• Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé
  • Trabalhe comigo
  • Sobre
  • Na imprensa
  • Contacto
logo

Lugares Incertos

Blogue de viagens em português para explorar todos os destinos de forma independente

  • Inspiração
  • Dicas
  • Lugares
  • Planear
  • Promoções
Início Dicas de viagem Pembrokeshire, a costa de Gales como nunca a viu
Stack Rocks, Pembrokeshire, País de Gales
Stack Rocks são dois pilares de calcário, em Pembrokeshire. O topo dos pilares e as saliências abaixo são zonas de nifidicação de várias aves, na Primavera. Foto: Jorge Duarte Estevão

Pembrokeshire, a costa de Gales como nunca a viu

Dicas de viagem Inspiração Viagens Europa País de Gales
Jorge Duarte Estevão
Actualizado a 26/01/2021
Comentar este artigo

Pembrokeshire é um paraíso para caminhantes, amantes da natureza, praias, localidades vitorianas, vida selvagem, castelos e ilhas remotas. O litoral desta zona de Gales permite desfrutar de espectaculares falésias douradas ou arborizadas, praias deslumbrantes e enseadas secretas. 

Pembrokeshire Coast National Park é um dos três grandes parques de Gales — em conjunto com Snowdonia e Brecon Beacons. O parque foi o primeiro no Reino Unido baseado integralmente em paisagens marítimas selvagens. 

O Parque Nacional da Costa de Pembrokeshire cobre 612 km2 e estende-se desde St. Dogmaels (Llandudoch), a Norte, até Amroth, a Sul. Inclui também as Colinas de Preseli, o Estuário de Daugleddau e várias ilhas como Skomer ou Skokholm.

Pembrokeshire oferece oportunidades infinitas para desfrutar do ar livre e é um dos meus lugares favoritos em Gales.

Conteúdo do artigo esconder
1 Pembrokeshire Coast National Park — o que visitar
1.1 Património Histórico de Pembrokeshire
1.2 Caminhadas
1.3 Barafundle Bay
1.3.1 Como chegar a Barafundle Bay
1.4 Praias
1.4.1 Freshwater
1.4.2 Broad Haven South
1.4.3 Manorbier
1.4.4 Praia de Whitesands
1.5 Vida selvagem
1.6 Ilhas de Gales
2 Informação extra
2.1 Quanto tempo para visitar o Pembrokeshire Coast National Park
2.2 Quando visitar o Pembrokeshire Coast National Park
2.3 Dinheiro em Pembrokeshire Coast National Park
2.4 Como chegar a Pembrokeshire Coast National Park
2.4.1 Avião
2.4.2 Carro
2.4.3 Comboio
2.4.4 Autocarro
2.4.5 Ferry
2.5 Hotel em Pembrokeshire
2.6 Seguro de viagem

Pembrokeshire Coast National Park — o que visitar

Património Histórico de Pembrokeshire

Castelo de Manorbier, País de Gales
O Castelo de Manorbier, situa-se a poucos quilómetros de Tenby, no País de Gales. Foi fundado no final do século XI e esteve controlado pelos condes medievais de Pembroke. Foto: Jorge Duarte Estevão

Os normandos construíram castelos impressionantes e alguns ainda restam imponentes na paisagem de Pembrokeshire, como são os casos do Castelo de Pembroke, Castelo de Tenby e Castelo de Manorbier. 

Outro local importante, é o Castelo de Carew, com uma localização deslumbrante. Estes castelos são também uma memória viva do papel que os castelos desempenharam no molde da cultura galesa.

Em termos de património histórico, nesta região do País de Gales, não deixe de dar um salto a St Davids — uma das cidades mais pequenas do Reino Unido. Aí figura a magnífica Catedral de St Davids, que tem sido local de peregrinação desde o século XII.

Outro local para visitar em Pembrokeshire é a pitoresca cidade de Tenby, que continua a  atrair gentes de todo o lado. Dê uma volta pelas ruas do pequeno lugarejo ou apanhe um barco no Porto de Tenby para Ilha de Caldey (20 minutos). 

Além disso, há também várias praias para desfrutar, com destaque para a bonita Castle Beach (Praia do Castelo), assim chamada devido à presença numa encosta das ruínas do Castelo de Tenby e o Forte de St Catherine’s Island.

Caminhadas

Mapa The Pembrokeshire Coast Path, Gales
O Trilho da Costa de Pembrokeshire percorre a costa por 299 km de algumas das áreas costeiras mais deslumbrantes.

Nenhuma visita a esta zona de Gales poderia estar completa sem caminhar no Pembrokeshire Coast Path. 

Inaugurado em 1970, o Pembrokeshire Coast Path estende-se pela deslumbrante costa galesa ao longo de quase 300 km e foi o primeiro traçado do género no País de Gales. Esta foi também uma área forjada a partir de actividades como pesca e agricultura, como demonstram os pequenos povoados costeiros e a paisagem agrícola.

A boa notícia é que não precisa de fazer tudo de uma vez, pois as caminhadas em Pembrokeshire podem ser curtas, lineares ou circulares, íngremes ou planas mas serão sempre fantásticas.

Algumas curtas caminhadas interessantes incluem: 

  • Manobier — Tenby (11km)
  • St Davids Loop (14km)
  • Porthgain — Abereddi (6,4km)

Agora pode visualizar a Pembrokeshire Coast Path National Trail no computador, telemóvel ou tablet, pois a rota foi adicionada ao Google Street View. No site oficial tem acesso a todas as etapas deste longo circuito.

Leia também

Brecon Beacons — um dos parques naturais mais bonitos de Gales

Para percorrer todo o caminho costeiro de Pembrokeshire, irá demorar entre 10 a 15 dias, passando por 58 praias e 14 portos. De acordo com a informação oficial, a soma das subidas e descidas ao longo do percurso “equivale a escalar o Monte Everest”.

Caminhar é, de facto, a melhor forma de experimentar este cenário incrível. O guia de viagens Lonely Planet considera-a “uma das melhores rotas de longa distância do mundo”.

Barafundle Bay

Barafundle Bay, País de Gales
Barafundle Bay é, na minha opinião, a praia mais bonita do País de Gales.

Barafundle Bay é uma das mais belas praias de Pembrokeshire e já foi considerada a praia mais bonita do Reino Unido. A praia é cercada por dunas e árvores e é acessível apenas através de uma curta caminhada. 

Ainda me recordo quando lá estive a primeira vez e quase não havia ninguém a partilhar aquele cenário fantástico. Anos depois voltei e a praia já tinha ganho enorme popularidade — é conhecida como a “Jóia da Coroa”, em Gales.

Separo a Barafundle Bay das outras praias do Parque Nacional da Costa de Pembrokeshire, porque é, de facto, especial. A praia está virada a nascente, numa localização rural deslumbrante e protegida.

A Reserva Natural Stackpole é um belo trecho da costa que oferece atracções variadas, incluindo praias incríveis como é o caso de Barafundle Bay. Ao passar por esta praia, talvez não acredite que está no País de Gales, mas antes num destino tropical.

Como chegar a Barafundle Bay

Para chegar a Barafundle Bay, tem de seguir em direcção a Stackpole Quay. Pode usar o código postal (SA71 5LS) para encontrar o estacionamento de acesso à praia.

Até chegar (e avistar Barafundle Bay) tem de fazer uma curta caminhada ao longo da costa de Pembrokeshire (entre 10 e 15 minutos). Um pequeno esforço para uma grande recompensa.

Tenha em mente que o estacionamento é pago, por isso leve algumas moedas consigo — 3£ válido para 3 horas.

Praias

Broad Haven, País de Gales
Broad Haven, em Pembrokeshire, é uma longa e estreita praia de areia, excepto em maré alta. Foto: Jorge Duarte Estevão

Sendo Pembrokeshire Coast National Park um parque quase exclusivamente junto à costa, as praias assumem um papel preponderante. Já lhe falei acima da praia mais bonita de Gales, mas há outras igualmente sedutoras. 

Quer seja para passear com a família ou procurar um lugar tranquilo, encontrará muitas baías e enseadas. Há lugares muito fotogénicos como Traethllyfn, Druidstone ou estas praias de Gales que destaco abaixo.

Freshwater

Uma praia que gostei bastante, ao visitar o País de Gales, foi Freshwater. É uma praia ampla, apoiada por um extenso sistema de dunas e um destino predilecto para surfistas. E até já apareceu em dois filmes: Robin Hood e Harry Potter e as Relíquias da Morte. Por isso pode-se dizer que é uma praia mágica.

Broad Haven South

Broad Haven South é uma praia localizada a 1,6 km a sudeste da vila de Bosherston, que apresenta vistas dramáticas para Church Rock e enquadrada por dunas de areia e extensos bosques.

Manorbier

Manorbier é uma praia a 9 km de Tenby, que marca o início da Área Especial de Conservação Marinha de Pembrokeshire e o reconhecimento da importância da vida marinha nesta parte de Gales. É uma praia bonita, com um extenso areal e um riacho. É procurada por surfistas.

Praia de Whitesands

A Praia de Whitesands — uma vasta extensão de areia branca — é uma das praias mais populares de Pembrokeshire, com vista para a Ilha Ramsey. A praia é requisitada por surfistas, praticantes de windsurf, mergulhadores e pescadores.

Uma variedade de pássaros marinhos, focas e golfinhos são avistados perto da costa. Whitesands é uma boa base para curtas caminhadas ao longo do Pembrokeshire Coast Path ou para as vistas sublimes do cume de Carn Llidi.

Não é todos os dias que se visita uma praia onde figura um castelo histórico — o Castelo de Tenby. Castle Beach (Praia do Castelo) é a mais pequena das três praias de Tenby. Quando a maré baixa, fica dividida em duas, pela St Catherine’s Island, onde figura um magnífico forte.

Vida selvagem

Borboletas em Gales
No Verão, milhares de borboletas invadem a costa do País de Gales, no Reino Unido.

O parque nacional de Pembrokeshire é fantástico para a observação da vida selvagem. Por exemplo, milhares de borboletas, papagaios-do-mar ou cagarras que regressam na Primavera, enquanto no Outono e Inverno, surgem inúmeras espécies de aranhas. No mar, poderá avistar a toninha-comum, além de golfinhos comuns e baleias.

Ilhas de Gales

Ynys Llanddwyn, Anglesey, Gales
Ynys Llanddwyn é uma pequena ilha na costa de Anglesey. O nome Llanddwyn significa “A igreja de St. Dwynwen”. É o santo padroeiro galês dos namorados – o São Valentim de Gales.

Ao reparar nos nomes de algumas das ilhas do Pembrokeshire Coast National Park, verá que parecem nórdicos. De facto, os Vikings movimentaram-se bastante por esta região e ilhas como Skomer e Skokholm ainda reflectem os nomes dados pelos navegadores nórdicos entre os séculos VIII e X.

As ilhas foram habitadas na pré-história, mas agora, com excepção de Ilha de Caldey, estão desabitadas. Ou melhor, estão habitadas apenas por vastas colónias de aves e muitas são reservas naturais.

Leia também

Como visitar o Parque Nacional Snowdonia (em Gales)

Ramsey Island, é um paraíso natural com penhascos dramáticos de 120 metros de altura. Skomer é a maior das ilhas de Pembrokeshire, uma Reserva Natural Nacional de importância internacional devido às aves marinhas — com destaque para uma vasta colónia de papagaios-do-mar.

As águas em redor das ilhas são bons lugares para ver focas, na Primavera e no início do Verão. Entre Abril e Setembro, pode fazer uma viagem de barco até Skomer. O custo é de 22£ e a travessia demora cerca de 15 minutos.

Ilhas em Pembrokeshire

  • Skomer
  • St Margaret’s Island
  • Skokholm
  • Caldey
  • Ramsey
  • Middleholm
  • Grassholm

Informação extra

Quanto tempo para visitar o Pembrokeshire Coast National Park

O tempo necessário para visitar o Pembrokeshire Coast National Park depende do tipo de actividades que pretende fazer. 

Se quiser caminhar, visitar alguns lagos e localidades, então diria que dois a três dias é suficiente. Isto inclui também tempo para dar um salto a uma das ilhas como Skomer (altamente recomendado). 

Quando visitar o Pembrokeshire Coast National Park

Sendo esta uma zona costeira do País de Gales, o Verão é a época mais popular para visitar o Pembrokeshire Coast National Park, com dias longos, céu claro e temperaturas ideais para aventuras ao ar livre. 

Se visitar o parque no Verão, opte por um dia de semana, evite os feriados em Gales e as férias escolares.

A Primavera e o Outono trazem encantos únicos, grande actividade de vida selvagem e cores vivas. Setembro e o início de Outubro são uma óptima época para visitar, assim como os meses de Maio e Junho — desde que não haja feriados.

O Inverno é uma época que não aconselho para visitar este parque britânico. 

Dinheiro em Pembrokeshire Coast National Park

Não é garantido que haja máquina de levantamento automático em todas as aldeias ou vilas.  Irá encontrar, de certeza, em Tenby, Pembroke ou St. David, mas noutros locais assuma que não há. 

Levante dinheiro com o cartão Transferwise para evitar taxas e comissões bancárias.

Como chegar a Pembrokeshire Coast National Park

Pembrokeshire está a poucas horas de grandes cidades de Inglaterra e é dispõe de fácil acesso por estrada, comboio ou avião.

Avião

Pembrokeshire Coast National Park fica a cerca de cinco horas de carro de Manchester, Liverpool e Londres e a cerca de duas horas das principais cidades galesas: Cardiff e Swansea.

Os aeroportos têm ligações com dezenas de cidades em todo o Reino Unido e para o exterior. Sugiro que apanhe um voo para uma das cidades acima e alugue um carro (ver a seguir) ou apanhe um comboio para Gales. 

Use este site para comparar as tarifas das ligações aéreas.

Carro

Confesso que será difícil visitar Pembrokeshire sem alugar um carro. Foi com um automóvel que explorei o parque. É preciso ter cuidado ao conduzir nesta zona do País de Gales, pois há sempre pedestres, ciclistas e animais nas estradas.

Comboio 

Embora haja ligações de comboio para Pembrokeshire, é complicado chegar às zonas costeiras mais interessantes. A costa de Pembrokeshire e a área circundante são bem servidas pela rede ferroviária.

As principais estações em Tenby, Haverfordwest e Fishguard são servidas por ligações desde Swansea, Cardiff, Manchester e Londres. O melhor é verificar e comprar os bilhetes de comboio online.

Autocarro

Conseguirá viajar de autocarro para vários destinos ao longo da costa de Pembrokeshire, como Haverfordwest, Pembroke Dock e Tenby. Veja os preços e horários neste site.

Para encontrar transportes em Pembrokeshire, use este site para ver o mapa de ligações rodoviárias.

Ferry

Se viajar da Irlanda, pode apanhar o ferry desde Rosslare para Fishguard ou Pembroke Dock, com as empresas Stena Line ou a Irish Ferries. Tanto Fishguard como Pembroke Dock têm ligação às redes ferroviária e rodoviária.

Hotel em Pembrokeshire

Existe uma grande variedade de opções de hospedagem na zona de Pembrokeshire: hotéis rurais, pousadas e apartamentos.

Em termos de base, talvez Tenby seja a melhor opção, pois dispõe de várias opções e está perto dos locais mais atraentes. Em alternativa, fique alojado em Swansea. Sugiro também que veja o mapa para escolher o hotel com a melhor localização.

Com vista para a Baía de Tenby (e um dos mais procurados), The Park Hotel é quase imbatível.

Localizado no coração de Pembrokeshire, a apenas a 3,2 km da costa, o Manian Lodge, é uma excelente alternativa. Aí encontra também refeições caseiras, bar, terraço e jardins.

Um pouco mais modesto — mas não menos cómodo — é a Lindholme Guest House (com pequeno-almoço), localizado a poucos metros da Praia de Tenby. 

Outros locais para dormir em Pembrokeshire

  1. Ecton House (9.8)
  2. Croyland Guest House (9.7)
  3. Caerhys B&B (9.5)
  4. The Grove Narberth (9.3)
  5. 32 Townhouse (9.0)

Seguro de viagem

Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto) ou a World Nomads. São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos).

Natureza Praia Road Trips

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19) ou na World Nomads
  • Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão TransferWise e o cartão Revolut. Eu uso os dois e poupo ainda mais dinheiro
  • Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Melhores hotéis em Londres (por menos de 100 euros)

13 imagens de Myanmar – um destino fenomenal

Viagem nos caixões de Estaline de Chiatura, onde sorrir não custa

Interações do Leitor

Comente o artigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Ao deixar um comentário aceita que os seus dados sejam seguramente registados. Se tiver dúvidas, consulte a política de comentários e privacidade. Este site está protegido pelo reCAPTCHA e pela Política de Privacidade e Termos de Serviço da Google.

Sidebar primária

Jorge Duarte Estevão

jorge duarte estevao imagem perfil

Quero ser tratado por tu. Nasci no Alentejo, mas já visitei 60 países. Sou um alentejano de raça pura – mas escrevo sem sotaque. Acima de tudo, sou um viajante.

Partilho dicas, histórias e promoções de viagem. Deixe-me inspirá-lo (a) a viajar.

Este blogue também é seu. Leia, fale comigo, partilhe e viaje!

Siga-me nas redes sociais

Receba a newsletter

ARTIGOS DE REFERÊNCIA

  • 1 Os 20 melhores hotéis do Algarve (para todas as bolsas)
  • 2 Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo (interior e litoral)
  • 3 Estes são os alojamentos mais limpos de Portugal
  • 4 Covid-19 — como reservar alojamento?
  • 5 Palenque – as mais belas ruínas Maia
  • 6Que visitar em San Sebastián, País Basco
  • 7 Visitar a Geórgia – guia completo
  • 8 Viagem à Turquia – locais imperdíveis
  • 9 Compensa comprar o London Pass?
  • 10 48 horas em Edimburgo – que fazer
  • 11 2 dias no Lago Bled – que visitar
  • 12Melhor seguro de viagem – IATI vs World Nomads

Blogue Associado da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Mais lidos

Visitar Gales — roteiro das (melhores) praias às montanhas
Os 10 castelos mais bonitos da Escócia
Que visitar em Budapeste, a jóia (mais valiosa) do Danúbio
Brecon Beacons — um dos parques naturais mais bonitos de Gales
Visitar a Mina de São Domingos, com olhos na Tasmânia
Natal (radioactivo) em Paldiski – o inferno na Estónia

PLANEAR VIAGENS

  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
  • Faça o seguro de viagem na World Nomads ou na IATI (5% de desconto com este link)
  • Reserve os voos mais baratos com o Skyscanner
  • Poupe tempo e peça o visto em iVisa.com
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão TransferWise e o cartão Revolut. Eu uso os dois e poupo ainda mais dinheiro
  • Reserve o hotel ao melhor preço e durma confortável

Aprenda a fotografar comigo

Workshops de fotografia

Footer

Trabalhe comigo

Tenho enorme interesse em estabelecer parcerias com hotéis, restaurantes, agências de viagem, DMO’s, regiões de turismo. Envie-me a sua ideia e terei todo o prazer em fornecer-lhe o meu media kit.

Não fique de fora

Regularmente envio uma newsletter com informação útil, dicas e as melhores histórias e ofertas da semana. Subscreva a newsletter, surpreenda-se e poupe dinheiro na próxima viagem.

Destinos de viagem

  • África
  • América Central
  • América do Norte
  • América do Sul
  • Ásia
  • Caraíbas
  • Europa
  • Oceânia

© 2021 · Lugares Incertos - Todos os direitos reservados .