Matera e Plovdiv foram designadas Capitais Europeias da Cultura em 2019, mas Plovdiv não é única apenas pelo facto de ter sido a primeira cidade da Bulgária a receber este galardão. Pode passar um dia em Plovdiv ou até bem mais e por isso visitei-a no âmbito da minha viagem de longa duração De Portugal a Macau.
Plovdiv é a segunda maior cidade da Bulgária e tem características naturais únicas, pois é construída em sete colinas, ao longo do rio Maritza. A Capital Europeia da Cultura é famosa pelo antigo anfiteatro (século I dC) construído em mármore branco e o estádio romano (século II dC).
Estima-se que Plovdiv tenha sido habitada ainda antes de Roma e Atenas terem sido fundadas, sendo por isso uma das cidades mais antigas do mundo, resistindo a mudanças de civilizações, reinos e impérios.
Plovdiv tem agora um centro vibrante e movimentado, onde figuram amplas avenidas, que contrapõem com ruas mais estreitas. A Cidade Velha é mais tranquila e descontraída, mas ambas as áreas são ideais para caminhar. No centro da cidade irá encontrar uma variedade de cafés, hotéis, esplanadas e locais históricos e religiosos.
Embora lhe tenha sido atribuído o selo de Capital Europeia da Cultura de 2019, Plovdiv continua ainda fora do radar das massas de turistas e isso é uma benesse.
Um dia em Plovdiv – o que fazer e visitar
Além de variedade cultural também a riqueza gastronómica é motivo para visitar esta cidade búlgara. Pode visitar Plovdiv num dia a partir da capital, Sófia, mas eu aconselho a passar pelo menos 24 horas em Plovdiv.
Vá assistir a um concerto, passear pelas ruas ao fim do dia e relaxar numa das esplanadas. É assim que os plovdivianos vivem as suas vidas. E foi também assim que fiz.
Cidade Velha
Existem muitas cidades velhas no mundo, mas a maioria perdeu a autenticidade, sendo apenas uma plataforma para turistas e vendedores se encontrarem. Na cidade velha de Plovdiv, não é totalmente assim, pois é possível caminhar pelas ruas de calçada da parte antiga em silêncio.
Aí pode observar edifícios, principalmente do século XIX, embora vários tenham sido adaptados para museus, galerias de arte e até restaurantes. As ruas são íngremes, por isso explore a cidade antiga de modo lento.
Anfiteatro Romano
O Anfiteatro Romano é imperdível quando passar um dia ou fim-de-semana em Plovdiv. Assisti aqui a dois concertos de música clássica – no âmbito da programação da Capital Europeia da Cultura – e o local é ainda mais fantástico dessa forma.
Antes de visitar, consulte a programação dos eventos da cidade e, se coincidir, compre um bilhete para aí assistir a um evento – o anfiteatro de Plovdiv já recebeu concertos de ópera, folclore, rock e música clássica.
Este é um dos anfiteatros mais bem preservados do mundo e o símbolo da cidade, tendo sido construído no final do século I, durante o domínio do imperador romano Trajano. A entrada para visitar o anfiteatro romano de Plovdiv custa 5 Lev búlgaros.
Museu Etnográfico
O Museu Etnográfico é uma das mais emblemática casas antigas da zona velha e que deve constar do roteiro de 24 horas em Plovdiv. Transformado num museu, o espaço inclui jóias, instrumentos musicais, móveis antigos, armas e cerâmica, que permitem ter uma ideia de como era a vida em Plovdiv durante os tempos do Renascimento Nacional Búlgaro.
O jardim do museu também está bem arranjado e é um local onde se encontra sossego. A entrada no Museu Etnográfico de Plovdiv custa 5 Lev búlgaros.
Casa Balabanov e Casa Hindliyan
A Casa Balabanov é um dos destaques da cidade velha e obrigatória numa viagem à bonita cidade búlgara de Plovdiv. A história começou no início do século XIX, mas a casa quase em ruínas foi demolida em 1935 e reconstruída em 1979.
A casa, impressionante pela sua dimensão, é um exemplo das casas simétricas do século XIX – construídas seguindo o modelo comum ao longo da costa marítima do Bósforo. Pode atentar nos tectos esculpidos em madeira e nos móveis de época.
A Casa Hindliyan é uma das casas mais bem preservadas da zona velha de Plovdiv. A decoração luxuosa das paredes e móveis contam a história de uma família importante da cidade. As decorações incluem pinturas de lugares como São Petersburgo, Alexandria, Constantinopla ou Lisboa.
Nesta casa, cada quarto tem uma longa história para contar e a melhor forma de ficar a par dessas é com a ajuda de um guia. A entrada na Casa Hindliyan custa 5 Lev bulgáros.
Kapana
Kapana era uma zona onde proliferavam oficinas de artesãos no século XV e até algumas ruas receberam o nome dessas artes: por exemplo a Rua Zlatarska (rua dos ourives) ou a Rua Zhelerarska (a rua dos ferreiros). Mas nos últimos anos, Kapana foi sendo renovada e transformou-se num bairro de artes, cafés e restaurantes. É agora um local de lazer, onde vale a pena beber um café ou almoçar.
Vistas panorâmicas – Nebet Tepe
Além das casas antigas, esplanadas ou eventos culturais – e sendo Plovdiv uma cidade que assenta em várias colinas – é natural que seja “proibido” sair desta cidade búlgara sem subir a um dos miradouros para ter as melhores vistas panorâmicas.
Na minha opinião, nenhum deles é particularmente espectacular, mas um bom local para ter uma vista mais ampla da cidade é Nebet Tepe – o ponto mais alto da cidade velha.
Há um bar ou dois por ali perto e pode pedir uma bebida e ir apreciar o espectáculo da natureza, além das vistas panorâmicas da cidade. Recomendo a ida ao pôr-do-sol. Outro local para ter vistas panorâmicas é a partir do café do Park Hotel Sankt Peterburg.
Igreja de S. Constantino e Santa Elena
Existem várias igrejas que vale a pena visitar, sendo que uma delas é a Igreja de S. Constantino e Santa Elena, em estilo ortodoxo, que apresenta excelente arte e decoração.
Esta é também a mais antiga igreja activa da cidade e essencial num itinerário de 24 horas em Plovdiv. Na cidade também se destaca a Catedral da Assunção da Virgem Maria, com uma estrutura imponente, no caminho para o anfiteatro romano. A entrada é grátis.
Fontes que cantam
As fontes que “cantam” (singing fountains) estão localizadas no parque central de Plovdiv (Tsar Simeon), entre a principal avenida pedestre da cidade e a estação de comboios. Este é um excelente local para se esconder do sol, se visitar (como eu) na Primavera ou Verão.
Durante as estações quentes, na maioria das noites, após o pôr-do- sol, é comum haver música no parque. As fontes mudam de cor ao som da música, mas infelizmente, quando visitei Plovdiv as fontes estavam desactivadas.
Existe um café-restaurante no parque desde o qual pode apreciar o espectáculo. Normalmente, os espectáculos acontecem às quintas, sextas e sábados a partir das 21h00.
Caminhar
A rua principal de Plovdiv (Knyaz Alexander I) é o lugar favorito para uma caminhada, não apenas para os residentes, mas também para os visitantes. Por aí passei muitas vezes, de dia, e de noite. Com quase dois quilómetros de comprimento, é uma das maiores ruas pedonais da Europa.
O início da rua pedestre é junto à Praça Central de Plovdiv, terminando junto da ponte coberta do rio Maritza. Esta rua de Plovdiv também liga vários locais importantes, como a Mesquita Dzhumaya, o Estádio Romano e forma um meio termo entre o bairro de Kapana e a Cidade Velha.
Aqui irá encontrar restaurantes, lojas e actuações de músicos locais, além do acesso ao miradouro de Sahat Tepe.
Mapa dos principais pontos turísticos de Plovdiv
Visitei Plovdiv no âmbito da minha travessia de longa duração, de comboio, De Portugal a Macau.
Informação extra
Dica adicional – como gastar menos num dia em Plovdiv
Se vai passar 24 horas em Plovdiv, então deverá querer entrar em várias das atracções da cidade. Por isso, recomendo que compre um ingresso combinado que custa 15 Lev búlgaros. Pode comprá-lo na Praça Central ou na Cidade Velha e esse bilhete garante-lhe acesso a cinco locais.
Faça um tour grátis pela cidade e fique a conhecer os melhores pontos com a ajuda de um guia local. Os tours iniciam-se junto do edifício da Câmara Municipal de Plovdiv, todos os dias às 11h e às 18h (de Maio a Setembro) e às 14h (de Outubro a Abril).
Dinheiro na Bulgária
A moeda na Bulgária é o Lev. Na cidade velha (e na nova) de Plovdiv há várias casas de cambio e máquinas de levantamento automático. Recomendo que leve alguns euros para uma emergência, mas evite fazer troca da moeda. Use este cartão para evitar as comissões no estrangeiro e maior segurança.
Visto para a Bulgária
Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para a Bulgária até 90 dias de estadia. Após este período é necessário fazer o registo com as autoridades búlgaras. Os cidadãos brasileiros também não necessitam de visto para entradas até 90 dias.
Plovdiv é segura?
Pelo que pude constatar, sim. Fiquei alojado fora da cidade velha e caminhei — durante o dia e a noite — sempre sem quaisquer problemas. Visitei lojas locais, mercados e nunca senti qualquer perigo. A cidade tem uma baixa taxa de criminalidade e é considerada segura para turistas — com excepção dos habituais carteiristas profissionais que abundam pelas principais cidades europeias e mundiais.
Quanto tempo é necessário para ver Plovdiv
Creio que dois dias é o tempo adequado para ver Plovdiv — embora eu tenha lá estado bastante mais tempo. Se quiser assistir a algum concerto ou saborear a gastronomia local, dois dias (uma noite), será suficiente para visitar os principais pontos desta cidade búlgara.
Quando visitar Plovdiv
Plovdiv é uma das cidades mais animadas da Bulgária e qualquer altura é boa para a visitar. Todavia, no Verão Plovdiv é muito quente e se quiser fazer algumas caminhadas, Julho e Agosto não devem ser a primeira escolha. Por outro lado, é também nesta altura do ano que há mais concertos e actuações ao vivo nas ruas e jardins da cidade.
Durante os dias em que estive em Plovdiv houve um evento denominado “Taste Plovdiv”, com provas de comida e churrascos nas ruas da cidade. Por isso, o Verão é um momento para visitar já que irá encontrar festas ligadas ao vinho, arte ou gastronomia. 6 de Setembro é o dia da Unificação da Bulgária e dia oficial de Plovdiv. Este é um feriado local e nacional e as maiores celebrações decorrem em Plovdiv.
Como chegar a Plovdiv
Existem voos regulares para a capital da Bulgária, Sófia. O custo depende, naturalmente da operadora, e altura do ano, mas se utilizar o Skyscanner conseguirá encontrar o melhor preço dos voos desde Portugal ou Brasil.
A partir de Sófia, é muito fácil viajar para Plovdiv de transporte público. Existem várias ligações de comboio por dia – foi assim que viajei entre Sófia e Plovdiv. A viagem demora cerca de 2h30, nos comboios rápidos e directos e quase quatro horas se tiver de mudar de comboio. Pode consultar os horários no site oficial dos comboios da Bulgária.
Se quiser alugar um carro na Bulgária, recomendo o RentalCars para comparar os preços de todos os operadores. Plovdiv fica a cerca de 150 km de Sofia e a viagem demora cerca de duas horas, mas tenha em mente que é muito complicado estacionar no centro da cidade. Em Plovdiv existe um parque pago na zona da Catedral da Assunção da Virgem Maria.
Hotel em Plovdiv
Encontrar hotel em Plovdiv não deverá ser tarefa complicada – se marcar com alguma antecedência. Existem vários e bons locais para ficar alojado nesta bonita cidade da Bulgária.
Com preços a partir de 38€, o Business Hotel Plovdiv é um dos melhores hotéis em Plovdiv. Os preços podem subir bastante na época alta, mas não vai arrepender-se se aqui ficar alojado. Este hotel com decoração neutra oferece wi-fi, televisão, ar condicionado e casa de banho privativa em todos os quartos.
O nome pode nem ser apelativo, mas se ignorar isso (e não tiver vergonha de dizer aos amigos o nome do hotel de Plovdiv), então opte pelo Boutique Guest House Cocó. O hotel está decorado com requinte e elegância, fica no centro de Plovdiv e as tarifas incluem pequeno-almoço.
O requintado hotel 8 ½ Art Guest House oferece varandas com vista sobre a cidade e nos quartos irá encontrar alguns extra como chinelos, produtos de higiene pessoal gratuitos e secador de cabelo.
Seguro de viagem
Nunca viaje sem seguro de viagem. Recomendo a IATI Seguros (ao usar este link tem 5% de desconto). São os melhores seguros de viagem (e os mais baratos) e têm protecção Covid-19.
Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.
Não paga mais por usar estes links.
- Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
- Encontre os voos mais baratos no Skyscanner
- Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
- Durma confortável no melhor hotel com o Booking.com
- Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo
- Alinha numa aventura? Venha viajar comigo
Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!