hospitaleiro. A única coisa que falta ao país são infraestruturas turísticas, mas isso virá com o tempo. Quando viajo gosto de me sentir bem-vindo e esta é uma das mais fortes razões para visitar o Quirguistão, pois o povo quirguiz (assim como o uzbeque), irá recebê-lo com sorrisos.
A hospitalidade é parte integrante do estilo de vida nómada e sabe bem retribui-la também. Num final de tarde de muito calor, nas montanhas, fui abordado por um homem, um pastor que cavalgava e dirigia os seus animais para vales a baixa altitude e me pediu água. Ofereci-lhe uma das garrafas que tinha e bebeu-a de imediato. A hospitalidade ou gestos de boa vontade devem ser sempre nas duas direcções.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel no Quirguistão ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.