O Porto é uma das cidades mais bonitas da Europa. A Invicta é bastante popular entre turistas estrangeiros, mas para os portugueses é também sinónimo de turismo de qualidade.
Da oferta gastronómica à arquitectura, da irreverência à tradição. Do Cais da Ribeira à Casa da Música, da Ponte Dom Luís ao Mercado do Bolhão. E, claro, o delicioso Vinho do Porto.
Embora o título deste artigo refira 6 razões para ir ao Porto, a verdade é que muitos desses motivos se desdobram em inúmeras actividades e locais a (re)descobrir.
Talvez haja portugueses que ainda desconheçam as maravilhas da cidade, os encantos da gastronomia, as paisagens do Douro. O Porto é, talvez, uma das cidades na Europa com mais motivos (por metro quadrado) para lá passar vários dias.
Descubra-a ou redescubra-a com estas ideias.
O que fazer no Porto
Deliciar-se com a gastronomia e vinhos
Se há algo que aprecio nas minhas viagens é provar as iguarias locais, sejam estas petiscos, pratos principais, sobremesas ou vinhos. Em Portugal, não poderíamos estar mais gratos pela soberba oferta gastronómica que possuímos.
O Porto é famoso pela produção de Vinho do Porto, mas nem só desse néctar vive a cidade. Há muitos (e bons) vinhos tintos e brancos para provar na capital do Norte. E há bares e restaurantes para os experimentar sem pressas.
Prove as tripas à moda do Porto, a francesinha ou os rojões e regue o apetite com um vinho tinto do Douro, no Inverno, ou Vinho Verde, no Verão, e termine com o incontornável Vinho do Porto.
Na última vez que estive no Porto, deliciei-me com uns óptimos rojões e umas boas tripas. É claro que, depois, tive de ir caminhar pela cidade para queimar calorias.
Se precisar de ajuda para explorar a cidade, experimente visitar o Porto a pé com a Bluedragon onde estão incluídos alguns petiscos e provas de Vinho do Porto. É uma espécie de 2 em 1: prova a comida portuguesa e conhece a cidade. É a receita perfeita.
Encantar-se com a arquitectura arrojada
Falar de arquitectura no Porto daria um artigo por si só, pois há imenso para ver em cada canto da cidade — arquitectura clássica e contemporânea. Entre refeições aprecie a arquitectura antiga e moderna da cidade ou as obras de arte e exposições inovadoras na Fundação Serralves.
Alguns exemplos do que não deve perder incluem a Torre dos Clérigos, a Igreja de São Francisco, Igreja do Carmo, a Casa da Música ou o Palácio da Bolsa.
Porque não alugar bicicletas no Porto? Ou um segway? Esta é uma excelente forma para viajar pela cidade, sobretudo quando já está algo cansado ou tem tempo limitado e quer ver as principais atracções portuenses.
Experimentar novos tours
Grande parte da cidade percorre-se a pé, mas há segredos por desvendar. Com a ajuda de um guia local ou de um bom tour, esta é a melhor forma de descobrir a segunda maior cidade portuguesa e encontrar as principais atrações do Porto.
E uma das empresas com maior conhecimento e aprovação é a Bluedragon. Tem mais de duas mil opiniões (positivas) no Tripadvisor. Há tours a pé, de segway ou de bicicleta. E com preços a partir de 25€ não há razões para não experimentar um desses passeios.
Mergulhar no mítico Cais da Ribeira
Não lhe digo para mergulhar de forma literal, mas antes mergulhar na animação que o cais exalta. É impensável ir ao Porto e não passar umas horas no Cais da Ribeira, a alma da cidade.
As ruas medievais que desaguam junto ao Rio Douro, com bares, cafés e restaurantes tornam a Ribeira num lugar de eleição para comer e beber.
A Ribeira é popular nos dias de festas e fins de semana quando os portuenses se reúnem para celebrar. No entanto, em qualquer dia da semana irá encontrar animação. Aproveite para atravessar a mítica Ponte Dom Luís e até entrar pelas caves do Vinho do Porto. Há bares e restaurantes em todas as esquinas ao longo do Rio Douro.
Aprofundar a cultura
O Porto é um poço de cultura e Serralves, claro, é onde se concentram as principais exposições da cidade, pelo que este é um local (obrigatório) a visitar todo o ano. Além do Museu pode também visitar a Casa de Serralves e a Casa de Cinema de Manoel de Oliveira.
Passe depois pelo Teatro Nacional São João para assistir a uma entusiasmante peça de teatro e consulte a agenda da Casa da Música para vibrar com um concerto de um compositor de classe.
Não se esqueça de dar um salto para espreitar a popular Livraria Lello para apreciar o edifício e folhear (e comprar) alguns livros.
A cultura não é só visitar museus, livrarias ou apreciar obras de arte, como fotografia ou pintura. A cultura é feita também de festejos populares e, no Porto, nada tem mais importância que o São João. Marque a viagem para coincidir com esta data (23 para 24 de Junho) e desfile pela noite mais longa da cidade portuense.
No Porto pode ainda encontrar-se bastante arte urbana, mas é necessário saber onde a encontrar, pois não existem mapas para tal. O conhecimento de um guia local é fundamental, como é o que acontece com os passeios que exploram a arte urbana da cidade.
Envolver-se com a natureza
Ao visitar o Porto nunca estará longe da natureza. Em poucos minutos pode escapar do reboliço do centro portuense para encontrar um ambiente natural. Por exemplo, um passeio até à Foz do Douro, onde o Douro beija o Atlântico.
Aí encontrará também o farol que durante mais de um século orientou as embarcações que chegavam à região. É também um local para admirar o pôr-do-sol.
Dê também uns passeios relaxantes pelo Parque da Cidade, pois com 80 hectares de espaço verde tem muito por onde caminhar.
Outros locais que deve considerar ao ir à cidade nortenha são as praias da região, como Matosinhos ou a zona de Miramar, com a estupenda Capela do Senhor da Pedra, do século 17 (no concelho de Vila Nova de Gaia).
E porque não ir ao encontro da natureza de bicicleta ou até num transporte diferente como um GoCar?
* Este artigo foi produzido com o apoio da Bluedragon
Há fantásticos locais onde ficar no Porto. Recomendo que escolha um hotel bem localizado para poder aproveitar (ainda) mais a exploração da cidade.
Estes são alguns dos melhores hotéis para pernoitar na Invicta.
- Hotel Spot Family Suites (9.3)
- Torel Avantgarde (9.2)
- BessaHotel Baixa (9.2)
- Catalonia Porto (9.2)
- Being Porto Hostel (9.1)
- Aparthotel Oporto Alves da Veiga (9.0)
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!