Viajar de comboio é uma das minhas formas preferidas de viajar. Percorri 20 mil quilómetros de comboio De Portugal a Macau, na minha viagem de longa duração. A língua turca é difícil de compreender e por vezes não há falantes de línguas intermédias – como inglês, francês ou alemão. Por isso – é importante saber como encontrar os horários, as rotas e onde comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia.
Na Turquia encontrei dos melhores transportes da minha travessia de longa duração. Viajar de comboio na Turquia é relaxado e o melhor meio de transporte para apreciar a fantástica paisagem que desliza à frente dos nossos olhos.
Dicas para viajar e comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia
O sexo é importante para viajar na Turquia
Calma. Estou apenas a falar da distinção que é feita nos transportes entre indivíduos do sexo masculino e feminino. Pode haver lugares e não ser possível comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia. É muito simples: homens e mulheres não podem viajar lado a lado, a não ser que viajem juntos.
Confuso? Por exemplo, se é mulher e viaja com o seu namorado pode comprar dois bilhetes lado a lado. No entanto, se viajar sozinha ou se houver lugares em filas separadas e no lugar do lado já estiver uma pessoa do sexo oposto, então o sistema não lhe permitirá comprar um bilhete.
Quando viajei pela Turquia tive esse problema inúmeras vezes, pois embora houvesse lugares livres, estavam ocupados por viajantes do sexo feminino e não pude comprar bilhetes. A Turquia não é um caso único, pois existem vários outros países onde o procedimento é idêntico – normalmente nações islâmicas.
Onde posso encontrar os horários dos comboios e autocarros?
Na internet, os serviços ferroviários estatais da Turquia (TCDD) possuem desde 2003 um site actualizado com horários dos comboios para todo o país. No fundo dessa página oficial irá encontrar informação sobre os comboios regionais, nacionais e de alta velocidade.
Pode também obter os horários dos comboios e autocarros nas principais estações ferroviárias e rodoviárias da Turquia ou nos postos de turismo das principais cidades como Ancara, Istambul, Konya, etc. Por vezes, os horários indicam estações em vez de cidades, por exemplo, Basmane em vez de Izmir (Esmirna) ou Pedik em vez de Istambul.
Para os autocarros irá encontrar horários na página Biletall ou da empresa Metro. Tenha em mente que nem todos os horários estão aí disponíveis, mas a larga maioria irá estar visível nesses dois sites.
Que tipo de comboios e autocarros circulam na Turquia?
A rede ferroviária e rodoviária da Turquia está muito bem desenvolvida. Em longas distâncias, o comboio é o meio de transporte mais rápido e confortável, embora os autocarros também sejam de boa qualidade – e, por vezes, os únicos em certas rotas. Por exemplo, não existe comboio directo de Pamukkale para a Capadócia, mas é possível fazer o trajecto por estrada.
Os comboios de alta velocidade (conhecido pela sigla YHT) entre Istambul, Ancara, Konya e Eskisehir são de enorme qualidade, enquanto os convencionais também são uma surpresa agradável. Regra geral, os comboios na Turquia são baratos, espaçosos e modernos.
A rede ferroviária de alta velocidade continua em franco crescimento e prevê-se que em menos de dez anos todas as regiões da Turquia tenham acesso a ligações TGV.
Muitos comboios dispõem de vagões küşet (couchette) com compartimentos compartilhados para quatro pessoas – com bancos que se convertem em camas. Existem também compartimentos com duas camas e lavatório, uma opção mais procurada por mulheres que viajam sozinhas.
Quanto aos autocarros na Turquia, possuem uma frota moderna com ar condicionado – o que por vezes é até um inconveniente – veja mais abaixo. Existem ligações para todos os cantos do país, muitas destas durante a noite.
Os assentos variam bastante em conforto e espaço e podem ser no formato tradicional de filas 2+2 (tipo Rede Expressos) ou 2+1 – bastante mais confortáveis. Nem sempre existe WC a bordo – mesmo para longas viagens – mas o condutor pára (normalmente) a meio da viagem.
Onde comprar os ingressos?
Comprar bilhetes de comboio e autocarro na Turquia pode ser uma experiência interessante…ou frustrante. Adquirir os ingressos para viagens de comboio é bem mais simples do que para bilhetes de autocarros, sobretudo pela inexistência, por vezes, de um sistema online em língua estrangeira.
A maneira clássica é comprar o bilhete na estação de origem. Os funcionários raramente falam inglês, mas consegue-se comprar os bilhetes sem grandes problemas.
Pode comprar os bilhetes de comboio e autocarro na Turquia através dos sites online, como na página oficial. Eu fi-lo em 95% das vezes e depois de o fazer um par de vezes já se domina o sistema – sobretudo o dos comboios – pois tem uma versão em inglês.
No caso dos autocarros pode comprar também na internet, mas é um processo mais complicado pois alguns passos surgem em língua turca. Adquira os bilhetes no Biletall ou na página da companhia Metro.
Devo comprar os bilhetes com antecedência?
O sistema de autocarros da Turquia tem tantas empresas e partidas diárias que raramente é necessário comprar as passagens com grande antecedência. Até pode deslocar-se – na maioria das cidades e destinos turísticos da Turquia – ao terminal de autocarros no dia da viagem, comprar o bilhete e embarcar. A única (e importante) excepção é nas alturas de feriados nacionais e islâmicos.
No que aos comboios diz respeito, pode comprar os bilhetes também no dia da viagem, mas aconselho vivamente a que faça a reserva do lugar com pelo menos dois dias de antecedência.
Planeie bem o roteiro pela Turquia e – se viajar durante o Ramadão ou no Eid al-Adha – o festival do sacrifício – adquira os ingressos dias ou semanas antes de viajar. As reservas de lugares nos vagões-cama podem ser feitas no máximo com 30 dias de antecedência.
Os comboios e autocarros andam a horas?
Durante as minhas viagens pela Turquia, durante um mês, não observei grandes atrasos nos transportes. Nos comboios, se bem me recordo os horários foram cumpridos na íntegra – sobretudo no YHT (alta velocidade) – enquanto nos autocarros houve um ou outro pequeno atraso, mas nada de significante.
Li, todavia, relatos sobre viagens de comboio mais para a zona Este do país que poderiam atrasar-se bem mais. Talvez isto se deva à idade da infra-estrutura, além de tempestades de neve e/ou deslizamentos de terra, mas são acontecimentos raros.
Os transportes na Turquia são seguros?
Nunca me senti inseguro a viajar na Turquia, tenha isso sido a pé, no metro, nos autocarros ou comboios. São raras as histórias que se contam de carteiras ou malas roubadas, mas como em qualquer outro lugar deve ficar atento aos seus objectos.
Ocorrem por vezes descarrilamentos e alguns acidentes de passagem de nível, mas tantos problemas como em qualquer outro país ocidental. Porém, não se esqueça de fazer um bom seguro de viagem antes de partir para a Turquia.
Na entrada das estações, sobretudo as que envolvem o YHT, todas as malas e passageiros têm de passar no RX, pelo que é prudente estar com alguma antecedência nas estações para evitar perder o seu comboio ou autocarro.
Como ir de Istambul para a Capadócia ou Pamukkale?
Escrevi vários artigos bastante completos com toda a informação que necessita para viajar para a Capadócia, mas também para Pamukkale. Pode igualmente conhecer outras regiões como Konya ou a capital Ancara. Nesses artigos irá encontrar informação específica sobre os transportes de cada zona a visitar.
Posso chegar à Turquia de comboio desde Portugal ou Europa Ocidental?
É bastante fácil chegar à Turquia de comboio desde a Bulgária. Foi, aliás, assim que regressei a este fantástico país, viajando desde Belgrado, Nis, Sófia e através de Plovdiv.
Uma das rotas clássicas é mesmo via Viena, Budapeste, Bucareste, Sófia e, finalmente, Istambul. Por isso, é bastante fácil viajar para a Turquia desde Portugal, por exemplo seguindo por Espanha, França, Suíça, Eslovénia, Áustria, Sérvia, Bulgária e Turquia.
Está frio nos transportes?
Normalmente, sim. Mesmo que esteja calor na rua, aconselho a que viaje com uma camisola ou casaco leve, pois tanto nos autocarros como nos comboios existe a (louca) tentação de colocar a temperatura o mais baixo possível, o que se torna desagradável ao fim de poucos minutos.
Há comida à venda nos comboios ou autocarros?
Nos autocarros, por vezes é fornecido um pequeno snack, garrafa de água, chá ou café. Porém, é melhor não confiar e levar alguns mantimentos consigo se a viagem for longa. Nos comboios não há “borlas” a não ser em alguns serviços de primeira-classe.
Qual é a melhor altura para andar de comboio ou autocarro na Turquia?
Pode viajar-se durante todo o ano de comboio ou autocarro na Turquia. A maior parte do interior da Turquia tem um clima continental muito quente ou muito frio, mas com sol na maior parte do tempo. Entre Dezembro e Março, é comum haver queda de neve. No Verão, as temperaturas podem ser muito elevadas.
Viajei pela Turquia, de comboio, na Primavera e creio que os meses de Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro são os mais indicados para explorar as várias regiões do país. Além disso, as os campos estão floridos na Primavera, os dias já são longos e os preços dos hotéis são bem mais baixos.
Que transporte devo utilizar para viajar na Turquia? Comboio ou autocarro?
As viagens de comboio pela Turquia estão a tornar-se cada vez mais populares à medida que são feitas melhorias na rede ferroviária e com a extensão das linhas de alta velocidade. Eu recomendo sempre o comboio em detrimento do autocarro, até quando o segundo é mais caro que o primeiro.
Se tiver orçamento limitado, uma viagem de autocarro ou comboio durante a noite é uma óptima forma de economizar nos custos de alojamento. As passagens de comboio custam normalmente menos que os bilhetes de autocarro – com excepção de algumas rotas de alta velocidade. Por vezes um bilhete de ida e volta é 10% ou 20% mais barato que dois bilhetes separados. As crianças com idade inferior a oito anos não pagam.
Os passes InterRail e Balkan Flexipass cobrem a rede ferroviária turca e podem ser também excelentes opções para viajar na Turquia.
Preciso de visto para visitar a Turquia?
Não. Desde Março de 2020, os cidadão portugueses não necessitam de qualquer visto para visitar a Turquia, até uma estadia máxima de 90 dias. Basta apresentar o Cartão de Cidadão ou o Passaporte, embora eu recomende o Passaporte.
Os cidadãos brasileiros estão isentos de visto para a Turquia, sendo permitida a estadia até 90 dias.
Que mais devo ter em atenção ao viajar na Turquia?
Acidentes, doenças, roubos, perdas de bilhetes ou de viagens e extravio de bagagem acontecem bastantes vezes, pelo que recomendo que viaje sempre com seguro de viagem. Recomendo a IATI. Se comprar o seguro de viagem por este link tem 5% de desconto.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Hotel na Turquia ao melhor preço
- Seguro de viagem na IATI ou na Heymondo (5% de desconto com este link)
- Voos mais baratos para a próxima viagem
- Carro alugado com tarifas reduzidas
- Cartão bancário sem comissões para viajar
- Workshops de fotografia — aprenda a fotografar comigo
- Viagens de aventura — venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!
Organizo e lidero viagens em grupo para destinos que conheço bem. E só faço viagens com pequenos grupos (máximo de 12 pessoas).
Já estive em 60 países, por isso se tiver uma viagem em mente com um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, contacte-me e terei todo o prazer em planear, organizar e liderar a viagem que deseja. O roteiro poderá ser desenhado à medida, assim como o orçamento e actividades.
- Veja o calendário das viagens e inscreva-se ou diga-me para onde quer viajar em grupo e eu trato de tudo.